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Professor quer que pais assumam absentismo e indisciplina dos filhos

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    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    luso,

    No tópico fala-se essencialmente de "absentismo e indisciplina" e em relação a esses dois aspecto insisto em dizer que os país são os únicos responsáveis.
    Após de frequentar o ensino secundário cá, acho que estás muito bem enganado.

    Se um aluno falta a uma aula, por muitas das vezes, os pais não sabem do mesmo. Só ficam a saber quando o aluno "está em risco" de chumbar por faltas ou quando chumba mesmo. As escolas não são muito bem estrutrados nesse sentido.

    Para já, podiam era verifcar os livros de ponto ao fim de cada dia, e, no momento que haja faltas injustificados marcados, devia, ou nesse dia, ou no dia seguinte, entrar em contacto com os pais a alertar o mesmo. Alertar "mês em mês", é bastante passageira por parte da escola.

    Quando há casos de indisciplina, sem pensar 2 vezes, os pais deviam ser contactados de imediato e a sua presença na escola requisitado, ou na hora ou marca-se uma reunião com eles, um rep. do CD e, se originou numa aula, com o professor dessa aula.

    Isso é o que falta. Isso é o que estou a falar em termos de aproximação dos pais a escola.

    Comentário


      Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
      Se não tens a capacidade de o entender, porquê que eu há de fazer desenhos a explicar?
      Olha q tenho, a sério. Por isso é q pedi. Mas se n ter apetece, fico bem na mesma.
      Pelo menos, melhor do q tu.

      Comentário


        Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
        Após de frequentar o ensino secundário cá, acho que estás muito bem enganado.

        Se um aluno falta a uma aula, por muitas das vezes, os pais não sabem do mesmo. Só ficam a saber quando o aluno "está em risco" de chumbar por faltas ou quando chumba mesmo. As escolas não são muito bem estrutrados nesse sentido.

        Para já, podiam era verifcar os livros de ponto ao fim de cada dia, e, no momento que haja faltas injustificados marcados, devia, ou nesse dia, ou no dia seguinte, entrar em contacto com os pais a alertar o mesmo. Alertar "mês em mês", é bastante passageira por parte da escola.

        Quando há casos de indisciplina, sem pensar 2 vezes, os pais deviam ser contactados de imediato e a sua presença na escola requisitado, ou na hora ou marca-se uma reunião com eles, um rep. do CD e, se originou numa aula, com o professor dessa aula.

        Isso é o que falta. Isso é o que estou a falar em termos de aproximação dos pais a escola.

        Ó luso, tu vais ter q me desculpar a franqueza, mas n me parece q saibas assim muito bem como funcionam os procedimentos q referes neste tópico.
        Mais: como n funcionam a maior parte das vezes por culpa daqueles que se estão marimbando para tais procedimentos, isto é, boa parte dos EE dos alunos em causa. Aliás, está documentada a relação directa entre comportamentos reprováveis por parte de alunos e a atitude q apontei por parte de EE.
        Depois, uma coisa é acompanhar e envolver (coisa q eu estimulo c todo o prazer), outra é ter exactamente a tua atitude, n é?
        Editado pela última vez por hifi; 29 July 2009, 11:21.

        Comentário


          Originalmente Colocado por hifi Ver Post
          Ó luso, tu vais ter q me desculpar a franqueza, mas n me parece q saibas assim muito bem como funcionam os procedimentos q referes neste tópico.
          Mais: como n funcionam a maior parte das vezes por culpa daqueles que se estão marimbando para tais procedimentos, isto é, boa parte dos EE dos alunos em causa. Aliás, está documentada a relação directa entre comportamentos reprováveis por parte de alunos e a atitude q apontei por parte de EE.
          Depois, uma coisa é acompanhar ee envolver (coisa q eu estimulo c todo o prazer, outra é ter exactamente a tua atitude, n é?
          Eu sei, eu sei: Não se faz porque dá trabalho. Porque não dizer aquilo que realmente querias dizer, em vez de escrever uma novela a esconder o mesmo?

          Comentário


            Originalmente Colocado por hifi Ver Post
            Olha q tenho, a sério. Por isso é q pedi. Mas se n ter apetece, fico bem na mesma.
            Pelo menos, melhor do q tu.
            Sim, tas bem porque como se diz em Inglês: Ignorance is Bliss

            Comentário


              Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
              Eu sei, eu sei: Não se faz porque dá trabalho. Porque não dizer aquilo que realmente querias dizer, em vez de escrever uma novela a esconder o mesmo?
              Mais uma vez, ao longo da tua vida vais ter q fazer um esforço para te exprimires melhor. Assim, como é complicado as pessoas perceberem ao q te referes devido aos teus lapsos de memória de discurso, podem tomar-te por algo q talvez n tentes ser.


