Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O tópico do linux

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Agora que decidi abraçar o Linux de corpo e alma, começo a deparar-me com a luta de encontrar substitutos para alguns programas que utilizava.

    A maior parte está já escolhida, instalada e a funcionar, mas há 2 que ainda não tratei:

    1) MS Project - preciso de um que permita importam um XML exportado de Project (já experimentei o Planner, mas não lidou bem com as datas)

    2) Visio - qual é que usam para desenhar diagramas?

    Comentário


      Para o Visio, tenta Dia e Inkscape.

      Comentário


        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
        Agora que decidi abraçar o Linux de corpo e alma, começo a deparar-me com a luta de encontrar substitutos para alguns programas que utilizava.

        A maior parte está já escolhida, instalada e a funcionar, mas há 2 que ainda não tratei:

        1) MS Project - preciso de um que permita importam um XML exportado de Project (já experimentei o Planner, mas não lidou bem com as datas)

        2) Visio - qual é que usam para desenhar diagramas?
        Experimenta o suite Calligra - https://www.calligra.org/ - Tens o Flow para Visio e o Plan para Project, pode não ser bem o que procuras. O Libreoffice também tem o Draw para algo tipo Visio.

        Um dos meus preferidos para desenho (Visio) é o yEd: https://www.yworks.com/products/yed

        Mais alternativas ao Visio: http://beebom.com/2015/04/visio-alternatives

        Comentário


          Obrigado a ambos ;)

          Comentário


            Conhecem algum cliente Linux para me ligar a máquinas Windows que já têm instalado o Dameware?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
              Conhecem algum cliente Linux para me ligar a máquinas Windows que já têm instalado o Dameware?

              Julgo que o Dameware funciona com VNC, por isso qualquer cliente VNC em linux deverá funcionar.

              Comentário


                Também voltei (pela enésima vez) a migrar para Linux, com o Mint. A mudança tem sido pacífica à parte de 3 temas:

                - backups programados: usava o backup nativo do Win7 para uma NAS da D-Link (DNS 320L) com dois discos em RAID 1 com EXT3. Com o Mint nem a apanho na rede... preciso de uma forma de lá chegar;

                - streaming de video para TV: o meu Thinkpad X220 tem Intel WiDi, e uso uma box da Belkin ligada à TV para receber o video do PC (é tipo miracast). Do que pesquisei na net, parece não haver qualquer suporte para WiDi em Linux. Confirmam?

                - Google Drive também não tem nada para Linux? Até a Meo Cloud consegui meter ali...

                A parte da NAS e so streaming até me fez pensar em arranjar ou montar um HTPC ou equivalente, mas tenho o Kodi no Mint e era uma pena ter que arranjar uma segunda máquina.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                  Também voltei (pela enésima vez) a migrar para Linux, com o Mint. A mudança tem sido pacífica à parte de 3 temas:

                  - backups programados: usava o backup nativo do Win7 para uma NAS da D-Link (DNS 320L) com dois discos em RAID 1 com EXT3. Com o Mint nem a apanho na rede... preciso de uma forma de lá chegar;
                  Tenta isto:

                  http://forums.dlink.com/index.php?topic=7848.0

                  - streaming de video para TV: o meu Thinkpad X220 tem Intel WiDi, e uso uma box da Belkin ligada à TV para receber o video do PC (é tipo miracast). Do que pesquisei na net, parece não haver qualquer suporte para WiDi em Linux. Confirmam?

                  - Google Drive também não tem nada para Linux? Até a Meo Cloud consegui meter ali...
                  GDrive?

                  https://apps.ubuntu.com/cat/applications/raring/grive/

                  A parte da NAS e so streaming até me fez pensar em arranjar ou montar um HTPC ou equivalente, mas tenho o Kodi no Mint e era uma pena ter que arranjar uma segunda máquina.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                    Julgo que o Dameware funciona com VNC, por isso qualquer cliente VNC em linux deverá funcionar.
                    Pois também pensei mas já usei cliente VNC e não consigo ligar...

                    Comentário


                      Boa dica, essa do fórum. A cena do GDrive já tinha visto, mas parece que ainda falta limar umas arestas. Vou testar.
                      Em relação ao screen mirroring, há algo a ser feito, mas ainda não dá para testar.

                      obrigado

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                        Pois também pensei mas já usei cliente VNC e não consigo ligar...
                        Pode ser a firewall...experimenta no windows ver se está a porta 5900 aberta.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                          Pode ser a firewall...experimenta no windows ver se está a porta 5900 aberta.
                          A máquina tem o dameware no porto 6129... se ligar de uma máquina Windows com o cliente de dameware consigo sem problemas...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                            Boa dica, essa do fórum. A cena do GDrive já tinha visto, mas parece que ainda falta limar umas arestas. Vou testar.
                            Em relação ao screen mirroring, há algo a ser feito, mas ainda não dá para testar.

