Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DB - Do Secundário para o Profissional - Novo Post 16-10

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    DB Voltar 3 anos atrás - Curso Profissional

    Ora muito bem, a dois dias de começarem as aulas, ou melhor, a três, mas 2a feira é dia de apresentação e visita à escola e oficinas. Da outra vez esqueci-me de dizer, mas optei pela Escola Profissional de Almada, e quando fui fazer a pré-inscrição tinha duas opções a preencher:

    A - Electrónica Automação e Comando
    B - Energias Renováveis

    Na altura estava mais inclinado para B, no entanto e depois de uma entrevista com a direcção da escola, foi-me dito que para energias renováveis haviam já ultrapassado a centena de possíveis candidatos, e que de acordo com o meu percurso académico, Electrónica seria mais interessante.

    Para além de ser um curso novo na escola, é uma área igualmente com um futuro promissor. E na verdade depois de pesquisar melhor e ficar a saber melhor as características do curso, fiquei bastante atraído por essa opção. No dia da publicação dos candidatos admitidos, a confirmação, para além de ter sido admitido naquela escola, fiquei colocado em electrónica.

    Entretanto as férias foram passando e o apoio daqueles que me são próximos, pais, avós, tios, primos, amigos, continuou a crescer. Mas ainda assim algo me deixa perturbado. Pela internet proliferam as mensagens de que "os cursos profissionais são para quem não dá uma para a caixa na escola" ou "os pobres da sociedade ficam-se pelos profissionais" e coisas assim. Ler isto, e começar a pensar nisto, aliado ao meu percurso no secundário deixou-me e ainda me deixa por vezes, um pouco desapontado e triste, mas não desisti, nem penso desistir.

    Quero levar isto em frente. Mesmo em situações como ontem, onde fiquei a saber que bastantes amigos uns próximos outros nem tanto, assim como familiares, entraram no que pretendiam na faculdade, e até voltei a matutar no que disse um pouco mais atrás, em momento algum pensei em deitar tudo abaixo.

    Dia 14 estou aqui para contar como foi, e assim espero nos próximos tempos deixar aqui as peripécias de um aluno com 18 anos, que como disse e bem o Gmigas, mandou abaixo 3 anos de secundário de Ciências, para arrumar a casa e seguir o sonho de ser alguém na vida, mas com bases fortes.

    (É possível mudar o nome do tópico? Tentei fazê-lo mas dá-me erro, queria alterar para DB Voltar 3 anos atrás - Curso Profissional)
    Editado pela última vez por Thatsme; 12 September 2009, 18:23.

    Comentário


      #62
      ...

      Eu vou deixar aqui o meu testemunho porque passei por uma situação parecida com a tua, mas já á alguns anos.
      Andei no secundário até ao 11º ano cientifico natural mas aquilo não me motivava minimamente porque sabia desde os 15 anos que informática é que iria ser a minha vida, e eu não tinha vontade de aturar as outras disciplinas. Na altura de ir para o 10º ano a psicologa lá da escola não me aconselhou os cursos profissionais nem os tecnologicos porque eram segundo ela cursos que não valiam a pena e que para se ir para engenharia deveria-se seguir pelo cientifico natural.
      Resultado as notas não eram nada de jeito e a matemática e a fisica era uma desgraça, no final do 11º estava chumbado a matemática e a fisico-quimica. Mas passei para o 12º ai tive de tomar uma decisão, ou andava ali aquele ano e mais dois pelo menos a acabar a matemática ou desistia e voltava atrás para um curso profissional de informática e fazia aquilo que realmente gostava. No exame de fisico-quimica de equivalencia acabei por passar com boa nota mas continuava a matemática a qual nem podia frequentar as aulas porque já tava chumbado no 11º ano.
      Inscrevi-me numa escola profissional e entrei para o curso de informática nivel III 12º ano, tinha 18 anos e iria voltar ao 10º ano. Estava com medo e confuso, mas o combinado lá em casa foi que iria a primeira semana e se não gostasse voltava para a secundária uma vez que ainda tava matriculado. Adorei, e continuei na profissional, anulei a matricula na secundária, e acabei o curso com uma grande media.
      Tambem ouvi essas bocas que os profissionais eram para burros e cenas assim, mas quando cheguei lá pelo menos no curso de informática não era nada assim, havia menos testes é verdade e algumas disciplinas como portugues, inglês e area de integração era um pouco mais facilitadas, mas as disciplinas tecnicas e as matamaticas era bem puxadas e acredita que muitas vezes tinha-se quase um ritmo de trabalho como o que se tem no politecnico pois a maioria da avaliação é constituida por trabalhos praticos que no caso da minha escola não eram propriamente faceis.
      Quando acabei o curso entrei para um politecnico, para um curso de Eng. informática e na altura, não sei como é agora, existia uma percentagem de vagas reservadas para os alunos dos cursos tecnicos e profissionais. Felizmente eu não precisei disso porque tinha uma boa media e um exame de matemática com 10 valores hahaha, ou seja tinha notas para entrar na altura em todos os cursos de eng informática do país.
      Só fui para um politecnico porque era realista e sabia se fosse para uma universidade ou para o IST, poderia não me safar pois o tipo de ensino que tive na profissional era mais adequado a seguir num politecnico.
      Resultado final Licenciei-me em engenharia informática, e tive muitas dificuldades em fazer as analises matemáticas e as fisicas mas foram feitas. Nunca me arrependi de ter feito o que fiz embora, ás vezes os três anos que eu acabei por perder acabam algumas vezes por se resentir. Pois em vez de começar a trabalhar na area com 23 anos só começei com 26(curso 3+2). Outra coisa se por exemplo um dia tiveres um curso superior e começares a sentir-te desmotivado arranja um trabalho full time ou part time que vais ver que te dá logo outro animo.
      Eu tou nas informáticas, nunca tive desempregado,como tenho mudado algumas vezes de emprego as férias têm sido quase nulas desde que acabei o curso. e os ordenados são aceitaveis comparando com outras licenciaturas.

