Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Abusos com estágios profissonais!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Há de facto alguns abusos, que se resolviam facilmente: os estágios só deviam ser permitidos quando integrados no plano curricular da formação.

    As empresas querem experimentar os licenciados? É simples, fazem um contrato a termo de curta duração.
    E às largas dezenas de cursos que não têm estágio no plano curricular ?

    Comentário


      #32
      Eu fiz estágios enquanto tirava o curso foi um ano de trabalho a tempo inteiro dividido entre dois estágios, podia ter optado por projectos de investigação mas preferi os estágios. Mas agora que acabei o curso nunca mas nunca iria aceitar trabalhar de borla. Por isso é que existem os estágios profissionais do INOVJOVEM e DO IEFP, que proporcionam uma remuneração condigna ao estagiário.
      Claro existem os casos dos arquitectos, dos advogados e assim mas pronto isso é considerado parte da formação infelizmente.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Mas que serviços é que oferecem?

        É que a OA pouco ou nada "oferece" de serviços. LOL
        Os mesmos da O.Engenheiros e O.Médicos - uma revista, uns seminários e "tachos" para 2 ou 3.

        Agora a sério, tenho que reconhecer que, de todas, a O.Médicos tem um papel muito activo na protecção da classe.

        Conheço bem de perto o caso de arquitectura e considero um verdadeiro abuso o modus operandi da maioria dos atelier. Trabalhar sem receber nada (ordenado, sub. almoço e deslocação) e com uma carga horária estúpida (10~12h/dia)... E depois desse estágio, tipicamente 1 ano (a pagar transportes e refeições do próprio bolso), vem a excelente proposta de contrato: 600~700€, a recibos verdes...

        Comentário


          #34
          Eu concordo com os estágios, efectivamente saímos das faculdades a saber um monte de.... nada.
          Ou melhor temos muita teoria e noções, mas muitas vezes desfasada da realidade, que tem que ser colocadas na vida real.

          Que se faça um exame de acesso à Ordem, ok, que se inicie o estágio e o mesmo não seja remunerado... ainda vá.
          Agora que após 2 anos ainda possa haver mais um exame e chumbo, aí parece-me claramente excessivo, porque muitas vezes pouco mais é que castrar a entrada na vida profissional, não sei se assim é nas outras Ordens ou não.
          É assim na O. Advogados.

          Comentário


            #35
            eu realmente ouvi no outro dia uma melhor. A universidade FErnando PEssoa no Porto exige estágio curricular aos alunos de fisioterapia [ a minha conhecida estuda isso lá] mas não garante os estágios. Logo elas têm de pagar a clínicas para ir para lá fazer o estágio académico senão nunca acabam o curso... O que dizer disto?

            E ninguém parece na Universidade fazer nada. Acham "normal"!!!

            Em relação aos estágios, é como as horas extras. Uma vez por outra a pessoa trabalhar até mais tarde, porque tem que acabar qualquer coisa. Tudo bem! É salutar. Agora ficar em 6 meses 98% dos dias a sair depois das 20h qd o horário é até às 18h30 não me parece normal. E a minha namorada vive isso. Nós já tivemos "amenas cavaqueiras" sobre esse assunto, porque ela diz se pressionada para fazer todo o trabalho e que não pára durante o dia para lanchar, reduz o horário do almoço, evita ir à casa de banho em horário laboral e mesmo assim tem que ficar mais horas a trabalhar.Acham normal??? Eu tb não acho, mas ela prefere o silêncio e continuar a ser "escravizada" ali tentando concorrer a outros lados! Mas enquanto isto ela e as colegas são "escravizadas" para produzirem.
            Elas se sairem à hora correcta o trabalho terá de se acumular e o "patrão" perceberá pela pior maneira que tem que colocar mais pessoal a trabalhar...


