Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O significado de um amigo...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Um amigo reconhecerá sempre uma mutua amizade.

    Uma amizade sincera nunca é sujeita traição, do comentário falso ao
    acto mesquinho.

    Pior que um inimigo será sempre um falso amigo.
    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
    Concordo inteiramente.
    De pleno acordo.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Amigos a sério são sempre raros... pouca gente terá mais que 5 ou 6 verdadeiros amigos...
      No meu entender o que importa para mim é a qualidade e não a quantidade.
      Mas vai-me dando a ideia que actualmente as pessoas tomam como todos de amigos, transparencendo que quanto mais popular é estar-se na moda.
      Noto isso nas camadas mais jovens...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
        Apetece-me filosofar, e discordar de ti num ponto:

        eu não consigo colocar namorada como verdadeira amiga na máxima amplitude, porque apesar de o ser no momento, nunca se sabe o futuro, e para mim um verdadeiro amigo é para sempre, e nesse aspecto a namorada falha, porque infelizmente por 1001 motivos daqui a algum/muito tempo pode deixar de o ser.

        Quanto a mim, tenho pessoas que considero verdadeiros amigos, pessoas que vêm do tempo do secundário, que fazemos questão de estar sempre juntos nas férias e tal, mas felizmente, nunca precisei realmente deles para saber se são realmente amigos ou não, embora acredite que sim.

        Na universidade, é diferente, apesar de ter bons colegas(até tou a morar com alguns), quando tamos cá, é tudo amigo e unido e porreiro, mas depois, chega as férias, e vai cada um para seu lado e mal falamos. É uma incógnita o que acontecerá depois da faculdade.
        Não posso concordar. Pelo menos no meu caso a namorada é quem tem mostrado mais se preocupar comigo. É lógico que hoje é namorada amanhã ficamos chateados e deixamos de nos falar, mas isso também não acontece com os amigos? E se com os amigos não acontece tanto isso é porque não esperamos que eles sejam mesmo amigos, pois quando pensamos ter um amigo e esse nos desilude pelo menos comigo também deixa de ser amigo. Sou muito exigente..

        E mais amigos de faculdade.. A maioria são colegas em que existe uma boa relação, alguns podendo estar perto de amigos.

        Também felizmente nunca passei por uma situação em que precisasse de ver quem realmente é meu amigo, aí talvez acreditasse que tivesse uma ou duas surpresas!

        Comentário


          #34
          Classificando por amigos verdadeiros, só tenho uma amiga, depois é a familia, o marido, 5 irmãos e 3 irmãs esses sim, são os meus verdadeiros amigos aqueles que me conheçem verdadeiramente bem, aqueles que quando preciso estão lá e sei que posso contar com eles.

          Ahh, estava-me a esqueçer de um pekeno homem muito importante, na minha vida que já sabe dar conselhos, o meu filho claro, um grande amigo sem dúvida! Ainda estes dias conversáva-mos e ele dizia não "desistas mãe"!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por air Ver Post
            Não posso concordar. Pelo menos no meu caso a namorada é quem tem mostrado mais se preocupar comigo. É lógico que hoje é namorada amanhã ficamos chateados e deixamos de nos falar, mas isso também não acontece com os amigos? E se com os amigos não acontece tanto isso é porque não esperamos que eles sejam mesmo amigos, pois quando pensamos ter um amigo e esse nos desilude pelo menos comigo também deixa de ser amigo. Sou muito exigente..

            E mais amigos de faculdade.. A maioria são colegas em que existe uma boa relação, alguns podendo estar perto de amigos.

            Também felizmente nunca passei por uma situação em que precisasse de ver quem realmente é meu amigo, aí talvez acreditasse que tivesse uma ou duas surpresas!
            Estão a misturar um pouco as coisas, a minha esposa é sem duvida a minha melhor amiga, mas a minha Mãe tambem...
            no entanto já tive necessidade de resolver um problema e não foi com elas que fui ter, mas sim com 2 irmãos e 2 amigos.

            Comentário


              #36

              Comentário


                #37
                Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
                A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
                Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a actividade não seja a de sua preferência.
                A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
                Popularmente, se diz que "o cão é o melhor amigo do homem".

