Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viver em Lisboa ou no interior? Vantagens e desvantagens? Qual escolhiam?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post



    Muito bom!

    Comentário


      #62
      Esta questão é bastante pertinente, e interessante.

      Abstendo-me das respostas anteriores, e pelo meu conhecimento, observo que morar fora de uma grande cidade, é uma $vantagem$ que não está ao alcance de qualquer um.

      Aqui no Ribatejo, aparecem regularmente pessoas de Lisboa, á procura de casa. Actualmente são cada vez mais pessoas de idade,com poder economico.

      É claro que há quem goste de viver no meio duma grande cidade, mas para quem se poder dar ao luxo de viver num meio menos "stressante" onde existe menos correria, e onde está a um pulo duma boa via, para mim é claramente a opção mais correcta, e onde tenho melhor qualidade de vida.

      O melhor da vida são os pequenos "iatos" onde estamos afastado do dia a dia, das correrias, e isso eu só consigo ter em ambientes calmos e relaxantes.

      Mas quando aí colocaram esse mapa, que dá a entende que fora de Lisboa e Porto, é campo, convido-os a visitarem, e verem por si o preço da qualidade de vida. Cada vez isso tem um preço mais alto -claro dependendo do que cada um quer- e infelizmente, a vida está complicadissima.

      Para mim, essa "pequena" vantagem, é uma mais valia que não tem preço.
      Editado pela última vez por AutoFan; 17 November 2008, 12:53.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post


        Olha que há muita gente no Porto que acha que é chique e que o resto do país são uma cambada de azeiteiros... Principalmente ali na zona da Foz, e alguns locais da Maia.

        Tanto há pessoas que acham que o mundo acaba na fronteira do bairro em Lx como no resto do país...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post


          Disto é que eu gosto

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
            Depende muito de onde trabalhas. E não é bem verdade, porque se precisas de sair de carro por qualquer motivo, ás horas de ponta apanhas sempre trânsito. Depois dentro de Lisboa tens outro grande problema: estacionamento.
            Claro que depende do local de onde se vem e para onde se vai...mas acho que são mais as excepções do que as regras de ser mau o trânsito -> e eu até vivo numa excepção que me obriga a procurar muita vez alternativas.

            Quanto ao estacionamento, eu não acho que seja assim tão mau actualmente. Já há carradas de estacionamentos pela cidade, e normalmente até é fora da cidade que as dificuldades são maiores no caos do estacionamento que por aí se vê.

            É claro que não é para deixar o carro à porta, mas com poucos minutos a pé há sempre. E é claro que é pago, mas isso para se ter um bom estacionamento é normal -> por acaso nessa cidade do interior os estacionamentos eram igualmente pagos.

            Se pagas o dia todo para trabalhar, então há que fazer uma análise custo-beneficio...se calhar (pelo menos com um salário médio e ao preço que estão os parquimetros) não compensa trazer o carro -> mas as alternativas DENTRO da cidade também são bem melhores do que se vê por aí

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
              Esta questão é bastante pertinente, e interessante.

              Abstendo-me das respostas anteriores, e pelo meu conhecimento, observo que morar fora de uma grande cidade, é uma $vantagem$ que não está ao alcance de qualquer um.

              Aqui no Ribatejo, aparecem regularmente pessoas de Lisboa, á procura de casa. Actualmente são cada vez mais pessoas de idade,com poder economico.

              É claro que há quem goste de viver no meio duma grande cidade, mas para quem se poder dar ao luxo de viver num meio menos "stressante" onde existe menos correria, e onde está a um pulo duma boa via, para mim é claramente a opção mais correcta, e onde tenho melhor qualidade de vida.

              O melhor da vida são os pequenos "iatos" onde estamos afastado do dia a dia, das correrias, e isso eu só consigo ter em ambientes calmos e relaxantes.

              Mas quando aí colocaram esse mapa, que dá a entende que fora de Lisboa e Porto, é campo, convido-os a visitarem, e verem por si o preço da qualidade de vida. Cada vez isso tem um preço mais alto -claro dependendo do que cada um quer- e infelizmente, a vida está complicadissima.