            Esta sistuções são revoltantes, e fico parvo ao ver certas situações. Não percebo como é que há pessoas a rebaixarem, a serem humilhadas e darem todo o seu esforço e conhecimento para estarem a fazer "voluntariado" em empresas ou memso a receberem 450€/mês. Muitas dessas pessoas já pensaram que em "profissões menos vistosas" mas mais "nobres" podem ganhar o mesmo, ou mais não vivendo na humilhação constante?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
              eu realmente ouvi no outro dia uma melhor. A universidade FErnando PEssoa no Porto exige estágio curricular aos alunos de fisioterapia [ a minha conhecida estuda isso lá] mas não garante os estágios. Logo elas têm de pagar a clínicas para ir para lá fazer o estágio académico senão nunca acabam o curso... O que dizer disto?

              E ninguém parece na Universidade fazer nada. Acham "normal"!!!

              Em relação aos estágios, é como as horas extras. Uma vez por outra a pessoa trabalhar até mais tarde, porque tem que acabar qualquer coisa. Tudo bem! É salutar. Agora ficar em 6 meses 98% dos dias a sair depois das 20h qd o horário é até às 18h30 não me parece normal. E a minha namorada vive isso. Nós já tivemos "amenas cavaqueiras" sobre esse assunto, porque ela diz se pressionada para fazer todo o trabalho e que não pára durante o dia para lanchar, reduz o horário do almoço, evita ir à casa de banho em horário laboral e mesmo assim tem que ficar mais horas a trabalhar.Acham normal??? Eu tb não acho, mas ela prefere o silêncio e continuar a ser "escravizada" ali tentando concorrer a outros lados! Mas enquanto isto ela e as colegas são "escravizadas" para produzirem.
              Elas se sairem à hora correcta o trabalho terá de se acumular e o "patrão" perceberá pela pior maneira que tem que colocar mais pessoal a trabalhar...


              Esta sistuções são revoltantes, e fico parvo ao ver certas situações. Não percebo como é que há pessoas a rebaixarem, a serem humilhadas e darem todo o seu esforço e conhecimento para estarem a fazer "voluntariado" em empresas ou memso a receberem 450€/mês. Muitas dessas pessoas já pensaram que em "profissões menos vistosas" mas mais "nobres" podem ganhar o mesmo, ou mais não vivendo na humilhação constante?
              Tens razao no que dizes. E o mal e' as pessoas sujeitarem-se. Se todas se unissem e nao se deixassem ser exploradas era outra coisa.

              Mas tambem ha sempre aquela coisa que no inicio tem-se de esforcar muito para conseguir passado uns anos subir!

              Quanto aos estagios nos cursos que conheco as pessoas tambem os tem de arranjar (universidades publicas) por isso nao me admira que em privadas tambem seja assim. E as pessoas no ultimo ano do curso precisam tambem de aprender a evoluir por si proprias, sem ter a papinha feita.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                eu realmente ouvi no outro dia uma melhor. A universidade FErnando PEssoa no Porto exige estágio curricular aos alunos de fisioterapia [ a minha conhecida estuda isso lá] mas não garante os estágios. Logo elas têm de pagar a clínicas para ir para lá fazer o estágio académico senão nunca acabam o curso... O que dizer disto?

                E ninguém parece na Universidade fazer nada. Acham "normal"!!!

                Em relação aos estágios, é como as horas extras. Uma vez por outra a pessoa trabalhar até mais tarde, porque tem que acabar qualquer coisa. Tudo bem! É salutar. Agora ficar em 6 meses 98% dos dias a sair depois das 20h qd o horário é até às 18h30 não me parece normal. E a minha namorada vive isso. Nós já tivemos "amenas cavaqueiras" sobre esse assunto, porque ela diz se pressionada para fazer todo o trabalho e que não pára durante o dia para lanchar, reduz o horário do almoço, evita ir à casa de banho em horário laboral e mesmo assim tem que ficar mais horas a trabalhar.Acham normal??? Eu tb não acho, mas ela prefere o silêncio e continuar a ser "escravizada" ali tentando concorrer a outros lados! Mas enquanto isto ela e as colegas são "escravizadas" para produzirem.
                Elas se sairem à hora correcta o trabalho terá de se acumular e o "patrão" perceberá pela pior maneira que tem que colocar mais pessoal a trabalhar...


