Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das fraudes, burlas e afins

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
    isto em baixo é verdadeiro ou é fraude ?


    https://startcapitaloutlay.com/produ...O5HUS7kYHOXJ8e
    Claro que é falso.
    Já viste o raio de link que partilhaste??

    Comentário


      negociar criptomoedas via uma plataforma IA, parecia real

      fónix

      Comentário


        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
        negociar criptomoedas via uma plataforma IA, parecia real

        fónix
        Mas viste o link??

        É a imitar uma notícia do Sapo com este link??

        hxxps://startcapitaloutlay.com/produ..

        Comentário


          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
          isto em baixo é verdadeiro ou é fraude ?


          https://startcapitaloutlay.com/produ...O5HUS7kYHOXJ8e
          Igual a essa noticia, são mais umas centenas delas, com outros protagonistas que não esse, e até já vi uma com o Goucha.

          Comentário


            Particulares suportam 83,5% das perdas por fraude nas transferências a crédito | Banco de Portugal | PÚBLICO (publico.pt)

            Os acessos através da Internet,
            designadamente do homebanking e
            do telemóvel, foram os canais mais
            afectados pelas práticas fraudulentas,
            concretizadas, essencialmente,
            na sequência “do envio de mensagens
            ou emails com links para sites
            que replicam o homebanking, ou a
            realização de telefonemas que simulam
            um contacto do banco. “O cariz
            de urgência das situações relatadas
            nesses contactos é utilizado para
            levar as vítimas a agir sem a devida
            ponderação”, destaca o BdP.
            Os dados do primeiro semestre de
            Segurança
            Particulares suportam 83,5% das perdas por fraude
            nas transferências a crédito
            2023 mostram que se registaram 155
            operações fraudulentas em cada
            milhão de operações com cartão,
            um aumento face às 137 operações
            no período homólogo.
            A emissão, pelo infractor, de uma
            ordem de pagamento, apesar de se
            ter reduzido, continuou a ser o tipo
            de fraude mais comum nas operações
            com cartões (77% na óptica do
            emitente), incluindo-se neste tipo de
            fraudes o roubo de dados do cartão,
            que representou 70% das ocorrências
            de fraude neste instrumento;
            mas também, e em crescimento, a
            modi􀃆cação, pelo infractor, de uma
            ordem de pagamento (22% dos
            casos).​

            Muito cuidado com o spoofing, eles estão cada vez mais sofisticados!

            Comentário


              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

              Claro que é falso.
              Já viste o raio de link que partilhaste??
              Surreal Altar....

              Há uns tempos tiveram uma "noticia" semelhante, naquele caso do Goucha.
              LOL

              Comentário


                Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post

                Surreal Altar....

                Há uns tempos tiveram uma "noticia" semelhante, naquele caso do Goucha.
                LOL

                também desconfiei,, mas usar a IA para investir não me pareceu assim tão surreal por isso perguntei, parece que esta burla é mesmo orientada para pessoal das TIs

                as burlas estão cada vez mais sofisticadas, desde o "olá mãe"..."olá pai"...etc....etc....etc.....
                Editado pela última vez por Altar; 03 May 2024, 15:39.

                Comentário


                  ahhh....e quando se abre o Edge vem notícias, e vem lá isto, estas burlas

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                    ahhh....e quando se abre o Edge vem notícias, e vem lá isto, estas burlas
                    É um esgoto...não sei como é que permitem...

                    Comentário


                      esta é mesmo notícia do Sapo

                      um homem foi salvo de entregar 100.000 euros a burlões

                      chamadas de desconhecidos

                      https://tek.sapo.pt/noticias/interne...aign=destaques

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post


                        também desconfiei,, mas usar a IA para investir não me pareceu assim tão surreal por isso perguntei, parece que esta burla é mesmo orientada para pessoal das TIs

                        as burlas estão cada vez mais sofisticadas, desde o "olá mãe"..."olá pai"...etc....etc....etc.....
                        Pelo contrário, é orientada para pessoal sem qualquer noção de TIs que vai ouvindo estas palavras mágicas, tipo blockchain e AI. Aliás, basta ver os protagonistas escolhidos (gente da TV) para se perceber o vector de ataque.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                          Pelo contrário, é orientada para pessoal sem qualquer noção de TIs que vai ouvindo estas palavras mágicas, tipo blockchain e AI. Aliás, basta ver os protagonistas escolhidos (gente da TV) para se perceber o vector de ataque.
                          eles usam figuras públicas para dar credibilidade, e então usar o Pedro Andersson como isca é de mestre, porque toda a gente o conhece pelos artigos que escreve sobre poupanças

                          como disse o Silver, o endereço é o que causa logo suspeitas, e depois a referência ao Banco de Portugal

                          mas a fraude está muito bem elaborada, detalhada até nos lucros que uma pessoa obteria com pouco investimento inicial

                          a IA cada vez está mais sofisticada, não sei se não será um perigo para o futuro​

                          Comentário


                            e por falar em investimentos/poupanças

                            sabes o que me aconteceu nos anos 90 ? quando a EDP foi privatizada e venderam ações ao público em geral ?

