Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Não seria já altura de começarmos a votar pela internet?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bem, volvidos mais de dois anos, alguma coisa deve ter evoluído, certo? Ou errado? Governo vai enviar oito milhões de cartas aos portugueses - Economia - Jornal de Negócios

    Comentário


      Definitivamente errado!

      Comentário


        Desde que seja seguro para não surgirem duvidas eu não me importaria.

        Comentário


          Digital Democracy and The Rise Of Accountability and Transparency | Citizen Renaissance

          Comentário


            E logo votar por um dos meios mais seguros a internet, onde ninguém no seu perfeito juizo paga alguma coisa directamente do seu cartão de crédito e dá graças todos os dias à existência do paypal.

            Comentário


              Nunca mais resolvem estas dificuldades? Daria uma boa ajuda para combater a abstenção nas próximas eleições, "tradicionalmente" pouco participadas... Estudo revela vulnerabilidade do voto pela internet. - swissinfo.ch

              Comentário


                Nada como o velho método em que cada voto é validado na presença física de várias pessoas de partidos diferentes.

                O voto electrónico tem algumas vantagens mas não justificam de forma alguma os riscos acrescidos.
                Editado pela última vez por UserAHO; 23 May 2014, 18:00.

                Comentário


                  o que me preocupa no voto pela internet nem é a segurança, é garantir que quem está a votar são mesmo as pessoas autenticadas.

                  ao menos nas urnas as pessoas têm mesmo de ir lá.

                  é muito fácil a um cacique de um partido reunir uma série de logins/passwords de eleitores (especialmente idosos) e depois ser ele próprio a descarregá-los no dia das eleições, tal como uma coisa é levar familiares a votar (em que eles próprios têm de fazer a cruzinha) e outra é dizer à avó, tias, etc para darem o código que votamos por elas.

                  garanto que haverá muito aproveitamento e manipulação, e não vai ser na parte digital, mas sim na parte humana.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                    o que me preocupa no voto pela internet nem é a segurança, é garantir que quem está a votar são mesmo as pessoas autenticadas.

                    ao menos nas urnas as pessoas têm mesmo de ir lá.

                    é muito fácil a um cacique de um partido reunir uma série de logins/passwords de eleitores (especialmente idosos) e depois ser ele próprio a descarregá-los no dia das eleições, tal como uma coisa é levar familiares a votar (em que eles próprios têm de fazer a cruzinha) e outra é dizer à avó, tias, etc para darem o código que votamos por elas.

                    garanto que haverá muito aproveitamento e manipulação, e não vai ser na parte digital, mas sim na parte humana.
                    É mesmo isso.

                    Comentário


                      Eu tenho impressão de que se poderia fazer uma melhor utilização dos cartões de cidadão. Se é tão fácil saber-se onde pára cada cidadão a cada segundo, não daria para aproveitar o chip e votar em qualquer mesa de voto?

                      Ou será preciso contratar os serviços externos de alguma empresa cujo dono é amigo de alguém no governo para pagar mais uns milhõezecos? Não haverá informáticos suficientes ou capazes no actual aparelho estatal para começar a pensar nisso?

                      Ou é como a reforma do Estado? Que será feita um dia... talvez no próximo século quando já nem existir Estado Português?

                      Comentário


                        Exame Informática - Insólitos

                        Comentário


                          O papel continua, e vai continuar ser a forma mais segura de votar. Isso nem é aberto a debate, a não ser que faltas algum parafuso ou que gostas de dar respostas cheias de filosofia vazia.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                            O papel continua, e vai continuar ser a forma mais segura de votar. Isso nem é aberto a debate, a não ser que faltas algum parafuso ou que gostas de dar respostas cheias de filosofia vazia.
                            A tua escrita está um bocado titubeante e confusa, mas deduzo que não tenhas aberto a hiperligação...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                              A tua escrita está um bocado titubeante e confusa, mas deduzo que não tenhas aberto a hiperligação...
                              Não preciso de ler um link para saber que votar na internet é uma imbecilidade.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                Não preciso de ler um link para saber que votar na internet é uma imbecilidade.
                                O link é sobre um caso de voto em papel, que depois é lido e processado, suponho que por meios automáticos.

                                E explica lá porque é que votar pela internet é uma imbecilidade? Se já tratamos de tudo o que é relativo a finanças online, banca online, porque é que não dá para votar pela internet?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                  O link é sobre um caso de voto em papel, que depois é lido e processado, suponho que por meios automáticos.
                                  E que os boletins contiuam em papel. E logo, registados numa forma que não seja electrónica.

