Anúncio

Collapse
No announcement yet.

EDP- Qual Potencia e Fase que devo ter ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Estou á espera de uma alteração dessas e nem com "n" reclamações consegui que o trabalho esteja feito.
    Agora dizem que o cabo monófásico é mais grosso do que o trifásico existente e não passa na tubagem....

    Comentário


      #32
      agora é moda

      mas tem 1 motivo é para as pessoas colocarem os diferenciais nos quadros dos disjuntores.

      p exemplo:
      na minha casa tenho o geral não diferencial da edp que mandei substituir porque o antigo estava a dar passagem +- 100v
      e 2 diferenciais de 40A 300ma por linha de disjuntor.

      Comentário


        #33
        Bem, desenterrar aqui o tópico a ver se alguém me consegue ajudar. Alguém sabe os custos de pedir uma alteração de um contador monofásico para trifásico? Fica muito mais barato que pedir uma baixada nova ou será que a diferença vai ser pouca tendo em conta que a baixada é passar o fio de 1 lado para o outro da estrada. (ou seja 1 poste mais meia dúzia de metros de fio)

        Obrigado

        Comentário


          #34
          Nunca tinha dado importância a esta empresa, mas desde que comecei a passar os olhos pelo TugaLeaks tenho aprendido muito...

          Comentário


            #35
            Fico surpreendido com o conhecimento que o pessoal tem sobre electricidade, dijuntores, trifásicos, aperimétricos...

            Eu de electricidade só sei que quando o quadro vai abaixo, é só lá ir levantar a patilha que caiu... "ó menina eu sei lá se é o chinês ou o caralh... não seiiii!"

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
              Nunca tinha dado importância a esta empresa, mas desde que comecei a passar os olhos pelo TugaLeaks tenho aprendido muito...
              Partilha com a malta...agradecemos.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                Bem, desenterrar aqui o tópico a ver se alguém me consegue ajudar. Alguém sabe os custos de pedir uma alteração de um contador monofásico para trifásico? Fica muito mais barato que pedir uma baixada nova ou será que a diferença vai ser pouca tendo em conta que a baixada é passar o fio de 1 lado para o outro da estrada. (ou seja 1 poste mais meia dúzia de metros de fio)

                Obrigado
                è melhor perguntares directamente para a EDP...pois a tubagem que tns pode não dar para o que queres....

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                  è melhor perguntares directamente para a EDP...pois a tubagem que tns pode não dar para o que queres....
                  Estás a falar da tubagem para o interior da casa? À partida não haveria problemas porque a casa é recente (tem uns 3 anos), mas a parte do trifásico nem era para dentro de casa, era para fora para umas bombas. Mas já liguei para a EDP e eles dizem que não se paga nada, que tem que ir o electricista mudar o contador (para um trifásico) e depois é só ligar para a EDP e eles vão lá mudar. No entanto falei com o electricista à pouco também e ele diz que fica quase ao mesmo preço que uma baixada nova, isto porque ao fazer esta mudança a EDP vem fazer uma vistoria à casa inteira porque a ligação já é antiga (a casa é nova mas foi construída como anexos de uma casa velha e pelos vistos o contador está como sendo da casa velha pelo que percebi).

                  Agora não sei quem tem razão se a EDP (porque isto de confiar nos callcenters é difícil) ou o electricista!!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                    Estás a falar da tubagem para o interior da casa? À partida não haveria problemas porque a casa é recente (tem uns 3 anos), mas a parte do trifásico nem era para dentro de casa, era para fora para umas bombas. Mas já liguei para a EDP e eles dizem que não se paga nada, que tem que ir o electricista mudar o contador (para um trifásico) e depois é só ligar para a EDP e eles vão lá mudar. No entanto falei com o electricista à pouco também e ele diz que fica quase ao mesmo preço que uma baixada nova, isto porque ao fazer esta mudança a EDP vem fazer uma vistoria à casa inteira porque a ligação já é antiga (a casa é nova mas foi construída como anexos de uma casa velha e pelos vistos o contador está como sendo da casa velha pelo que percebi).

                    Agora não sei quem tem razão se a EDP (porque isto de confiar nos callcenters é difícil) ou o electricista!!
                    À partida deve ser a EDP que tem razão Não vejo motivos para te enganarem.
                    Já mudei de trifásico para monofásico e não paguei nada. Pode ser que no teu caso (embora sendo o inverso), também não se pague.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                      À partida deve ser a EDP que tem razão Não vejo motivos para te enganarem.
                      Já mudei de trifásico para monofásico e não paguei nada. Pode ser que no teu caso (embora sendo o inverso), também não se pague.
                      Pois mas a rapariga que me atendeu parecia não perceber muito do assunto, ela deixou-me algum tempo à espera enquanto procurava algo e depois a falar estava sem muita convicção o que me deu a entender que ela estava um pouco a falar sem saber!!
                      Mais daqui pouco volto a ligar para apanhar outra pessoa!!

