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    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
    Não me lembro de ter feito qualquer juizo de valor Airbus vs Boeing.
    mas podes fazer

    a cultura de segurança da Boeing era uma referência. E já não é.

    o último programa bem executado do início ao fim e a respeitá-la foi o 777.

    a empresa mudou muito no pós-fusão com a MD e, sobretudo, com a alteração da sede para Chicago e o fim da primazia da engenharia no board executivo. Sucumbido a "financeiros" e truques contabilísticos para ganhos de mercado de curto prazo no pior que a "corporate America" consegue produzir.

    há pelo menos 2 décadas que cortam atalhos. Até boas ideias e projectos com enorme potencial como o 787 foram implementadas mal e porcamente. O outsourcing levado ao extremo onde progressivamente a Boeing perdeu os elementos internos que conseguiam desenvolver o produto e ficou dependente dos seus próprios fornecedores em prol de uma flexibilidade que depois esbarra na incapacidade de coordenar grandes projectos porque está tudo tão descentralizado em empresas fora do core que é depois um filme para conseguir coordenar o que quer que seja. São projectos de enganharia tão complexos que esse modelo veio provar que não funciona no médio-longo prazo mesmo que tenha elevados ganhos financeiros no curto.

    A relação com a FAA tomou moldes pouco saudáveis de demasiada confiança e auto-inspecção que só poderia correr mal com o tempo. Longe vão os tempos dos ETOPS e do rigor da FAA. Quando foi para colocar no chão os max viu-se bem a falta de independência e a vergonha de chauvinismo que foi ver uma entidade de segurança ser claramente não independente em relação à Boeing.

    o 737max é uma resposta apressada e tecnicamente limitada, pior que isso é que não só é uma plataforma desequilibrada nas características do envelope de voo a requerer automação para corrigir essas características (e que deu no problema do MCAS que sabemos) como, pelos vistos há falência brutas e graves nos processos de produção e de qualidade que poderão ser transversais a todos os programas.

    o KC-767 (militar) é outro programa que corre mal desde o day1.

    o 777x é toda uma confusão que não se entende e as coisas estão a ficar graves ao ponto de dificilmente haver alguma recuperação do investimento, impensável num projecto que nem sequer é feito do zero e era suposto ser "barato" ao aproveitar uma plataforma mais que comprovada. Quando chegar ao mercado já as melhorias incrementais do A350 o tornarão cada vez mais redundante e caro, um pouco ao estilo do que aconteceu ao A340-500/600 vs 77W.

    o problema está claramente na cultura de empresa

    e ou mudam ou o duopólio que se pensava que existia vai continuar e ser cada vez mais desequilibrado em favor da Airbus.

    E isso não é bom.

    É preciso concorrência a sério.

    Se ela não vem da América, virá de outro lado...
    Editado pela última vez por Andre; 09 May 2024, 22:32.

    Comentário


      Hoje foi no Senegal.

      Fabricantes à parte , agora as incidências são diárias na aviação?

      Comentário


        Tenho a mesma opinião que deixaste neste post.

        E é um facto inquestionavel, a aviação internacional precisa da Boeing dos anos 60, 70 e 80...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
          Hoje foi no Senegal.

          Fabricantes à parte , agora as incidências são diárias na aviação?
          Normal.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
            Hoje foi no Senegal.

            Fabricantes à parte , agora as incidências são diárias na aviação?
            Sempre o foram. Basta seguir semanalmente o AvHerald.

            Comentário


              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
              Bullshit as usual...

              Não fundamentaste nada!
              Um problema num trem de aterragem nunca é desejável.

              E a menos que agora se venha a descobrir algo de novo e nunca anteriormente detectado com o trem de aterragem do 767, é errado associar este episódio aos problemas que assolam a marca nos últimos tempos.

              Comentário


                É errado porque?

                És um profundo conhecedor e investigador de incidências da aviação comercial e consegues fundamentar, não consegues?

                😂😂

                Comentário


                  Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                  É errado porque?

                  És um profundo conhecedor e investigador de incidências da aviação comercial e consegues fundamentar, não consegues?

                  😂😂
                  Que falhas catastróficas há ou houve com o 767, em todas as suas variantes?

                  Acho que por aqui podemos verificar que o 767 tem padrões de qualidade e exigência superiores aos produtos mais recentes do Boeing desde o primeiro rabisco.
                  ​​​​​

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                    Não me lembro de ter feito qualquer juizo de valor Airbus vs Boeing.
                    Só acrescentei algo para não se pensar que os Airbus não sofrem incidentes, sofrem e na mesma proporção dos Boeing, simplesmente nos últimos tempos os Airbus não têm tido nenhum acidente grave.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                      Que falhas catastróficas há ou houve com o 767, em todas as suas variantes?