              Para mim, essa "pequena" vantagem, é uma mais valia que não tem preço.
              Penso já ter lido algures que és da zona do Cartaxo, se não estou a fazer confusão.

              Conheço razoavelmente bem, até porque trabalho relativamente perto. Não posso dizer que seja uma má zona, e que até nem tenha tudo o que é necessário.

              Mas para mim, tem falta de ritmo. É parado. Lá está, tu aprecias esse ritmo mais lento a que as coisas acontecem, eu não.

              Isto só me leva à questão do que é a qualidade de vida e o que não é. E para mim, qualidade de vida é poder viver onde me sinto melhor, onde sinto que me adapto melhor e onde mse sinto feliz.

              Numa zona como o Cartaxo (nada tenho contra a cidade em si, entenda-se) eu não me sentiria realizado nem com essa qualidade de vida que eu prezo.

              Mas tenho um colega que se mudou de armas e bagagens de Lx para o Cartaxo e está a adorar.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                Ou então o inverso - trabalhar lá e vir a Lisboa de tempos a tempos matar saudades.

                É o chamado equilíbrio e quanto a mim acho que é a solução ideal. Não passo muito tempo sem voltar ao ninho, mas se vivesse lá não passava muito tempo sem voltar a Lisboa.
                O problema é que rapidamente te tornas amigo da Petrogal e da Brisa...eu pelo menos estava assim

                Prefiro estar à semana em Lisboa e de fim-de-semana ir dar um giro...

                Mas isto depende muito de cada um. Eu gosto desta confusão organizada E o curioso é que sou se calhar dos poucos que já experimentou ambos os "tipos de vida"

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                  Digo o mesmo mas em relação a Leiria. Se pudesse, voltava para lá num piscar de olhos. Como não dá olha.... fico-me por Mafra.

                  Quanto à questão colocada, se estamos habituados a todas as comodidades e facilidades que nos proporciona uma cidade (seja ela capital ou não) acredito que seja complicada uma adaptação plena a uma vida no campo, em meio rural, mesmo que a meia centena de kms das cidades.

                  Eu troquei a Amadora por Mafra e apesar de adorar viver numa zona que posso dizer que é campestre, sossegada, longe da confusão de Lisboa, perto da praia, com optimos acessos e infrestruturas etc, por vezes sinto falta de "ter tudo à mão" embora tenha tudo a 20 min no máximo. Mas uma das razões que nos levou a escolher Mafra para viver foi exactamente a vontade de, um dia mais tarde e caso haja filhos, ter um sítio onde as crianças possam brincar livremente na rua sem trânsito ou no parque, sem receios, com baixo índice de criminalidade.
                  esses 20minutos é a pé ? ou de carro a 150klm/h sem transito e sem contar no tempo que se perde a estacionar?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                    Digo o mesmo mas em relação a Leiria. Se pudesse, voltava para lá num piscar de olhos. Como não dá olha.... fico-me por Mafra.

                    Quanto à questão colocada, se estamos habituados a todas as comodidades e facilidades que nos proporciona uma cidade (seja ela capital ou não) acredito que seja complicada uma adaptação plena a uma vida no campo, em meio rural, mesmo que a meia centena de kms das cidades.

                    Eu troquei a Amadora por Mafra e apesar de adorar viver numa zona que posso dizer que é campestre, sossegada, longe da confusão de Lisboa, perto da praia, com optimos acessos e infrestruturas etc, por vezes sinto falta de "ter tudo à mão" embora tenha tudo a 20 min no máximo. Mas uma das razões que nos levou a escolher Mafra para viver foi exactamente a vontade de, um dia mais tarde e caso haja filhos, ter um sítio onde as crianças possam brincar livremente na rua sem trânsito ou no parque, sem receios, com baixo índice de criminalidade.
                    eu não troquei mas tive para trocar, só não troquei por uma razão:
                    mafra neste momento faz lembrar amadora da decada de 60 e massama na decada de 80, muito giras e calmas mas esta a crescer desordenadamente e daqui a 10 anos fica igual as outras, com o senão de ainda estar mais distante de lisboa.
                    a grande vantagem é que está incerida numa zona muito bonita.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                      esses 20minutos é a pé ? ou de carro a 150klm/h sem transito e sem contar no tempo que se perde a estacionar?
                      De carro, a uma média de 80/100, por estradas nacionais. A estacionar demoro... nem 1 minuto!

