Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fundo Desemprego rejeição de trabalho=Corte das mensalidades?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Quanto à justificação da recusa é bastante simples:

    Propuseste-te para condutor de ligeiros e o emprego que te propuseram é como servente de obras. É motivo mais do que suficiente.

    Artigo 151.º
    Funções desempenhadas
    1 - O trabalhador deve, em princípio, exercer funções correspondentes à actividade para que foi contratado.
    2 - A actividade contratada, ainda que descrita por remissão para categoria profissional constante de instrumento de regulamentação colectiva de trabalho ou regulamento interno de empresa, compreende as funções que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador detenha a qualificação profissional adequada e que não impliquem desvalorização profissional.
    3 - Para efeitos do número anterior, e salvo regime em contrário constante de instrumento de regulamentação colectiva de trabalho, consideram-se afins ou funcionalmente ligadas, designadamente, as actividades compreendidas no mesmo grupo ou carreira profissional.
    4 - O disposto nos números anteriores confere ao trabalhador, sempre que o exercício das funções acessórias exigir especiais qualificações, o direito a formação profissional não inferior a dez horas anuais, nos termos previstos nos n.os 3 a 5 do artigo 137.º
    5 - O empregador deve procurar atribuir a cada trabalhador, no âmbito da actividade para que foi contratado, as funções mais adequadas às suas aptidões e qualificação profissional.
    Código Trabalho

    Comentário


      #62
      Com esse artigo está tudo respondido!

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por N O S S A - capri Ver Post
        Ja ouviste 1 palavra chamada "dignidade"? O homem tem habilitaçoes p algo MUITO melhor q pedreiro e 10 anos de descontos por isso concordo plenamente q recuse esta oferta. Afinal andou a descontar p alguma coisa porra !!!
        Foste um bocado infeliz com esta afirmação... Desde quando é que ser servente é indigno?

        Pode não ser uma carreira ou trabalho que o mcs ambicione, agora não é mais ou menos digna que qualquer motorista, secretário, engenheiro ou médico.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
          Não te disseram nada? Mas preocupaste-te em saber? Foste perguntar aos organismos responsáveis ou usaste a Internet para te informares sobre quais os teus direitos?
          Porque eu fui pedir um papel da Declaração desemprego e a tipa da-me o de doença por engano (fica aflita):

          Eu:Quer dizer eu tinha direito a isto, quando cá vim nada me disseram não tinha direito a nada!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por pmct Ver Post
            ja dei serventia, ja fui tractorista, ja carreguei pedras na vinhas, ja podei ja fiz mil e uma coisas.
            e a minha dignidade saiu intacta, deve ser de um material diferente
            Ou tem melhores habilitaçoes .....
            Editado pela última vez por NossaCapri; 01 September 2008, 22:53.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
              Dignidade????
              Mas ter uma trabalho honesto é indigno???
              Não estás as confundir Dignidade com peneiras???

              Infelizmente conheço em 1ª mão, os putos como lhe chamo, recém licenciados...
              Ñ tenho pena nenhuma dos recém licenciados pq hoje em dia qq 1 quer ter um canudo na mao mesmo q isso signifique desemprego garantido. As universidades sao como fornos numa padaria, de onde saiem licenciados ás fornadas. Se o pessoal investir num curso com saída viável , de certeza q ñ haverá tantos licenciados desempregados ou a trabalhar em areas q ñ correspondem ás habilitaçoes academicas.
              Editado pela última vez por NossaCapri; 01 September 2008, 22:55.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                ja dei serventia, ja fui tractorista, ja carreguei pedras na vinhas, ja podei ja fiz mil e uma coisas.
                e a minha dignidade saiu intacta, deve ser de um material diferente

                Mas tú és "inginheiro" agrónomo ou coisa parecida, deve ter sido no estágio
                j/k

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                  Foste um bocado infeliz com esta afirmação... Desde quando é que ser servente é indigno? .....
                  Eu ñ disse q ser servente é indigno, o q quis dizer é q lá pelo homem andar necessitado de ganhar dinheiro ñ se vai sujeitar ao q os srs do centro de emprego lhe querem dar. Sendo assim qq pessoa q fique desempregada vai p servente

                  Comentário


                    #69
                    O melhor será esclarecer a situação no IEFP, nem que tente por telefone.

                    Quanto ao off-topic, sinceramente não se perde dignidade nenhuma a trabalhar honestamente.

                    Realmente é melhor fazermos o que sabemos, gostamos ou queremos, mas infelizmente nem sempre é possível.

