Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Transportes publicos deveriam ser gratuitos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    Dizes "não são maus de todo..."

    Já agora só por curiosidade sem falarmos de preços em que partes da europa ou até do mundo tens transportes publicos urbanos melhores que por exemplo esses comboios da fertagus?
    Realmente tens razão, os comboios são bons. Quanto à Europa e ao mundo, apenas conheço uma infíma parte dos países, mas acredito que se pagares 1.25 para percorrer 2kms e com muita malta menos interessante à mistura, encontras carradas de meios de transporte à mistura!

    Eu dou-te razão nesse aspecto, os comboios são bons e têm condições. Mas se falarmos neles com um todo, atendendo ao tipo de pessoas que os frequentam e ao preço, não são assim tão bons

    Comentário


      #32
      Eu já só pedia que o bronco que desenhou as paragens em LX estivesse 18min debaixo dela a chover torrencialmente, molhas-te tanto como se tivesses na rua pois as paragens são abertas em cima...

      Editado pela última vez por Neruson; 07 December 2008, 12:50.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        Sim pagas 50% se adirires ao passe escolar apenas cá é assim agora, porque dantes nem isso havia.
        Mas quando eu tinha - de 13 anos, pagava, efectivamente, metade do preço

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por 330i Ver Post
          Exactamente, deveriam ser gratuitos, e mais!!!...

          o Estado devia pagar-nos a gasolina todinha que gastamos para ir para o trabalho, para a escola, para as creches, para o hospital, para as finanças etc etc...

          Santo Deus....
          Sem duvida que se andares bem montado com o carro que tens na imagem de apresentação isto não te faz confusão nenhuma. Mas caso algum dia venhas a precisar de gastar o teu dinheiro de deslocações em transportes publicos sem qualidade nenhuma em vez de levar o carro..logo falamos

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Os transportes ficavam gratuitos...e quem pagava o serviço? O estado? Isto não é o comunismo
            Ficar gratuitos seria a unica solução para a população largar o carro. Agora mete graça é a frase "deixe o carro em casa, utilize o transporte publico" ok tudo bem se o transporte publico fosse 20 cent ou assim , ou pelo mesmo preço tivesse muito mais condiçoes. A frase devia ser rectificada e ficar "deixe o carro em casa.. utilize o transporte publico carissimo sem condições" epa..

            Ja agora completo. Para um trajecto que faço algumas vezes por semana, pago 2.70€ de bilhete de autocarro para ir e outro para volta. Caso se leve o carro com esses 5.40€ de bilhete tenho gasóleo para ir e vir la duas vezes..
            Editado pela última vez por Avantgarde220; 07 December 2008, 12:54.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por MAZDA 6 Ver Post

              Eu dou-te razão nesse aspecto, os comboios são bons e têm condições. Mas se falarmos neles com um todo, atendendo ao tipo de pessoas que os frequentam e ao preço, não são assim tão bons
              Os transportes como os da fertagus estão ao nivel de qualquer transporte de um qualquer pais avançado. Alias este modelo de transporte é usado em inumeros paises.

              Agora falas em "tipo de pessoas" mas que tipo é esse? a fertagus até tem uma boa segurança e nem sao dos transportes publicos pior frequentados mas sim malta que vai trabalhar e representa uma boa fatia da sociedade portuguesa, visto que os comboios da fertagus sao frequentados por pessoas de varios extratos sociais.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                Os transportes como os da fertagus estão ao nivel de qualquer transporte de um qualquer pais avançado. Alias este modelo de transporte é usado em inumeros paises.

                Agora falas em "tipo de pessoas" mas que tipo é esse? a fertagus até tem uma boa segurança e nem sao dos transportes publicos pior frequentados mas sim malta que vai trabalhar e representa uma boa fatia da sociedade portuguesa, visto que os comboios da fertagus sao frequentados por pessoas de varios extratos sociais.
                Concordo, os Fertagus são transportes bem frequentados. Sobretudo de manhã durante a semana andam dezenas de pessoal da universidade nova que utiliza esse transporte e sai na estação do pragal! O unico defeito dos fertagus é serem bastante caros, mas tem um serviço á medida.