                Esta sistuções são revoltantes, e fico parvo ao ver certas situações. Não percebo como é que há pessoas a rebaixarem, a serem humilhadas e darem todo o seu esforço e conhecimento para estarem a fazer "voluntariado" em empresas ou memso a receberem 450€/mês. Muitas dessas pessoas já pensaram que em "profissões menos vistosas" mas mais "nobres" podem ganhar o mesmo, ou mais não vivendo na humilhação constante?
                Podíamos estar aqui horas a falar sobre esta e aquela universidade ou faculdade, no caso dessa q referes tb já histórias mto "macacas", 1 dos meus melhores amigos anda (ou andou, ainda ñ lhe disseram se acabou o curso) precisamente em Fisioterapia lá...

                Eu estou no último ano de curso...
                E tenho medo! Confesso, tenho medo, pq vejo as coisas mto más...

                Ñ estou a estagiar no sentido concreto da palavra, estou a desenvolver investigação na área, mas tenho colegas a estagiar em empresas e hospitais... E parece-me q apenas 1 está a ser pago... No entanto, considero normal, visto q estamos ainda no decorrer do curso e o objectivo final, seja de estágio ou de projecto de investigação, é escrever a tese de mestrado...

                Sei q há essa prática das empresas... Só q, como já alguns conscientes membros deste fórum disseram, há boas e más empresas! Há empresas em q compensa ficar a estagiar uns tempos s/receber p/conseguir lá ficar, isto claro se o estagiário/recém-formado for bom naquilo q faz!

                O problema está em distinguir o trigo do joio... E, como tb já aqui li, e c/mta razão, é preciso procurar e ñ baixar os braços, ñ se rebaixar!
                Ñ está fácil p/ng (a ñ ser p/os médicos, perdoem-me agora, é a realidade, mas tb são outros 500paus e ñ vou entrar por aí), mas eu acredito, apesar de ter "medo" como referi, q é possível encontrar empregos decentes ou q correspondam minimamente àquilo q prevíamos qdo começamos 1 curso...

                Comentário


                  #38
                  No meu último semestre da faculdade surgiu a oportunidade de ir fazer um estágio à borla para um empresa.

                  Pensei, já que é o último semestre e tenho só a tese para fazer vou aproveitar, mas esclareci logo que sendo um estágio a custo 0 que tinha que sair no máximo às 16hrs uma vez que a tese tinha que ser feita por alguém, e esse alguém era eu!

                  Passado um mês de lá estar e porque devem ter achado que isto de sair cedo não dava com nada, ofereceram-me o ordenado mínimo.

                  Pensei, pensei, e dado que os horários de entrada eram relativamente flexiveis, acabei por aceitar. Conseguia entrar às 8 e sair cerca dos 17hrs e ter tempo para fazer o que era suposto terminar.

                  Claro que os meus planos acabaram por ir todos pro água a baixo, mas apesar de tudo tive uma bastante sorte, e dado que não tinha acabado o curso, acho que foi uma experiencia muito boa.

                  Pior foi um Eng. que lá estava que entrou nas mesmas condições que eu (ainda com o curso por acabar e a ganhar 450€) acabou e curso e levou mais uma ano de contracto a 450€... e numa empresa de consultoria estão a ver as horas que isso significa de trabalho..

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                    Tens razao no que dizes. E o mal e' as pessoas sujeitarem-se. Se todas se unissem e nao se deixassem ser exploradas era outra coisa.

                    Mas tambem ha sempre aquela coisa que no inicio tem-se de esforcar muito para conseguir passado uns anos subir!

                    Quanto aos estagios nos cursos que conheco as pessoas tambem os tem de arranjar (universidades publicas) por isso nao me admira que em privadas tambem seja assim. E as pessoas no ultimo ano do curso precisam tambem de aprender a evoluir por si proprias, sem ter a papinha feita.
                    Vamos a ver algumas coisas.
                    Em relação aos estágios, eu não acho mal as pessoas arranjarem. Eu próprio escolhi o estágio que estou a fazer agora para terminar o curso. É académico, logo não recebo nada. Mas eu escolhi assim, porque o meu curso garante estágios para todos os alunos, inclusívé com alguns remunerados.
                    Vamos pensar bem, o curso tem que ter estágio curricular, logo eles têm que garanti-lo. Não me digam que tendo que ter análise matemática, tb tenho que ir ter aulas fora pq a faculdade nao garante as aulas? mas que sentido faz isso! se é obrigatório que o arranjem.

