Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quanto ganha um padre?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    Omega, "o mais cego é aquele que não quer ver"!


    http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=st....stories/10784


    Se não leste, devias ler!
    Podias ter metido a noticia toda:

    Segurança Social: Padres declaram salário médio de 366 euros

    O clero opta por descontar o valor mais baixo possível, dentro do regime legal que lhe é aplicável.

    Os membros do clero secular e religioso da Igreja Católica, os ministros de outras igrejas, associações e confissões religiosas optam por declarar uma média de 366 euros mensais à Segurança Social, adianta o DN, que cita dados oficiais do Ministério do Trabalho.

    No âmbito do regime contributivo excepcional que lhes é aplicável, os padres podem optar por declarar o seu salário dentro de um intervalo que vai dos 285 euros (70 por cento do indexante dos apoios sociais) a 1221 euros (referente a três indexantes).

    Segundo dados oficiais da tutela, na categoria de "membros das igrejas, associações e confissões religiosas" estão inscritos 5.474 padres.

    Tendo em conta a remuneração média declarada de 366 euros, a sua contribuição efectiva para os cofres da Segurança Social é de 14,6 euros por mês. Ao passo que a dos trabalhadores independentes é de 132 euros. Nos trabalhadores dependentes, o contributo centra-se nos 84 euros mensais, lembra o diário.

    so, Quinta, 17 de Julho às 10:24

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      Omega, "o mais cego é aquele que não quer ver"!

      http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=st....stories/10784

      Se não leste, devias ler!
      Já agora, não não tinha lido.
      Mas fiquei na mesma ....

      Quanto é que descontam em média os advogados por exemplo ?

      Comentário


        #93
        É pena a lei não falar de imoralidade....

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
          Nem mais.

          Um caso que conheço por ter amigos que moram lá perto.

          Algures no Norte de Portugal, o padre tem uma bruta casa, com quintal, churrasqueira... casa toda remodelada com base numa casa que estava completamente podre... internet.. senhora que vai a casa fazer as limpezas e pelos vistos tem as contas todas pagas..

          Tem um 207 com 6 meses...
          Q questão é se um gajo olhar à sua volta e analisar a quantidade de pessoas que têm casas idênticas a essa e carros muito melhores do que esse...... e aquilo que declaram para efeitos de IRS ..... enfim se calhar muita gente ficava surpreendida, ou não ..... com os parcos rendimentos de alguns vizinhos ......
          Editado pela última vez por Omega; 31 August 2008, 22:52.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
            É pena a lei não falar de imoralidade....
            Não se aplicaria só aos padres pois não ? ...... e olha que se calhar a esses era onde se aplicaria menos ....

            Comentário


              #96
              Eu não disse que eram só os padres.

              Não concordo com o "regime contributivo excepcional".

              Para mim, e como ateu, o dinheiro que um Padre recebe é igual ao dinheiro que qualquer outro profissional recebe...

              Há malta que está a passar recibos verdes, e a ganhar pouco, e a descontar mais...

              Se há separação entre Estado e Igreja....

              Comentário


                #97
                Mas queres falar da Concordata ?

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                  Mas queres falar da Concordata ?

                  __Não.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                    Eu não disse que eram só os padres.

                    Não concordo com o "regime contributivo excepcional".

                    Para mim, e como ateu, o dinheiro que um Padre recebe é igual ao dinheiro que qualquer outro profissional recebe...

                    Há malta que está a passar recibos verdes, e a ganhar pouco, e a descontar mais...

                    Se há separação entre Estado e Igreja....
                    Essa é uma visão estranha...

                    Então os coitados dos recibos verdes é que deveriam descontar menos. Não duvido que haja padres em paróquias ricas, e os outros?