                Agora Mazda6, tu que és do seixal deves conhecer os TST. Aqueles belos autocarros de matricula BL e FI ao meio a datar de 1985, com montes de chungaria. Achas 2.70€ um preço correcto para percorrer 6 ou 7 km? Caso fossem de borla tinhamos de nos aguentar a bronca claro era levar com tudo lá dentro ams que se lixe é de borla..agora a pagar e levar a mesma e o serviço ser sem conforto nenhum...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Avantgarde_220 Ver Post
                  Concordo, os Fertagus são transportes bem frequentados. Sobretudo de manhã durante a semana andam dezenas de pessoal da universidade nova que utiliza esse transporte e sai na estação do pragal! O unico defeito dos fertagus é serem bastante caros, mas tem um serviço á medida.

                  Agora Mazda6, tu que és do seixal deves conhecer os TST. Aqueles belos autocarros de matricula BL e FI ao meio a datar de 1985, com montes de chungaria. Achas 2.70€ um preço correcto para percorrer 6 ou 7 km? Caso fossem de borla tinhamos de nos aguentar a bronca claro era levar com tudo lá dentro ams que se lixe é de borla..agora a pagar e levar a mesma e o serviço ser sem conforto nenhum...
                  Já não ando num autocarro da TST á quase um ano, pois passei só a usar o metro...

                  mas conheço bem a TST e apesar dos autocarros serem comprados usados acho-os os bons autocarros, rapidos confortaveis e com mudanças automaticas e direcção assistida sao autocarros na sua maioria mercedes. Não acho que apesar da idade sejam maus.

                  Qdo á chungaria depende do trajecto, eu raramente apanhei chungaria.

                  Mas a chungaria nao é um problema dos transportes publicos mas da sociedade e no estrageiro tambem ha e nao é pouca e por vezes ainda bem pior.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                    Já não ando num autocarro da TST á quase um ano, pois passei só a usar o metro...

                    mas conheço bem a TST e apesar dos autocarros serem comprados usados acho-os os bons autocarros, rapidos confortaveis e com mudanças automaticas e direcção assistida sao autocarros na sua maioria mercedes. Não acho que apesar da idade sejam maus.

                    Qdo á chungaria depende do trajecto, eu raramente apanhei chungaria.

                    Mas a chungaria nao é um problema dos transportes publicos mas da sociedade e no estrageiro tambem ha e nao é pouca e por vezes ainda bem pior.
                    Eu não acho os autocarros bons. Numa altura em que se fala do ambiente e da poluição e isso tudo, e continuam a importar autocarros, sejam de que marca forem, com mais de 10 anos (normalmente vêm com 12 anos), com motores diesel atmosféricos, caixas automáticas nas lonas (safam-se as ZF porque as Voith usadas nas Mercedes meu Deus).

                    Numa altura em que se começa a preocupar com as pessoas de mobilidade reduzida, e as empresas continuam a trazer autocarros com 1 ou 2 degraus, corredores estreitos, etc (como a maior parte da frota da empresa).

                    Eu uso o Metro e acho que é o melhor que poderiam ter criado, mas continuo a usar a TST, e não estou minimanente satisfeito com o serviço que prestam. Com os balúrdios que recebem de comparticipações do Estado por causa dos passes sociais, da UE como já fiquei a saber, e das tarifas/ passes da rede, com a quantidade de pessoas que transportam todos os dias a toda a hora, não dá para perceber como possuem uma frota de mais de 600 autocarros com idade média aprox. de 17 anos (in Transportes-XXI).

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                      Eu já só pedia que o bronco que desenhou as paragens em LX estivesse 18min debaixo dela a chover torrencialmente, molhas-te tanto como se tivesses na rua pois as paragens são abertas em cima...

                      Mesmo assim ainda abriga de qualquer coisa. Pior estamos nós aqui em Almada... Na avenida principal passámos disto:





                      Entretanto foi isto, durante as obras...



                      Para isto...


                      (IN Transportes-xxi)
                      Bem bom não?