                      Comentário


                        #41
                        Faz o pedido presencialmente num balcão e pede para explicitarem os custos. Levas isso tudo por escrito contigo

                        Comentário


                          #42
                          A passagem de monofásico para trifásico é um grande risco.

                          Ou tens a instalação muito bem equilibrada ou vais passar a vida a "levantar a patilha do disjuntor".


                          Passo a explicar. Com a instalação monofásica, temos UM SÓ circuito a alimentar toda a instalação. Isto é, com com uma baixada de 10,35KVA tem um só circuito de 45A. Tem que estar muita coisa ligada e com grande consumo para mandar abiaxo o disjuntor.

                          Se esta instalação for trifásica, passas a ter 3 circuitos de 15A cada um. Basta um destes circuitos ter um consumo acima de 15A para mandar a energia abaixo. É muito comum numa instalação trifásica ter a distribuição da carga mal feita dado a instalação não ter sido bem projetada e/ou instalada. Podes ter, com o mesmo exemplo dos 15A por circuito, o seguinte cenário: 12A - 2A - 5A de consumo em cada um. E no primeiro, se ligas um equipamento que consuma 700W, há uma grande probabilidade da proteção disparar.


                          Por isso, ou tens MESMO necessidade de ter trifásico, ou trocava a bomba para monofásico.


                          Quanto à instalação, pode acontecer o cabo da baixada já ter 4 condutores (3 fases + 1 neutro). Com a instalação monofásica as 3 fases são ligadas no mesmo terminal e o neutro noutro.
                          Porém a instalação da casa, o quadro elétrico está preparado para o trifásico?

                          Comentário


                            #43
                            Pois, isso são coisas que já não sei dizer. O necessitar de trifásico necessito mesmo, isto é para uma estufa que estou a construir por trás da casa de um tio meu e acho que todos os motores que lá vão estar são trifásicos.

                            A minha ideia era passar a ligação da casa dele para trifásico mas colocar logo um cabo a sair do contador e a ir para a estufa para depois lá fazer a divisão da corrente para o que necessitava, isto era para evitar ter que pedir uma baixada em que vou precisar de colocar um poste porque os cabos passam do outro lado da estrada e por causa disso essa baixada vai ficar cara, e o que estava a tentar fazer era poupar nisso, mas se não for muito aconselhado mais vale então não fazer nada..

                            Ou seja basicamente ficava a ligação dividida entre a casa e a estufa, a casa que só necessita de monofásico e a estufa que necessita de trifásico!! Mas nem sei se é possível ou não, apenas estava a ponderar isto..

                            Comentário


                              #44
                              Então quem tem um contador monofásico mas tem várias patilhas no disjuntor quer dizer que não é monofásico?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                                Pois, isso são coisas que já não sei dizer. O necessitar de trifásico necessito mesmo, isto é para uma estufa que estou a construir por trás da casa de um tio meu e acho que todos os motores que lá vão estar são trifásicos.

                                A minha ideia era passar a ligação da casa dele para trifásico mas colocar logo um cabo a sair do contador e a ir para a estufa para depois lá fazer a divisão da corrente para o que necessitava, isto era para evitar ter que pedir uma baixada em que vou precisar de colocar um poste porque os cabos passam do outro lado da estrada e por causa disso essa baixada vai ficar cara, e o que estava a tentar fazer era poupar nisso, mas se não for muito aconselhado mais vale então não fazer nada..

                                Ou seja basicamente ficava a ligação dividida entre a casa e a estufa, a casa que só necessita de monofásico e a estufa que necessita de trifásico!! Mas nem sei se é possível ou não, apenas estava a ponderar isto..
                                Há de ser possível.

                                Em minha casa o fornecimento de corrente para o elevador é separado do fornecimento de corrente para o resto da casa. O de casa é trifásico mas mesmo assim a maquina do elevador precisa de um fornecimento "especial", porquê não sei ao certo... Talvez por causa do quadro... Não sei... Mas o que interessa retirar daqui é que sim, obviamente é possível ter vários tipos de correntes até numa vulgar moradia.
                                Editado pela última vez por Jbranco; 19 November 2013, 15:50.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por mapas Ver Post
                                  Então quem tem um contador monofásico mas tem várias patilhas no disjuntor quer dizer que não é monofásico?
                                  É monofásico na mesma. Depois tens é várias protecções separadas para vários circuitos distintos.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Isso de ter quadro trifásico não quer dizer que se tenha de obrigatoriamente de ter máquina trifásifcas, afinal a máquina de lavar e o frigorífico não são trifásicos certo? Trifásico ou monofásico é o tipo de distribuição no quadro.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                                      Isso de ter quadro trifásico não quer dizer que se tenha de obrigatoriamente de ter máquina trifásifcas, afinal a máquina de lavar e o frigorífico não são trifásicos certo? Trifásico ou monofásico é o tipo de distribuição no quadro.
                                      Se tiveres máquinas obrigatoriamente trifásicas (inexistentes numa instalação doméstica típica) precisas de ter uma instalação trifásica.

