Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Há colibris em Portugal? Esclarecido na página 2 (Mariposa Esfinge Colibri).

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    Pode bem ser por ai, sim, e estes "pequenos pormenores" terem grande relevância nesse aspecto e serem bons indicadores do que o nosso planeta está a passar!
    Isso já se faz sentir em todo o lado mesmo, e os próprios animais também.
    Já nem sabem por ele devem ir.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
      Nós normalmente fazemos a separação
      Agora nós juntamos os bichos em Fevereiro, pela altura do Carnaval
      Eles neste momento estão separados
      Correctíssimo!

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
        Assim parece! Ou então algum fenómeno migratório ainda não bem documentado...

        Sobre os Colibris e dado que a sua proveniência é da América do Sul é complicado, mas nunca direi impossivel, mas atente-se neste exemplo:




        Por isso ... pode não haver impossíveis.

        Comentário


          #34
          Penso que está aqui um artigo que deveras revelador sobre os Colibris ou Humminbirds na Europa ... e houve espécies originárias ... da Europa.




          American Association for the Advancement of Science World's oldest hummingbirds


          Cinnamon hummingibrd (Amazilla rutila) feeding on Ipomoea neei (Convolvulaceae) in Mexico. The Cinnamon hummingbird measures about 11 cm (tip of beak to tip of tail) and is only slightly larger than the fossil. Image © J. Ferdinand.
          Click here for a high resolution photograph. Hummingbirds in Europe? While the only hummingbirds you'll see flying around Europe these days have probably escaped from captivity, hummingbirds lived wild and free in present-day Germany and in other parts of Europe, Asia and Africa more than 30 million years ago. A scientist discovered fossilized bird skeletons from Germany that are the world's oldest known evidence of creatures that looked like today's hummingbirds.
          Finding these bones in Europe is especially exciting. They are the first bones with a modern hummingbird design ever found outside of North, Central or South America.
          These European hummingbird skeletons measure about 4 centimeters (about an inch and a half) from head to tail. They have long beaks and wings designed for hovering, says Gerald Mayr, the scientist who identified the bones. He works in a natural history museum in Frankfurt, Germany, called Forschungsinstitut Senckenberg.

          The world's oldest known modern hummingbird fossil. The specimen is coated with ammonium chloride. Image © Science.
          Click here for a high resolution photograph. Three of the key features that give the skeletons modern hummingbird characteristics are their tiny size, the design of the shoulder and upper arm bone, and their long beaks.
          The birds were discovered near the village of Frauenweiler in southern Germany. Germany and all of Europe is part of the "Old World" – a region that also includes Africa, Asia and Australia. Finding modern-looking hummingbird fossils in the Old World might help to explain the existence of certain flowers in Asia and Africa that seem to scream, "I'm trying to attract a hummingbird!"
          Why do plants with flowers that seem to be designed to feed a hummingbird grow in parts of the world with no hummingbirds?

          Interpretative drawing of the new hummingbird species (Eurotrochilus inexpectatus). Image © Science.
          Click here for a high resolution photograph. Mayr has one possible explanation. He imagines a time when the ancestors of these hummingbird-friendly flowers and hummingbirds lived together in the Old World. They may have each changed the appearance of the other through a process of back-and-forth interaction called "coevolution."
          At some point the hummingbirds disappeared but the plants lived on, according to Mayr. Insects like long-tongued bees could have taken over the hummingbirds' pollination duties. Pollination is necessary for plants to produce seeds.
          This "case of the disappearing hummingbird" is a good example of how discovery of a very old fossil can change the way we look at the plants and animals that are alive today.Mayr named the new hummingbird species Eurotrochilus inexpectatus, which means an "unexpected European version of Trochilus." Trochilus is the name of a group of today's hummingbirds.
          These findings appear in the 07 May 2004 issue of the journal Science, published by AAAS, the non-profit science society.
          Um boa Galeria de Fotos

          Hummingbirds collection - Colibri'



          Acho que com ao mostrar isto, o Pé Leve fica a desejar voltar às férias, e encontrar exemplos raros de Ornitologia.