                    Em relação aos estágios, vamos ver uma coisa. Não é só no iníco que devemos dar o nosso melhor e o nosso máximo. Isso é sempre! O que acho errado e não diz em lado nenhum é que nos temos que nos rebaixar e ser escravisados para poder crescer nas carreiras.
                    Estão mal, mudem. Criem o vosso emprego à vossa maneira...
                    Porra para isto!

                    Comentário


                      #40
                      Estas a acabar o curso, vais ver que te vais ter de adaptar ao mercado e se as coisas nao estiverem como gostas vais mesmo ter de ser tu a mudar e nao a organizacao.

                      Sim tem de garantir estagios e normalmente o gabinete de estagios funciona bem pelo menos em Aveiro. Mas e' muito mais interessante enviar curriculos e procurar por nos!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Estas a acabar o curso, vais ver que te vais ter de adaptar ao mercado e se as coisas nao estiverem como gostas vais mesmo ter de ser tu a mudar e nao a organizacao.

                        Sim tem de garantir estagios e normalmente o gabinete de estagios funciona bem pelo menos em Aveiro. Mas e' muito mais interessante enviar curriculos e procurar por nos!
                        eu se calhar por "sorte" ou "mérito", dependendo de como as pessoas quiserem interpretar, procurei uma empresa pertencente a um grupo multinacional, que tem "pensamentos internacionais" onde vejo as pessoas serem valorizadas, onde muitas trabalham bastantes horas, mas são pagas por isso. É necessário à empresa que essas pessoas tenham mais horas aqui na fábrica, logo são pagas para isso.
                        Isto aconteceu até esta semana, e como a empresa devido ao mercado está com cortes nas despesas, pediu a todos para nao fazerem horas extras. Assim algumas pessoas que antes as faziam passaram a não fazer. Saem à sua hora, às vezes um pouco mais tarde, mas naturalmente não existem abusos.
                        As pessoas pensam, e quanto a mim, de forma errada´que por ser-mos novos nas empresas que não sabemos nada, que quem está lá é que sabe e que "temos que nos sujeitar". Isto é totalmente errado, A empresa é que precisa de nós. Nós vamos ser uma mais valia para a empresa. Eu posso não ter experiência do mercado de trabalho, mas tenho conhecimentos científicos que são uma mais valia para a empresa.
                        Não pensem que é a empresa que vos está a fazer uim "favor" em vos ter lá a trabalhar. Se não precisarem de vós a empresa manda-vos embora...
                        Será tão dificil entender isto?

                        Comentário


                          #42
                          Quando o estágio faz parte do curso, na minha opinião, a própria Faculdade deve garantir esse estágio.

                          Um amigo meu em Fisioterapia foi assim, depois de ter estagiado mais os colegas e curso terminado, teve que se fazer à vida e procurar trabalho.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                            E às largas dezenas de cursos que não têm estágio no plano curricular ?
                            Faz-se um contrato de 3 meses e PAGA-SE ao funcionário em vez de manhosamente chamar "estágio" ao seu labor.

                            Comentário


                              #44
                              Eu sei que as coisas não estão faceis e que os "patrões" querem sempre pagar o menos possivel, mas que paguem.