                    Comentário


                      Grande parte deles dão aulas de religião e moral nas escolas publicas, claro salário de professores...
                      A ocupação religiosa propriamente dita é pouca, que é salvar as almas do inferno.... e alguns fieis para irem logo para o paraiso, após a morte, oferecem grandes donativos...
                      Alguns como menbros das ditas Comissões Fabriqueiras, constroem lares para idosos e afins, alguns para essas obras obrigam que cada casa da paroquia deia uns certos € para a construção (custo total/nº de casas), tudo bem gerido... , quem não contribui tem o inferno à espera....
                      Claro que depois é um BOM carro de 4 em 4 anos, ferias todos os anos a locais paradisiacos....

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                        Essa é uma visão estranha...

                        Então os coitados dos recibos verdes é que deveriam descontar menos. Não duvido que haja padres em paróquias ricas, e os outros?

                        É a minha opinião. Se calhar é por isso que a achas estranha...por ser diferente da tua.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Há uns tempos deu uma noticia na tv que deram porrada a um padre no norte por um ajuste de contas e o carro do padre apareceu nas imagens era um mercedes sportcoupe


                          E antes desse, um Nissan Terrano II e depois um BMW e agora este Mercedes

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                            É a minha opinião. Se calhar é por isso que a achas estranha...por ser diferente da tua.
                            Quando se deseja que alguém piore para se igualar aos outros em pior situação em vez de desejar que os que estão piores melhorem, irei SEMPRE achar essa opinião estranha, seja ela sobre este assunto ou outro qualquer.

                            Essa não é, de facto, a minha maneira de pensar.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
                              O salário dos padres é pago pelo estado e penso que ronda os 500euros.
                              Acho mal ser o estado a pagar o salário do padre, devia ser as pessoas que vão há missa, essas é que os deviam sustentar. O Estado devia ser laico.

                              O estado não paga nada aos padres, estes não são funcionários públicos, que lhe paga é a diocese. A organização igreja é que tratas dos seus assuntos, nós somos realmente um estado laico.
                              Mas muitos sabem muito bem viver,...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                Nem mais.

                                Um caso que conheço por ter amigos que moram lá perto.

                                Algures no Norte de Portugal, o padre tem uma bruta casa, com quintal, churrasqueira... casa toda remodelada com base numa casa que estava completamente podre... internet.. senhora que vai a casa fazer as limpezas e pelos vistos tem as contas todas pagas..

                                Tem um 207 com 6 meses...
                                Então afinal parece que todos os padres vivem bastante bem de forma geral

                                conseguem fazer o milagre de dos 366euros declarados mensalmente, terem uma vida bastante desafogada
                                Editado pela última vez por Nephilim; 01 September 2008, 00:34.

                                Comentário


                                  o padre cá da freguesia tem um A3 2.0 tdi deste ano.


                                  Mas de certeza que não o comprou com as minhas esmolas

                                  Comentário


                                    Os padres não têm mulheres para lhes estoirarem o dinheiro...

                                    .. Não se esqueçam disso!!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                      Os padres não têm mulheres para lhes estoirarem o dinheiro...

                                      .. Não se esqueçam disso!!


                                      Ter têm, não são é declaradas...

                                      Um padre aqui vive com a mulher e o filho, toda a gente sabe e ninguém se importa (muito)...

                                      Comentário


                                        Bom...eu não sei...mas o padre da paróquia onde moro tem um 307 2.0 HDI sport jante 17 iguais às do 206 RC, lindas!...comprado novo! o 1.4 não chegava e a jante 16 é para a gama abaixo, 17 é que é para fazer vista!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                          Quando se deseja que alguém piore para se igualar aos outros em pior situação em vez de desejar que os que estão piores melhorem, irei SEMPRE achar essa opinião estranha, seja ela sobre este assunto ou outro qualquer.

                                          Essa não é, de facto, a minha maneira de pensar.

                                          Eu não desejo que ninguém piore.

                                          Eu tenho, pelo vistos, uma definição de justiça e de igualdade diferente da tua.

                                          Além de que tenho alguma dificuldade em ler as palavras religião e dinheiro na mesma frase.

