Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Falar em público

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Propanolol 4 mg costuma ajudar...

    Comentário


      #32
      Estão aqui óptimos conselhos.

      Eu pessoalmente gosto imenso de falar para um público, seja ele de 7 ou de 700 pessoas (na verdade nunca falei para 700 pessoas...LOL).

      Além dos conselhos que já por aqui apareceram acrescento um: Entusiasmo. Mesmo que estejas a orar sobre o tema mais desinteressante e enfadonho do mundo tens que te mostrar entusiasmado, pois isso mai dar relevância ao tema e motivar os participantes em te dar atenção.

      Muita atenção à comunicação não verbal, nomedamente onde e o que fazes com as mãos. Mãos nos bolsos ou braços cruzados, ou mãos atrás das costas são sinal de insegurança e desinteresse.

      JAMAIS olhar para o chão ou para o ar e jamais vires as costas ao público.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
        Ora aí está um mega problema para mim Por mais bem preparada que esteja fico sempre nervosa e para piorar começo a corar, a corar, a corar, vermelha que nem um tomate, que parece que vou explodir! Já fiz n apresentações na faculdade, já dei formação e é sempre a mesma coisa. Até em reuniões de trabalho me acontece.
        E eu que pensava que era a única a quem acontecia!! E é tão mau, porque depois ainda fico mais vermelha, por ter a consciência que estou a corar como se não houvesse amanhã... E o mais estúpido é que às vezes coro sem estar envergonhada, pelo menos conscientemente.

        Comentário


          #34
          Um OFF TOPIC:

          No 4º ano da faculdade, tivemos um trabalho que era feito em grupos. Depois do meu grupo, pus uma protecção de tela que aparecia tudo verde, e depois viva o SCP em preto! para ajudar á festa, coloquei password para não sair dali. Foi de partir a rir Depois tive que lá ir que não saiam dali

          Comentário


            #35
            tambem gosto de apresentacoes, e sempre fui um dos oradores, quando em situacao de trabalho de grupo.

            Apesar do nervosismo inicial, gosto de ser eu a expor as coisas, e quanto a mim o mais importante é saber do que falo. Quando o sei, as apresentacoes correm sempre lindamente.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
              E eu que pensava que era a única a quem acontecia!! E é tão mau, porque depois ainda fico mais vermelha, por ter a consciência que estou a corar como se não houvesse amanhã... E o mais estúpido é que às vezes coro sem estar envergonhada, pelo menos conscientemente.
              Junta-te ao clube Eu também coro por tudo e por nada. Das situações mais ridículas, mais banais às efectivamente comprometedoras. Para além de já ser mau sentirmos que estamos a corar, julgo que com isso passamos aos outros a ideia de que estamos inseguros o que não corresponde obrigatoriamente à verdade.

              Comentário


                #37
                Olha sempre ao teu redor.

                Não te fixes sempre na mesma pessoa. É desconfortável para ela (pela fixação) e para os outros (que se sentem ignorados).

                Entusiasmo.

                Nada de voz monocórdica como quem lê a lista dos ingredientes de um shampoo.

                Não falar muito lentamente, nem depressa demais. Lentamente adormece, sem pausas aborrece.

                A minha táctica é... começar! Ao fim dos primeiros 3 minutos já estou noutra onda.

                Se a apresentação for em inglês a adrenalina n me deixa ir abaixo.

                Comentário


                  #38
                  Victan ... can't miss it

                  Comentário


                    #39
                    Há dias fiz a minha primeira apresentação de caso clínico (fictício), para cerca de 80 pessoas.

                    Antes estava nervoso, mas aquilo depois de começar é sempre a andar, e correu bem!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Auto_Moralista Ver Post
                      Victan ... can't miss it

                      ja experimentaste victan para acalmares antes de falares em público?? se sim como é que correu?

                      sentes-te mesmo mais calmo ou ficas meio para o abananado??

                      Comentário


                        #41
                        Normalmente também costumo pegar em um ou dois exemplos da actualidade para ilustrar o meu pensamento, ajuda bastante.

                        A partir do momento em que tive que falar em publico, num exame oral com o Prof Marcelo, e com este a dizer-me coisas como "você é um bocado ignorante, não é?", já atingi um patamar esotérico, e partir daí já não desço mais mas vá lá, no fim ele até me elogiou um bocado.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                          Normalmente também costumo pegar em um ou dois exemplos da actualidade para ilustrar o meu pensamento, ajuda bastante.

                          A partir do momento em que tive que falar em publico, num exame oral com o Prof Marcelo, e com este a dizer-me coisas como "você é um bocado ignorante, não é?", já atingi um patamar esotérico, e partir daí já não desço mais mas vá lá, no fim ele até me elogiou um bocado.
                          Ao que respondias, "Sou, mas nem assim me deram um programa na televisão!".

                          Comentário


                            #43
                            Nunca mais era alguém na vida, eu

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Ao que respondias, "Sou, mas nem assim me deram um programa na televisão!".