              Quanto ao post q escreveste a seguir, fico contente por beneficiares do Inglês no 1º ciclo, mas como mais uma vez demonstras uma certa predilecção pela má-criação, vais ficar como até aqui: a falar sozinho.

              Comentário


                Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                Quanto ao post q escreveste a seguir, fico contente por beneficiares do Inglês no 1º ciclo, mas como mais uma vez demonstras uma certa predilecção pela má-criação, vais ficar como até aqui: a falar sozinho.
                Son, you don't even have a clue as to what you're implying. Your advanced stupidity, coupled with blind ignorance is amusing. Please continue.

                Comentário


                  Bem, o débito de asneiras por unidade de tempo produzidas aqui pelo nosso luso2kx é digno de registo.

                  Comecemos pela figura do director de turma, que deve ser a mais consensual do nosso sistema de ensino. Como é possível sugerir a sua eliminação? É incrível ler esta sugestão quando sabemos, sem dúvida absolutamente alguma, como é óbvio o reconhecimento por parte dos encarregados de educação do papel fulcral por eles desempenhado. Pensar em substituir esta figura por NADA, supondo que a sua função é apenas a de interface entre pais e professores, é ridículo e demonstra, imediatamente, a terrível ignorância de quem vem com estas propostas da treta.

                  O pormenor do luso2kx em querer fazer acreditar que a existência dos directores de turma serve apenas para protecção dos restantes professores mostra-nos o que o move. Afinal, tenho por experiência que quem tenta evitar esse forma de relacionamento com a escola, preferindo o que aqui se chama de abordagem mais directa, não pretende mais do que ter toda a liberdade a que julga ter direito para tratar dos assuntos à sua maneira. Dou o meu próprio exemplo, já que, entre outros casos, tive uma vez uma encarregada de educação que me tentou subornar para evitar um conselho de turma disciplinar. Algumas notícias de agressão a professores mostram, igualmente, como é útil para alguns essa abordagem mais directa.

                  Nos diversos órgãos do Agrupamento onde têm assento representantes dos encarregados de educação, como no Conselho Geral que integro, nunca ouvi desvalorizar o papel dos directores de turma. Bem pelo contrário, procura-se que possam usufruir de melhores condições de trabalho. Saliento que estes encarregados de educação presentes são dos que se interessam pelos seus filhos, não dos que se preocupam apenas em aligeirar o seu fardo atirando as crianças para fora de casa.
                  Ora, como isto ainda não é uma anarquia ao serviço de gente que pensa poder dizer como funcionam as instituições onde despejam os filhos, cá continuarão os directores de turma a trabalhar e a ser reconhecidamente valorizados por isso.

                  Terminemos pela questão da informação aos encarregados de educação, por parte dos directores de turma.
                  Assim, convém informar - não o luso2kx pois há tarefas que reconheço como impossíveis - que um director de turma, no ensino básico (onde a maioria dos alunos está na escolaridade obrigatória), é obrigado a enviar comunicação escrita por cada falta injustificada de cada aluno. Acresce que tem, também, de informar os encarregados de educação quando se atinge metade do limite de faltas possíveis, ou quando se atinge esse limite ou ainda quando se ultrapassa esse mesmo limite, para cada disciplina. Por carta registada e aviso de recepção se existir historial de não acompanhamento por parte dos respectivo encarregado de educação, o que muitas vezes sucede. Ora, eu, como director de turma, já tive alunos que tiveram mais de 200 faltas num ano lectivo, que vão sendo justificadas, pelos pais, aos repelões e depois de muito perturbados no seu descanso. Podem, portanto, perceber o que significa, em termos de carga de trabalho, esta obrigação de informação. Informo, igualmente quem não sabe, que têm apenas 45 minutos semanais para tratar disto e de todos as outras atribuições de um director de turma (mais 45 minutos para atendimento aos encarregados de educação).

                  Naturalmente que esta obrigação de informação se estende ao aproveitamento escolar, à indisciplina e a outros assuntos que devem ser comunicados a quem se encarrega da educação dos alunos. E aí é que está o busílis desta tema. Os chamados encarregados de educação, na maior parte das vezes, e como se percebe bem pelo discurso do luso2kx, não se encarregam de educação alguma. Sim, porque exigir aos outros que desempenhem essa função não é o mesmo que a desempenhar, não é assim?