                                          Já bem basta, das vezes que fui a Fátima, ver tanta pobreza, sofrimento, penitência, fé, misturados com ouro, prata, riqueza, ostentação.

                                          Não tenho nada contra os carros que os padres compram, sou apenas contra o regime de excepção.

                                          Eu declaro tudo o que ganho.

                                          Comentário


                                            O padre de uma freguesia aqui ao pé anda num X3. Até fiquei parvo!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                              cada baptizado, dinheiro para o padre!!
                                              cada casamento, (muito) dinheiro para o padre!!
                                              cada funeral, dinheiro para o padre!!
                                              cada missa de sétimo dia, dinheiro para o padre!!
                                              cada missa de aniversário, dinheiro para o padre!!
                                              na Páscoa, dinheiro para o padre!!
                                              no Natal, dinheiro para o padre!!
                                              uma vez por ano, envelope com dinheiro para o padre!!



                                              Agora multipliquem isto pelas várias pessoas das paróquias e já vêm as dificuldades que um padre passa. E sabem o que me repugna mais, é que declaram sempre o ordenado mínimo... haja fé... é bem precisa!!!!

                                              ERRADO



                                              cada baptizado, dinheiro para A DIOCESE!!
                                              cada casamento, (muito?!?? o que quiserem dar...) dinheiro para A DIOCESE!!
                                              cada funeral, dinheiro para A DIOCESE!!
                                              cada missa de sétimo dia, dinheiro para A DIOCESE!!
                                              cada missa de aniversário, dinheiro para A DIOCESE!!
                                              na Páscoa, dinheiro para A DIOCESE!!
                                              no Natal, dinheiro para A DIOCESE!!
                                              uma vez por ano, envelope com dinheiro para o padre (aqui talvez sim, penso, a côngrua)!!


                                              E sabem o que me repugna mais? É as pessoas criticarem sem saber o que criticam e sem olhar para onde este dinheiro é encaminhado.

                                              E, já agora, fazem ideia onde a diocese gasta o dinheiro?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                E, já agora, fazem ideia onde a diocese gasta o dinheiro?
                                                Vêm-te já dizer que é no IUC e nas revisões dos carros dos padres...

                                                Comentário


                                                  Umas pequenas notas de rodapé...

                                                  Tenho um primo que é bispo auxiliar do Porto, ele é teólogo e fez carreira na Universidade Católica do Porto. Seguiu uma carreira mas religiosa e recordo-me que conduzia um Peugeot 205 GR tão depressa que até chiava aqueles pneus nas curvas do Marão!
                                                  Adora "comezainas" e dizia que costumava sair com os outros bispos num Jaguar V12...

                                                  Outros padres que conheci tinham bons carros pois eram de famílias ricas, normalmente filhos de lavradores e latifundiários.

                                                  Se deviam ou não ter uma vida desprovida de bens materiais para se dedicaram a actividades espirituais como fazem, por exemplo, os budistas e alguns monges e religiosos fica ao critério deles.

                                                  A minha resposta a essa questão é não ir a igreja, não casar pela igreja, não baptizar os filhos pela mesma e quando morrer não desejo um funeral católico, do mesmo modo tenciono a médio-prazo fazer a Apostasia da Igreja Católica Apostólica Romana pois fui baptizado nessa fé sem me pedirem ou sem o desejar.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    ERRADO



                                                    cada baptizado, dinheiro para A DIOCESE!!
                                                    cada casamento, (muito?!?? o que quiserem dar...) dinheiro para A DIOCESE!!
                                                    cada funeral, dinheiro para A DIOCESE!!
                                                    cada missa de sétimo dia, dinheiro para A DIOCESE!!
                                                    cada missa de aniversário, dinheiro para A DIOCESE!!
                                                    na Páscoa, dinheiro para A DIOCESE!!
                                                    no Natal, dinheiro para A DIOCESE!!
                                                    uma vez por ano, envelope com dinheiro para o padre (aqui talvez sim, penso, a côngrua)!!