                              Comentário


                                #45
                                meus amigos, desculpem a pergunta parva, mas se vocês tivessem a oportunidade de ter uma empregada[pode ser jeitosa e usar aqueles mini vestidos pretos ] a limpar-vos a casa por 500€ e outra totalmente igual[jeitosa na mesma] que não vos cobre nada qual preferiam?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                                  eu se calhar por "sorte" ou "mérito", dependendo de como as pessoas quiserem interpretar, procurei uma empresa pertencente a um grupo multinacional, que tem "pensamentos internacionais" onde vejo as pessoas serem valorizadas, onde muitas trabalham bastantes horas, mas são pagas por isso. É necessário à empresa que essas pessoas tenham mais horas aqui na fábrica, logo são pagas para isso.
                                  Isto aconteceu até esta semana, e como a empresa devido ao mercado está com cortes nas despesas, pediu a todos para nao fazerem horas extras. Assim algumas pessoas que antes as faziam passaram a não fazer. Saem à sua hora, às vezes um pouco mais tarde, mas naturalmente não existem abusos.
                                  As pessoas pensam, e quanto a mim, de forma errada´que por ser-mos novos nas empresas que não sabemos nada, que quem está lá é que sabe e que "temos que nos sujeitar". Isto é totalmente errado, A empresa é que precisa de nós. Nós vamos ser uma mais valia para a empresa. Eu posso não ter experiência do mercado de trabalho, mas tenho conhecimentos científicos que são uma mais valia para a empresa.
                                  Não pensem que é a empresa que vos está a fazer uim "favor" em vos ter lá a trabalhar. Se não precisarem de vós a empresa manda-vos embora...
                                  Será tão dificil entender isto?
                                  Compreendo e concordo!

                                  Mas olha que uma empresa que estagiei no fim do curso por 400euros+alimentacao era na mesma uma multinacional conhecida. E usa na mesma essas tecnicas.. E depois la a contrato deram-me mais 25% pela isencao de horario. Mas verdade seja dita a isencao de horario era para trabalhar quando fosse necessario, mas as horas/dias eram compensados com folgas.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    Compreendo e concordo!

                                    Mas olha que uma empresa que estagiei no fim do curso por 400euros+alimentacao era na mesma uma multinacional conhecida. E usa na mesma essas tecnicas.. E depois la a contrato deram-me mais 25% pela isencao de horario. Mas verdade seja dita a isencao de horario era para trabalhar quando fosse necessario, mas as horas/dias eram compensados com folgas.

                                    sejamos francos. Só fica quem quer. O empregador não obriga nem obrigou ninguém a assinar um contrato.
                                    Não interpretem isto pelo lado negativo, mas há muita gente que se "sujeita" e depois são os primeiros a "chorar" que estão mal e são explorados!
                                    Eu continuo com a minha ideia, quem está mal, muda-se! E se ninguém aceitar ser escravizado, explorado e fuddo sem parar pelo "empregador" eles lá terão que pagar o justo preço.
                                    Mentalizem-se que os trabalhadores não recebem nenhum favor da empresa por estar lá. Eles vendem é a sua mão de obra e recebem €€€ por isso. É como vocês querem uma lata de sumo, vão ao supermercado, eles vendem-vos a lata e vocês pagam o preço por essa lata. Agora se existe algum supermercado que "dá latas de sumo" porque não só ir a esse buscar? Pagar noutro lado porquê? se aquela lata é igaual é "free"?

                                    Ps: permitam-me ressalvar que se quiserem "trabalhar de graça", o que para mim é ser voluntário, inscrevam-se em instituições de ajuda humanitária, vão ajudar o banco alimentar contra a fome no spuermercado, vão construir casas para pessoas desfavorecidas. Vão ensinar português para África ou Timor. Nestes casos sim a vossa ajuda e mão de obra é necessária!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                                      sejamos francos. Só fica quem quer. O empregador não obriga nem obrigou ninguém a assinar um contrato.
                                      Não interpretem isto pelo lado negativo, mas há muita gente que se "sujeita" e depois são os primeiros a "chorar" que estão mal e são explorados!
                                      Eu continuo com a minha ideia, quem está mal, muda-se! E se ninguém aceitar ser escravizado, explorado e fuddo sem parar pelo "empregador" eles lá terão que pagar o justo preço.
                                      Mentalizem-se que os trabalhadores não recebem nenhum favor da empresa por estar lá. Eles vendem é a sua mão de obra e recebem €€€ por isso. É como vocês querem uma lata de sumo, vão ao supermercado, eles vendem-vos a lata e vocês pagam o preço por essa lata. Agora se existe algum supermercado que "dá latas de sumo" porque não só ir a esse buscar? Pagar noutro lado porquê? se aquela lata é igaual é "free"?