                            obrigado
                            Tenho o Grive em Ubuntu, e até agora 5*.

                            Após 2 semanas, já estou completamente adaptado ao linux, e só uso o W10 para um SW de trabalho que foi desenvolvido só para Windows.

                            Comentário


                              Ppl tenho por cá um Acer e11 só com 2Gb de memória que se arrasta muito com o Win8.

                              Alguém daqui já experimentou o Fedora 21 ou o openSUSE? Serão boas escolhas para correr nesta máquina? Ou recomendam algum outro SO?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Nero1 Ver Post
                                Ppl tenho por cá um Acer e11 só com 2Gb de memória que se arrasta muito com o Win8.

                                Alguém daqui já experimentou o Fedora 21 ou o openSUSE? Serão boas escolhas para correr nesta máquina? Ou recomendam algum outro SO?
                                - Linux Mint XFCE
                                - LXLE
                                - Zorin OS Lite (dá para por parecido com windows 2000, XP,7 - Mac - etc)

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por XXLPACK Ver Post
                                  - Linux Mint XFCE
                                  - LXLE
                                  - Zorin OS Lite (dá para por parecido com windows 2000, XP,7 - Mac - etc)

                                  Muito porreiro e bastante simples o Zorin, obrigado!

                                  Comentário


                                    Spotify para Linux

                                    Pena a pub.....mas pronto!



                                    EDIT: Ubuntu 16.04 LTS

                                    Impossível largar este vício........ter win10 e abdicar de Linux.......naaaaa!

                                    Portátil em dual boot! Sem linux é que não pode ser!
                                    Editado pela última vez por apagdo; 30 April 2016, 11:18.

                                    Comentário


                                      Tenho um portátil com sete anos em cima, que tem funcionado sempre bem, com o Vista em cima.
                                      Esse portátil tem as seguintes características:
                                      - Processador: Intel Core Duo CPU T2600 2.16GHz 2.17GHz
                                      - Memória RAM: 2,00GB
                                      - Tipo de sistema: 32 bits

                                      Ora, eu tenho pensado em experimentar alguma distribuição Linux, e gostaria de ouvir sugestões sobre qual é que seria a mais indicada, assim como certas coisas sobre esse SO e se certos programas que funcionam em Linux são os mais indicados:
                                      - Qual será a melhor distribuição para quem nunca utilizou Linux?
                                      - Programas como o Libreoffice são tão bons - e fáceis de utilizar - como o Office da MS?
                                      - É aconselhado algum browser em especial, que esteja mais bem adaptado a funcionar em Linux?
                                      - Antivírus é ou não é necessário? E firewall? Já vem uma firewall no Linux ou deve-se colocar alguma?
                                      - Actualizações no SO são automáticas ou manuais?
                                      - Em média, quantos anos posso esperar de suporte numa distribuição Linux?

                                      De momento não me lembro de mais nada. Qualquer pergunta que pareça muito ingénua, desculpem lá...
                                      Obrigado por qualquer sugestão e conselho!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por To Ver Post
                                        Tenho um portátil com sete anos em cima, que tem funcionado sempre bem, com o Vista em cima.
                                        Esse portátil tem as seguintes características:
                                        - Processador: Intel Core Duo CPU T2600 2.16GHz 2.17GHz
                                        - Memória RAM: 2,00GB
                                        - Tipo de sistema: 32 bits

                                        Ora, eu tenho pensado em experimentar alguma distribuição Linux, e gostaria de ouvir sugestões sobre qual é que seria a mais indicada, assim como certas coisas sobre esse SO e se certos programas que funcionam em Linux são os mais indicados:
                                        1 - Qual será a melhor distribuição para quem nunca utilizou Linux?
                                        2 - Programas como o Libreoffice são tão bons - e fáceis de utilizar - como o Office da MS?
                                        3 - É aconselhado algum browser em especial, que esteja mais bem adaptado a funcionar em Linux?
                                        4 - Antivírus é ou não é necessário? E firewall? Já vem uma firewall no Linux ou deve-se colocar alguma?
                                        5 - Actualizações no SO são automáticas ou manuais?
                                        6 - Em média, quantos anos posso esperar de suporte numa distribuição Linux?

                                        De momento não me lembro de mais nada. Qualquer pergunta que pareça muito ingénua, desculpem lá...
                                        Obrigado por qualquer sugestão e conselho!
                                        1. Linux Mint MATE.
                                        2. Sim.
                                        3. Qualquer um.
                                        4. Não. Sim. UFW.
                                        5. Avisa com um indicador. Quando quiseres instalar, clicas.
                                        6. Depende da versão. Existem versões LTS com suporte de cerca de 4 a 5 anos. A versão actual do Mint tem suporte até 2019. Deve estar para sair uma com suporte até 2021 (2016+5).