                      Originalmente Colocado por joão vasco Ver Post
                      eu não troquei mas tive para trocar, só não troquei por uma razão:
                      mafra neste momento faz lembrar amadora da decada de 60 e massama na decada de 80, muito giras e calmas mas esta a crescer desordenadamente e daqui a 10 anos fica igual as outras, com o senão de ainda estar mais distante de lisboa.
                      a grande vantagem é que está incerida numa zona muito bonita.
                      Depende da zona que escolheres Eu moro num largo sem saída, onde só entra quem lá mora, "arejado", onde não vai haver mais construção, a 1 km do acesso à autoestrada. Acho que é uma zona agradável e pouco passível de vir a transformar-se numa "Amadora".

                      Comentário


                        #71
                        Se é para ir ganhar o mesmo são só vantagens, o nivel de vida é mais barato não haverá tanta insegurança a habitação será melhor etc

                        Comentário


                          #72
                          Penso que esta discussão tem duas vertentes:
                          • Gostar mais de Lisboa ou do "Interior";
                          • Poder viver ou não no Interior;

                          De facto, para quem quiser viver em Lisboa existem milhares de oportunidades de emprego, no entanto, no interior essas oportunidades são mais raras e geralmente mal pagas.

                          Eu próprio tive este dilema há uns 15 anos atrás. Tive n oportunidades de emprego em Lisboa, muito bem pagas. No entanto, preferi aceitar um lugar numa cidade do Interior, onde recebia cerca de metade.

                          Porque fiz esta opção? Porque odeio o stress de Lisboa e prefiro a calma do interior. Que maravilha que é ir a pé para o trabalho, respirar ar puro, deixar os filhos a brincar na rua sem problemas de segurança, conhecer os vizinhos, estacionar em qualquer lugar sem "picas" a chatear, ir a qualquer lado de carro sem apanhar filas de "pára arranca".

                          Ainda por cima, fui apreciado no emprego, o meu salário foi subindo de forma gradual e hoje ganho muito bem. Tenho uma vida mesmo boa.

                          A cidade (que não interessa dizer) também cresceu muito na última década e tem praticamente tudo, com excepção da oferta cultural dos grandes centros. Mas isso também se resolve facilmente: de carro chegamos numa hora e meia a Lisboa

                          Mas isto depende da personalidade de cada um. Na mesma altura em que vim para aqui, veio uma colega minha da Universidade. Não aguentou aqui um mês e foi para Lisboa. Dizia ela que isto era uma pasmaceira...

                          Lá está: uns gostam mais do Interior, outros nem por isso. O que interessa é que cada um esteja onde é mais feliz

                          Por mim, sempre que vou a Lisboa fico logo com mais vontade de regressar à pasmaceira desta cidade

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Penso que esta discussão tem duas vertentes:
                            • Gostar mais de Lisboa ou do "Interior";
                            • Poder viver ou não no Interior;
                            Exactamente! Viver no interior para muitas pessoas é uma ideia interessante, o problema está em arranjar emprego equivalente ao que se tem na cidade. E no caso de um casal é preciso arranjar dois empregos!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Penso que esta discussão tem duas vertentes:
                              • Gostar mais de Lisboa ou do "Interior";
                              • Poder viver ou não no Interior;
                              De facto, para quem quiser viver em Lisboa existem milhares de oportunidades de emprego, no entanto, no interior essas oportunidades são mais raras e geralmente mal pagas.

                              Eu próprio tive este dilema há uns 15 anos atrás. Tive n oportunidades de emprego em Lisboa, muito bem pagas. No entanto, preferi aceitar um lugar numa cidade do Interior, onde recebia cerca de metade.

                              Porque fiz esta opção? Porque odeio o stress de Lisboa e prefiro a calma do interior. Que maravilha que é ir a pé para o trabalho, respirar ar puro, deixar os filhos a brincar na rua sem problemas de segurança, conhecer os vizinhos, estacionar em qualquer lugar sem "picas" a chatear, ir a qualquer lado de carro sem apanhar filas de "pára arranca".