                                                    E sabem o que me repugna mais? É as pessoas criticarem sem saber o que criticam e sem olhar para onde este dinheiro é encaminhado.

                                                    E, já agora, fazem ideia onde a diocese gasta o dinheiro?

                                                    Acreditas mesmo naquilo que escreveste?


                                                    Em cada casamento (por exemplo), há uma maquia considerável para o padre (diria normalmente serem 100€), este dinheiro é entregue em envelope ao padre e aposto contigo que destes 100€ o padre não entrega uma 5ª parte (para dizer que entrega qualquer coisa) à diocese. Claro que destes 100€ o estado vê.... pois... não vê...


                                                    Sim, conheço vários padres, sim, repugna-me a a sua falta de fé, acima de tudo repugna-me que os crentes serão sempre crentes, mesmo sem atentar nas provas à sua volta, alguns dirão que não é meu problema, claro que é, se o gajo não paga à diocese estou-me a marimbar, mas que não pague os seus impostos e continue a receber envelopes debaixo da mesa com a conivência de todos, isso não!!!

                                                    Outros dirão que nem todos os padres são assim, claro que não, há de tudo como em todas as profissões, e alguns justos pagarão pelas ovelhas negras da profissão, no entanto, conheço tantos casos de podridão ligados aos padres que cada vez me faz mais confusão como é possível haver crentes que não têm a capacidade de se revoltarem com certas situações...


                                                    E quando mais vamos para as aldeias mais pequenas, pior é... chega a chegar ao cúmulo de nas festas da paróquia se anunciar nos altifalantes da aldeia qual foi o contributo para o padre:

                                                    Fulano X deu 50€!
                                                    Fulano Y SÓ DEU 20€!
                                                    Fulano Z deu 200€, abençoado seja que terá certamente um lugar no céu
                                                    Fulano W, NÃO DEU NADA!

                                                    E sim, estava nessa aldeia quando isso aconteceu...

                                                    Comentário


                                                      O único que deu a resposta certa e adequada à pergunta foi o pferreira. O salário é pago pela Fábrica da Igreja e depende de muita coisa.

                                                      Eu por acaso conheço um caso que só por uma paróquia o padre ganha 1000 euros, e depois dá aulas na Faculdade de Teologia, entre outras coisas. Agora imaginem o que entra por mês, principalmente quando, ao abrigo da Concordata, os padres tem benefícios fiscais e de Segurança Social como mais ninguém tem.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                        Acreditas mesmo naquilo que escreveste? SIM


                                                        Em cada casamento (por exemplo), há uma maquia considerável para o padre (diria normalmente serem 100€), este dinheiro é entregue em envelope ao padre e aposto contigo que destes 100€ o padre não entrega uma 5ª parte (para dizer que entrega qualquer coisa) à diocese. Claro que destes 100€ o estado vê.... pois... não vê... Ou seja, partes do princípio que o padre é imediatamente desonesto, sonegando (roubando é uma palavra melhor) o dinheiro. Porque é que o padre havia de ser imediatamente um ladrão? Já agora, a diocese (e não "o padre") recebo o que as pessoas quiserem dar - às vezes recebem o envelope vazio da praxe.


                                                        Sim, conheço vários padres, sim, repugna-me a a sua falta de fé, acima de tudo repugna-me que os crentes serão sempre crentes, mesmo sem atentar nas provas à sua volta, alguns dirão que não é meu problema, claro que é, se o gajo não paga à diocese estou-me a marimbar, mas que não pague os seus impostos e continue a receber envelopes debaixo da mesa com a conivência de todos, isso não!!! Se tu deres um donativo à AMI, por exemplo, a AMI não paga dinheiro desses impostos. Mais ainda, até podes descontar no teu IRS. E esta, hein? Se o dinheiro que as pessoas oferecem é empregue em caridade, repugna-te?