                            fui ao banco, comprei as ações que podia, com empréstimo bancário

                            a garantia para o banco eram as ações da EDP, 300 e tal euros

                            não me cobraram nenhuma prestação, só que ao fim de 6 meses ( já não me lembro bem ), eu tinha que decidir ficar com elas ou vender ao banco

                            decidi vender ao banco, a divida foi liquidada, o banco ficou com as ações e eu ganhei 300 e tal euros assim do nada......caídos do céu

                            elas valorizaram, mas foi algo mesmo surreal, não gastei nada, não paguei nada, e simplesmente recebi 300 e tal euros

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                              e por falar em investimentos/poupanças

                              sabes o que me aconteceu nos anos 90 ? quando a EDP foi privatizada e venderam ações ao público em geral ?

                              fui ao banco, comprei as ações que podia, com empréstimo bancário

                              a garantia para o banco eram as ações da EDP, 300 e tal euros

                              não me cobraram nenhuma prestação, só que ao fim de 6 meses ( já não me lembro bem ), eu tinha que decidir ficar com elas ou vender ao banco

                              decidi vender ao banco, a divida foi liquidada, o banco ficou com as ações e eu ganhei 300 e tal euros assim do nada......caídos do céu

                              elas valorizaram, mas foi algo mesmo surreal, não gastei nada, não paguei nada, e simplesmente recebi 300 e tal euros
                              Em todo o mundo há milhões de pessoas a fazer isso. Foi isso que o Berardo fez por exemplo.
                              Em todo o caso nem sempre as ações ficam apenas limitadas ao seu próprio valor, entra o capital do privado e muita gente já se lixou bem, por exemplo com a privatização da Galp praí em 2011 (ou algo por aí)

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                e por falar em investimentos/poupanças

                                sabes o que me aconteceu nos anos 90 ? quando a EDP foi privatizada e venderam ações ao público em geral ?

                                fui ao banco, comprei as ações que podia, com empréstimo bancário

                                a garantia para o banco eram as ações da EDP, 300 e tal euros

                                não me cobraram nenhuma prestação, só que ao fim de 6 meses ( já não me lembro bem ), eu tinha que decidir ficar com elas ou vender ao banco

                                decidi vender ao banco, a divida foi liquidada, o banco ficou com as ações e eu ganhei 300 e tal euros assim do nada......caídos do céu

                                elas valorizaram, mas foi algo mesmo surreal, não gastei nada, não paguei nada, e simplesmente recebi 300 e tal euros

                                Por acaso valorizaram e fizeste dinheiro, mas nessa mesma altura, o meu pai (que também fez isso na EDP e ganhou dinheiro) quis fazer o mesmo na Lisgrafica, e sabes o que aconteceu, perdeu quase tudo que lá meteu e a sorte foi só lhe terem dado uma fração das ações que tinha pedido, senão tinha perdido muito mais.

                                Anos mais tarde perguntei-lhe se ele sabia alguma coisa sobre essa empresa, ele confessou que nunca tinha ouvido falar nela....

                                Comentário


                                  Muita malta e empresas ficaram enrascadas com acções do BCP e créditos aprovados com as acções como colaterais.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post


                                    Por acaso valorizaram e fizeste dinheiro, mas nessa mesma altura, o meu pai (que também fez isso na EDP e ganhou dinheiro) quis fazer o mesmo na Lisgrafica, e sabes o que aconteceu, perdeu quase tudo que lá meteu e a sorte foi só lhe terem dado uma fração das ações que tinha pedido, senão tinha perdido muito mais.