                    Eu já desempenhei várias funções (entre as quais 'técnico auxiliar de construção civil' argamassas e blocos e 'técnico auxiliar de decoração de interiores' gessos e estuques :P) talvez por isso tenha aprendido a gostar daquilo que fiz até agora, claro que uns mais que outros, mas gostando do que se faz é sempre motivante.

                    Compreendo quem não se queira sujeitar a fazer algo que não tem nada a ver com a sua formação e experiência e no caso em concreto fique até com mais disponibilidade para encontrar um emprego na sua área.

                    Pessoalmente, preferia 'sujar as mãos' e ter um ordenado certamente superior ao dobro que receberia do subsidio de desemprego.


                    Boa sorte com essa situação e que encontre algo que o satisfaça.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por bricardo Ver Post

                      Pessoalmente, preferia 'sujar as mãos' e ter um ordenado certamente superior ao dobro que receberia do subsidio de desemprego.


                      Boa sorte com essa situação e que encontre algo que o satisfaça.
                      Originalmente Colocado por mcs Ver Post
                      E se ela fosse colocada na extracção de demolição de edificios e na escavação de terraplanagens? Trabalhasse 10H por dia, ao sol, à chuva e ainda tivesse de preparar todas as refeições para levar para o trabalho e acabasse o mês a ganhar 400€? Pois... afinal não sabe muito bem como são as coisas....

                      Rent-a-car? Quem me dera....

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post

                        Penso que essa resposta não seja o que lhe propuseram, 10h diárias e 400€? posso estar enganado mas algo não está bem.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por bricardo Ver Post
                          Penso que essa resposta não seja o que lhe propuseram, 10h diárias e 400€? posso estar enganado mas algo não está bem.
                          Se calhar exagerou um pouco e queria dizer que era para ganhar o salário mínimo. (450?)

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                            Se calhar exagerou um pouco e queria dizer que era para ganhar o salário mínimo. (450?)
                            E Mesmo o salário mínimo não é para 8h?

                            posso estar enganado mas é essa a ideia que tenho.

                            Comentário


                              #74
                              Não me queria referir ás horas...

                              Mas para falar em 400€, talvez seja um valor aproximado ao que lhe iriam pagar como servente....


                              Muito sinceramente, acho mal pago...muito mal pago...conheço quem ganhe bem mais, como servente.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                Não me queria referir ás horas...

                                Mas para falar em 400€, talvez seja um valor aproximado ao que lhe iriam pagar como servente....


                                Muito sinceramente, acho mal pago...muito mal pago...conheço quem ganhe bem mais, como servente.

                                Por isso nem liguei a essa parte do post, mesmo um servente ganha mais, salvo erro.

                                e embora fosse para desempenhar outras funções quando não motorista ele ia ser motorista.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                  Não me queria referir ás horas...

                                  Mas para falar em 400€, talvez seja um valor aproximado ao que lhe iriam pagar como servente....


                                  Muito sinceramente, acho mal pago...muito mal pago...conheço quem ganhe bem mais, como servente.
                                  Penso que o amigo mcs mandou esse valor completamente à balda...um servente ganha na boa mais de 500€

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Penso que o amigo mcs mandou esse valor completamente à balda...um servente ganha na boa mais de 500€
                                    Passo a citar a oferta que está na comunicação do Centro de Emprego:

                                    Salário: 427€/mês (iliquido)... o que acaba por ficar mesmo pelos 400€ ou menos....

                                    Subsidio: 0

                                    Tenho lido comentários casmurros por aqui, o que nem vou correr o risco de responder para não desviar a atenção do assunto principal. Quero só esclarecer que não aceitei por não ser uma profissão indigna ou ingrata, rejeito sim por ter capacidades para funções noutra área e estar completamente fora do que se desempenha na demolição de edifícios. Para mim, todas as profissões são dignas, mas se paguei os meus impostos e investi nos meus conhecimentos profissionais, sinto-me no direito de exigir o mínimo de dignidade pelos meus 10 anos de trabalho, e essa dignidade consiste para mim em desenvolver um trabalho minimamente conecto aos meus conhecimentos técnicos e profissionais.

                                    Estou farto da casmurrice de muitos dos users que não fazem a mínima ideia do que estou a falar...

                                    Especial agradecimento ao Sr. Pacxito pela citação.

                                    Abraço.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      Penso que o amigo mcs mandou esse valor completamente à balda...um servente ganha na boa mais de 500€
                                      Originalmente Colocado por mcs Ver Post
                                      Passo a citar a oferta que está na comunicação do Centro de Emprego:

                                      Salário: 427€/mês (iliquido)... o que acaba por ficar mesmo pelos 400€ ou menos....