                              Ainda por cima, fui apreciado no emprego, o meu salário foi subindo de forma gradual e hoje ganho muito bem. Tenho uma vida mesmo boa.

                              A cidade (que não interessa dizer) também cresceu muito na última década e tem praticamente tudo, com excepção da oferta cultural dos grandes centros. Mas isso também se resolve facilmente: de carro chegamos numa hora e meia a Lisboa

                              Mas isto depende da personalidade de cada um. Na mesma altura em que vim para aqui, veio uma colega minha da Universidade. Não aguentou aqui um mês e foi para Lisboa. Dizia ela que isto era uma pasmaceira...

                              Lá está: uns gostam mais do Interior, outros nem por isso. O que interessa é que cada um esteja onde é mais feliz

                              Por mim, sempre que vou a Lisboa fico logo com mais vontade de regressar à pasmaceira desta cidade
                              Acho que este psot sintetiza bastante bem esta questão.

                              Comentário


                                #75
                                continuo sem perceber, se eu viver numa cidade do litoral, mas que é fora de lisboa, é sinal de que moro no interior?

                                acho que percebi mal as coisas quando andei na escola primária.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Neptuno_74 Ver Post
                                  Para quem sempre viveu em Lisboa, ou em qualquer outra grande cidade, o que achavam da ideia de ir viver para uma vila do interior?

                                  Supondo que os vossos rendimentos continuavam iguais, são casados e têm uma filha de 2 anos, optavam por continuar na cidade ou preferiam a vila do interior?

                                  De salientar que a referida vila no interior, está em crescimento, sendo a população jovem bastante numerosa e activa e fica relativamente perto de algumas cidades de média dimensão.

                                  Quais as vantagens e desvantagens da mudança?

                                  Para uma criança de 2 anos, será melhor crescer onde?
                                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                  continuo sem perceber, se eu viver numa cidade do litoral, mas que é fora de lisboa, é sinal de que moro no interior?

                                  acho que percebi mal as coisas quando andei na escola primária.
                                  Se calhar também percebeste mal as coisas quando te ensinaram português na primária !!

                                  Comentário


                                    #77
                                    estou a referir-me à maioria das opiniões escritas no tópico, que praticamente afirmam que só existe lisboa e o resto é interior.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                      estou a referir-me à maioria das opiniões escritas no tópico, que praticamente afirmam que só existe lisboa e o resto é interior.
                                      Ninguém disse isso pá !

                                      Bem, no meu caso disse, porque moro em Lisboa !

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                        estou a referir-me à maioria das opiniões escritas no tópico, que praticamente afirmam que só existe lisboa e o resto é interior.
                                        Para mim cidades do interior são cidades que ficam lá para o meio, por assim dizer.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          Para mim cidades do interior são cidades que ficam lá para o meio, por assim dizer.
                                          Mas são cidades como as outras todas. como tu disseste deu a ideia errada.

                                          Exactamente! Viver no interior para muitas pessoas é uma ideia interessante, o problema está em arranjar emprego equivalente ao que se tem na cidade. E no caso de um casal é preciso arranjar dois empregos!
                                          Interior não é tudo o que é fora de Lisboa.

                                          Basicamente o interior de Portugal em termos de cidades será o eixo:

                                          Portalegre-C. Branco- Fundão- Covilhã- Guarda - Bragança

                                          Este sim é o interior geográficamente falando e onde se registam as assimetrias mais gritantes em relação ao resto do País. Sendo que cidades como Viseu, Leiria ou Coimbra são teoricamente mais evoluidas em função da sua localização mais próxima do litoral.

                                          Contudo as capitais de distrito e sobretudo depois da A23(Ae da Beira interior) julgo que já todas dispõe das infraestruturas normais de uma cidade moderna, Shops e afins.

                                          São cidades com população > 30000, o interior não é aldeias e vilas com bostas na estrada e pastores a regular o trânsito de cabras e vacas.
                                          Editado pela última vez por Dias; 17 November 2008, 15:38.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Não dei nenhuma ideia errada! Neste post até mencionei uma cidade em concreto, Pedrógão Grande.

