Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das arvores e arbustos de fruta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pessoal, tenho aqui uns caroços de algumas frutas que gosto, pêssegos, ameixas, nectarinas, e gostava de (tentar) criar árvores destas frutas. Sei que tal é possível, sendo depois necessário fazer um enxerto. Ora, é aqui que preciso de ajuda, em saber como fazer o enxerto, em que consiste, em que altura do crescimento da árvore deve ser feito, etc. Alguém com experiência?

    Obrigado.

    Comentário


      Boas, pelo que sei é possivel semear caroços dessas frutas de forma a criar arvores de fruto.

      O inconveniente é que demora alguns anos até dar fruta, e nem sempre esta é de boa qualidade, dai ser necessário fazer um enxerto.

      No fundo um enxerto é "ligar" a tua planta a um ramo de outra planta de qualidade, de forma a esse ramo dar frutos.

      Há varias tecnicas de enxertos, umas mais adequadas que outras consoante a arvore de fruto, se procurares na net é facil veres como fazer as mais comuns... depois é uma questão de tentares e teres sorte.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
        Pessoal, tenho aqui uns caroços de algumas frutas que gosto, pêssegos, ameixas, nectarinas, e gostava de (tentar) criar árvores destas frutas. Sei que tal é possível, sendo depois necessário fazer um enxerto. Ora, é aqui que preciso de ajuda, em saber como fazer o enxerto, em que consiste, em que altura do crescimento da árvore deve ser feito, etc. Alguém com experiência?

        Obrigado.
        Eu não percebo nada da poda, e deve haver por aí plantógos que te podem dar o aval científico da coisa.

        Os caroços que tens podem nunca vir a dar uma árvore que dê frutos iguais e bons como a fruta de onde tiraste o caroço.

        Isto porque os produtores usam uma variedade de fruteira que por si só não sobrevive ou é muito pouco resistente a doenças.

        Então o que fazem é enxertar um ramo de uma árvore que dá um fruto de determinadas características que se pretende manter numa raíz (na gíria chamam cavalo). Essa raíz é de uma variedade silvestre, que, desenvolveu naturalmente resistência a doenças ou específicamente escolhida pela sua resistência ou cresce mais rapidamente, ou frutifica mais cedo, etc.

        Normalmente, o caroço reverte para a planta que deu a raíz.

        Só passados uns 4, 6, 8 anos ou mais, dependendo das condições é que tens fruto a partir da semente, no caso dos frutos que referiste.


        Por isso, mais te vale comprares uma fruteira já estabelecida do que esperares uma série de anos e poderes nunca ter fruto tão bom como o que deu origem à árvore.

        Há diversas técnicas de propagação, mas o seu sucesso depende do tipo de planta que queres propagar.

        Comentário


          Venho pedir uma ajuda.
          No meu quintal tenho um pêssegueiro, um limoeiro, magnoeiro e um diospireiro.
          Vi no lidl à venda umas árvores de fruto senti-me tentado a comprar uma cerejeira e comprei. Bem devia ter lido na net primeiro sobre isto e só depois comprar mas são daquelas coisas que por vezes compra-se e só depois se analisa e pensa. Não sabia que as cerejas não podem ser plantadas sozinhas.
          Pelo que li precisam ter outra árvore de cereja para que possa fazer troca de polen.
          Li que umas são autoférteis outras não. Alguém me sabe dizer se a espécie que comprei é autofértil ou preciso comprar mesmo outra?
          Aqui no papel que trazia com a cerejeira diz variedade: B. VAN

          Obrigado

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X