                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                  E explica lá porque é que votar pela internet é uma imbecilidade? Se já tratamos de tudo o que é relativo a finanças online, banca online, porque é que não dá para votar pela internet?
                                  Trabalhando como programador há já 15 anos, posso dizer, sem qualquer reserva, que votar na net é uma ideia absurda, proposto por pessoas que não sabem minimamente daquilo que estão a dizer. Em papel, a unica forma de adulterar os boletins é mesmo por meios fisicos e que é logo notado por terceiros(queimar boletins, ter mais votos que pessoas, rasgar boletins, roubar caixas de voto, etc...). Há sempre uma "assiniatura" física quando há irregularidades por papel.

                                  Na net, a sistema, por mais segura que podem dizer que é, não deixa de ser alvo de constantes ataques e basta 1 e apenas 1 desses ataques a ter exito para entrar na sistema e adulterar os resultados, pior ainda, fazendo o mesmo sem deixar qualquer rasto. E daí a maior problema. É que em forma electronica, podes fazer tudo e mais alguma coisa e depois fazer como que ninguem tivesse tocado naquilo.

                                  Qualquer pessoa que sabe desse pequeno pormenor da net terá dificuldade em discordar comigo quando digo que votar na net é uma imbecilidade. Ter mais conveniencia em troca de abdicar a transparencia democrática é algo que se faz 2 tipos de pessoas: autoritários ou idiotas.

                                  Comentário


                                    Ok que votar pela internet tem os seus problemas, mas acho que já estamos evoluídos o suficiente para que que se possa ter cadernos eleitorais actualizados e que me seja permitido votar em qualquer mesa de voto do país, ou ainda não?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                      E que os boletins contiuam em papel. E logo, registados numa forma que não seja electrónica.


                                      Trabalhando como programador há já 15 anos, posso dizer, sem qualquer reserva, que votar na net é uma ideia absurda, proposto por pessoas que não sabem minimamente daquilo que estão a dizer. Em papel, a unica forma de adulterar os boletins é mesmo por meios fisicos e que é logo notado por terceiros(queimar boletins, ter mais votos que pessoas, rasgar boletins, roubar caixas de voto, etc...). Há sempre uma "assiniatura" física quando há irregularidades por papel.

                                      Na net, a sistema, por mais segura que podem dizer que é, não deixa de ser alvo de constantes ataques e basta 1 e apenas 1 desses ataques a ter exito para entrar na sistema e adulterar os resultados, pior ainda, fazendo o mesmo sem deixar qualquer rasto. E daí a maior problema. É que em forma electronica, podes fazer tudo e mais alguma coisa e depois fazer como que ninguem tivesse tocado naquilo.

                                      Qualquer pessoa que sabe desse pequeno pormenor da net terá dificuldade em discordar comigo quando digo que votar na net é uma imbecilidade. Ter mais conveniencia em troca de abdicar a transparencia democrática é algo que se faz 2 tipos de pessoas: autoritários ou idiotas.
                                      Então também não tens confiança no portal das finanças ou nos sites dos bancos. No fundo acabas por não ter confiança em quase nada, porque hoje em dia funciona quase tudo de forma informatizada.

                                      Como programador até devias defender mais informatização, não percebo a tua atitude. Eu também trabalho em programação e defendo o voto electrónico. Há formas de garantir a segurança do voto, mesmo que não seja a 100%, a 99,9999%

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                        Ok que votar pela internet tem os seus problemas, mas acho que já estamos evoluídos o suficiente para que que se possa ter cadernos eleitorais actualizados e que me seja permitido votar em qualquer mesa de voto do país, ou ainda não?
                                        Isso sim, mas mesmo assim, terá de have um registo em papel na mesa onde o voto for efectuado, sujeito a uma espécie de fiscalização no acto da contagem. É assim que se faz em alguns paises em que um cidadão pode votar em qualquer parte do pais, mas se for fora da sua zona, terá de votar num boletim especial que é contado a parte e fiscalizado pelos autoridades para ter a certeza que pessoa x não se votou em mais do que 1 sitio.