                                                        Outros dirão que nem todos os padres são assim, claro que não, há de tudo como em todas as profissões, e alguns justos pagarão pelas ovelhas negras da profissão, no entanto, conheço tantos casos de podridão ligados aos padres que cada vez me faz mais confusão como é possível haver crentes que não têm a capacidade de se revoltarem com certas situações... Sim, gente boa e gente má há em todo o lado.


                                                        E quando mais vamos para as aldeias mais pequenas, pior é... chega a chegar ao cúmulo de nas festas da paróquia se anunciar nos altifalantes da aldeia qual foi o contributo para o padre:

                                                        Fulano X deu 50€!
                                                        Fulano Y SÓ DEU 20€!
                                                        Fulano Z deu 200€, abençoado seja que terá certamente um lugar no céu
                                                        Fulano W, NÃO DEU NADA!

                                                        E sim, estava nessa aldeia quando isso aconteceu... Apostava que quem fez isso não foi o padre, foi um palerma (palerma é de certeza pela atitude) da organização da festa.

                                                        Respostas a bold.

                                                        Acho que odiar os padres "porque sim" é tão razoável como odiar os bancos "porque sim" ou os empresários "porque sim" ou as seguradoras "porque sim".

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                                          Nem mais.

                                                          Um caso que conheço por ter amigos que moram lá perto.

                                                          Algures no Norte de Portugal, o padre tem uma bruta casa, com quintal, churrasqueira... casa toda remodelada com base numa casa que estava completamente podre... internet.. senhora que vai a casa fazer as limpezas e pelos vistos tem as contas todas pagas..

                                                          Tem um 207 com 6 meses...
                                                          Não sei se a casa é brutal, mas o pormenor do 207, internet, senhora das limpezas e churrasqueira parece-me desnecessário. O primeiro porque é um carro modesto, o segundo porque é básico nos dias de hoje, já a sra das limpezas acredito que necessite porque passe muito tempo fora e a churrasqueira porque toda a gente gosta, não vejo qual é o mal. Há pessoas que devem ter uma vista muito redutora dos padres e que depois dizem que a igreja não evolui.

                                                          Quanto ao € que entra pelo casamento, baptizado, pascoa etc vão para as despesas da catequese (que ao contrário do que pensam são bastantes, principalmente nas paróquias com bastastes miudos), para as despesas de manutenção da igreja, provavelmente passeios com idosos. não estou dentro do assunto, mas é provável que grande parte vá para a diocese para depois pagar os ordenados aos padres.

                                                          Comentário


                                                            Bem, aqui na nossa paróquia, o padre é uma pessoa bastante humilde. Vive na mesma casa há mais de 30 anos, uma casa modesta sem qualquer tipo de luxo e só tem um carro porque um concessionário aqui perto lhe deu um há uns dez ou quinze anos. Trabalha muito para a comunidade e já fez obras que apoiam hoje em dia idosos e crianças com necessidades aqui da zona. É uma pessoa muito respeitada por todos e eu acho que merecia viver melhor, pelo menos com mais conforto, agora que a idade já começa a pesar.

                                                            Se há padres que vivem bem não sei porque vou ficar chocado. Se tiverem dinheiro deles porque não vão gastar ? Por mim desde que não comprem o Audi ou lá o que é com o dinheiro da caixa de esmolas ou de donativos não vejo o problema.

                                                            Comentário


                                                              Estão chocados com padres católicos ?

                                                              Então é melhor nem tecerem considerações ou colocarem em equação cultos como a IURD e afins.

                                                              Porque ao pé deles os Padres Católicos e a Igreja Católica são autenticos meninos de coro.

                                                              O problema das religiões é proclamarem uma coisa, falarem na palavra do sr. despojado de bens terrenos a pregar a palavra da fé e a viver de forma modesta, modesta mas não pobre.

                                                              E o que se vê em alguns casos, tomemos o exemplo de Fátima e do Vaticano, é a extrema opulência que indiciam claramente o uso inapropriado de dinheiros dos crentes.

                                                              Mas cada um é livre de acreditar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X