                                    Anos mais tarde perguntei-lhe se ele sabia alguma coisa sobre essa empresa, ele confessou que nunca tinha ouvido falar nela....
                                    falei em euros, mas eram em contos, enganei-me

                                    só falei disso porque não acho nada impossível que com a evolução incrível da IA, conduções autónomas e etc, seja possível investir 1000 euros e a IA aplicar o nosso dinheiro em investimentos rentáveis, não acho isso impossível de acontecer num futuro próximo

                                    claro que a EDP foi tipo um caso único, era a única empresa distribuidora de eletricidade na altura, apenas a única existente e vi aí uma oportunidade

                                    e sim, era capaz de cair nesta burla e investir 200 e tal euros numa plataforma de IA

                                    mas seria só isso, não sou burro

                                    Comentário


                                      Já fiquei mais admirado de como há quem caia nestas burlas, mas basta vir aqui para ver como é mesmo fácil burlar, e nem é preciso ser um esquema complicado.

                                      Comentário


                                        Há uns esquemas manhosos, de spoofing via SMS (fica no mesmo grupo de SMS´s oficiais) e seguido de chamada spoofing

                                        Estes são mais fáceis de cair

                                        Mas há uma regra de ouro que evita tudo sito: NUNCA carregar em links de SMS e NUNCA dar codigos (OTP´s) aos operadores (que serão fakes, os reais nunca pedem nada ao telefone)

                                        Se respeitarem estas regras simples, nao vão cair em scams desta natureza

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post

                                          Já fiquei mais admirado de como há quem caia nestas burlas, mas basta vir aqui para ver como é mesmo fácil burlar, e nem é preciso ser um esquema complicado.
                                          eu fico mais admirado é com a quantidade de pessoas que fazem disto o seu modo de vida, simplesmente burlar e viver à custa de outros

                                          onde é mais fácil cair :

                                          1) apelar à caridade

                                          quantos pedintes "pobrezinhos" se colocam em sítios estratégicos, à porta de igrejas, santuários.....a pedir dinheiro

                                          2) vendas de artigos na net, no OLX por exemplo

                                          podes ser bombardeado com chamadas com tentativas de extorquir dinheiro via MBWay

                                          venda de carros, electrodomésticos, material informático / electrónico

                                          3) receber SMSs, ou chamadas, fazendo pensar que são nossos conhecidos, familiares

                                          4) fazeres uma encomenda via CTT, ou outra, e de repente receberes precisamente nessa altura uma mensagem fraudulenta dos CTT ou DHL ou whatever

                                          5) aluguer de casas para férias


                                          etc.....etc.....etc.....


                                          é realmente impressionante e todo o cuidado é pouco, mas nunca se pode dizer que desta água não beberei, se a burla for muito boa, desconhecida, podes cair

                                          Comentário


                                            Hoje recebi uma chamada de scam, mas no início não identifiquei como scam, porque era supostamente uma empresa, que perguntou por mim (nome completo), sabia numero de telemovel e endereço de email (pelo menos).

                                            Tenho quase a certeza que isto veio do caso da TAP

                                            Depois quando começaram a falar que eu tinha uma suposta carteira de bitcoin que ficou bloqueada e que agora posso levantar e etc, é que percebi ser scam

                                            Comentário


                                              Hoje fui adiccionado a um grupo de Spotify, do qual nem tenho conta, por um número indonésio.


                                              Comentário


                                                Desculpem lá, mas vocês não têm a opção de adicionar a grupo bloqueada do WatsApp?

                                                Comentário


                                                  Tenho.

                                                  Comentário


                                                    Como é óbvio, bastou só uma vez, nunca mais.

                                                    Comentário


                                                      https://empresite.jornaldenegocios.p...CEREJEIRA.html

                                                      Hoje recebi uma chamada do número de telemóvel desta empresa, uns 20 segundos em silêncio e desliga.

                                                      Comentário


                                                        Ontem tive dois Olá no Whastapp, um da Colombia e outro do Bangladesh.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                          Ontem tive dois Olá no Whastapp, um da Colombia e outro do Bangladesh.
                                                          acabei há poucos minutos de receber um, de uma gaja e um número a começar por +XX ( não me lembro )

                                                          foi logo para o lixo

                                                          mas fiquei curioso, que tipo de burla será esta dos "OLÁs" via WhatsApp ???????
                                                          Editado pela última vez por Altar; 08 May 2024, 09:19.

                                                          Comentário


                                                            mais um Olá acabado de receber no WhatsApp, mas que raios de burla será esta ?

                                                            +27 68 556 8724

                                                            Comentário


                                                              É a burla do "Só se fores burro é que me respondes, por isso bloqueia já isto em vez de estares a perguntar no fórum o que é".

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X