                                        Comentário


                                          Concordo.
                                          Penso eu que dentro um par de décadas , vamos a fazer tudo online , como ir as compras , pagar coisas , tirar o CC , passaporte, etc.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                            concordo.
                                            Penso eu que dentro um par de décadas , vamos a fazer tudo online , como ir as compras , pagar coisas , tirar o cc , passaporte, etc.
                                            [:d][:d][:d]

                                            Comentário


                                              Votar pela net nao sei, mas em termos de votos informaticos..não foi a reeleição do Bush que foi por votos informaticos? Em que a pessoa escolhia um candidato e depois dizia que ela tinha votado no outro?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                Então também não tens confiança no portal das finanças ou nos sites dos bancos. No fundo acabas por não ter confiança em quase nada, porque hoje em dia funciona quase tudo de forma informatizada.
                                                Não, não tenho. E nem os autoridades que dispoem desses serviços tem essa confiança. Por isso que os mesmos tem mecanismos de apoio caso que essas sistemas falham. As Financas nunca se abdicou por completo dos formulários de papel, os bancos, na sua maioria, tem serviços de combate a fraude que funcionam em paralelo as sistemas de home banking, que fazem uma monitorização 24/7/365 a todos os movimentos efectuados.

                                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                Como programador até devias defender mais informatização, não percebo a tua atitude. Eu também trabalho em programação e defendo o voto electrónico. Há formas de garantir a segurança do voto, mesmo que não seja a 100%, a 99,9999%
                                                Se fores programador, inclusivemente um programador que trabalha em conjunto com um ou mais administrador de sistemas e que tens algum conhecimento com o elevado numero de ataques feitos por hackers e pseudo hackers(black hats) que simplesmente obtiveram um script qualquer, dificilmente vejo-te a concordar com aquilo que acabaste de escrever. Sobretudo se estas a entender que o meu ponto de vista tem de ver com a defesa da transparencia democrática e como uma sistema de informática, por mais segura que podem dizer que é, não pode assegurar na sua totalidade.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                  Votar pela net nao sei, mas em termos de votos informaticos..não foi a reeleição do Bush que foi por votos informaticos? Em que a pessoa escolhia um candidato e depois dizia que ela tinha votado no outro?
                                                  Ali esta, os mal-famados maquinas Diebold. Que, até agora, contiuam de ser alvo de investigações devido a sua falta de transparencia e de suspeitas de ter algum algoritmo que podia ter adulterado votos.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                    E que os boletins contiuam em papel. E logo, registados numa forma que não seja electrónica.


                                                    Trabalhando como programador há já 15 anos, posso dizer, sem qualquer reserva, que votar na net é uma ideia absurda, proposto por pessoas que não sabem minimamente daquilo que estão a dizer. Em papel, a unica forma de adulterar os boletins é mesmo por meios fisicos e que é logo notado por terceiros(queimar boletins, ter mais votos que pessoas, rasgar boletins, roubar caixas de voto, etc...). Há sempre uma "assiniatura" física quando há irregularidades por papel.

                                                    Na net, a sistema, por mais segura que podem dizer que é, não deixa de ser alvo de constantes ataques e basta 1 e apenas 1 desses ataques a ter exito para entrar na sistema e adulterar os resultados, pior ainda, fazendo o mesmo sem deixar qualquer rasto. E daí a maior problema. É que em forma electronica, podes fazer tudo e mais alguma coisa e depois fazer como que ninguem tivesse tocado naquilo.

                                                    Qualquer pessoa que sabe desse pequeno pormenor da net terá dificuldade em discordar comigo quando digo que votar na net é uma imbecilidade. Ter mais conveniencia em troca de abdicar a transparencia democrática é algo que se faz 2 tipos de pessoas: autoritários ou idiotas.
                                                    Não achas demasiado extremada a apreciação por essa via das lacunas que ainda podem / possam existir nesse método? É que uma coisa é argumentar tecnicamente enunciando falhas, outra é apelidar de imbecil, autoritário e de idiota quem pondera essa possibilidade...

                                                    Por esse prisma, se calhar era legítimo dizer o mesmo do teu trabalho, já que dizes trabalhar em programação, pois se é assim tão vulnerável o que fazes porque razão o fazes? Serve mesmo para quê a informática?... Percebes?... Não é legítimo e parece-me um exagero depreciativo essa enormidade na forma como te referes aos demais! Legítimo é, diria, explicar porque é que não deve ser adoptado, na tua óptica! O resto é, para ser simpático, no mínimo deselegância...

                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    Então também não tens confiança no portal das finanças ou nos sites dos bancos. No fundo acabas por não ter confiança em quase nada, porque hoje em dia funciona quase tudo de forma informatizada.

