Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cão de porte médio para apartamento (Bulldog Inglês?)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por M3 Ver Post
    Até hoje, ainda não tive nenhum exemplo que assim não fosse
    tou a ver que para ti até bichos da seda fazem barulho...

    Comentário


      Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
      No meu prédio em madrid é efectivamente proibido ter cães, gatos e pássaros. Está nas regras do condomínio.

      Agora quanto a legislação desconheço ... até porque o meu interesse é mesmo nao ser possível ...
      .
      Se num predio onde eu vivesse proibissem animai barulhentos eu até compreendia , agora um gato que está em casa e nem sai de lá e que nao faz barulho, a mim nao me proibiam que eu tava nas tintas para essa lei.... em minha casa nao entra ninguem sem eu lhe abrir a porta e dizer para entrar, a menos que me tentem assaltar a casa mas isso é outra conversa.
      portanto é conversa e xaxa para mim...eu se fosse morar para que predio fosse levava o meu gato independente da lei que podesse haver ou viesse a inventar, na minha casa mando eu! e nao faço barulho para o vizinhos fora de horas

      Comentário


        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        Se num predio onde eu vivesse proibissem animai barulhentos eu até compreendia , agora um gato que está em casa e nem sai de lá e que nao faz barulho, a mim nao me proibiam que eu tava nas tintas para essa lei.... em minha casa nao entra ninguem sem eu lhe abrir a porta e dizer para entrar, a menos que me tentem assaltar a casa mas isso é outra conversa.
        portanto é conversa e xaxa para mim...eu se fosse morar para que predio fosse levava o meu gato independente da lei que podesse haver ou viesse a inventar, na minha casa mando eu! e nao faço barulho para o vizinhos fora de horas

        Pah as leis e regras são feitas para serem quebradas ... depois cada um lida com a situação da maneira que entende ... Há espaço para tudo ... basta procurar. Se eu quisesse levar os meus cães para a minha casa , simplesmente escolhia outro apartamento antes de comprar este.

        Comentário


          Mrs. X honestamente não sei se isso é ou não legal, mas que é praticado, é. Agora podes sempre partir para as vias legais, tribunais e afins, mas não há memória de alguém o ter feito, por norma fazem o que já foi dito, ao escolher a casa, temos em conta esse "pequeno pormenor"

          Eu quando andei à procura de casa para lugar, a primeira coisa que perguntava era se era permitido ter animais, já para me precaver

          Comentário


            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
            Se num predio onde eu vivesse proibissem animai barulhentos eu até compreendia , agora um gato que está em casa e nem sai de lá e que nao faz barulho, a mim nao me proibiam que eu tava nas tintas para essa lei.... em minha casa nao entra ninguem sem eu lhe abrir a porta e dizer para entrar, a menos que me tentem assaltar a casa mas isso é outra conversa.
            portanto é conversa e xaxa para mim...eu se fosse morar para que predio fosse levava o meu gato independente da lei que podesse haver ou viesse a inventar, na minha casa mando eu! e nao faço barulho para o vizinhos fora de horas
            Eu parto-me a rir contigo.

            Então no teu castelo ninguém tem autoridade.

            Deixa-te disso. Estás sujeito à lei como qualquer um.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
              tou a ver que para ti até bichos da seda fazem barulho...
              As regras, são para impor comportamentos saudáveis entre as pessoas.

              E um animal de estimação é muitas vezes foco de conflituozidade dentro de um prédio e mesmo entre casas.

              É por isso que aprovo que em prédios não sejam permitidos animais.

              Nota: Conheço um caso de uma sra. que é excelente pessoa, vive numa penthouse num prédio, mas tem 7 cães e 9 gatos.

              A confusão é tanta que até o marido saíu de casa para não se chatear, nem com a mulher nem com os vizinhos.

              E os vizinhos até que são porreiros e não querem ir mais longe, pois a sra. ficaria perturbada se lhe retirassem os animais...

              Então, impuseram quotas. Do género que só poderia ter 3 cães e não sei quantos gatos.

              Então ela, para 'enganar' os vizinhos, só leva a passear 3 cães de cada vez.

              A sério, este caso daria para um filme.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                As regras, são para impor comportamentos saudáveis entre as pessoas.

                E um animal de estimação é muitas vezes foco de conflituozidade dentro de um prédio e mesmo entre casas.

                É por isso que aprovo que em prédios não sejam permitidos animais.

                Nota: Conheço um caso de uma sra. que é excelente pessoa, vive numa penthouse num prédio, mas tem 7 cães e 9 gatos.

                A confusão é tanta que até o marido saíu de casa para não se chatear, nem com a mulher nem com os vizinhos.

                E os vizinhos até que são porreiros e não querem ir mais longe, pois a sra. ficaria perturbada se lhe retirassem os animais...

                Então, impuseram quotas. Do género que só poderia ter 3 cães e não sei quantos gatos.

                Então ela, para 'enganar' os vizinhos, só leva a passear 3 cães de cada vez.

                A sério, este caso daria para um filme.