                      Por isso continuo a dizer que prefiro que os transportes não sejam grátis, mas que na verdade existam condições aceitáveis para os passageiros...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Thats me Ver Post
                        Eu não acho os autocarros bons. Numa altura em que se fala do ambiente e da poluição e isso tudo, e continuam a importar autocarros, sejam de que marca forem, com mais de 10 anos (normalmente vêm com 12 anos), com motores diesel atmosféricos, caixas automáticas nas lonas (safam-se as ZF porque as Voith usadas nas Mercedes meu Deus).

                        Numa altura em que se começa a preocupar com as pessoas de mobilidade reduzida, e as empresas continuam a trazer autocarros com 1 ou 2 degraus, corredores estreitos, etc (como a maior parte da frota da empresa).

                        Eu uso o Metro e acho que é o melhor que poderiam ter criado, mas continuo a usar a TST, e não estou minimanente satisfeito com o serviço que prestam. Com os balúrdios que recebem de comparticipações do Estado por causa dos passes sociais, da UE como já fiquei a saber, e das tarifas/ passes da rede, com a quantidade de pessoas que transportam todos os dias a toda a hora, não dá para perceber como possuem uma frota de mais de 600 autocarros com idade média aprox. de 17 anos (in Transportes-XXI).
                        Cheguei a andar durante um ano inteiro num autocarro da TST que fazia o percurso Pragal - Trafaria que quando curvava uma das portas traseiras abria por completo! De Inverno até me arrepiava quando fazia a rotunda do Hospital...

                        Este problema manteve-se durante 1 ano inteiro sem resolução à vista.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Os transportes como os da fertagus estão ao nivel de qualquer transporte de um qualquer pais avançado. Alias este modelo de transporte é usado em inumeros paises.

                          Agora falas em "tipo de pessoas" mas que tipo é esse? a fertagus até tem uma boa segurança e nem sao dos transportes publicos pior frequentados mas sim malta que vai trabalhar e representa uma boa fatia da sociedade portuguesa, visto que os comboios da fertagus sao frequentados por pessoas de varios extratos sociais.
                          Era precisamente nesse sentido que eu estava a falar: Tu lá encontras todo o tipo de pessoas! Existem os pobres, os muito pobres, os remediados, os ricos, os drogados, os que andam a roubar, ... Em suma, encontras de TUDO!

                          EDIT: Obviamente que os comboios da linha de Sintra são 20 ou 30x piores
                          Editado pela última vez por MAZDA 6; 07 December 2008, 17:44.

                          Comentário


                            #43
                            Os autocarros da TST são uma boa trampa, na sua maioria. Se apanhar um motorista dos picansos então é um martírio, estar em pé e ter que gramar com um maluco a fazer rotundas a abrir Um antigo professor de história dizia-me que a TST ia buscar autocarros á Turquia dass... Mas felizmente já não vejo tantos "autocarros vibradores", daqueles em que eu andava quando era novo e ficava com a boca dormente de ter a cabeça encostada à janela.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                              Aqui na Bélgica, e mais especificamente na Região da Valónia, e desde 1 de setembro, os transportes são gratuitos até aos 12 anos e dos 12 aos 24 houve uma redução de 50% nos passes para os estudantes.

                              Foi uma medida do governo regional para aumentar o poder de compra das famílias.

                              A Valónia representa 40% da Bélgica.

                              Em Portugal? Gratuitos? Acho qe não há condições.
                              Por cá foi introduzido uma medida similar.

                              Os mais novos e os mais velhos tem descontos nos TP, bem como os estudantes que podem ter 50% de desconto

                              Não é por causa dos preços do passes que as pessoas deixam ou não os carros em casa.
                              O L123 que deve ser dos mais caros, anda nos 60 euros. Dividio por 22 dias utéis dá 2 e qq coisa por dia.
                              Ou seja por 2 € por dia, podem apanhar os transportes que quiserem as vezes que quiserem....

                              Quanto às pessoas que andam... nem sei bem como hei-de comentar.
                              Se calhar antes de comprarem casa deviam ver como são os arredores, pois assim não tinham que apanhar com essa "chungaria".
                              E depois podem ser andar no vosso carrinho que já não são incomodados.