                                                    Como programador até devias defender mais informatização, não percebo a tua atitude. Eu também trabalho em programação e defendo o voto electrónico. Há formas de garantir a segurança do voto, mesmo que não seja a 100%, a 99,9999%
                                                    Ora nem mais!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                      Não achas demasiado extremada a apreciação por essa via das lacunas que ainda podem / possam existir nesse método? É que uma coisa é argumentar tecnicamente enunciando falhas, outra é apelidar de imbecil, autoritário e de idiota quem pondera essa possibilidade...
                                                      Não, ambos sao ligados.

                                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                      Por esse prisma, se calhar era legítimo dizer o mesmo do teu trabalho, já que dizes trabalhar em programação, pois se é assim tão vulnerável o que fazes porque razão o fazes? Serve mesmo para quê a informática?... Percebes?... Não é legítimo e parece-me um exagero depreciativo essa enormidade na forma como te referes aos demais! Legítimo é, diria, explicar porque é que não deve ser adoptado, na tua óptica! O resto é, para ser simpático, no mínimo deselegância...
                                                      Mais um PeLevismo de filosofar com uma resposta sem conteudo. Nem merece resposta.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                        o que me preocupa no voto pela internet nem é a segurança, é garantir que quem está a votar são mesmo as pessoas autenticadas.

                                                        ao menos nas urnas as pessoas têm mesmo de ir lá.

                                                        é muito fácil a um cacique de um partido reunir uma série de logins/passwords de eleitores (especialmente idosos) e depois ser ele próprio a descarregá-los no dia das eleições, tal como uma coisa é levar familiares a votar (em que eles próprios têm de fazer a cruzinha) e outra é dizer à avó, tias, etc para darem o código que votamos por elas.

                                                        garanto que haverá muito aproveitamento e manipulação, e não vai ser na parte digital, mas sim na parte humana.

                                                        Não percebo onde estão as duvidas, este comentário diz tudo.


                                                        Já para não acrescentar a maior vulnerabilidade a fraude e por ultimo acredito que parte de integrar a sociedade é votar. E se nem para isso querem levantar o cu e ir votar, como é que o país muda?

                                                        Comentário


                                                          Quem aqui disse que o acto de votar eletrônico pode ser falsificado ou pode não ser um acto confidencial não devia de proferir essas palavras quando não percebe do assunto, porque engana quem está na dúvida.

                                                          É totalmente concebível um portal onde, para se autenticar não se precisa de password nenhuma mas sim do número de identificação pessoal e do respectivo nome. Desta forma, automaticamente inibia que, pessoas aleatórias, pudessem votar escrevendo apenas números de identificação pessoal à sorte.

                                                          O partido em que se vota continuaria a ser confidencial desde que não se grave na base de dados. A única coisa que se teria que guardar era os números de BI que já votaram.

                                                          É um sistema bastante simples e acredito que muitas pessoas, e eu incluído, passariam a exercer a opção de voto pela comodidade oferecida.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por biof Ver Post
                                                            Quem aqui disse que o acto de votar eletrônico pode ser falsificado ou pode não ser um acto confidencial não devia de proferir essas palavras quando não percebe do assunto, porque engana quem está na dúvida.

                                                            É totalmente concebível um portal onde, para se autenticar não se precisa de password nenhuma mas sim do número de identificação pessoal e do respectivo nome. Desta forma, automaticamente inibia que, pessoas aleatórias, pudessem votar escrevendo apenas números de identificação pessoal à sorte.

                                                            O partido em que se vota continuaria a ser confidencial desde que não se grave na base de dados. A única coisa que se teria que guardar era os números de BI que já votaram.

                                                            É um sistema bastante simples e acredito que muitas pessoas, e eu incluído, passariam a exercer a opção de voto pela comodidade oferecida.
                                                            Primeiro negrito, não tem a ver com adivinhar a sorte, mas sim partidos/familiares usarem os logins das pessoas mais idosas para votar com pouca ou nenhuma manipulação.

                                                            Segundo negrito, para mim é simples votar é um direito e um dever quem não levanta o cu para votar só merece os políticos que temos e nem direito a reclamar tem.

                                                            Comentário


                                                              E porque razão alguém iria roubar, por um período de tempo limitado, o bilhete de identidade de uma senhora ou senhor idosa só para votar?
                                                              Quanto mais, até seria benéfico para as pessoas idosas que vivem em regiões afastadas e que, por vezes por circunstância motora, não podem se deslocar aos locais de voto.

                                                              Quanto há tua última frase, é descabida e não merece qualquer comentário.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X