                O senso comum costuma determinar, também através da sabedoria popular, aquilo que se deve esperar como sendo componente de uma amizade ideal. Embora muitas vezes na prática alguns ou muitos destes componentes não estejam presentes na relação de amizade, a título informativo, algumas destas afirmativas estarão sendo listadas abaixo:
                • a tendência de desejar o melhor para o outro;
                • simpatia e empatia;
                • honestidade;
                • lealdade.
                A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo e como:
                • Faz parte da amizade não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos.
                • Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos deste. Evitam também sufocá-los com exigências, para que não haja o risco de perdê-los.
                • Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor philéo = amor de amigo.

                Amizade x coleguismo
                Em sentido mais estrito, são chamados de amigos aquelas pessoas com quem se costuma realizar atividades recreativas, tais como esportes, jogos diversos, sair à noite; ou no contexto dos adolescentes, aqueles com os quais se dão melhor na escola.
                Muitos apontam nisso uma confusão entre o conceito de amigo e o de colega, este sim um tipo de pessoa com o qual não há fortes laços de companheirismo, apenas interesses afins.

                Amizade entre sexos diferentes
                Na maioria das culturas, considera-se normal que os amigos sejam prioritariamente pessoas do mesmo sexo, embora esta concepção tenha mudado bastante na sociedade ocidental do século XX. Ainda assim, a amizade entre pessoas heterossexuais de sexos diferentes ainda é muitas vezes vista com a desconfiança de que não seria nada mais que um mero relacionamento com conotações sexuais, disfarçado.No Brasil frases preconceituosas deste tipo são muito encontradas na cultura popular, tais como "amigo de mulher é viado", ditas frequentemente por namorados ciumentos.

                Amizade colorida
                No Brasil, é um relacionamento mais típico das últimas décadas, que descreve um relacionamento entre um homem e uma mulher (mas também pode ser aplicado a relacionamentos homossexuais, embora não em princípio) onde estes são amigos, mas também costumam ter algum tipo de relação de caráter romântico-sexual, sem que tenham realmente um compromisso de namoro.
                Este tipo de relação também é descrita em ditados populares modernos, tais como "amigos também beijam".
                Embora sejam conceitos diferentes, muitos confundem a idéia de amizade colorida com os conceitos de ficada e relacionamento aberto.

                Amizade por correspondência
                Amizade por correspondência, e sua versão século XXI, a amizade virtual, são relacionamentos entre pessoas que se comunicam por carta ou internet, e desenvolvem entre si sentimentos idênticos ao de uma amizade tradicional, sem de fato jamais terem se conhecido pessoalmente; ou quando muito, se encontraram poucas vezes.
                Editado pela última vez por nunomplopes; 10 October 2008, 16:32.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por rsl Ver Post
                  quino no seu melhor

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                    No meu entender o que importa para mim é a qualidade e não a quantidade.
                    Mas vai-me dando a ideia que actualmente as pessoas tomam como todos de amigos, transparencendo que quanto mais popular é estar-se na moda.
                    Noto isso nas camadas mais jovens...
                    Aifaives e afins.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por MAFioso Ver Post
                      Aifaives e afins.
                      Precisamente.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MAFioso Ver Post
                        Aifaives e afins.
                        Pode começar por dizer que nos hi5 e afins não devo ter mais do que 3 ou 4 amigos verdadeiros.

                        Depois, é preciso notar que muitos dos nossos verdadeiros amigos andam "escondidos" e misturados com os conhecidos, colegas, ou como lhe queiram chamar.

                        Por vezes, aqueles que consideramos amigos verdadeiros não nos vêm como tal.

                        Outas vezes somos considerados amigos de outras pessoas, mesmo que para nós essa "amizade" não seja nada por aí além.

                        Sei de amigos que não falo à anos e que se amanhã passarem por mim na rua fazem uma festa.

                        Sei de outros "amigos" que convivo diariamente mas que se puderem evitar ver-me ou falar-me tanto melhor.

                        Neste momento, e pensando muito bem, não devo ter além da família, nenhum verdadeiro amigo. Tenho dois bons amigos quase virtuais. Tenho alguns colegas amigos com uma relação boa.

