Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O tópico do linux

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como é que ficou o XGL/Compiz?

    Comentário


      Não sei... O meu router queimou com uma trovoada há dias e não tenho usado o Ubuntu por preguiça de ir ver como se instala o modem USB do Sapo..

      Daqui a dias quando o router tiver arranjado vou actualizar para a versão 6.10 e logo vejo.

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por mundano

        MAs ontem foi lançado o Release Candidate. Que segundo os developers está estável o suficiente para ser usada por todos, muito pouco mudará até à versão final.

        De qualquer forma, a versão beta actualiza e provavelmente o que tens agora já é a Release Candidate.. ;)
        eu ainda nao actualizei pq agora vou formatar o desktop e o laptop, basicamente vai ser um refresh de todo o tamanho na minha rede aqui de casa. SO's tds de novo etc. Vem aí o mau tempo

        Quando voltar a instalar espero que ja tenha entao saído finalmente a versao 6.10

        Já agr mundano, ja instalas-te Kubuntu alguma vez? Vale pelo KDE? Acho que tem perdido adeptos nos ultimos tempos.

        Comentário


          Eu antes usava o Kubuntu... Sinceramente é assim..

          Eu pessoalmente gosto mais do KDE.. E usaria o KDE sempre, se tivesse tanto suporte por parte das distribuições como tem o Gnome. Mas a verdade é que por razões varias cada vez mais o Gnome é o escolhido. E penso que isso só mudará se o KDE 4 for mesmo uma bomba..

          No caso do Ubuntu eles dão suporte aos dois, mas é um suporte assimetrico. O Ubuntu leva 90% da atenção, e o Kubuntu leva prai 5%, os outros 5% é para o Xubuntu e para o Edubuntu..

          No Ubuntu, o Gnome está perfeitamente integrado na distribuição. O KDE, a ideia que dá, é que por baixo do capot tem o Ubuntu, e depois o KDE foi colocado ali por cima por meia duzia de curiosos.. Apesar de funcionar relativamente bem, acho que lhe falta a dedicação que o Ubuntu tem paraser realmente uma distribuiçãode qualidade.. Por isso, acabei a usar o Ubuntu em vez do Kubuntu.


          Quando tiver o router de volta, quero também experimentar a Mepis, porque é uma distribuição que trabalha em exclusivo com o KDE e por isso, o ambiente grafico deverá estar perfeitamente integrado e tem tido muitas boas criticas desde que passou a ser baseado nos pacotes do Ubuntu..

          Como eles proprios dizem, o Ubuntu providencia pacotes estaveis e de qualidade e eles assim preocupam-se unicamente com aquilo que os utilizadores vêm..

          citação:The Ubuntu pools and community are a good match with MEPIS. Ubuntu's pools are stable, and they have a high engineering standard. The Dapper Drake pool is going to be maintained for up to 5 years, and MEPIS plans to support SimplyMEPIS 6.0 for 3 years. Because of the collaboration with Ubuntu, MEPIS is able to focus on improvements users will see instead of working under the hood.

          Comentário


            Pois a minha preferencia recaí na mesma que a tua. Desde sempre preferi KDE em relacao ao gnome mas nao experimentei o Kubuntu, no entanto certas reviews que vi ficaram aquém daquilo que pode ser comparativamente ao Ubuntu Gnome. Este sim ate me surpreendeu de inicio, na 1ª vez que utilizei a distribuiçao.

            Quanto ao MEPIS parece-me bem o conceito, la vou eu por um 3rd boot!

            Comentário


              boas pessoal tentei instalar o caixa magica fez tudo da instalação mas depois ao arrancar diz que não deteta nenhuma partição no disco c: eu formatei o disco e não tinha la mais nada a ser o sistema operativo o que acham que tou a fazer mal?

              cumpts

              Comentário


                Podes colocar exactamente o que aparece?

                Comentário


                  Só para avisar que o Ubuntu 6.10 saiu hoje.