                                      Numa instalação trifásica tanto podes ligar máquinas trifásicas como monofásicas.

                                      Numa instalação monofásica apenas ligas máquinas monofásicas.

                                      Comentário


                                        #49
                                        O defeito do trifásico numa instalação doméstica típica é que, com 15A por fase, basta uma secadora de roupa para que uma das fases se esgote, qualquer distracção é lá dispara o quadro, não servindo de nada os restantes 30A.

                                        Numa monofásica equivalente (45A numa única fase) isso não ocorreria.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          O defeito do trifásico numa instalação doméstica típica é que, com 15A por fase, basta uma secadora de roupa para que uma das fases se esgote, qualquer distracção é lá dispara o quadro, não servindo de nada os restantes 30A.

                                          Numa monofásica equivalente (45A numa única fase) isso não ocorreria.
                                          Isso obriga a ter uma potência muito alta.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                                            Isso obriga a ter uma potência muito alta.
                                            Mas só no caso da trifásica.

                                            No exemplo que dei só para conseguires ligar a secadora de 15A tens de contratar obrigatoriamente 45A (15A x 3). Se fosse monofásica chegavam 30A para, com a secadora a trabalhar, ficares ainda com uma margem de segurança de 15A.

                                            edit: Aliás com 30 amperes contratados, em trifásico estarias pura e simplesmente impedido de usar a secadora de 15 amperes porque só terias 10 amperes em cada fase.
                                            Editado pela última vez por Jbranco; 19 November 2013, 17:11.

                                            Comentário


                                              #52
                                              De qualquer maneira eu a meter trifásico era sempre para os 20Kva no mínimo (que não sei a quantos amperes isso se refere) mas pelo que percebi é mais que esses 15 que falas.

                                              Mas já me decidi e já estão as caixas colocadas para pedir a baixada, vou pedir uma nova, isto porque pelo que o electricista disse para mudar o da casa para trifásico a EDP quase de certeza ia cobrar uma baixada nova (pelo menos a deslocação e cabos) porque tinha que levar cabos novos porque naquela instalação existente eles só tinham colocado os cabos do poste para o contador monofásicos, além disso tinha que mudar o quadro de dentro da casa e aí já tinha que andar com obras dentro de casa e não sendo a casa minha não ia pedir ao dono para me deixar fazer obras lá dentro só para conseguir poupar no dinheiro da baixada.

                                              Obrigado pela ajuda na mesma!!

                                              Comentário


                                                #53
                                                20kva é muito é.
                                                Editado pela última vez por Jbranco; 20 November 2013, 08:49. Razão: contas mal feitas

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Ora bem, deixem-me cá voltar a desenterrar isto.

                                                  Depois das minhas dúvidas aqui à uns meses, isto tem-se arrastado até agora ainda (a sorte da edp, e azar meu, é que a chuva também não deixou a obra avançar muito), ora mas isto arrastou-se porque para me darem o orçamento 1º faltava qualquer coisa na portinhola, depois tiveram que fazer uns testes à linha, etc, e só à pouco tempo me deram uma resposta. No entanto essa resposta foi um valor absurdo e tenho andado a tentar descobrir o porquê, e descobri que a Edp pensa que eu sou pai de toda a gente daquela rua e então querem mudar o cabo de toda a rua (e não só até onde necessito que é a menos de metade da rua), e tenho que ser eu a pagar todo o cabo!

                                                  Ora isto levou-me a pensar noutras soluções, e "long story short" estava a pensar mudar a baixada para outra rua, mas nessa rua não posso fazer uma casa com 2 metros de altura que é como tinha feito antes.

                                                  Alguém me consegue dizer se é permitido eu fazer uma casota baixinha, para aí só da altura do muro onde encaixa a portinhola e o contador (1 metro de altura máximo) para levar o Quadro Eléctrico Geral? Seria uma casa tipo aquelas do gás, telhada para não entrar águas, etc mas baixa.

                                                  Isto é possível?

                                                  Obrigado

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X