                              Por isso é que é serviço público é para todos, do Sr. Dr. ao Sr. sem-abrigo.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                                Os autocarros da TST são uma boa trampa, na sua maioria. Se apanhar um motorista dos picansos então é um martírio, estar em pé e ter que gramar com um maluco a fazer rotundas a abrir Um antigo professor de história dizia-me que a TST ia buscar autocarros á Turquia dass... Mas felizmente já não vejo tantos "autocarros vibradores", daqueles em que eu andava quando era novo e ficava com a boca dormente de ter a cabeça encostada à janela.

                                quando eu era puto era só o autocarro parar para eu encostar lá a tola
                                Se vai buscar à turquia ou a outro sitio não me interessa, quero é autocarros novos e em condições e não cheios de km's e más condições a chover lá dentro ou partes do chão do autocarro a abrir e a ver-se a estrada como eu já apanhei.

                                Comentário


                                  #46
                                  As estações do metro do Porto tb são uma boa bosta quando chove... Protegem tanto.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                    Eu já só pedia que o bronco que desenhou as paragens em LX estivesse 18min debaixo dela a chover torrencialmente, molhas-te tanto como se tivesses na rua pois as paragens são abertas em cima...


                                    Isto não é um abrigo ou paragem...

                                    É um expositor de publicidade...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                                      Os autocarros da TST são uma boa trampa, na sua maioria. Se apanhar um motorista dos picansos então é um martírio, estar em pé e ter que gramar com um maluco a fazer rotundas a abrir Um antigo professor de história dizia-me que a TST ia buscar autocarros á Turquia dass... Mas felizmente já não vejo tantos "autocarros vibradores", daqueles em que eu andava quando era novo e ficava com a boca dormente de ter a cabeça encostada à janela.
                                      Eu acho que via lá indicações em alemão ou numa língua parecida. 5 anos a andar naquilo. Dasss!!!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        Eu acho que via lá indicações em alemão ou numa língua parecida. 5 anos a andar naquilo. Dasss!!!
                                        Sim o habitual Wagen halt

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                          Sim o habitual Wagen halt
                                          Ainda me lembro quando chegaram cá os primeiros importados, vinham com essa designação, era toda a gente a olhar escandalizada para o sinal. Ainda demoraram uns anos a mudarem do Wagen Halt, para Parar.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Já se percebeu que a maioria dos problemas, como é obvio, vêm dos transportes de Lisboa.

                                            E costumo usar, e de facto existem alguns problemas. Para quem faz uma que outra viagem, o autocarro é muito caro. O metro e comboio nem por isso.

                                            Mas em Lisboa para quem quer andar de transportes há excelentes soluções, passes sociais e combinados que a meu ver são bastante bons. Um L1 que permite usar autocarro, comboio e metro custa 38€, eu uso um combinado de comboio e metro custa 26€ por mês, se fosse de carro gastaria uns 100€ em gasolina!!!

                                            Têm o problema é de ser transportes de m...., e isto porquê? Não é por serem velhos, ou pelas pessoas que lá viajam, é mesmo pela falta de civismo de uma boa parte dos profissionais que conduz esses transportes, e pela quase impossibilidade em conciliar transportes.

                                            Até a bem pouco tempo conciliava comboio até Amadora com autocarro (114). Acabei por desistir e levo mesmo carro até à estação, comprando apenas passe para comboio. Pouquíssimo mais pago, e ganho uns bons 40 minutos por dia de tempo útil!!!


                                            Mas há que ver outra coisa que é importante. Fala-se sempre de Lisboa, pontualmente do Porto, mas não representam Portugal. Se as pessoas por cá se queixam dos transportes, tentem ir de transportes para o vosso trabalho entre cidades no interior, por exemplo. Experimentem ir de Vila Real a Bragança de transportes.

                                            Ou mesmo de uma zona x dos arredores de uma cidade (arredores próximos) para o centro da cidade, e depois digam-me quanto tempo esperaram pelo transporte e quanto custou.

                                            Nos meios grandes é onde há tudo, então a nível de transportes, à excepção dos defeitos que já apontei, há transportes para todo o lado, e embora com dificuldade, conciliam-se. Tem uma desvantagem. Paga-se. Mas também o que mais se quer? Os passes são comparticipados, são baratos, ainda virem a ser gratuitos?