                  Comentário





                    Novidades da versão:
                    o Tomboy, um prático e eficiente gerenciador de pequenas notas (post-it)
                    o F-Spot, um poderoso gerenciador de fotos que permite a organização por gategorias, edição de imagens e envio para bancos de dados online (como o Flickr)
                    o Gnome 2.16 com diversas novidades, mais seguro, rápido e estável
                    o Novo design mais limpo, tanto no boot quanto no desktop e tela de login.
                    o Boot muito mais rápido
                    o Última versão do Firefox (2.0) incluindo diversos recursos como correção ortográfica, recuperação de sessões perdidas em travamentos, detector de "phishings", sistema de busca construido com suporte ao OpenSearch e melhor suporte a feeds
                    o Diversos recursos de segurança, que devem prover um sistema mais seguro e livre de vulnerabilidades antes mesmo destas vulnerabilidades serem descobertas
                    o Cliente de e-mail Evolution 2.8.0 com diversos novos recursos como os painéis verticais.

                    Novidades na versão server:
                    o Suporte automático a configurações DHCP com 2 ou mais placas de rede instaladas (disponível na versão Alternate CD)
                    o Seleção de língua e sessão disponível do gerenciador de login LTSP - permitindo que o usuário escolha qualquer língua e ambiente desktop instalados no servidor
                    o Suporte para dispositivos locais plugados em clientes - permitindo que usuários acessem câmeras, ipods ou pen drives diretamente do cliente
                    o Suporte a impressão - habilitando impressão em impressoras conectadas a um cliente
                    o Total suporte a boot pela rede


                    http://www.ubuntu.com/products/GetUb...currentrelease

                    Comentário


                      Eu fiz o upgrade quando saiu a versão beta.
                      Até ao momento OK.

                      Comentário


                        Eu não tenho usado o Ubuntu.. Primeiro queimou o meu router, depois instalei o modem da Clix, logo a seguir mudei para o Sapo, veio novo modem.. E eu pensei.. Bem.. o router deve tar quase reparado. Mas entretanto o tempo foi passando e já lá vai um mes...

                        Comentário


                          Eu eliminei o JANELAS.
                          É LINUX É LINUX. Neste caso Ubuntu.

                          A única coisa que me lixou foi descobrir que a minha NGS Show Cam Plus não funciona em Linux.
                          Paciência. Há que ter em atenção no futuro, ao hardware que compro.

                          Comentário


                            A minha Lifeshit.. Err.. Lifetech também não funciona em Linux... É a única peça de hardware incompatível.. Mas para mim é indiferente, a única pessoa que a usa aqui em casa é a minha irmã e ela usa sempre o Windows.

                            Comentário


                              Eu ainda vou testar se a minha câmera mini DV ainda faz de webcam. Eu consigo sacar videos através da minha placa firewire.

                              Comentário


                                Eu não percebo muito de Linux, mas penso que ainda vou pescando umas coisas, bem mais do que o utilizador comum do windows. Eu juro que queria ter uma versão que fosse configurável sem problemas. O (K)ubuntu é dos melhores nesse aspecto, sem dúvida, mas qualquer coisa que fuja um bocadinho aos updates e a instalar os packages com o adept, é um terror. Não é só esta distro, são todas. Após o kubuntu 6.06, finalmente a rede trabalha imediatamente após a instalação. Instalei o kubuntu 6.10, fez os auto-updates todos (até faz o update ao kernel online, muito bem). Depois quis instalar os drivers da Nvidia para trabalhar em multimonitor com a minha 7900. Como qualquer coisa simples em linux, lá vamos nós para a linha de comandos. sudo sh nvidia.run. Tal tal, blá blá, falta o ld, instale o binutils. Sim senhor. De facto não está instalado. sudo sh nvidia.run. Desculpe lá, não pode instalar estes drivers em ambiente gráfico. Ok, logout e login com linha de comandos. sudo sh nvidia.run. Tudo bem, só que estes drivers têm que ser compilados para o seu kernel, e o sr. não tem os kernel headers instalados. Ou lá o que isso seja. Lá descobri os kernel headers com o adept e instalei. sudo sh nvidia.run Tal tal, porreiro, mas falta ainda mais qualquer coisa que não me lembra o nome. Também consegui descobrir no adept e instalei. sudo sh nvidia.run. Pronto, acabou de instalar os drivers, parabéns. sudo shutdown -r -t 2 "now". reboot, Fantástico, tanto trabalho e agora o kubuntu não arranca... fica preso antes de carregar o ambiente gráfico.