                        Agora Amigo para o que der e vier não tenho... embora me sinta como Amigo para algumas pessoas.

                        Um belo tópico. Para nos fazer pensar na vida, no que realmente importa e nos faz pessoas mais ou menos felizes.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Alves Ver Post
                          Pode começar por dizer que nos hi5 e afins não devo ter mais do que 3 ou 4 amigos verdadeiros.

                          Depois, é preciso notar que muitos dos nossos verdadeiros amigos andam "escondidos" e misturados com os conhecidos, colegas, ou como lhe queiram chamar.

                          Por vezes, aqueles que consideramos amigos verdadeiros não nos vêm como tal.

                          Outas vezes somos considerados amigos de outras pessoas, mesmo que para nós essa "amizade" não seja nada por aí além.

                          Sei de amigos que não falo à anos e que se amanhã passarem por mim na rua fazem uma festa.

                          Sei de outros "amigos" que convivo diariamente mas que se puderem evitar ver-me ou falar-me tanto melhor.

                          Neste momento, e pensando muito bem, não devo ter além da família, nenhum verdadeiro amigo. Tenho dois bons amigos quase virtuais. Tenho alguns colegas amigos com uma relação boa.

                          Agora Amigo para o que der e vier não tenho... embora me sinta como Amigo para algumas pessoas.

                          Um belo tópico. Para nos fazer pensar na vida, no que realmente importa e nos faz pessoas mais ou menos felizes.
                          Partilho desta mesma opinão. Nunca fiz alguma amizade pelo meio do Hi5 apenas comuniquei com algumas pessoas não passando disso mesmo, e já me cansa pois o interesse é só adicionar pessoas, pelo lado contrário já conheci um amigo pelo forúm e num chat (embora também já não ligo a nada disso), para além disso tenho os meus amigos reais.
                          Eu quis centrar-me num amigo em que existe um sentimento reciproquo e que ambos reconhecem essa amizade, e aqui realço o que é uma amizade, noto que existe relações como o mencionastes mas será que podemos considerar uma verdadeira amizade quando não nos vemos correspondidos. Também já me revi nessas condições.

                          Comentário


                            #43
                            Ora, meus caros amigos, vamos reavivar aqui o(s) espirto(s).

                            Comentário


                              #44
                              Um amigo é um bem, um tesouro que se tem.
                              Sois vós luz de estrelas, que me guiam mais além.
                              São momentos bons e maus, nesta estrada percorrida.
                              Digo mais,
                              Não vos trocava, por nada desta vida.



                              Não é da minha autoria, mas foi um trecho que aprendi há muitos anos e que não me esqueço nunca.

                              Comentário


                                #45
                                Eu tenho poucos amigos e muitos conhecidos.

                                A forma como os distingo é pela alegrias e tristezas que me transmitem é pelo sentimento de confiança e de lealdade, é pelo dar sem esperar receber, é pela força e apoio que me dão em todos os momentos importantes da minha vida.

                                Para mim um amigo é como um casamento se queres ser meu amigo tens que ser fiel e "amar-me" e respeitar-me na alegria e na tristeza, na saúde e na doença até que a morte nos separe.

                                Comentário


                                  #46
                                  Pegando nestas minha palavras que deixei noutro tópico:

                                  Dei por mim a pensar na seguinte metáfora:

                                  "...é a amizade que nos segura, e a alegria que nos levanta!"
                                  Um amigo é-nos, quem nos ajuda, nos suporta, nos apoia, nos incentiva, demonstra o seu carinho, e tudo por nós faz e ao mesmo tempo preenche-nos de alegrias... mesmo nos momentos mais dificeis.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                    Ora vamos falar de amizades..
                                    Qual o significado de um verdadeiro amigo para vocês?
                                    Já fizeram (de ambos os lados) algo que vos fizesse reconhecer que ali permanecia uma verdadeira amizade; fazem tudo por um amigo?
                                    Conseguem diferenciar a amizade de outras relações (colegas, conhecidos, etc..)
                                    Manter uma relação de amizade exige sacrificio?
                                    Apoiam e sentem-se apoiados nos momentos mais dificeis e aproveitam o que tem de melhor?
                                    Dão valor a tudo isto?
                                    Muitas perguntas (haveriam) para várias respostas possiveis, e daquilo que ficou por dizer, sintetizem nas vossas palavras o que significa a palavra "AMIGO". Dêem testemunhos do que mais fizeram por vocês e/ou por eles e reconhermos que a amizade é isso isso mesmo, dar algo (sem receber nada em troca), partilhar emoção e sentimentos, e saber que existe alguém especial nas nossas vidas.
                                    Nem saberia por onde começar no definir um amigo. Penso que será diferente de pessoa para pessoa e mesmo para nós teremos diferentes níveis de amizade de pessoa para pessoa mesmo que estejam no mesmo "patamar". Como o Pé Leve disse e muito bem- sente-se!