                                            Isso sim é uma afirmação com uma grande falta de civismo e de respeito às restantes regiões do país. Já têm transportes, já têm meios, e têm bons preços, ainda querem mais?

                                            A isso chamam-se os maus hábitos. Se isso é escusa para levar o carro para o trabalho e não ir de transportes, não pega. Haverá zonas onde é impossível, mas existem muitas mas muitas mesmo onde facilmente se estaciona o carro num parque gratuito, e temos um metro ou comboio que nos deixa pertíssimo do trabalho.

                                            Muitas empresas têm mesmo transporte gratuito.

                                            Se uma pessoa vai morar, por exemplo, para Mafra e quer transportes para Lisboa, é normal que tenha dificuldades. Mas uma pessoa que more na periferia, tem em diversos caros metro ou comboio ou mesmo autocarro. Pelo preço dos passes...

                                            Agora gratuítos. O governo que abasteça o país como deve ser de transportes, com preços justos e condições equivalentes para todos em função das necessidades (porque há meios mais pequenos que as têm!), em Lisboa apesar dos defeitos que apontei, o preço dos passes não é um deles. Estão milhares de Portugueses a pagar IRS para 1/5 da população ter acesso a passes a preços convidativos. Neste aspecto, não pode haver razão de queixa. No serviço? Ai sim!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Dizes "não são maus de todo..."

                                              Já agora só por curiosidade sem falarmos de preços em que partes da europa ou até do mundo tens transportes publicos urbanos melhores que por exemplo esses comboios da fertagus?
                                              Mas tu achas os comboios da Fertagus bons porque motivo? Andei neles durante 2 meses e pura e simplesmente tive de desistir, é deshumano fazer uma viagem de quase 1h todo encolhido porque o espaço entre os bancos é minimo! Por curiosidade, já andas-te no fertagus das 6h da manha e das 00h? Seguranças, onde andam eles? Em toda a viagem (Lx-Setúbal) se o veres uma vez é pq se esqueceu de algo no outro lado do comboio....

                                              Comentário


                                                #53
                                                Gratuitos não, nem vejo razão para o serem no actual panorama.

                                                Mas ainda assim creio que são demasiados caros para o serviço prestado, uso regularmente a soflusa, a tt, a carris, os tst, os tcb, a rlisboa, a vimeca e o que vejo é a constante falta de limpeza, os longos tempos de espera, a falta de informações prestadas aos clientes, a completa ausencia de ligações entre um transporte e outro.

                                                Isto são tudo questões que se podem resolver e que ajudariam a melhorar o serviço.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                                                  Mas tu achas os comboios da Fertagus bons porque motivo? Andei neles durante 2 meses e pura e simplesmente tive de desistir, é deshumano fazer uma viagem de quase 1h todo encolhido porque o espaço entre os bancos é minimo! Por curiosidade, já andas-te no fertagus das 6h da manha e das 00h? Seguranças, onde andam eles? Em toda a viagem (Lx-Setúbal) se o veres uma vez é pq se esqueceu de algo no outro lado do comboio....
                                                  Já andei na Fertagus mais que uma vez. Os comboios são os mesmos da CP que ligam Alcantara a Castanheira do Ribatejo, não os acho muito maus, mas podem ser opiniões. 1 hora nessas condições pode não ser o melhor se for para vir encolhido.

                                                  Quanto aos seguranças não te queixes, ando na linha de sintra a ano e meio e nunca vi um! Revisores vejo todos os dias, mas seguranças, o que é isso?

                                                  Claro que em viagens de longo curso pode ser mais complicado e pode complicar a decisão de ir ou não de transportes, mas na maioria dos percursos compensam largamente os transportes!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                                                    Mas tu achas os comboios da Fertagus bons porque motivo? Andei neles durante 2 meses e pura e simplesmente tive de desistir, é deshumano fazer uma viagem de quase 1h todo encolhido porque o espaço entre os bancos é minimo! Por curiosidade, já andas-te no fertagus das 6h da manha e das 00h? Seguranças, onde andam eles? Em toda a viagem (Lx-Setúbal) se o veres uma vez é pq se esqueceu de algo no outro lado do comboio....
                                                    porque sao bons , sao construidos segundo os padroes do que mais avançado existe em comboios urbanos.
                                                    Se fores comprar os comboios urbanos que existem nos paises avançados vais ver que metade sao como os fertagus e a outra metade sao piores.