                                Meus amigos, enquanto linux for assim, nem de perto nem de longe vai beliscar o mercado do Windows...

                                Comentário


                                  Exatamente Avant, exatamente...

                                  O linux ainda é só para o aficionados e dedicados users e adeptos que tem..

                                  Está longe da funcionalidade, facilidade, compatibilidade, universalidade das versões WINDOWS.

                                  O linux ainda é muito amador, embora tenha potencial, e am grande maioria dos seus utilizadores tem ou dual boot com windows, ou um computador dedicado para linux...

                                  è que em linux ainda não se pode fazer tudo, nem tudo facilmente como se faz em windows...

                                  E enquanto for feito por amadores, nunca alcançará o mercado das aplicações profissionais, e com isto não atrairá o tipo de user comum de PC que apenas quer que o PC faça o que ele manda e se use sem chatisses...

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Avant

                                    Eu não percebo muito de Linux, mas penso que ainda vou pescando umas coisas, bem mais do que o utilizador comum do windows. Eu juro que queria ter uma versão que fosse configurável sem problemas. O (K)ubuntu é dos melhores nesse aspecto, sem dúvida, mas qualquer coisa que fuja um bocadinho aos updates e a instalar os packages com o adept, é um terror. Não é só esta distro, são todas. Após o kubuntu 6.06, finalmente a rede trabalha imediatamente após a instalação. Instalei o kubuntu 6.10, fez os auto-updates todos (até faz o update ao kernel online, muito bem). Depois quis instalar os drivers da Nvidia para trabalhar em multimonitor com a minha 7900. Como qualquer coisa simples em linux, lá vamos nós para a linha de comandos. sudo sh nvidia.run. Tal tal, blá blá, falta o ld, instale o binutils. Sim senhor. De facto não está instalado. sudo sh nvidia.run. Desculpe lá, não pode instalar estes drivers em ambiente gráfico. Ok, logout e login com linha de comandos. sudo sh nvidia.run. Tudo bem, só que estes drivers têm que ser compilados para o seu kernel, e o sr. não tem os kernel headers instalados. Ou lá o que isso seja. Lá descobri os kernel headers com o adept e instalei. sudo sh nvidia.run Tal tal, porreiro, mas falta ainda mais qualquer coisa que não me lembra o nome. Também consegui descobrir no adept e instalei. sudo sh nvidia.run. Pronto, acabou de instalar os drivers, parabéns. sudo shutdown -r -t 2 "now". reboot, Fantástico, tanto trabalho e agora o kubuntu não arranca... fica preso antes de carregar o ambiente gráfico.

                                    Meus amigos, enquanto linux for assim, nem de perto nem de longe vai beliscar o mercado do Windows...
                                    Há coisas extremamente amigáveis como a gestão de programas instalados, mas há coisas de bradar aos céus. Esse que descreves é um deles. Como um gajo nem paga por ele até dá desconto...

                                    Comentário


                                      Mas ainda assim agradecia ajuda para resolver o caso. Consigo instalar os drivers (ufff...), mas a partir daí o Kubuntu não arranca mais, só em recovery mode para a linha de comandos.

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Foliv

                                        Exatamente Avant, exatamente...

                                        O linux ainda é só para o aficionados e dedicados users e adeptos que tem..

                                        Está longe da funcionalidade, facilidade, compatibilidade, universalidade das versões WINDOWS.