          Comentário


            #35
            Galeria de Fotos da Lagoa dos Salgados.

            http://avesnatureza.no.sapo.pt/index_sal.htm

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
              Penso que está aqui um artigo que deveras revelador sobre os Colibris ou Humminbirds na Europa ... e houve espécies originárias ... da Europa.





              Um boa Galeria de Fotos

              Hummingbirds collection - Colibri'



              Acho que com ao mostrar isto, o Pé Leve fica a desejar voltar às férias, e encontrar exemplos raros de Ornitologia.

              Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
              Galeria de Fotos da Lagoa dos Salgados.

              http://avesnatureza.no.sapo.pt/index_sal.htm
              Fascinante!

              Obrigado!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                Sobre os Colibris e dado que a sua proveniência é da América do Sul é complicado, mas nunca direi impossivel, mas atente-se neste exemplo:




                Por isso ... pode não haver impossíveis.

                Pois, é bem possível...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
                  Galeria de Fotos da Lagoa dos Salgados.

                  http://avesnatureza.no.sapo.pt/index_sal.htm
                  Muito boa !

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                    A pergunta prende-se com uma observação que fiz há uns dias no Algarve e que me deixou espantado. Um colibri, minúsculo, alimentando-se nas flores do 1º. andar do Algarve Shopping.

                    Tratava-se de inequivocamente um pássaro, entre os 4 a 5 cm de comprimento, voando com a agilidade dos colibris, com bico longo que sorvia o néctar das flores que ali existem.

                    Inicialmente pareceu-me um abelhão. Mas um olhar mais atento revelou o corpo coberto de penas, cor acastanhada e cauda com pintas brancas, bico longo e voo típico dos "beija-flor". Fiquei siderado. A minha mulher e a minha filha também viram e tentaram fotografá-lo, mas não se consegue ver bem. Eu ainda o filmei com o PDA mas não consigo reproduzir o formato de ficheiro no PC e a nitidez é algo fraca, embora se veja claramente o típico voo.

                    Ainda lá voltei em alguns dos dias seguintes com a digital mas nunca mais o vi.

                    Como não conheço colibris autóctones de Portugal o meu vaticínio é de que aquele passou por ali para se alimentar e seguiu viagem.

                    Já procurei na net mas não encontrei nada parecido, pois o mais próximo é o colibri abelha que é algo diverso...
                    exactamente o que vejo há uns 11 anos para cá no quintal da minha avó, ao inicio pensei que fossem borboletas ou algum abelhão, mas no ano passado fiz zoom numa foto que tirei ao bicho e reparei que tinha parecia...vá lá umas penas castanhas com uma cauda preta com umas manchinhas brancas.

                    Comentário


                      #40
                      aqui está a foto.

                      Comentário


                        #41
                        Isso não é nenhum colibri!!!

                        Trata-se de uma espécie de mariposa (insecto) e está disseminado por todo o país. Na zona da serra da Lousã há bastantes.

                        O que aparentemente parecem "penas", são "pêlos"

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                          Isso não é nenhum colibri!!!

                          Trata-se de uma espécie de mariposa (insecto) e está disseminado por todo o país. Na zona da serra da Lousã há bastantes.

                          O que aparentemente parecem "penas", são "pêlos"
                          Tens fotos ou mais informação esclarecedora sobre esta espécie? É que fiquei curioso com a tua sugestão!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                            Isso não é nenhum colibri!!!

                            Trata-se de uma espécie de mariposa (insecto) e está disseminado por todo o país. Na zona da serra da Lousã há bastantes.

                            O que aparentemente parecem "penas", são "pêlos"
                            É lá ao pé de mim
                            Por acaso das vezes que fui lá à serra, nunca reparei em nada disso.