                                    Fazer tudo por um amigo, não. Tudo é uma coisa muito abrangente. Poderia fazer muitas coisas. Poderia fazer coisas terríveis, mas tudo é "muita coisa".

                                    Sim, é facilmente de distinguir.

                                    Não exige propriamente sacrifício, mas sim compreensão.

                                    Sim, dou muito valor à amizade. Já não é a primeira vez que me dá vontade de ter poder para destruir o planeta todo com um estalar de dedos, mas uma palavra amiga volta a colocar tudo nos eixos.

                                    Comentário


                                      #48

                                      Diferença entre Amigos e Amigas


                                      Certa noite uma mulher não voltou para casa.
                                      No dia seguinte, ela disse ao marido que tinha dormido na casa de uma amiga.
                                      O homem telefonou para as 10 melhores amigas da mulher.
                                      Nenhuma sabia de nada!

                                      Certa noite um homem não voltou para casa.
                                      No dia seguinte, ele disse à esposa que tinha dormido na casa de um amigo.
                                      A mulher telefonou para os 10 melhores amigos do marido.
                                      Oito deles confirmaram que ele tinha passado a noite na casa deles, e dois disseram que ele ainda estava lá!


                                      Comentário


                                        #49

                                        O que é um verdadeiro amigo:
                                        Disse um soldado ao seu comandante:
                                        -"O meu amigo não voltou do campo de batalha. Meu comandante, solicito autorização para ir buscá-lo."
                                        Respondeu o oficial:
                                        -"Autorização negada!" "Não quero que você arrisque a vida por um homem que, provavelmente, está morto!"
                                        O soldado ignorando a proibição saiu e uma hora mais tarde voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver do seu amigo.
                                        O oficial estava furioso:
                                        -"Eu não lhe disse que ele estava morto?!"
                                        -"Diga - me, valia a pena ir até lá para trazer um cadáver?"
                                        E o soldado, moribundo, respondeu:
                                        -"Claro que sim, meu comandante!
                                        Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e disse-me:
                                        - Tinha a certeza que virias!"

                                        "Um amigo é aquele que chega quando todos já se foram."

                                        Autor: desconhecido

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                          Autor: desconhecido[/left]


                                          Isto sim é ser amigo !!!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por vfsm Ver Post
                                            Isto sim é ser amigo !!!

                                            E dos grandes

                                            Comentário


                                              #52
                                              E a questão que coloco, seremos nós capazes de fazer actos semelhantes por um Amigo?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                E a questão que coloco, seremos nós capazes de fazer actos semelhantes por um Amigo?

                                                Falar é fácil, posso dizer agora que fazia e "debaixo de fogo" talvez não conseguisse fazer o mesmo e vice-versa.

                                                Apenas tenho a certeza de uma coisa, sempre que um amigo precise e que esteja ao meu alcance, pode contar comigo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Já cantava o Sérgio Godinho:

                                                  "É que hoje fiz um amigo
                                                  e coisa mais preciosa no mundo não há"

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                    O que é um verdadeiro amigo:
                                                    Disse um soldado ao seu comandante:
                                                    -"O meu amigo não voltou do campo de batalha. Meu comandante, solicito autorização para ir buscá-lo."
                                                    Respondeu o oficial:
                                                    -"Autorização negada!" "Não quero que você arrisque a vida por um homem que, provavelmente, está morto!"
                                                    O soldado ignorando a proibição saiu e uma hora mais tarde voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver do seu amigo.
                                                    O oficial estava furioso:
                                                    -"Eu não lhe disse que ele estava morto?!"
                                                    -"Diga - me, valia a pena ir até lá para trazer um cadáver?"
                                                    E o soldado, moribundo, respondeu:
                                                    -"Claro que sim, meu comandante!
                                                    Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e disse-me:
                                                    - Tinha a certeza que virias!"