                                      Subsidio: 0

                                      Tenho lido comentários casmurros por aqui, o que nem vou correr o risco de responder para não desviar a atenção do assunto principal. Quero só esclarecer que não aceitei por não ser uma profissão indigna ou ingrata, rejeito sim por ter capacidades para funções noutra área e estar completamente fora do que se desempenha na demolição de edifícios. Para mim, todas as profissões são dignas, mas se paguei os meus impostos e investi nos meus conhecimentos profissionais, sinto-me no direito de exigir o mínimo de dignidade pelos meus 10 anos de trabalho, e essa dignidade consiste para mim em desenvolver um trabalho minimamente conecto aos meus conhecimentos técnicos e profissionais.

                                      Estou farto da casmurrice de muitos dos users que não fazem a mínima ideia do que estou a falar...

                                      Especial agradecimento ao Sr. Pacxito pela citação.

                                      Abraço.
                                      Essa questão está respondida.

                                      Então, tens notícias em relação ao centro de emprego?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                        Essa questão está respondida.

                                        Então, tens notícias em relação ao centro de emprego?
                                        Mandaram-me aguardar pela carta do aviso de cancelamento e após isso terei 10 dias para apresentar uma justificação por escrito... enfim... algo que já sabia mas que insistem em meter borocracia pelo meio...

                                        Comentário


                                          #80
                                          deleted

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por - Ver Post
                                            ?? ......
                                            Desculpa. Bragança

                                            Comentário


                                              #82
                                              Pede o mesmo subsidio que dão aos ciganos e aos pretos que nunca trabalharam, nem nunca descontaram 1 cêntimo para a segurança social ...

                                              Eles tem direito a subsidio .. e de certeza que não procuram trabalho nem nada que se pareça.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Uma pergunta:

                                                Uma pessoa ganha 1000 euros brutos por mês. Fica sem trabalho, e subsequentemente preenche no centro de emprego a sua candidatura ao subsidio de desemprego.
                                                Passado um mês aparece uma oferta de 600 euros por parte de uma empresa ligada ao centro de emprego.
                                                A pessoa é obrigada a ir trabalhar para essa empresa mesmo que a remuneração seja inferior aos 1000 euros que auferia antes de estar desempregado?
                                                Agradeço a que me puder tirar esta duvida.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por miguel_trader Ver Post
                                                  Uma pergunta:

                                                  Uma pessoa ganha 1000 euros brutos por mês. Fica sem trabalho, e subsequentemente preenche no centro de emprego a sua candidatura ao subsidio de desemprego.
                                                  Passado um mês aparece uma oferta de 600 euros por parte de uma empresa ligada ao centro de emprego.
                                                  A pessoa é obrigada a ir trabalhar para essa empresa mesmo que a remuneração seja inferior aos 1000 euros que auferia antes de estar desempregado?
                                                  Agradeço a que me puder tirar esta duvida.
                                                  Retribuição bruta ( ou seja os 600€) deve ser igual ou superior ao valor do subsídio acrescido de 25% se a oferta ocorrer nos primeiros 6 meses do subsídio.

                                                  A partir do 7º mês é acresido de 10%.

                                                  Logo, depende exclusivamente do valor que recebes de desemprego e não do ordenado que tinhas.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                    Retribuição bruta ( ou seja os 600€) deve ser igual ou superior ao valor do subsídio acrescido de 25% se a oferta ocorrer nos primeiros 6 meses do subsídio.

                                                    A partir do 7º mês é acresido de 10%.

                                                    Logo, depende exclusivamente do valor que recebes de desemprego e não do ordenado que tinhas.
                                                    Excelente explicação. Obrigado!

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Queria alertar para uma coisa relativamente ao artigo aí de cima que diz:

                                                      A actividade contratada, ainda que descrita por remissão para categoria profissional constante de instrumento de regulamentação colectiva de trabalho ou regulamento interno de empresa, compreende as funções que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador detenha a qualificação profissional adequada e que não impliquem desvalorização profissional.
                                                      Sempre que um patrão vos obrigar a aceitar uma função porque é "afim" a melhor solução é aceitar e procurar de imediato um novo emprego. Porquê? Porque em caso de arranjarem novo emprego podem rescindir o vosso contrato sem dar nada à casa usando exactamente esse artigo. O peixe morre pela boca como se costuma dizer.

                                                      Nota: isso acontece se a função for subjectiva e suseptivel de não ser afim consultando sempre o advogado obviamente.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X