                            Comentário


                              #44
                              É uma mariposa esfinge colibrí





                              Se pesquisares por "mariposa esfinge" no google, encontras muita informação

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Dani_C-Max Ver Post
                                É lá ao pé de mim
                                Por acaso das vezes que fui lá à serra, nunca reparei em nada disso.
                                Das vezes que as observei foi sempre pela manhã (10/11h) e ao final da tarde (18/19h). Costumam andar a sugar o nectar das flores onde também andam os abelhões etc...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                                  Das vezes que as observei foi sempre pela manhã (10/11h) e ao final da tarde (18/19h). Costumam andar a sugar o nectar das flores onde também andam os abelhões etc...
                                  Eu só vou lá sazonalmente

                                  Comentário


                                    #47
                                    Está desfeito o mito

                                    bem desconfiava há 11 anos atrás que era uma borboleta ou algo assim

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                                      É uma mariposa esfinge colibrí





                                      Se pesquisares por "mariposa esfinge" no google, encontras muita informação
                                      Bem, está esclarecido! Obrigado.

                                      De qualquer forma é, também, um colibri... (joking)

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por squidward Ver Post
                                        Está desfeito o mito

                                        bem desconfiava há 11 anos atrás que era uma borboleta ou algo assim

                                        Não era mito, era um esclarecimento que acabou por surgir!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sem certezas de nada...
                                          lol.
                                          Quem observar um colibri que o apanhe para ser identificado.
                                          Editado pela última vez por Firefly; 02 August 2008, 00:05.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Firefly a foto é daqui e foi tirada em Lisboa

                                            Originalmente Colocado por semchumbo Ver Post
                                            Hoje em Lisboa, perto da Universidade Católica, tive o prazer e observar um animal muito estranho que voava de flor em flor, como se de um insecto se tratasse. No inicio pensei ser um colibri, vulgarmente conhecidos por beija-flor. Mas depois fiz uma pesquisa e descobri que tais aves não existem no nosso país. Alguém pode dar uma ajuda para descobrir que animal eu vi hoje?

                                            Tirei uma foto com o telemóvel:
                                            Deve ter fugido do zoo.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                              A pergunta prende-se com uma observação que fiz há uns dias no Algarve e que me deixou espantado. Um colibri, minúsculo, alimentando-se nas flores do 1º. andar do Algarve Shopping.

                                              Tratava-se de inequivocamente um pássaro, entre os 4 a 5 cm de comprimento, voando com a agilidade dos colibris, com bico longo que sorvia o néctar das flores que ali existem.

                                              Inicialmente pareceu-me um abelhão. Mas um olhar mais atento revelou o corpo coberto de penas, cor acastanhada e cauda com pintas brancas, bico longo e voo típico dos "beija-flor". Fiquei siderado. A minha mulher e a minha filha também viram e tentaram fotografá-lo, mas não se consegue ver bem. Eu ainda o filmei com o PDA mas não consigo reproduzir o formato de ficheiro no PC e a nitidez é algo fraca, embora se veja claramente o típico voo.

                                              Ainda lá voltei em alguns dos dias seguintes com a digital mas nunca mais o vi.

                                              Como não conheço colibris autóctones de Portugal o meu vaticínio é de que aquele passou por ali para se alimentar e seguiu viagem.

                                              Já procurei na net mas não encontrei nada parecido, pois o mais próximo é o colibri abelha que é algo diverso...
                                              Eu não percebo uma coisa.
                                              Então ele «claramente» tinha um bico ou era antes uma trompa de borboleta que se desdobra como um apito? lol
                                              E as penas reluziam como metal?

                                              Comentário


                                                #53


                                                Que cómico!



                                                Já agora, esse insecto (o Mariposa) tem quantas cm's, mais ou menos?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Firefly Ver Post
                                                  Eu não percebo uma coisa.
                                                  Então ele «claramente» tinha um bico ou era antes uma trompa de borboleta que se desdobra como um apito? lol
                                                  E as penas reluziam como metal?
                                                  O proboste, neste caso, esteve sempre distendido, pelo que facilmente se assemelha a um bico de um colibri. Nunca vi o proboste enrolado, senão a dúvida nem se tinha colocado!

                                                  Vi-o de bastante perto e os olhos na lateral da cabeça "compuseram o ramo", levando-me a crer que era, mesmo, uma ave, afinal nunca tinha visto nenhum exemplar daqueles!

                                                  O voo é igual ao de um colibri e o revestimento do corpo é pena autêntica (se não souberes é por isso que o tomas)!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                    O proboste, neste caso, esteve sempre distendido, pelo que facilmente se assemelha a um bico de um colibri. Nunca vi o proboste enrolado, senão a dúvida nem se tinha colocado!