                                                    "Um amigo é aquele que chega quando todos já se foram."
                                                    Autor: desconhecido
                                                    Bem, agora conseguiste emocionar este "cota"!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                                                      Falar é fácil, posso dizer agora que fazia e "debaixo de fogo" talvez não conseguisse fazer o mesmo e vice-versa.

                                                      Apenas tenho a certeza de uma coisa, sempre que um amigo precise e que esteja ao meu alcance, pode contar comigo.
                                                      Por vezes duvidamos das nossas capacidades, mas acredito que quando vemos um amigo sentido diante o perigo, o nosso impulso será resgatá-lo e garantir o melhor que podemos dar, direi que são capacidades humanas superiores a nós.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Todos nós precisamos de um amigo.
                                                        Umas pessoas mais que as outras. Mas ninguém pode viver isolado.
                                                        Não importa a origem do amigo, se é da familia ou não, o importante é termos alguém ao nosso lado para nos limpar as lagrimas quando choramos e para contar-mos as nossas alegrias.
                                                        É tão bom ter alguém para contar o que nos vai na alma, é tão triste querer conversar e não ter ninguém para o fazer. Nem precisa de dizer nada, basta dar um abraço na hora certa que sabemos que não estamos sozinhos. Não é preciso ter muitos amigos, se tivermos um já é o suficiente, mas tem de ser um amigo dos bons. Porque ter muitos para ter que os espremer todos para dar um, não vale a pena.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                          Bem, agora conseguiste emocionar este "cota"!

                                                          PeLeve não te quero ver lavado em lágimas!
                                                          http://forum.autohoje.com/off-topic/...-choram-3.html


                                                          Mas é um excelente (ou, melhor dizendo, enorme!) texto para meditarmos e valorizarmos.

                                                          (tive de roubar aí uns smiles)
                                                          Editado pela última vez por nunomplopes; 24 October 2009, 22:16.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
                                                            Todos nós precisamos de um amigo.
                                                            Umas pessoas mais que as outras. Mas ninguém pode viver isolado.
                                                            Não importa a origem do amigo, se é da familia ou não, o importante é termos alguém ao nosso lado para nos limpar as lagrimas quando choramos e para contar-mos as nossas alegrias.
                                                            É tão bom ter alguém para contar o que nos vai na alma, é tão triste querer conversar e não ter ninguém para o fazer. Nem precisa de dizer nada, basta dar um abraço na hora certa que sabemos que não estamos sozinhos. Não é preciso ter muitos amigos, se tivermos um já é o suficiente, mas tem de ser um amigo dos bons. Porque ter muitos para ter que os espremer todos para dar um, não vale a pena.
                                                            Exactamente Vilina, partilho de cada palavra que escreves.

                                                            E deve ser extremamente doloroso para uma pessoa não ter um amigo, cria esse isolamento e tudo que citas, e já se sabe o que pode advir daí...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
                                                              Todos nós precisamos de um amigo.
                                                              Umas pessoas mais que as outras. Mas ninguém pode viver isolado.
                                                              Não importa a origem do amigo, se é da familia ou não, o importante é termos alguém ao nosso lado para nos limpar as lagrimas quando choramos e para contar-mos as nossas alegrias.
                                                              É tão bom ter alguém para contar o que nos vai na alma, é tão triste querer conversar e não ter ninguém para o fazer. Nem precisa de dizer nada, basta dar um abraço na hora certa que sabemos que não estamos sozinhos. Não é preciso ter muitos amigos, se tivermos um já é o suficiente, mas tem de ser um amigo dos bons. Porque ter muitos para ter que os espremer todos para dar um, não vale a pena.

                                                              Concordo em tudo

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X