                      Acho que por aqui podemos verificar que o 767 tem padrões de qualidade e exigência superiores aos produtos mais recentes do Boeing desde o primeiro rabisco.
                      ​​​​​
                      Já agora porque é que dizem que o 787 tem graves problemas?

                      É estatisticamente um dos aviões mais seguros e bem sucedidos da história da aviação. 0 mortes e 0 hull losses em mais de 15 anos de produção e mais de um milhar de unidades produzidas e entregues.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                        Hoje foi no Senegal.

                        Fabricantes à parte , agora as incidências são diárias na aviação?
                        Há incidentes/acidentes na avião comercial diariamente. Desde os acidentes com os 737 Max os incidentes/acidentes dos Boeing são mais divulgados porque são mediáticos e dão mais cliques. É como os problemas da Tesla, qualquer coisa sobre a Telsa dá sempre mais cliques, neste caso muitos mais, do que qualquer outra marca o que cria uma percepção errada que os Teslas têm mais problemas do que os outros elétricos. Só aquilo que é divulgado é que aconteceu, o resto é irrelevante.

                        Na primeira página do Avherald tens desde 28 de Abril de 2024:

                        40 incidentes/acidentes

                        15 com Airbus

                        15 com Boeing

                        Os restantes são outros fabricantes.
                        Editado pela última vez por Florida; 10 May 2024, 00:36.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por laglemos Ver Post

                          Toda a gente sabe que o A340 só levanta porque a terra é redonda! Nesse dia a terra devia estar mais plana!
                          Qual a parte desse avião é um A340?!!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Navigation Ver Post

                            Qual a parte desse avião é um A340?!!
                            Ele fez quote a este post, o avião do vídeo é um A340:

                            Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                            https://www.youtube.com/watch?v=jRNmwiB1oiQ
                            Que raio se passou aqui??? O piloto alega Tail wind...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Florida Ver Post

                              Já agora porque é que dizem que o 787 tem graves problemas?

                              É estatisticamente um dos aviões mais seguros e bem sucedidos da história da aviação. 0 mortes e 0 hull losses em mais de 15 anos de produção e mais de um milhar de unidades produzidas e entregues.
                              Porque efectivamente os tem e até já teve proibido de voar. Riscos que advêm da falta de qualidade de produto, nomeadamente com a sua concepção/construção. Riscos que em última instância podem resultar em danos graves.

                              As coisas não são tão lineares como o número de acidentes ou mortes, não é apenas isso que faz um avião seguro.

                              Para mim, o 777 é imensamente melhor produto e temos um desaparecido há anos!

                              Comentário


                                Comentário


                                  Para quem tiver curiosidade nesta mudança de mentalidade de segurança/engenharia para financeira da boeing, esta é uma série de vídeos muito boa:






                                  Comentário


                                    Acompanhava o Kym Illman pela sua faceta de Fotografia de F1.
                                    Mas há uns anos que ele transformou essa sua vida num youtuber de viagens, F1, fotografia e relógios. 4 temas que gosto.

                                    Ontem vi que tinha um video sobre voar na TAP agora que veio do GP de Miami, para o GP de Imola.



                                    E, pelos vistos adorou a experiência!!

                                    Para um gajo que faz dezenas ou mesmo centenas de voos por ano, e que voa sempre em Business ou First e que voa imenso com a Emirates e a Ethiad e afins, dizer que o voo da TAP de Miami para Lisboa em Business foi o melhor do ano, é bom. ​

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Florida Ver Post

                                      Já agora porque é que dizem que o 787 tem graves problemas?

                                      É estatisticamente um dos aviões mais seguros e bem sucedidos da história da aviação. 0 mortes e 0 hull losses
                                      Esse e o A380

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por PugGT Ver Post

                                        Esse e o A380
                                        Mas o A380 teve uma produção pequena e limitada e só é usado por meia dúzia de companhias, o 787 é pau para toda a obra.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Florida Ver Post

                                          Mas o A380 teve uma produção pequena e limitada e só é usado por meia dúzia de companhias, o 787 é pau para toda a obra.
                                          E alguns ja foram parar á sucata.

                                          Enviado do meu SM-T720 através do Tapatalk

                                          Comentário


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