                                        O linux ainda é muito amador, embora tenha potencial, e am grande maioria dos seus utilizadores tem ou dual boot com windows, ou um computador dedicado para linux...

                                        è que em linux ainda não se pode fazer tudo, nem tudo facilmente como se faz em windows...

                                        E enquanto for feito por amadores, nunca alcançará o mercado das aplicações profissionais, e com isto não atrairá o tipo de user comum de PC que apenas quer que o PC faça o que ele manda e se use sem chatisses...
                                        Ainda ninguém apareceu com umas notas valentes para tentar mudar o rumo das coisas. O único que chega lá perto é o Ubunutu com a boa vontade de um milionário...

                                        Mesmo o próprio pessoal que trabalha em linux diz que não está preparado para o desktop:
                                        http://linsec.ca/blog/index.php?/arc...n-desktop.html
                                        http://www.linux-wizard.net/index.php?id_blog=86

                                        Serão ovelhas ronhosas?

                                        Comentário


                                          Grandes malucos, eu estou instalo isso quando ser considerado estavel, como tenho e uso o ubuntu, supostamente, quando isso acontecer o update vai me avisar...

                                          Comentário


                                            Pois, eu só queria o driver da placa gráfica instalada, pois como esta é bastante recente, usa um driver VESA genérico. E ainda a malta se queixa que é preciso reiniciar o computador para instalar drivers no windows...

                                            Comentário


                                              Eu também queria os driver's da placa de Som, só consigo ter o som num programa de cada vez, depois os outros diz que o driver's estão ocupados... p.e. ou tenho som nos videos do youtube, ou vejo tenho o mp3 a tocar, os 2 ligados não dá [8]...

                                              coisas da vida... isto também é só para trabalho.

                                              Comentário


                                                OS drivers Nvidia costumam estar no repositorio...

                                                Ou então, experimenta usar o EasyLinux.. É uma especie de aplicativo, que instala todos aqueles codecs que graças as leis do Bush agora são proibidos nos USA...

                                                Comentário


                                                  Ok, finalmente a coisa está a funcionar. Claro, não podiam ter um painel de controle ou coisa que o valha para ter 2 monitores, tem que se editar o xorg.cfg:D

                                                  Coisa simples...
                                                  citação:X Config TwinView Options

                                                  To enable TwinView, you must specify the following options in the Device section of your X Config file:
                                                  Option "TwinView"
                                                  Option "MetaModes" "<list of metamodes>"

                                                  You must also specify either:
                                                  Option "SecondMonitorHorizSync" "<hsync range(s)>"
                                                  Option "SecondMonitorVertRefresh" "<vrefresh range(s)>"

                                                  or:
                                                  Option "HorizSync" "<hsync range(s)>"
                                                  Option "VertRefresh" "<vrefresh range(s)>"

                                                  You may also use any of the following options, though they are not required:
                                                  Option "TwinViewOrientation" "<relationship of head 1 to head 0>"
                                                  Option "ConnectedMonitor" "<list of connected display devices>"
                                                  Mas é interessante em acção...

                                                  Comentário


                                                    Avant, devias então instalar o Gentoo como eu fiz há uns tempos...

                                                    As tantas já deitava consola e configurações em ficheiros de texto pelos olhos... Mas no final, fiquei com uma instalação super rápida..

                                                    Instalei num Pentium III @ 550Mhz, com 128 MB de RAM, e a verdade é que a protidão na resposta do sistema gráfico estava impressionante tendo em conta a idade da maquina...

                                                    O problema foi mesmo as compilações. Para instalar o Gentoo o PC esteve uma semana ininterruptamente a compilar.. Primeiro o Kernel (3 vezes, porque os dois primeiros não ficaram bem), depois o Gnome, o Firefox e o Oppen Office...

                                                    Comentário


                                                      Txii Gentoo deve ser mesmo demais! Como slackware! Nunca me aventurei numa distro nao user-friendly.