                              Era muito bem metida!

                              Aí está outra característica importante de um bom orador: improvisação!

                              Também não é comigo!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por The_MoBsTeR Ver Post
                                Nunca mais era alguém na vida, eu
                                Já tive discussão acesa com o Luis Nazaré, actual presidente dos CTT e ex-Presidente do Conselho Fiscal do Benfica, na presidencia do Vale-Tudo.

                                E amochou! Deu-me o 10, contra vontade, mas deu!

                                Nunca mais o vi na vida... Gajo arrogante!

                                Já que falo em tubarões, imaginem agora que a vossa apresentação era uma plateia de tubarões! Mantinham a mesma postura, a mesma calma?

                                Já percebi que o Mobster tremeu!

                                Comentário


                                  #46
                                  Nem por isso... Já nem me lembro o que lhe respondi, mas levei tudo com calma

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por MS Ver Post
                                    Já tive discussão acesa com o Luis Nazaré, actual presidente dos CTT e ex-Presidente do Conselho Fiscal do Benfica, na presidencia do Vale-Tudo.

                                    E amochou! Deu-me o 10, contra vontade, mas deu!

                                    Nunca mais o vi na vida... Gajo arrogante!

                                    Já que falo em tubarões, imaginem agora que a vossa apresentação era uma plateia de tubarões! Mantinham a mesma postura, a mesma calma?

                                    Já percebi que o Mobster tremeu!
                                    Também cheguei a ter um "desaguisado" com esse fulano. Considero-o o típico "muita parra e pouca uva".

                                    Comentário


                                      #48
                                      A técnica consiste em falar sobre um tema da actualidade (não muito falado, porque esses já toda a gente sabe deles) e em pensar que está uma avaliação em causa... Ao pensar nisso, o sentimento de vergonha vai desaperecendo e só temos de nos concentrar em falar bem e saber interagir com os espectadores... Fazendo-lhes perguntas, etc, de modo a que eles possam intervir na apresentação, tornando-a mais interessante para eles. É certo que a confiança se vai ganhando apenas com o tempo e sempre que estamos a pensar na nossa apresentação, sentimos um nervoso miudinho... Mas só custa é iniciá-la! Depois já nos sentimos mais à vontade... Falo por experiência própria...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por afilipecf Ver Post
                                        ja experimentaste victan para acalmares antes de falares em público?? se sim como é que correu?

                                        sentes-te mesmo mais calmo ou ficas meio para o abananado??
                                        Sim, tomei 30 minutos antes da apresentação e fiquei mesmo relax...sentes o nervoso miudinho na mesma, mas consegues controlar a situação.

                                        Convém dominares bem o assunto que vai expor e ter a apresentação bem pensada.

                                        Não falha.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                                          1) se estiveres mesmo muito nervoso, aproveita isso, chegas à frente do palco, e dizes algo como "é com muita honra que estou aqui presente, como poderão reparar estou mesmo um pouco nervoso, e como tal se fizer ou disser alguma asneira não levem a mal, é mesmo o nervoso miudinho"


                                          Quando fazes isto, enfrentas a ansiedade de frente, et voila, quase por magia ela desaparece!!!


                                          2) Manter um sorriso e interagir com a plateia "Quantos de nós já fizeram X?" e levantas o braço, esperas que todos levantem o braço, provas o teu ponto, e mandas uma piada:

                                          "cerca de 80% da sala levantou o braço, desconfio que os outros 20% estão já a pensar no almoço/coffeee break/etc"


                                          3) E o segredo maior de todos, é estar 200% preparado!!
                                          Está tudo dito.

                                          É chegar lá e pensar como o Mourinho, "I'm the special one!" (neste tema!) enfrentando o publico de "caras". O tema tem de estar bem estudado e é natural que haja sempre algum nervosismo. (depende também do publico a quem nos estamos a dirigir). Gesticular e dirigir questões ao publico (mesmo que retóricas) para manter o auditório atento.
                                          Há uns livros interessantes sobre este tema à venda.

                                          link

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por __Eagle__ Ver Post
                                            Está tudo dito.

                                            É chegar lá e pensar como o Mourinho, "I'm the special one!" (neste tema!) enfrentando o publico de "caras". O tema tem de estar bem estudado e é natural que haja sempre algum nervosismo. (depende também do publico a quem nos estamos a dirigir). Gesticular e dirigir questões ao publico (mesmo que retóricas) para manter o auditório atento.
                                            Há uns livros interessantes sobre este tema à venda.

                                            link

                                            Há cursos de como falar em público e controle emocional muito uteis até na pratica diaria do nosso quotidiano..

                                            Eu tirei um de Reações interpessoais e adorei..

                                            Dá-nos outra prespectiva da realidade..

                                            Aconselho a lerem o "Bom Trabalho" de Ken Blanchard..