                                      Ps: permitam-me ressalvar que se quiserem "trabalhar de graça", o que para mim é ser voluntário, inscrevam-se em instituições de ajuda humanitária, vão ajudar o banco alimentar contra a fome no spuermercado, vão construir casas para pessoas desfavorecidas. Vão ensinar português para África ou Timor. Nestes casos sim a vossa ajuda e mão de obra é necessária!

                                      Claro e nunca me viste a lamentar nada. So' para dizer que nem sempre esses estagios sao o fim do mundo, alguns tem a sua razao de ser.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        Claro e nunca me viste a lamentar nada. So' para dizer que nem sempre esses estagios sao o fim do mundo, alguns tem a sua razao de ser.
                                        Air, eu não estava a falar de ti. eu falei no "geral"

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                                          Air, eu não estava a falar de ti. eu falei no "geral"
                                          Sim e no geral concordo a 100% contigo

                                          Comentário


                                            #51
                                            Permitam-me que vos relate uma história de uma pessoa minha conhecida.

                                            Essa pessoa tem perto de 35anos um marido e uma filha. Trabalha como técnica Laboratorial numa empresa "boa" que paga sempre a hora.Como diz o pobo é "certinha". Ela tem um salário a ronda os 500€. Ela não tem formação superior, mas tem daqueles "cursitos" [como diz o pobinho] que lhe deu imensa experiencia e capacidade. Na mepresa onde trabalha, como não é "engenheira" é tratada a baixo de cão. É humilhada e vexada constantemente, trabalha horas extras, vai fora de horas para lá. [tipo noites e sábados], não tem um minuto por dia para parar. O seu superior põe nas mãos o triplo do trabalho que seria viável fazer num dia, como se cala, trabalha imenso e acaba por não fazer tudo, logo é vista como "incompetente". Falam com ela tipo com quem fala com um puto da escola preparatória. Os outros colegas da parte de produção, sabem que ela entrou para lá porque o marido conhecia o responsável da empresa, tratam-na também como "aquela que veio por favor", etc...
                                            A filhota dela com 5 ou 7 anos, já lhe disse que ela não é "boa mãe" porque a tem que ir deixar com a vizinha muitas vezes para ir para a fábrica fora de horas. Essa pessoa já fala em que não vale a pena viver e fala inclusivé em "suicidios e outras coisas"
                                            Tudo isto por 500€ por mês e mais uns "docinhos financeiros" que recebe no natal para "trabalhar mais e calar".
                                            Digam de vossa justiça, 500€ valem isto tudo?
                                            No supermercado não ganhava o mesmo? A limpar casa não ganhava mais? Será que não é digno também? ou será que não tem "status"?
                                            Claro que dizer aos amigos, à familia no natal ou àquela tia que só vemos nos funerais ou nos casamentos que somos "engº" tem mais pinta. Oh se tem! que se lixe se trabalho 14 horas por dia, se sou humilhado constantemente, se não durmo, se não tenho tempo para os filhos, para a mulher, para namorar, para ver o FCP, ou para simplesmente dormir num sábado à tarde no sofá só pq me apetece...
                                            São escolhas! Se escolhemos ir pela esquerda e no fim vemos que pela direita é mais perto, não adianta "chorar" e "lamentar". Temos que acar com as consequências!

                                            Comentário


                                              #52
                                              O estágio pode ser uma faca de dois gumes: eu vou dar-vos uma nota da minha experiência pessoal.

                                              Sou licenciado (e Mestre) em Direito. Quando terminei a minha licenciatura comecei, como toda a gente, no estágio da Ordem dos Advogados. O estágio na OA serve como veículo de entrada no mercado de trabalho, uma vez que o curso de Direito é extremamente teórico e falta o contacto com a realidade prática assim como uma formação de nível avançado.

                                              Comecei num escritório do Porto que prima pela excelência. A primeira parte do estágio não era remunerado, na segunda parte pagavam em torno de €400 por mês.