                                                    Vi-o de bastante perto e os olhos na lateral da cabeça "compuseram o ramo", levando-me a crer que era, mesmo, uma ave, afinal nunca tinha visto nenhum exemplar daqueles!

                                                    O voo é igual ao de um colibri e o revestimento do corpo é pena autêntica (se não souberes é por isso que o tomas)!
                                                    Se o probóscide (lol) esteve sempre distendido então é um colibri, porque nenhuma mariposa consegue fazer isso.
                                                    Acho incrível no entanto a semelhança entre o formato do corpo da mariposa e o colibri ( é o que se chama de evolução convergente), porque evoluíram de forma semelhante mesmo estando em locais distantes mas sujeitos a pressões selectivas quase idênticas.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Firefly Ver Post
                                                      Se o probóscide (lol) esteve sempre distendido então é um colibri, porque nenhuma mariposa consegue fazer isso.
                                                      Acho incrível no entanto a semelhança entre o formato do corpo da mariposa e o colibri ( é o que se chama de evolução convergente), porque evoluíram de forma semelhante mesmo estando em locais distantes mas sujeitos a pressões selectivas quase idênticas.
                                                      Sim, o probóscide (lol ) esteve sempre distendido enquanto voava de uma flor para a outra, daí tê-lo interpretado como sendo um bico longo, logo uma ave, no caso podendo ser um colibri! Mas o animal era este, das fotos. Logo era o que já foi dito!

                                                      PS: O termo "proboste", que não encontrei no dicionário online, ouvi-o muitas vezes em comentários sobre "Vida Selvagem", em português do Brasil (nos tempos do Ediberto Lima)!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post

                                                        Que cómico!



                                                        Já agora, esse insecto (o Mariposa) tem quantas cm's, mais ou menos?
                                                        Para insecto é grande, pois tem cerca de 4 a 5cm!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post


                                                          Que cómico!



                                                          Já agora, esse insecto (o Mariposa) tem quantas cm's, mais ou menos?

                                                          Isso é um pinto de Hakuna Matata. lool.
                                                          A questão dos cms é pertinente... A primeira descrição do Pé Leve indica um animal de 4 a 5 cm ( de comprimento ou de envergadura?). Agora uma mariposa colibri tem 4,5 cm mas é de envergadura de asas enquanto o seu corpo anda pelos 2 a 2,5 cm de comprimento.
                                                          Outra questão que falta para resolver um pouco mais o mistério é a questão das antenas. Pé leve, lembras-te se esse animal tinha antenas visíveis?

                                                          Aqui alguns dados sobre a mariposa:

                                                          http://en.wikipedia.org/wiki/Macroglossum_stellatarum

                                                          http://bp0.blogger.com/_N5cFR5hgLKE/...eus,+1758).JPG

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Firefly Ver Post
                                                            Isso é um pinto de Hakuna Matata. lool.
                                                            A questão dos cms é pertinente... A primeira descrição do Pé Leve indica um animal de 4 a 5 cm ( de comprimento ou de envergadura?). Agora uma mariposa colibri tem 4,5 cm mas é de envergadura de asas enquanto o seu corpo anda pelos 2 a 2,5 cm de comprimento.
                                                            Outra questão que falta para resolver um pouco mais o mistério é a questão das antenas. Pé leve, lembras-te se esse animal tinha antenas visíveis?

                                                            Aqui alguns dados sobre a mariposa:

                                                            http://en.wikipedia.org/wiki/Macroglossum_stellatarum

                                                            http://bp0.blogger.com/_N5cFR5hgLKE/R582rQUOeII/AAAAAAAAAoI/f_Gt07Ie62Y/s1600-h/Macroglossum+stellatarum++(Linnaeus,+1758).JPG
                                                            Sim, mas as antenas parecem duas penas na cabeça!

                                                            É este animal das fotos, disso não tenho dúvidas e o tamanho é o que referi, entre 4 a 5 cm.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Foi isto que eu vi, mas de probóscide direito:

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X