                                            Comentário


                                              #52
                                              Acreditar no tema que vamos apresentar também ajuda e às vezes isso não acontece

                                              Começar uma apresentação a dizer que estamos nervosos nem sempre é boa ideia. Na maioria das vezes, estamos num patamar profissional que dar apresentações deve ser natural, mesmo que só as façamos pontualmente.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                Uma nota muito importante:

                                                Nunca se esqueçam de desligar o messenger, skype e tudo que gere pop-ups antes da apresentação!
                                                Acrescento ainda que, no caso de usarem algum dispositivo apontador bluetooth (telemóvel ou coisa do género), desliguem o "announce" do Bluetooth do vosso computador, há sempre um engraçadinho que se põe a tentar emparelhar o telemóvel dele com a vossa máquina e lá vem a janela sobrepor-se à apresentação fullscreen.
                                                O ideal é terem o computador em modo extendido, de forma ao projector passar os slides como se de um segundo monitor se tratasse, e no monitor do portátil terem notas sobre a apresentação, outros programas / ficheiros que vão mostrar a seguir, etc.

                                                Cumprimentos

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                                  Acrescento ainda que, no caso de usarem algum dispositivo apontador bluetooth (telemóvel ou coisa do género), desliguem o "announce" do Bluetooth do vosso computador, há sempre um engraçadinho que se põe a tentar emparelhar o telemóvel dele com a vossa máquina e lá vem a janela sobrepor-se à apresentação fullscreen.
                                                  O ideal é terem o computador em modo extendido, de forma ao projector passar os slides como se de um segundo monitor se tratasse, e no monitor do portátil terem notas sobre a apresentação, outros programas / ficheiros que vão mostrar a seguir, etc.

                                                  Cumprimentos
                                                  Até o outlook devem desligar ... pode haver algum header de mensagem a chegar com linguagem menos própria

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por afilipecf Ver Post
                                                    Caros forunistas...

                                                    Penso que já todos nós tivemos situações em que tivemos que falar em público, quer seja para 3 pessoas ou para uma turma inteira na escola ou na universidade, quer seja para colegas de trabalho ou para um briefing de 300 pessoas...

                                                    Falar em público principalmente quando não temos experiência nem à vontade nessas situações, apresenta-se como um bicho de 7 cabeças, o coração dispara, começamos a suar das mão, a ansiedade e o nervosismo começam a ser notorios, a voz fraqueja e começamos a falar aos soluços.

                                                    O que pretendo saber é como ou que estratégias usam para enfrentar uma plateia com confança e com segurança?

                                                    Olá boa noite,

                                                    Partilho desses sintomas todos... Sinceramente tb gostava de dicas...As minhas pernas até tremem...lol...Houve uma ou duas situações, que tava a ver que desfalecia ali...


                                                    Cumps

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Cheguei à pouco a casa, vindo de uma apresentação em publico sobre Ergonomia e Postura no local de trabalho. Já não apresentava nada publicamente desde finais de 2006. Foi óptimo voltar sentir aquele nervoso miudinho!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Como já aqui disseram o pior é começar!

                                                        Depois de começar... siga!

                                                        A minha técnica é nunca treinar muito!

                                                        Tens que saber a apresentação de trás para a frente, mas nunca decores nada! Se decoras coisas, é quase certo que te vais esquecer de as dizer na apresentação e entras em stress porque não era assim que tinhas pensado dizer!

                                                        Mas nem de propósito o tópico, segunda feira vou ter a minha apresentação de tese de mestrado..

                                                        Por acaso ainda estou relativamente tranquilo, já que estou atolado em trabalho e ainda não pensei muito nisso! No Domingo começo a stressar!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por PsicoGirl Ver Post
                                                          Olá boa noite,

                                                          Partilho desses sintomas todos... Sinceramente tb gostava de dicas...As minhas pernas até tremem...lol...Houve uma ou duas situações, que tava a ver que desfalecia ali...


                                                          Cumps
                                                          bem, da uma vista de olhos nos posts todos e acho que deves encontrar qualquer coizinha tendes e que ter calma... e respirar bem fundo... dpois, e deixarem se ir na onda...

                                                          cumps

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Acho que nunca falei em publico propriamente dito...quer dizer só no trabalho ou qdo estudava, mas isso acho normal nem fico nervoso.

                                                            No trabalho se for uma reunião que ha todos as semanas tenho de apresentar custos e soluções para obras e as eventuais xatices normais em cada obra...nestes casos fico acelarado e tenho ser o senhor da razão...senao sou comido vivo...

                                                            Noutras situações eram as palestras á uns anos sobre o nucleo de fotografia...fazia na boa e nas obras onde começo normalmente com o discurso com uma "caralhada"

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Sou mais um dos que não tem muito à vontade com apresentações. Cada um é para o que é.

                                                              Mas acho fundamental saber do que se está a falar, senão somos logo comidos vivos ali à frente de todos. Por acaso nas apresentações do projecto de fim de curso eu e o meu colega tivemos muito bem, e na parte de discussão nem se fala, cada tiro cada melro. Neste caso o meu colega é uma pessoa que tem muito à vontade para apresentações.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X