                                              Entretanto recebi uma proposta para um para um escritório ganhar €800 por mês. Fui à entrevista e disseram-me que queriam alguém para trabalhar em executivo (=cobrança de dívidas: uma seca) e em registos (=ir a conservatórias pedir certidões). Resultado: recusei o emprego (e fiquei queimado com eles) porque achava que aquilo não iria contribuir nadinha para a minha formação. Apesar de ir ganhar nominalmente mais, ia enfiar-me num buraco do qual seria dificil sair.

                                              Mantive-me onde estava e pouco tempo depois recebi uma proposta fabulosa para encaminhar para outros voos. A formação que recebi no escritório onde estava foi muito util pois apesar de receber monetariamente menos tinha à minha responsabilidade N processos e pude ganhar muita maturidade e experiência que nunca teria a fazer o trabalho de secretária no outro.

                                              Isto tudo para dizer o quê: um estágio remunerado/não-remunerado não é necessariamente bom ou mau! O estágio pode/deve servir de veículo de entrada no mercado de trabalho. Um bom estágio é determinante para o exercicio de uma profissão. O estagiário tem é o dever de saber dizer não e evitar abusos.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Rantamplan, e's de que zona?

                                                A minha namorada ta a estagiar agora numa sociedade no norte e eu sempre lhe disse isso.. Que a remuneracao era o menos.. E muitas vezes quando pagam exigem e metem-nos a produzir e nao a aprender o maximo!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                  .... O estagiário tem é o dever de saber dizer não e evitar abusos.
                                                  Isso é muito bonito de se dizer, mas infelizmente eles têm a faca e o queijo na mão e podem lixar sempre o estagiário.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                                                    sejamos francos. Só fica quem quer. O empregador não obriga nem obrigou ninguém a assinar um contrato.
                                                    Não interpretem isto pelo lado negativo, mas há muita gente que se "sujeita" e depois são os primeiros a "chorar" que estão mal e são explorados!
                                                    Eu continuo com a minha ideia, quem está mal, muda-se! E se ninguém aceitar ser escravizado, explorado e fuddo sem parar pelo "empregador" eles lá terão que pagar o justo preço.
                                                    Mentalizem-se que os trabalhadores não recebem nenhum favor da empresa por estar lá. Eles vendem é a sua mão de obra e recebem €€€ por isso. É como vocês querem uma lata de sumo, vão ao supermercado, eles vendem-vos a lata e vocês pagam o preço por essa lata. Agora se existe algum supermercado que "dá latas de sumo" porque não só ir a esse buscar? Pagar noutro lado porquê? se aquela lata é igaual é "free"?

                                                    Ps: permitam-me ressalvar que se quiserem "trabalhar de graça", o que para mim é ser voluntário, inscrevam-se em instituições de ajuda humanitária, vão ajudar o banco alimentar contra a fome no spuermercado, vão construir casas para pessoas desfavorecidas. Vão ensinar português para África ou Timor. Nestes casos sim a vossa ajuda e mão de obra é necessária!

                                                    São coisas diferentes caro Transportador...

                                                    Eu já trabalhei como voluntário da Cruz Vermelha, aliás, continuo inscrito na CVP Braga apesar de ñ poder ajudar já q estou "fora" (acho q o Air sabe do q falo ) e mesmo aí mta gente me dizia q era "maluco", q p/trabalhar de graça q fosse por alguma coisa relacionada directamente c/o meu futuro académico/profissional...

                                                    Neste momento, apesar de ñ ser nenhum estágio, tb estou a contribuir "de graça" p/algo q pode vir a dar mto dinheiro... De facto, como em qq investigação, ao fim pode haver grande retorno...

                                                    Podem crer q qdo acabar o curso (ou melhor, eu já me começo a preparar p/tal) vou "bater" a mtas portas, à procura da melhor oportunidade, pq sei q ela ñ me vem cair aos braços...

                                                    Qdo entramos na Universidade, é tudo 1 mar de rosas, empregabilidade imediata e ñ sei quê, mas é preciso ter a cabeça bem assente na terra!