                                        Comentário


                                          Muito obrigado pelos conselhos Nuno156.
                                          Vou experimentar então esse Linux.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por To Ver Post
                                            Muito obrigado pelos conselhos Nuno156.
                                            Vou experimentar então esse Linux.
                                            NOTA:
                                            Quando quiseres instalar alguma coisa, não procures na NET para descarregar e instalar.
                                            Usa o Software Manager. Instala sempre do repositório da distribuição de Linux. Se descarregares da NET podes ter problemas.

                                            NOTA2:
                                            Não se instalam drivers.
                                            Nem para as impressoras.

                                            NOTA3:
                                            Se tiveres algumas dúvidas, pergunta aqui primeiro.
                                            Normalmente resolvem-se todas através do repositório da distribuição de Linux (Software Manager e/ou Synaptic Package Manager).
                                            Tudo o que normalmente é necessário está lá.

                                            Comentário


                                              Vou ter em conta as tuas notas Nuno156. Obrigado por esses conselhos.

                                              Agora, mais uma dúvida:
                                              - Quando fui ao site do Mint, verifiquei que o Mint Mate tem lá indicado que precisa de um cd (no item Media) e eu vi que o mirror para descarregar o SO é o da Universidade do Porto, tendo também verificado que aparece lá uma torrent para o SO.
                                              Portanto, pergunto: será melhor utilizar o mirror da Universidade do Porto ou será melhor utilizar a torrent? Ou tanto faz?

                                              Desculpem lá se as perguntas parecem demasiado "parvas", mas eu não quero fazer asneira...

                                              Comentário


                                                Respondo já pelo Nuno, pois podes ter pressa. Tanto faz. Descarrega pelo que te der mais jeito pois as velocidades são boas e o tamanho da ficheiro é pequeno nos dias de hoje.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                  Respondo já pelo Nuno, pois podes ter pressa. (...)
                                                  Isto não é um concurso...
                                                  O que interessa é que haja uma resposta, não interessa de quem.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por To Ver Post
                                                    Vou ter em conta as tuas notas Nuno156. Obrigado por esses conselhos.
                                                    (...)
                                                    As notas são apenas para evitar que te sintas tentado a resolver "problemas" sozinho "à moda do Windows".
                                                    Isto porque se o tentares fazer como se fosse o Windows, o mais certo é conseguires estragar em lugar de arranjar.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      NOTA2:
                                                      Não se instalam drivers.
                                                      Nem para as impressoras.
                                                      Isso não é sempre verdade, não são raras as vezes que é preciso instalar packages de drivers para actualizar as capacidades de detecção e impressão de algumas impressoras, como o hplip. Algumas vezes são proprietários, na maior parte das vezes são open source mas não é estranho ter de os instalar de vez em quando, nem todas as distribuições trazem tudo pré-instalado.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por OrDoS Ver Post
                                                        Isso não é sempre verdade, não são raras as vezes que é preciso instalar packages de drivers para actualizar as capacidades de detecção e impressão de algumas impressoras, como o hplip. Algumas vezes são proprietários, na maior parte das vezes são open source mas não é estranho ter de os instalar de vez em quando, nem todas as distribuições trazem tudo pré-instalado.
                                                        Fiz isso há umas semanas no Linux do meu pai.
                                                        O HPLIP está no repositório do Mint. Tal como para a EPSON.

                                                        O que eu disse mantém-se.
                                                        Havendo uma excepção, é perguntar aqui primeiro.
                                                        A regra é estar tudo nos repositórios.

                                                        Pode não estar pré-instalado, mas isso é irrelevante para o que eu disse.
                                                        Desde que esteja no repositório, pré-instalado ou não, mantém-se o que eu disse.

                                                        Instalar packages de fora dos repositórios normalmente dá asneira.
                                                        Ainda assim, há quem saiba fazer as coisas, mesmo estando de fora dos repositórios. É o caso do Google Chrome que, mesmo sendo necessário instalar algo de fora dos repositórios, o software em si está em repositórios da Google, pelo que a instalação é feita com menos riscos, e com a possibilidade de desinstalar e actualizar com exactamente os mesmos procedimentos que se aplicam a qualquer outro software que esteja nos repositórios.

                                                        Comentário


                                                          Se querem um OS leve, podem dar uma oportunidade ao Arch ou Manjaro.

                                                          Comentário


                                                            O Ubuntu já dá para instalar na versão MATE.

                                                            Comentário


                                                              Uma ajuda, se puderem:

                                                              Numa janela de instalação do Linux Mint aparece para escolhermos:

                                                              "Encript the Linux Mint installation for security" e "Use LVM with the new the Linux Mint installation".

                                                              Tenho alguma vantagem em seleccionar alguma delas, ou ambas?
                                                              O computador vai ser utilizado, esporadicamente, ao fim-de-semana, e para pouco mais do que ir à net, ver o e-mail e fazer algum trabalho que implique texto, apresentações e tabelas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X