                                                    Falta de espaço? para uma pessoa normal ha espaço, para uma cadeira de rodas tb...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                      porque sao bons , sao construidos segundo os padroes do que mais avançado existe em comboios urbanos.
                                                      Se fores comprar os comboios urbanos que existem nos paises avançados vais ver que metade sao como os fertagus e a outra metade sao piores.

                                                      Falta de espaço? para uma pessoa normal ha espaço, para uma cadeira de rodas tb...


                                                      Não digo que não seja um comboio todo 'pipi' mas aquele espaço entre bancos é miserável. Não se viaja confortavelmente no fertagus! Se for para pequenos trajectos 15/20m é muito bom, mas eu fazia Setúbal - Entrecampos, 57minutos salvo erro... Para não falar dos horários, que para Setúbal são de hora a hora... muito bom, sem duvida

                                                      Mudei-me para a TST e, na minha opinião, fiquei a ganhar em três coisa, horários de meia em meia hora, entre as 7h e as 9h é quase de 15 em 15minutos, levo 35minutos na viagem toda, e em termos de conforto posso ir muito mais á vontade.
                                                      Óbvio que nem tudo é perfeito, são sucatas importadas com 20 anos e que mesmo em dias de grandes temperaturas nem todos ligam o AC, o que eu gentilmente lhes questiono se não têm AC, o que faz com que o linguem

                                                      Quanto a €€€ é tudo um exagero... o preço do gasoleo subiu, o preço do pass subiu, o preço do gasoleo desceu o preço do pass subiu +1€

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                                                        Já andei na Fertagus mais que uma vez. Os comboios são os mesmos da CP que ligam Alcantara a Castanheira do Ribatejo, não os acho muito maus, mas podem ser opiniões. 1 hora nessas condições pode não ser o melhor se for para vir encolhido.

                                                        Quanto aos seguranças não te queixes, ando na linha de sintra a ano e meio e nunca vi um! Revisores vejo todos os dias, mas seguranças, o que é isso?

                                                        Claro que em viagens de longo curso pode ser mais complicado e pode complicar a decisão de ir ou não de transportes, mas na maioria dos percursos compensam largamente os transportes!
                                                        A linha de Sintra não tem seguranças, tem PSP.

                                                        Nas horas de ponta é raro encontrares lá a polícia, nas outras horas vais encontrando.

                                                        Para dizer a verdade eu e a minha família nunca tivemos problemas nos comboios da linha de Sintra e andei neles 6 anos seguidos e moro perto da linha de Sintra há 25 anos. E sim, chegava a andar no último comboio da noite e nunca tive problemas (até me sentia mais seguro no comboio do que na rua).

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Tanta barbaridade que vi escrita por aqui!

                                                          A TST não tem autocarros com letras de matricula no meio de 1985! Tem de 95. (Vontade de falar mal). Desde 2004 que não se importam autocarros com mais de 12 anos. A maioria dos que têm chegado são de 1999.

                                                          Os Mercedes O405 que são de 1985 eram carros de reserva, que é um estatuto dado aos mais velhos, só saem à rua caso haja baixas dos outros mais recentes. Acontece que no mês de Novembro tiveram que ser abatidos 7 autocarros de repente (em mais de 600), que não estavam previstos! Um por incendio, 2 por acidentes, e os restantes por avarias não sendo viavel a reparação dado os custos. Não que os incidentes tenham sido graves, é mesmo pelo baixo valor comercial dos veículos. Por este facto teve-se que recorrer aos de reserva todos os dias.

                                                          A Fertagus de facto é cara, mas os comboios não podiam ser melhores. Só peca pelos horários e preços, mas já se sabe, empresas privadas estão fora do sistema de passes sociais, salvo a TST, RL e LT por serem fruto das privatizações da RN. Perfeito perfeito era ter a mesma cadência da Linha de Sintra, mas como sabemos a linha de Sintra transporta muito mais passageiros por dia logo tem uma maior margem para baixar os preços e aumentar as frequencias de comboios, uma vez que os custos de exploração estão cobertos. Daí ter preços mais baixos que as linhas de Cascais e Azambuja.