      Comentário


        #63
        DB Voltar 3 anos atrás - Curso Profissional

        Como prometido aqui está o resumo deste dia de apresentação

        Parecia que ia chegar tarde, logo no primeiro dia de aulas, mas cheguei a Cacilhas faltavam 20 minutos para a hora marcada. Esperei pelo autocarro com o horário mais em cima da hora, eram só duas paragens até ao destino, e lá fui eu.

        Cheguei à escola, cheia de malta, praticamente 100% dela nunca tinha visto na vida. Entrei no átrio, esperei um pouco, vi um professor a tirar dúvidas dos alunos, em que salas eram as apresentações. Quando me preparava para perguntar, eis que um jovem questiona-o "Onde fica Electrónica Automação e Comando Ano I"? Nem de propósito! Lá o segui até à sala.

        Pequena mas acolhedora e com condições que encostam muita sala de aula por esse país fora, até de particulares, como o meu caso! Logo aí fiquei surpreendido pela positiva. A turma também me deixou bastante confiante. Bem sei que é o primeiro dia mas parece ser tudo gente porreira. Faltam ali raparigas é certo. Uma turma só de rapazes, ainda estou a habituar à ideia.

        Feita a apresentação do professor e Dt, e uma breve introdução ao que é um Curso Profissional, as suas características, diferenças para o secundário normal, passamos para as apresentações pessoais. Tudo bastante tímido, praticamente ninguém se conhecia, apenas três ou quatro, o resto... estávamos todos ali na sala pela primeira vez. Não deu para trocar impressões. Decerto que com o tempo isso passa. Fui o último a apresentar-me. Resolvi contar, ainda que de forma breve, o meu percurso até ali e porque é que escolhi o curso. Olhava á minha volta e via estampado na cara da turma e do próprio prof "bem, que coragem, que reviravolta".

        Uma coisa é certa, o que pretendíamos fazer a seguir ao curso profissional, fui o único a admitir prosseguir os estudos, embora tivesse realçado que dependendo do meu percurso ao longo do tempo e se conseguir arranjar um bom emprego, talvez repense o assunto, mas a prioridade actualmente é pensar e agir a longo prazo: Coisa que no secundário não fiz.

        Passamos à visita das instalações. Francamente boas e completas, uma vez mais superiores ao que já tive oportunidade de ver. Mais uma vez, para Escola Profissional, estava muito bem dotada do melhor equipamento: Salas com projectores, Climatização, mesas e cadeiras novas, oficinas com todo o material, laboratórios idém, esta última nunca tinha visto... a minha antiga escola tinha um laboratório fraco.

        Saí de lá de cabeça erguida, satisfeito com a escolha que fiz. Espero que daqui para a frente continue a ser assim.

        E é assim. Sempre que se justificar, cá vai mais um post neste diário de bordo de um aluno vindo do 12º, para o ensino Profissional.

        Comentário


          #64
          Bem, 1 mês depois tenho aqui alguns apontamentos a tirar:

          Sobre o funcionamento dos serviços da escola - Nota negativa para o uniforme. Tiraram-me as medidas na entrevista de Julho, na segunda semana de aulas chegaram. O resultado: estavam pequenas de mais. Nem ao rapaz mais pequeno da turma serviam.

          Nesse mesmo dia fui aos serviços tirar medidas para uma nova encomenda. Chegou na semana passada, desta vez: Nem uma pessoa de 2,5 m de altura veste aquilo, primeiro porque não há ninguém que meça tanto, e segundo, porque estava tão grande que parecia não uma mas duas sacas de batatas com aquilo vestido. Apeteceu-me dizer cobras e lagartos porque nunca mais me acertavam com aquilo. Felizmente a minha mãe conhece uma costureira e conseguiu dar conta do remédio porque a escola escusou-se a fazer nova encomenda (obviamente, nem previam fazer 2a), agora sim está tudo nos conformes.

          A turma revelou-se, e se até me dou bastante bem com todos, conversas, algumas brincadeiras, respeito e sou respeitado, mas se há coisa que me tira do sério, é nas aulas não suportar que seja incomodado pelos outros, seja com o famoso atirar papelinhos, com zum zuns (conversas) e outras actividades tais que prejudicam o normal funcionamento da aula. Ora devo ser o único ali que me preocupo com este aspecto, porque o resto da turma em aulas é um desastre completo, e muitas vezes até os profs. ignoram, apenas eu mando calar, ou viro para o gajo do lado para falar mais baixo, enfim.