                Carlos mas a Lei é muito clara:

                Só podes ter 4 animais (cães e gatos), sendo que não podem ser mais do que 3 cães e 1 gato ou 4 gatos. Portanto 4 cães já é ilegal.
                Isto é a Lei geral.

                O problema aqui é mais uma vez a falta de civismo das pessoas. Eu estou ilegal, tenho 3 cães e 5 gatos, mas garanto-te que não perturbo ninguém à minha volta, pois mantenho a casa limpa e as escadas do prédio também.
                Agora os meus ex-vizinhos por exemplo, são o exemplo perfeito da falta de respeito para com os outros... e estavam dentro da Lei!
                Eles tinham apenas 2 cães, um pitbull no quintal e um rafeirote, pequeno, dentro de casa. Em primeiro lugar, nem o pitbull nem ocão dentro de casa se calavam TODO O DIA, desde que os donos não estivessem em casa, especialmente o cão de dentro de casa, não se calava, fosse dia ou fosse noite. Isto é inadmissível, especialmente porque os meus cães não se ouvem. Quando eles abriam a porta de casa, era um cheiro nauseabundo que saía dali de dentro, isto para não dizer que eles abriam a porta ao cão de casa e ele ia mijar ao átrio ou páteo comum, à frente do prédio, o que eu considero uma falta de respeito a todo o nível.
                Se eles não se tivessem ido embora, as coisas iam azedar, e a culpa não era dos cães, mas sim dos donos.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                  tou a ver que para ti até bichos da seda fazem barulho...
                  Não vamos exagerar, nada disso. Já tive um pastor alemão (dick) e ao contrário do que possa parecer, gosto bastante de animais, no entanto assisto a situações de ficar de boca aberta (logicamente os animais não tem culpa).

                  Comentário


                    Para dizer que tou completamente in love com a raça sharpei...é uma hipótese!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                      Para dizer que tou completamente in love com a raça sharpei...é uma hipótese!

                      Se tens experiência com cães, força Se não tens, das duas uma, ou escolhes outra raça, ou ponderas a hipótese de frequentar uma escola desde cedo, caso contrário corres sérios riscos de ter dissabores com o cão. O SharPei é um cão dominante e exige um dono com pulso e conhecimentos

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                        Eu parto-me a rir contigo.

                        Então no teu castelo ninguém tem autoridade.

                        Deixa-te disso. Estás sujeito à lei como qualquer um.
                        Pois tou, mas tambem tenho o direito a ter em casa o que quiser desde que nao incomode os vizinhos. E ter um gato nao encomoda os vizinhos nem sabem que ele existe se for preciso, alem disso nao sujam as escada visto ser transportado numa caixa até pode ir nos transportes publicos porque vai acondicionado.

                        por acaso aqui no predio tenho uma serie de gente com pequenos caes..e tb oiço passarada tambem ha pelo menos mais um gato alem do meu.

                        Comentário


                          Boas MS,

                          Força com a ideia, pois quem gosta e é apaixonado por cães não há nada melhor do que ter um, isto se lhe conseguirmos dar todas as condições necessárias para que viva saudável e em equilibrio.

                          Eu há uns meses atrás adoptei a Sasha que o mais certo era ir parar a um canil, ela veio cá para casa com 7 meses e pelo comportamento dela nunca tinha sido habituada a tal, digo-te que tive muita sorte, ela aprende muito rápidamente é super inteligente e obediente, 2 dias depois de estar lá em casa aprendeu que necessidades só mesmo na rua, devido a ser cachorra ainda faz uma festa quando nos vê a chegar á noite, e ainda ladra um pouco quando saimos de casa para ir trabalhar, mas nada que não passe com o tempo.

                          Ela comporta-se lindamente, só entra em algumas zonas da casa, não salta para cima das visitas, não ladra para ir á rua, não chateia ninguém, sabe respeitar o espaço que não lhe pertence lá em casa.

                          Aqui vai o resultado do teste que fiz no link que a Texuga deu na primeira pagina :

                          German Shorthaired Pointer98%Boxer97%Staffordshire Bull Terrier97%Australian Shepherd96%Brittany96%Dalmatian96%Glen of Imaal Terrier96%

                          De referir que a Sasha é uma Boxer ;)

                          Força com isso MS

                          Abraço

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            Pois tou, mas tambem tenho o direito a ter em casa o que quiser desde que nao incomode os vizinhos. E ter um gato nao encomoda os vizinhos nem sabem que ele existe se for preciso, alem disso nao sujam as escada visto ser transportado numa caixa até pode ir nos transportes publicos porque vai acondicionado.

                            por acaso aqui no predio tenho uma serie de gente com pequenos caes..e tb oiço passarada tambem ha pelo menos mais um gato alem do meu.

                            Aí é que tu te enganas... Mais uma vez estás a falar baseado numa pessoa bem formada, porque há muitas que não castram/esterilizam os gatos e em alturas do cio é um barulho que ninguém aguenta. Há muitas pessoas que não têm respeito pelos outros e deixam os gatos andar à solta por todo o lado, incluindo zonas comuns, e os gatos também marcam, e de que maneira, o território...