                                                          Os autocarros da TST acusados de tremer eram os Volvo B10R, abatidos ainda na decada de 90, embora estivessem bons em termos mecanicos, apenas a precisar duns ajustes na carroçaria, substituidos por Mercedes O305 (redondinhas) e O405 (a maioria) apenas por estas terem consumos muito mais baixos (praticamente metade) e terem uma mecânica simples com facilidade de se adaptarem peças doutros autocarros e marcas; aliadas a preços baixos dos veículos por falta de comprador na Alemanha.
                                                          Portanto, à 10 anos que a tua cabeça não treme!

                                                          Para quem diz que trabalha a 100 kms de casa e sai mais barato de carro, eu não sei qual o percurso efectuado; mas eu à 2 anos morava em Lisboa e trabalhava em Coimbra e ficava-me a 9,70€ na Rede Expressos, acho que nem valia a pena por o preço que me ficava de carro, sem contar com o desgaste do carro e custos indirectos em revisões!

                                                          Quanto aos preços dos transportes serem caros, pensem no ponto de vista de serem voces a ter a empresa de transportes, vejam os custos de revisões, seguros, combustiveis (consumos médios urbanos a ultrapassar os 100L/100 kMS EM AUTOCARROS ARTICULADOS), inspecções de 6 em 6 meses a cada veículo e salários dos funcionários e acham se o preço praticado ao passageiro é caro!

                                                          Autocarros na TST que vêm da Turquia?! Os unicos autocarros fabricados na Turquia que existem em Portugal, são novos têm o nome de Probus. Ou então esse professor era tão futurista que já falava na nova fabrica que a EvoBus (Fabricante de autocarros Mercedes-Benz e Setra) abriu recentemente na Turquia por ter custos mais baixos que as fabricas alemãs!

                                                          Digam a esse professor que os Mercedes da TST vieram quase todos da Alemanha, embora alguns tenham vindo novos para a TST e outros tenham sido comprados à empresa Berrelhas de Viseu.
                                                          Editado pela última vez por CondutorXico; 08 December 2008, 16:34.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post


                                                            Não digo que não seja um comboio todo 'pipi' mas aquele espaço entre bancos é miserável. Não se viaja confortavelmente no fertagus! Se for para pequenos trajectos 15/20m é muito bom, mas eu fazia Setúbal - Entrecampos, 57minutos salvo erro... Para não falar dos horários, que para Setúbal são de hora a hora... muito bom, sem duvida
                                                            Desculpa lá mas não entento? que tamanho tens? eu ando de fertagus e acho confortavel dentro dos padrões do que ha de melhor em comboios urbanos, é evidente que este tipo de composição ferroviária é de nivel urbano se fosse para viagem longas aí este comboio já nao serve nem wc tem.


                                                            Mudei-me para a TST e, na minha opinião, fiquei a ganhar em três coisa, horários de meia em meia hora, entre as 7h e as 9h é quase de 15 em 15minutos, levo 35minutos na viagem toda, e em termos de conforto posso ir muito mais á vontade.

                                                            O horario de setubal para lx tem a ver com o facto de nao haver gente suficiente para fazer comboios com intervalos de tempo menores.
                                                            De setubal ate entrecampos é mais rapido com a TST?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Thats me Ver Post
                                                              Mesmo assim ainda abriga de qualquer coisa. Pior estamos nós aqui em Almada... Na avenida principal passámos disto:





                                                              Entretanto foi isto, durante as obras...



                                                              Para isto...


                                                              (IN Transportes-xxi)
                                                              Bem bom não?

                                                              Por isso continuo a dizer que prefiro que os transportes não sejam grátis, mas que na verdade existam condições aceitáveis para os passageiros...

                                                              Estas paragens é do mais moderno que existe... andaram designer e arquitectos a estudar 5 anos para desenharem isto e voces dizem mal...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X