                                                    Originalmente Colocado por Murces Ver Post
                                                    Isso é muito bonito de se dizer, mas infelizmente eles têm a faca e o queijo na mão e podem lixar sempre o estagiário.
                                                    Sim e ñ!

                                                    Pq uma coisa é "lixar" o estagiário, outra coisa é exigência...

                                                    Da parte do estagiário tem q haver ordem nas ideias, saber aquilo q se quer... Se os fins justificam os meios!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por TRANSPORTADOR Ver Post
                                                      ... mas há muita gente que se "sujeita" e depois são os primeiros a "chorar" que estão mal e são explorados!
                                                      Muita gente se sujeita porque precisam de um prato de comida todos os dias.

                                                      Para muitas pessoas, recusar não é opção, ou então vão para debaixo da ponte.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Mais achas para a fogueira:

                                                        1.º: Faca e o queijo na mão? como assim? Acham que se deve fazer tudo o que que o chefe quer só porque somos estagiários? Acho que é totalmente errado pensar isso. Um estagiário é um funcionário como outro qualquer a nível profissional, não tem é vinculo com a empresa. Agora se querem subir na carreira ou garantir lugar numa empresa com o vosso "corpinho"[ no bom e no mau sentido de "corpinho"], isso é com cada um. Eu conheço uma moça que fez isso. São opções. Eu respeito, mas não me revejo nelas.
                                                        2.º:Depois eu quando digo para ir fazer voluntariado, é no sentido em que quem trabalha de graça, é voluntário ou escravo. Escravo acho que não é, porque hoje em dia as pessoas não são "obrigadas" a assinar nada. Logo são voluntárias. E se são voluntárias, acho que devem ajudar quem precisa e não pessoas que sem excrupulos se aproveitam delas para crescer a nivel financeiro e profissional. Hoje em dia até é bem valorizado por grandes empresas pessoas que são voluntárias e têm praticado desportos de equipa.
                                                        3.º: Certo dia fui a uma "conferência", em que um senhor inglês me falou a mim e uma amiga durante o intervalo sobre o curso e de ser engenheiro e a certo ponto disse-nos: Nós não temos que ser necessariamente engenheiros, nós temos é formação em engenharia, mas somos capazes de desenvolver um trabalho noutras áreas e noutras profissões. Por isso não é por termos estudado engenharia, ou professor ou advogado que temos que ser obrigatoriamente isso. Por as pessoas pensarem que tem que ser, é que depois são "obrigadas" a sujeitar-se a serem escravizadas e as serem tratadas a baixo de cão. [ com o devido respeito pelos bobissas ]

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          deleted

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            Muita gente se sujeita porque precisam de um prato de comida todos os dias.

                                                            Para muitas pessoas, recusar não é opção, ou então vão para debaixo da ponte.

                                                            Claro. Mas quem "estagia de graça" sem ser por motivos académicos, não come todos os dias com isso!
                                                            A solução é simplesmente "mudar", "procurar", "não estagnar"...
                                                            Se à não quer, B quer e dá valor...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              O projecto de arquitectura da utopia

                                                              Eu cá não concordo nada com estágios...

                                                              Trabalho é trabalho.
                                                              E trabalho é remunerado.
                                                              Paga-se e exige-se.
                                                              Não se paga não há trabalho.
                                                              A mim parece-me simples.
                                                              Aprender é na escola e em casa.

                                                              Eu fiu estagiário e explorado.
                                                              Fartei-me juntei mais umas pessoas e montei a minha empresa.
                                                              Quem trabalha connosco recebe.
                                                              Recebe e nós exigimos.
                                                              Não é justo?

                                                              O resto é retórica da malta mais velha...que gosta de trabalho a custo zero...

                                                              A minha empresa faz tanto o projecto de arquitectura como o de engenharia. http://www.utopia-projectos.com
                                                              No início foi difícil.
                                                              Mas fazendo as coisas bem acabamos por ser recompensados.

                                                              Por isso, eu digo:
                                                              Malta estagiária, atirem-se para a frente, sejam criativos, trabalhem bem e montem o vosso negócio.
                                                              A sorte protege os audazes...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X