                                            http://forum.autohoje.com/showpost.p...7&postcount=45

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              Não dei nenhuma ideia errada! Neste post até mencionei uma cidade em concreto, Pedrógão Grande.

                                              http://forum.autohoje.com/showpost.p...7&postcount=45

                                              Permite-me discordar. Quanto muito estará no limiar.

                                              Aliás:



                                              Região: Centro
                                              Sub-região:Pinhal Interior Norte
                                              Distrito:Leiria

                                              Antiga província: Beira Litoral

                                              O distrito de Leiria não é um distrito interior de Portugal. A beira litoral não é INterior.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Pronto, está bem, se achas que Pedrógão Grande não fica no interior que mais posso eu dizer.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                  De carro, a uma média de 80/100, por estradas nacionais. A estacionar demoro... nem 1 minuto!

                                                  .
                                                  Ou seja 20minutos se fores por volta 100klm/h daria cerca de 30klm de distancia... e mesmo assim a 100klm/h já vais em excesso de velocidade... ir e vir dá cerca de 60klm...

                                                  ou seja ficam-te as compras CARAS!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                                    o interior não é aldeias e vilas com bostas na estrada e pastores a regular o trânsito de cabras e vacas.
                                                    Agora é que me lixaste...pensava que o interior era isso tudo !!

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                      Ou seja 20minutos se fores por volta 100klm/h daria cerca de 30klm de distancia... e mesmo assim a 100klm/h já vais em excesso de velocidade... ir e vir dá cerca de 60klm...

                                                      ou seja ficam-te as compras CARAS!
                                                      não sei se tens noção de que em transito local a velocidade média nunca chega a esses valores.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Eu sou do Porto e, se pudesse, ia viver para Vila do Conde.

                                                        Cidade limpa, organizada, bem conservada, preços de casas acessíveis, ligação imediata aos principais acessos, uma boa vida nocturna (bares de qualidade e bem frequentados), boas escolas, biblioteca moderna e sobretudo está a 15m de carro do Porto, pelo que posso rapidamente usufruir de todas as vantagens da grande cidade (oportunidade de emprego e afins).

                                                        O único senão é o custo de comutar entre Vila do Conde e Porto; rapidamente ficarias com uma conta de €200/mês em combustivel (a diesel ou GPL). De resto, só vantagens!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                          continuo sem perceber, se eu viver numa cidade do litoral, mas que é fora de lisboa, é sinal de que moro no interior?

                                                          acho que percebi mal as coisas quando andei na escola primária.
                                                          Acho que primeiro tens de ler o tópico...compara-se com Lisboa, porque foi intenção do seu autor de o fazer -> "viver em Lisboa..." Não falou noutra cidade em especifico...

                                                          Depois, interior, que eu saiba é tudo o que não é à beira-mar...agora se a linha são 5kms. para dentro, 500metros, ou 50kms. já depende muito.

                                                          Para mim nunca Leiria será uma cidade do litoral, Lisboa e Porto são-no é claro, etc. e tal

                                                          Ou é porque ficam numa região chamada Beira Litoral?! Coimbra é litoral queres ver?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            Ou seja 20minutos se fores por volta 100klm/h daria cerca de 30klm de distancia... e mesmo assim a 100klm/h já vais em excesso de velocidade... ir e vir dá cerca de 60klm...

                                                            ou seja ficam-te as compras CARAS!
                                                            Se estás com pressa há sempre a AE

                                                            De qualquer maneira é um local um pouco mais afastado, tal como o é Cascais. Mas isso já é um compromisso que cada um tem de fazer...entre preço, acessibilidade às coisas, local aprazível, etc.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                              Ou seja 20minutos se fores por volta 100klm/h daria cerca de 30klm de distancia... e mesmo assim a 100klm/h já vais em excesso de velocidade... ir e vir dá cerca de 60klm...

                                                              ou seja ficam-te as compras CARAS!
                                                              Em excesso de velocidade??? Ainda bem que avisas!

                                                              Caras? Nem por isso. Como já disseram Mafra tem quase tudo. O que faz com que raramente tenha que vir a Lisboa propositadamente. E como trabalho cá a maioria das compras são feitas à hora de almoço ou à saída do emprego a caminho de casa.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X