Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Energia eólica e solar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Se não me engano, ouvi numa notícia que no ano passado 40% da energia eléctrica tinha sido produzida por fonte renováveis. Se continuar o investimento nas eólicas e nas hídricas, ainda chegamos a 50% ou 60% nesta década

    edit: a notícia: http://www.xn--energiasrenovveis-jpb...to-em-portugal

    Quanto à microgeração, a ideia é boa, mas as empresas fornecedoras/instaladoras estão a aproveitar-se da situação para fazer negócios chorudos.

    Muita gente nunca vai recuperar o investimento
    Editado pela última vez por eu; 25 June 2008, 23:35.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Eu estive a fazer umas contas e cheguei à conclusão que a microgeração é um excelente negócio...


      ...para as empresas que vendem/montam painéis fotovoltaicos e aerogeradores.

      De facto, o investimento é BRUTAL (eu pedi orçamentos detalhados) e só se amortiza a uns 10 anos. Se pelo menos os equipamentos tivessem garantia de 10 anos... mas não têm. O seja, se existirem avarias pelo meio... lá se vai a amortização

      E depois as contas têm que ser bem feitas. A amortização deve considerar não apenas o valor inicial gasto, mas também os juros que se poderiam obter com esse dinheiro numa aplicação financeira sem risco.

      Considerando todos os factores, concluí que a microgeração, para já, não vale a pena.
      Também fiz as minhas contas e a conclusão foi precisamente a mesma

      Não há Return On Investment, se o petróleo continuar a subir talvez venha a ser viável.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Eu estive a fazer umas contas e cheguei à conclusão que a microgeração é um excelente negócio...


        ...para as empresas que vendem/montam painéis fotovoltaicos e aerogeradores.

        De facto, o investimento é BRUTAL (eu pedi orçamentos detalhados) e só se amortiza a uns 10 anos. Se pelo menos os equipamentos tivessem garantia de 10 anos... mas não têm. O seja, se existirem avarias pelo meio... lá se vai a amortização

        E depois as contas têm que ser bem feitas. A amortização deve considerar não apenas o valor inicial gasto, mas também os juros que se poderiam obter com esse dinheiro numa aplicação financeira sem risco.

        Considerando todos os factores, concluí que a microgeração, para já, não vale a pena.
        Vocês ainda não entenderam os meus outros motivos. Nem os posso dizer para já lool. Mas garanto que não vou intrujar ninguém. Não faço negócios sujos.
        E obrigado pela opinião.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por 100do Ver Post
          Pergunta à EDP.

          No entanto, posso adiantar que já é possível vender energia à rede por 0,65€ (a que se paga é a 0,11€).

          Ainda à dias eu escrevia num fórum sobre isto. A minha opinião (com base no que tenho visto e ouvido), é que a micro produção seria mais favorável do que a política que se vem a seguir no país, com a produção de grandes parques eólicos e agora também, uma central foto voltaica. No entanto, a micro produção só é rentável se for possível vender o excedente, e isso não era possível.

          Ontem recebi em casa um jornal de distribuição gratuíta , com um artigo sobre o assunto.
          Segundo o artigo, já é possível instalar paineis solares ou pequenos aerogeradores (produzidos em PT e que trabalham com velocidades de vento reduzidas e variáveis). Aliás, o 1º aerogerador foi instalado na residência do PM, em São Bento
          Segundo o mesmo artigo, a empresa Águas do Zêzere e Coa tem instalados vários painéis solares. Cada um representa um investimento de 22500€, sendo que prevêm que no sétimo ano comece a dar lucro. A energia que precisam é paga à EDP a 0,11€ e a que vendem é paga a 0,65€. No final do mês é feito o acerto. Provávelmente, será instalado um contador bidirecional.
          Até ao final do ano será possível comprar os micro aerogeradores em todo o país.

          Isto é o que li no artigo, espero ter ajudado.
          Ajudaste pois.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
            Quanto ao aerogerador não sei, mas em termos de painéis solares há comparticipação do estado, passa por novaenergia.net tens lá muita informação e pessoas que te podem elucidar sobre o assunto.
            Obrigado e penso que a Apemeta tb pode ajudar.

            Comentário


              #36
              Bom vou então fazer uma consulta detalhada e vou analizar os resultados.
              É um assunto muito sério e tem que ser muito bem ponderado.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                Quando digo Energia não estou a falar só da electricidade.
                E sabes que muita da electricidade é produzida apartir do famoso barril...
                Cerca de 40% já é produzida a partir de energias renováveis (hidrica, eólica, solar)

                Visto aqui:
                http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...o/1077024.html

                e confirmado com um Eng. da distribuição da EDP meu conhecido.

                Este valor tem tendência a aumentar.

                Está a ser construido o maior parque solar do mundo na Amareleja, com capacidade instalada de 11MW.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Firefly Ver Post
                  Bom vou então fazer uma consulta detalhada e vou analizar os resultados.
                  É um assunto muito sério e tem que ser muito bem ponderado.
                  Já fiz as contas e cheguei à conclusão que não compensa em relação ao investimento aplicado.

                  A melhor hipótese é aplicada aos aerogeradores numa casa situada numa zona ventosa. Os paineis solares ainda são muito caros e muito pouco eficientes.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                    Cerca de 40% já é produzida a partir de energias renováveis (hidrica, eólica, solar)

                    Visto aqui:
                    http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...o/1077024.html

                    e confirmado com um Eng. da distribuição da EDP meu conhecido.

                    Este valor tem tendência a aumentar.

                    Está a ser construido o maior parque solar do mundo na Amareleja, com capacidade instalada de 11MW.
                    Mega lol!

                    Depois do fiasco de Serpa, eis que é anunciado o seu sucessor.

                    O maior parque fotovoltaíco do mundo com mais de 52 mil painéis (valores do ex-campeão) tem uma capacidade instalada (e não real!) inferior à de 2 ou 3 torres eólicas?

                    É caso para dizer: que mega-investimento de m*rda.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                      Já fiz as contas e cheguei à conclusão que não compensa em relação ao investimento aplicado.

                      A melhor hipótese é aplicada aos aerogeradores numa casa situada numa zona ventosa. Os paineis solares ainda são muito caros e muito pouco eficientes.
                      A melhor hipótese que dás foi a que já tinha decidido e por isso só te tenho a felicitar pela clareza, sinceridade e bons conhecimentos.
                      Quanto à energia solar para consumo doméstico será que é assim tão ineficiente? Passados uns 2 ou mais anos não começa a compensar?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                        Mega lol!

                        Depois do fiasco de Serpa, eis que é anunciado o seu sucessor.

                        O maior parque fotovoltaíco do mundo com mais de 52 mil painéis (valores do ex-campeão) tem uma capacidade instalada (e não real!) inferior à de 2 ou 3 torres eólicas?

                        É caso para dizer: que mega-investimento de m*rda.
                        Realmente é um triste facto.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                          Mega lol!

                          Depois do fiasco de Serpa, eis que é anunciado o seu sucessor.

                          O maior parque fotovoltaíco do mundo com mais de 52 mil painéis (valores do ex-campeão) tem uma capacidade instalada (e não real!) inferior à de 2 ou 3 torres eólicas?

                          É caso para dizer: que mega-investimento de m*rda.
                          Concordo. A energia eólica e hídrica em Portugal são muito mais eficientes que a solar, apesar de termos grande exposição solar durante todo o ano.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X