                  Os pais que acompanham a vida escolar dos seus filhos continuam a ser uma minoria. Os que se responsabilizam pela asneirada dos seus rebentos são ainda em menor número. As consequências estão à vista de todos, com o aumento da indisciplina nas escolas e fora delas. A violência escolar, por parte de alunos e pais, está em crescendo, mas nestes fóruns, que são afinal um espelho da nossa sociedade, só se lêem acusações a professores quando se tratam destes assuntos, como neste tópico. Não tarda, estaremos todos, mas todos mesmos, a sofrer as consequências deste estado de coisas.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                    Bem, o débito de asneiras por unidade de tempo produzidas aqui pelo nosso luso2kx é digno de registo.

                    Comecemos pela figura do director de turma, que deve ser a mais consensual do nosso sistema de ensino. Como é possível sugerir a sua eliminação? É incrível ler esta sugestão quando sabemos, sem dúvida absolutamente alguma, como é óbvio o reconhecimento por parte dos encarregados de educação do papel fulcral por eles desempenhado. Pensar em substituir esta figura por NADA, supondo que a sua função é apenas a de interface entre pais e professores, é ridículo e demonstra, imediatamente, a terrível ignorância de quem vem com estas propostas da treta.

                    O pormenor do luso2kx em querer fazer acreditar que a existência dos directores de turma serve apenas para protecção dos restantes professores mostra-nos o que o move. Afinal, tenho por experiência que quem tenta evitar esse forma de relacionamento com a escola, preferindo o que aqui se chama de abordagem mais directa, não pretende mais do que ter toda a liberdade a que julga ter direito para tratar dos assuntos à sua maneira. Dou o meu próprio exemplo, já que, entre outros casos, tive uma vez uma encarregada de educação que me tentou subornar para evitar um conselho de turma disciplinar. Algumas notícias de agressão a professores mostram, igualmente, como é útil para alguns essa abordagem mais directa.

                    Nos diversos órgãos do Agrupamento onde têm assento representantes dos encarregados de educação, como no Conselho Geral que integro, nunca ouvi desvalorizar o papel dos directores de turma. Bem pelo contrário, procura-se que possam usufruir de melhores condições de trabalho. Saliento que estes encarregados de educação presentes são dos que se interessam pelos seus filhos, não dos que se preocupam apenas em aligeirar o seu fardo atirando as crianças para fora de casa.
                    Ora, como isto ainda não é uma anarquia ao serviço de gente que pensa poder dizer como funcionam as instituições onde despejam os filhos, cá continuarão os directores de turma a trabalhar e a ser reconhecidamente valorizados por isso.

                    Terminemos pela questão da informação aos encarregados de educação, por parte dos directores de turma.
                    Assim, convém informar - não o luso2kx pois há tarefas que reconheço como impossíveis - que um director de turma, no ensino básico (onde a maioria dos alunos está na escolaridade obrigatória), é obrigado a enviar comunicação escrita por cada falta injustificada de cada aluno. Acresce que tem, também, de informar os encarregados de educação quando se atinge metade do limite de faltas possíveis, ou quando se atinge esse limite ou ainda quando se ultrapassa esse mesmo limite, para cada disciplina. Por carta registada e aviso de recepção se existir historial de não acompanhamento por parte dos respectivo encarregado de educação, o que muitas vezes sucede. Ora, eu, como director de turma, já tive alunos que tiveram mais de 200 faltas num ano lectivo, que vão sendo justificadas, pelos pais, aos repelões e depois de muito perturbados no seu descanso. Podem, portanto, perceber o que significa, em termos de carga de trabalho, esta obrigação de informação. Informo, igualmente quem não sabe, que têm apenas 45 minutos semanais para tratar disto e de todos as outras atribuições de um director de turma (mais 45 minutos para atendimento aos encarregados de educação).

                    Naturalmente que esta obrigação de informação se estende ao aproveitamento escolar, à indisciplina e a outros assuntos que devem ser comunicados a quem se encarrega da educação dos alunos. E aí é que está o busílis desta tema. Os chamados encarregados de educação, na maior parte das vezes, e como se percebe bem pelo discurso do luso2kx, não se encarregam de educação alguma. Sim, porque exigir aos outros que desempenhem essa função não é o mesmo que a desempenhar, não é assim?

                    Os pais que acompanham a vida escolar dos seus filhos continuam a ser uma minoria. Os que se responsabilizam pela asneirada dos seus rebentos são ainda em menor número. As consequências estão à vista de todos, com o aumento da indisciplina nas escolas e fora delas. A violência escolar, por parte de alunos e pais, está em crescendo, mas nestes fóruns, que são afinal um espelho da nossa sociedade, só se lêem acusações a professores quando se tratam destes assuntos, como neste tópico. Não tarda, estaremos todos, mas todos mesmos, a sofrer as consequências deste estado de coisas.
                    Pois, é o costume. As férias pode ser que lhe façam bem

                    Comentário

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