                                                      Já agora mundano gostava de saber a tua opiniao quanto a SuSE 10.1 (penso que seja o actual) e o Fedora Core 6. O Mandriva para mim ja nem tem lugar desde que se comeu a Conectiva, penso que ja nao é mais de que um bom ambiente gráfico

                                                      Comentário


                                                        Já agora para quem quiser saber como é que consegui instalar os drivers, instalei os packages nvidia-glx, nvidia-glx-dev e nvidia-kernel-common com o adept, e depois saí do X, instalei os drivers proprietários da Nvidia, mas à última questão (qualquer coisa sobre modificar o xorg-conf) tem que se responder que não. Depois é editar manualmente /etc/X11/xorg.conf, substituir onde diz "nv" por "nvidia". As restantes linhas só são necessárias para trabalhar com 2 monitores.

                                                        Depois é fazer startx, e voilá, Kubuntu a funcionar e drivers instalados. Fiquei emocionado ao jogar o UT2003 demo OpenGL em Linux...

                                                        Deve haver uma maneira mais fácil de fazer isto, não? :D

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por mundano

                                                          Avant, devias então instalar o Gentoo como eu fiz há uns tempos...

                                                          As tantas já deitava consola e configurações em ficheiros de texto pelos olhos... Mas no final, fiquei com uma instalação super rápida..

                                                          Instalei num Pentium III @ 550Mhz, com 128 MB de RAM, e a verdade é que a protidão na resposta do sistema gráfico estava impressionante tendo em conta a idade da maquina...

                                                          O problema foi mesmo as compilações. Para instalar o Gentoo o PC esteve uma semana ininterruptamente a compilar.. Primeiro o Kernel (3 vezes, porque os dois primeiros não ficaram bem), depois o Gnome, o Firefox e o Oppen Office...
                                                          Eh, eh, isso não é para mim... contento-me em ser o grande ácaro que conseguiu instalar os drivers da Nvidia e o flashplayer numa distribuição linux... :D

                                                          Comentário


                                                            bem,kick, posso-te dar umas infos sobre o Suse 10.1 (que é a versao actual, a versão 10.2 está ainda em alpha),visto que tenho-o no meu portatil instalado e com o XGL configurado, para mim não há distro melhor (é quase como os clubes, cada um puxa pelo seu ...lol),mas de momento não vou poder meter screens para ver pois tenho o portatil emprestado a um amigo meu que está internado.

                                                            Posso sim dizer que o xgl no Suse (com o KDE) está simplesmente fantástico, corre suavemente no meu portatil quando o Vista apesar de correr bem corre sem o interface AERO o que o torna bastante normal em termos de aspecto. O painel de configuração do xgl é bastante completo tendo skins para as janelas (ficando por exemplo com estilo Mac ou mesmo como Vista). Em termos de utilização acho-o bastante acessivel inclusive na instalação de drivers utilizando o YAST.

                                                            A instalação do Suse é bastante facil e bastante user-friendly; instalando todos os pacotes de software ronda os 7gb (GNOME e KDE + uma data de pacotes) optando-se por algo mais minimalista algo á volta dos 2gb chega perfeitamente. Durante a instalação temos a hipotese de configurar algum do hardware instalado. Falou-se também na implementação de webserver, instalando os pacotes para isso é so necessario uma pequena configuração no Yast e fica tudo pronto em menos de nada.
                                                            Quanto a instalar o XGL, nada mais facil,é so mesmo instalar os pacotes necessarios atraves do Yast e activar, isto se usarem o gnome, com o KDE é necessario editar o ficheiro de arranque do desktop...mas nada de dificil mesmo para alguem com pouca experiencia.

                                                            Quanto a mim sou uma pessoa KDE e não pela interface mais semelhante ao windows mas sim pelo facto que o gnome não me diz nada, ja tentei e acho que lhe falta algo...nao sei explicar mto bem...mas pronto,são gostos.

                                                            Comentário


                                                              já agora, no ubuntu sabem como posso ter o sistema em ingles mas o corrector ortografico em Portugues?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X