Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como fazer contas de dividir??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    algoritmo da divisão

    Comentário


      #32
      Pelo que percebo daí...

      872/46
      46

      87-46=41... e?! Já fica diferente do exemplo, o que faço com o 41?
      Editado pela última vez por PDCouto; 19 September 2010, 15:20.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
        É que o "outra vez" nunca existiu, por diversas razões... que não pertencem a este tópico.

        Eu nunca soube, e agora quero ensinar à miúda e não consigo. Estou a passar-me com isto, estou a tentar:

        872/46 (sei que dá 18,9...)

        Mas começo logo mal: em 8 quantas vezes cabem 4? 2... logo aí dá mal. Faço em 87 quantas vezes cabem 46? 1. Multiplico o 1 pelo divisor. Dá 460. Baixo o resto 2. Fica assim:

        872/46
        462

        Depois faço em 102 quantas vezes cabe 46? 2 vezes, e baixo o resto.

        872/46
        462
        _22

        E agora?! Estou a fazer bem?

        Ainda por cima ela aprende com um método de "rainhas e reis que casam com este e com aquele".

        Isto é mesmo irritante, odeio os professores que não me fizeram entender isto e o que meteu baixa durante meses a fio. E depois olho para isto e partir de determinada altura até começo a suar.
        Ok, pensei que fosse apenas para "relembrar".
        Não precisas de stressar/suar, com calma e prática apanha-se bem.

        O teu raciocínio inicial está bem, mas parece que te perdeste aí pelo meio.

        872 |46__

        - como 46 só cabe uma vez em 87, multiplicas 1x6 para 7, sobra 1;
        - depois 1x4 para 8, sobram 4.

        Ficando
        872 |46__
        41___1

        - baixa-se o 2;
        872 |46__
        412__1

        - aqui como o 46 não cabe no 41, tem-se de ver quantas vezes cabe no 412. Nestas situações faço umas contas de multiplicar até chegar lá. Deve haver algum método mas nunca tive problemas.
        - "imaginando" que é 8;
        872 |46__
        412__18

        - 8x6 para "5"2 (cinquenta e dois), sobram 4, e vão 5 porque fez-se a diferença para 52. O 5 fica subentendido porque os 2 primeiros algarismos ficam para a conta com o 4 do divisor e é o valor (acima do resultado da multiplicação (8x6)) mais próximo;
        - 8x4 mais os cinco de trás, 37 para 41, sobram 4;
        Ficando:
        872 |46__
        412__18
        _44

        Aqui como o divisor já é maior que o resto, baixa-se um zero, e começa a parte decimal. Aqui acontecem 2 coisas, ou a parte decimal tem um número fixo de casas, e consegue-se chegar ao fim da operação, ou não tendo, escolhe-se qual a exactidão que se pretende, ou que é pedida, em termos de casas decimais.

        872 |46__
        412__18
        _440
        - aqui já cabem 9 vezes o 46 no 440.

        872 |46__
        412__18,9
        _440

        - 9x6 para "6"0 (sessenta), sobram 6, e vão 6;
        - 9x4, mais os 6 de trás, para 44, sobram 2;
        872 |46__
        412__18,9
        _440
        __26

        Como o divisor não cabe em 26 volta-se a baixar mais um zero e volta-se a repetir o processo.

        Ajuda?
        Editado pela última vez por Macavenco; 19 September 2010, 16:06.

        Comentário


          #34
          Não resolves multiplicando por 1/x?

          Comentário


            #35
            ainda bem que ja passei no modulo dos codigos binários, só de tentar releembrar-me disso dá-me dores de cabeça

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
              Ok, pensei que fosse apenas para "relembrar".
              Não precisas de stressar/suar, com calma e prática apanha-se bem.

              O teu raciocínio inicial está bem, mas parece que te perdeste aí pelo meio.

              872 |46__

              - como 46 só cabe uma vez em 87, multiplicas 1x6 para 7, sobra 1;
              - depois 1x4 para 8, sobram 4.

              Ficando
              872 |46__
              41___1

              - baixa-se o 2;
              872 |46__
              412__1

              - aqui como o 46 não cabe no 41, tem-se de ver quantas vezes cabe no 412. Nestas situações faço umas contas de multiplicar até chegar lá. Deve haver algum método mas nunca tive problemas.
              - "imaginando" que é 8;
              872 |46__
              412__18

              - 8x6 para "5"2 (cinquenta e dois), sobram 4, e vão 5 porque fez-se a diferença para 52. O 5 fica subentendido porque os 2 primeiros algarismos ficam para a conta com o 4 do divisor e é o valor (acima do resultado da multiplicação (8x6)) mais próximo;
              - 8x4 mais os cinco de trás, 37 para 41, sobram 4;
              Ficando:
              872 |46__
              412__18
              _44

              Aqui como o divisor já é maior que o resto, baixa-se um zero, e começa a parte decimal. Aqui acontecem 2 coisas, ou a parte decimal tem um número fixo de casas, e consegue-se chegar ao fim da operação, ou não tendo, escolhe-se qual a exactidão que se pretende, ou que é pedida, em termos de casas decimais.

              872 |46__
              412__18
              _440
              - aqui já cabem 9 vezes o 46 no 440.

              872 |46__
              412__18,9
              _440

              - 9x6 para "6"0 (sessenta), sobram 6, e vão 6;
              - 9x4, mais os 6 de trás, para 44, sobram 2;
              872 |46__
              412__18,9
              _440
              __26

              Como o divisor não cabe em 26 volta-se a baixar mais um zero e volta-se a repetir o processo.

              Ajuda?
              Macavenco... muito obrigado! Explicação fantástica!

              É que nas outras contas que se fazem manualmente o processo é mais constante e prático. Daí a dificuldade!

              Cada vez dou mais valor a saber matemática, melhora em muito o raciocínio geral e abstracto!

              Comentário


                #37
                Contas

                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                só sei fazer contas de somar e de sumir
                Boa colega JDEM. Mas sobre estas duas contas eu prefiro a de somar e explico porquê do seguinte modo:

                Quando eu andava metido no meio dos trabalhadores rurais a fazer contas às quantidades de trigo que tinham saído da colheita anual, a dado momento a minha filha veio até à eira e esteve a observar a cena de eu andar de lado para lado de bloco de papel na mão e lápis e a fazer as contas à moda antiga.

                Na sua mentalidade formou-se, por certo, uma dúvida razoável e ela veio-me perguntar "porque é que fazes as contas à mão se tens máquinas de calcular?"

                E eu tive que lhes explicar o seguinte: "Quando era solteiro fazia contas à mão. Depois casei com a mãe dela e comecei a fazer contas à máquina, mas de vez em quando é bom fazer à mão porque senão a máquina pode avariar e perde-se a prática de fazer contas".

                De início ela não percebeu e depois de algum tempo a observar lá se foi embora, mas foi pedir explicações sobre a minha explicação à mãe dela e lá ficou a saber das contas à mão e da máquina de calcular.

                Comentário


                  #38
                  Então ainda não apareceu ninguém a fazer "facepalms" e a gozar aí com os rapazinhos porque não sabem fazer uma conta que se aprende... na escola primária?

                  Só se goza quando são aqueles que respondem bacoradas em estudos e inquéritos?

                  Só porque são do fórum já é apenas um esquecimento...

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X