Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O tópico do linux

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ubuntu 22.10

    Comentário


      Eu sou um Zequinha em termos de informática, mas tenho andado a pensar em instalar uma distro de Linux para tentar reavivar 1 portátil e 1 desktop mais velhotes.

      Na vossa opinião é seguro usar para home banking? Para a nossa conta principal de email?

      Eu sei que há servidores que funcionam com Linux, por isso deve ser seguro.
      Apenas queria ter mais alguns dados e opiniões.

      Comentário


        Não há pessoal a usar Linux que possa dar uma ajuda? 😎

        Comentário


          Originalmente Colocado por DMA Ver Post
          Não há pessoal a usar Linux que possa dar uma ajuda? 😎
          https://itsfoss.com/lightweight-linux-beginners/

          Tem aqui uma boa lista.

          https://distrowatch.com/

          Site com compilação de diversas outras distribuições Linux

          Comentário


            Originalmente Colocado por DMA Ver Post
            Não há pessoal a usar Linux que possa dar uma ajuda? 😎

            Que precisas de saber?

            Comentário


              Originalmente Colocado por SilverCoconut Ver Post

              https://itsfoss.com/lightweight-linux-beginners/

              Tem aqui uma boa lista.

              https://distrowatch.com/

              Site com compilação de diversas outras distribuições Linux
              Silvercoconut, obrigado pelos links mas a minhas dúvidas são mais outras questões (que estão no post seguinte).
              Em relação à distro, devo usar o Mint Xfce para o portátil. Tem SSD, mas o processador é antigo e acho que só tem 2GB de RAM.

              Para o desktop usaria o Mint Cinnamon ou o Ubuntu 22.04 LTS. Tem um CPU i3 de 3th Gen e 6GB de RAM.

              Comentário


                Originalmente Colocado por slblxs Ver Post


                Que precisas de saber?
                A minha curiosidade era mais relacionada com a segurança de usar Distros como as que citei acima com home banking, para aceder a uma conta importante de email ... coisas mundanas mas importantes e sensíveis.

                Eu percebo que a segurança é um assunto complexo; que depende muito do tipo de ficheiros que descarregas, programas que damos autorização para serem instalados, cuidados com mails e links suspeitos, utilização de passwords complexas, etc.

                Mas isso são conhecimento genéricos ... queria que alguém com experiência prática e mais conhecimentos concretos sobre a matéria pudesse acrescentar algo mais.

                Comentário


                  Para PC antigo, uso o mxlinux, já experimentei vários, mas este é mesmo o mais leve.
                  A nível de segurança o Linux tem boa reputação, até que o IOS que é considerado seguro é baseado em Linux.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por DMA Ver Post

                    A minha curiosidade era mais relacionada com a segurança de usar Distros como as que citei acima com home banking, para aceder a uma conta importante de email ... coisas mundanas mas importantes e sensíveis.

                    Eu percebo que a segurança é um assunto complexo; que depende muito do tipo de ficheiros que descarregas, programas que damos autorização para serem instalados, cuidados com mails e links suspeitos, utilização de passwords complexas, etc.

                    Mas isso são conhecimento genéricos ... queria que alguém com experiência prática e mais conhecimentos concretos sobre a matéria pudesse acrescentar algo mais.
                    O Tux já respondeu. Mas, aconselho Mint Mate ou Mxlinux, são mais leves do que o Cinnamon.

                    Quanto á segurança, posso dizer que já utilizo á mais de 15 anos e até á data sem problemas nesse aspecto..

                    Até a Maria utiliza, desde essa altura e faz todos os meses pagamentos por homebanking, entre outras coisas.

                    E segundo ela, é bem mais leve que o Windows e funcional.

                    MxLinux » https://www.youtube.com/watch?v=kBwgFEpb-d4

                    Mint Mate » https://www.youtube.com/watch?v=avbkwoPfK2o

                    Se tiveres mais dúvidas, apita.

                    Comentário


                      Obrigado Tux e slblxs pelos vossos posts.

                      Um dos objectivos, para além de substituir SO que já não é alvo de "manutenção" é também ficar a conhecer um pouco o ambiente Linux e não ser tão ignorante sobre a matéria. Uma pessoa não perde nada em saber os mínimos e estar minimamente ambientado ... nunca se sabe quando pode ser útil num ambiente de trabalho ou outra situação.

                      Comentário


                        Testa o Lubuntu também.
                        Acho que os ambientes lxqt são dos mais agradáveis de usar.

                        Editado pela última vez por tiagomaia; 17 January 2023, 08:28.

                        Comentário


                          Instalei o LXLE numa máquina super antiga.
                          ganhou vida, pois claro com um ssd baratucho.

                          não consigo por o vlc a correr. tenho-o instalado.. mas fecha quando meto o video a correr.
                          Na app nativa da distro, o mesmo video corre bem com legendas.

                          Faltam-me codecs? e como os instalar?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                            Instalei o LXLE numa máquina super antiga.
                            ganhou vida, pois claro com um ssd baratucho.

                            não consigo por o vlc a correr. tenho-o instalado.. mas fecha quando meto o video a correr.
                            Na app nativa da distro, o mesmo video corre bem com legendas.

                            Faltam-me codecs? e como os instalar?

                            Posta aqui uma foto do erro que aparece.

                            O VLC, pode ser um pouco pesado. Consegues ver os vídeos do youtube em 720p ou mais?

                            Comentário


                              Não dá erro. Simplesmente vai abaixo.
                              No YouTube só 720p. Mais que isso, encrava.

                              Enviado do meu 2201117TY através do Tapatalk

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                                Não dá erro. Simplesmente vai abaixo.
                                No YouTube só 720p. Mais que isso, encrava.

                                Enviado do meu 2201117TY através do Tapatalk
                                Qual o browser que estás a utilizar?

                                Poderias colocar as especificações do pc/portátil?

                                Comentário


                                  Deixa lá isso.
                                  O dono não se importa não ter o VLC. Diz que mete as legendas à unha

                                  Ficou super contente com a nova vida do PC. Ainda lhe disse para experimentar o antiX, para ver se se mexe bem.

                                  Obrigado na mesma.

                                  Comentário


                                    Preciso de um programa para Linux, que faça a mesma coisa que o VSO para Windows.

                                    Alguém?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                                      Preciso de um programa para Linux, que faça a mesma coisa que o VSO para Windows.

                                      Alguém?
                                      https://pt.wikipedia.org/wiki/CURL ?

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X