          Muitas vezes sinto que sou o mais sério, o mais responsável, muitas vezes o que sabe tudo, em algumas aulas participo constantemente, numa delas em Português o stor já me disse para parar de participar para dar a vez aos outros, noutras também quase que vai pelo mesmo caminho (pudera, 3 anos no secundário alguma coisa ficou retida),às vezes sinto que estou ali a mais, que o meu lugar não era ali, era com gente mais séria, mais... adulta, sinto que estou ali a mais.

          O que me está a dar mais gozo, são as disciplinas que nunca tive... que são exclusivas de uma EP, Electricidade e Electrónica está a ser fantástico, estou a aprender coisas que já tinha abordado no 9º ano, mas de forma superficial, ali estou de novo à volta daquilo, e mais bem abordado, esquemas, cálculos relacionados com a matéria... peixe na água, o stor também ajuda. Sistemas Digitais, outra maravilha, embora precise de algum estudo é matéria igualmente interessante. TIC, muito melhor leccionado que no meu 10º ano, e com uma novidade, ali é usado Open Office, em detrimento do da Microsoft. Tecnologias Aplicadas, falta a componente oficina, o 1º módulo é muito chato porque é todo teórico, mas como já houve teste, este já está despachado. Enfim, estas disciplinas acabam por ser o escape e contra balançam as restantes.

          Até porque, hoje fiquei a saber que as equivalências servem apenas para quem veio de outro curso profissional... para aquele. Quem tenha vindo do ensino secundário normal, mesmo que tenha terminado a disciplina e feito exame, ali não conta para nada. Foi um bocado forte, mas cá me hei-de arranjar. O mesmo se aplica à turma: É muito porreira, até entrou uma rapariga e tudo já meti conversa com ela e tudo, já não estou tão :O como estava ao princípio. Pá, mas na aula, é para estar concentrado, e não está a ser fácil consegui-lo, vamos ver os primeiros testes, se se começa a trabalhar a sério, ou em casos mais extremos, começam os primeiros a sair.

          O Testamento já vai longo, mas com muita novidade para contar teve de ser assim. Até à próxima entrada neste DB

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
            Bem, 1 mês depois tenho aqui alguns apontamentos a tirar:

            Sobre o funcionamento dos serviços da escola - Nota negativa para o uniforme. Tiraram-me as medidas na entrevista de Julho, na segunda semana de aulas chegaram. O resultado: estavam pequenas de mais. Nem ao rapaz mais pequeno da turma serviam.

            Nesse mesmo dia fui aos serviços tirar medidas para uma nova encomenda. Chegou na semana passada, desta vez: Nem uma pessoa de 2,5 m de altura veste aquilo, primeiro porque não há ninguém que meça tanto, e segundo, porque estava tão grande que parecia não uma mas duas sacas de batatas com aquilo vestido. Apeteceu-me dizer cobras e lagartos porque nunca mais me acertavam com aquilo. Felizmente a minha mãe conhece uma costureira e conseguiu dar conta do remédio porque a escola escusou-se a fazer nova encomenda (obviamente, nem previam fazer 2a), agora sim está tudo nos conformes.

            A turma revelou-se, e se até me dou bastante bem com todos, conversas, algumas brincadeiras, respeito e sou respeitado, mas se há coisa que me tira do sério, é nas aulas não suportar que seja incomodado pelos outros, seja com o famoso atirar papelinhos, com zum zuns (conversas) e outras actividades tais que prejudicam o normal funcionamento da aula. Ora devo ser o único ali que me preocupo com este aspecto, porque o resto da turma em aulas é um desastre completo, e muitas vezes até os profs. ignoram, apenas eu mando calar, ou viro para o gajo do lado para falar mais baixo, enfim.

            Muitas vezes sinto que sou o mais sério, o mais responsável, muitas vezes o que sabe tudo, em algumas aulas participo constantemente, numa delas em Português o stor já me disse para parar de participar para dar a vez aos outros, noutras também quase que vai pelo mesmo caminho (pudera, 3 anos no secundário alguma coisa ficou retida),às vezes sinto que estou ali a mais, que o meu lugar não era ali, era com gente mais séria, mais... adulta, sinto que estou ali a mais.
            ...
            Isto é-me MUITO familiar!

            É chocante como uma destes cursos pode ser tão má! Parece um bando de macacos, ainda hoje bati palmas a um professor porque pôs uns espertalhões no lugar deles Estava a habitual balbúrdia e o prof disse "Sabem que mais? Não vos vou meter na rua, vou dar-vos o gosto de ficarem a aturar-me até ao fim da aula" Que gozo que me deu, até bati palmas! Normalmente os profs ignoram e nem ligam, estão-se basicamente a lixar para aquilo!
            O que vale é que só me restam uns longos meses para acabar!

            E já estou na explicação de Matemática A

            Comentário


              #66
              que continue tudo a correr sobre rodas!

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X