                            Portanto mais uma vez, estamos dependentes o civismo ou da falta dele, dos donos.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                              Aí é que tu te enganas... Mais uma vez estás a falar baseado numa pessoa bem formada, porque há muitas que não castram/esterilizam os gatos e em alturas do cio é um barulho que ninguém aguenta. Há muitas pessoas que não têm respeito pelos outros e deixam os gatos andar à solta por todo o lado, incluindo zonas comuns, e os gatos também marcam, e de que maneira, o território...

                              Portanto mais uma vez, estamos dependentes o civismo ou da falta dele, dos donos.
                              Estava a falar do meu caso em particular que o gato que tenho nao anda em zonas comuns mas sim só dentro de casa, nao marca território, é castrado e nao faz barulho.
                              Por isso viva aqui ou num predio onde seja proibido animais ele vai na mesma, porque nao encomoda ninguem e eu sou responsavel por ele.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                Sem em acta de condomínio estiver deliberado, e isso tem de ser com a aprovação de todos os condóminos, a proibição da presença de animais no prédio, isso é válido e é legal. O que pode também acontecer, é alguém ter um cão, decidirem que daí para a frente é proibida a presença de animais, mas os que já lá estão não podem ser expulsos. O que não podem é entrar mais. E sim, isso é legal
                                Pois, por acaso, acho que nao concordo com estas ideias de proibiçao de animais em determinados prédios...

                                A Lei existe para ser aplicada convenientemente, nao de acordo com o que algumas pessoas querem...

                                Neste caso em concreto - proibiçao de animais em prédios de apartamentos/condominios para preservaçao do sossego dos vizinhos - estaremos perante a oposiçao de dois direitos concorrentes, nomeadamente, o direito ao sossego (por parte dos moradores) e o direito de propriedade (por parte dos donos dos animais).

                                Ora, o direito de propriedade é absoluto, e nao poderá ser restringido ou limitado por um mero regulamento de condominio, com fundamento no direito ao sossego pelos restantes vizinhos...

                                Por outro lado, quem se sinta lesado pelo eventual barulho dos animais, tem sempre a possibilidade de recurso aos meios judiciais nos termos gerais, mediante a apresentaçao de um pedido indemnizatório, uma providencia cautelar para assegurar o sossego e silencio no edificio, no caso de violaçao do mesmo por parte de um qualquer animal...

                                O que nao considero possivel é proibir animais que nao sabem se serao barulhentos, limitando o direito de propriedade absoluto que qualquer individuo tem sobre o animal, e que nao deve ser restringido de forma alguma (excepto quando em concorrencia com outros direitos absolutos prevalentes ou similares!!)..

                                Nao devemos responsabilizar os caes (ou gatos) pelo seu (eventual) mau-comportamento!!! Devemos responsabilizar sim os donos desses animais, e só se para tal houver motivo (ou seja, se os mesmos "portarem-se mal"), e para esse efeito, já a Lei disponibiliza os meios concretos e correctos para exercer os direitos de quem se sinta lesado, quer a nivel de ressarcimento de qualquer prejuizo, quer ao nivel de impedir lesoes futuras desses mesmos direitos!!

                                Espero ter exposto correctamente o meu ponto de vista!!!

                                Cumps...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por pedro 2cv Ver Post
                                  Pois, por acaso, acho que nao concordo com estas ideias de proibiçao de animais em determinados prédios...

                                  A Lei existe para ser aplicada convenientemente, nao de acordo com o que algumas pessoas querem...

                                  Neste caso em concreto - proibiçao de animais em prédios de apartamentos/condominios para preservaçao do sossego dos vizinhos - estaremos perante a oposiçao de dois direitos concorrentes, nomeadamente, o direito ao sossego (por parte dos moradores) e o direito de propriedade (por parte dos donos dos animais).

                                  Ora, o direito de propriedade é absoluto, e nao poderá ser restringido ou limitado por um mero regulamento de condominio, com fundamento no direito ao sossego pelos restantes vizinhos...

                                  Por outro lado, quem se sinta lesado pelo eventual barulho dos animais, tem sempre a possibilidade de recurso aos meios judiciais nos termos gerais, mediante a apresentaçao de um pedido indemnizatório, uma providencia cautelar para assegurar o sossego e silencio no edificio, no caso de violaçao do mesmo por parte de um qualquer animal...

                                  O que nao considero possivel é proibir animais que nao sabem se serao barulhentos, limitando o direito de propriedade absoluto que qualquer individuo tem sobre o animal, e que nao deve ser restringido de forma alguma (excepto quando em concorrencia com outros direitos absolutos prevalentes ou similares!!)..

                                  Nao devemos responsabilizar os caes (ou gatos) pelo seu (eventual) mau-comportamento!!! Devemos responsabilizar sim os donos desses animais, e só se para tal houver motivo (ou seja, se os mesmos "portarem-se mal"), e para esse efeito, já a Lei disponibiliza os meios concretos e correctos para exercer os direitos de quem se sinta lesado, quer a nivel de ressarcimento de qualquer prejuizo, quer ao nivel de impedir lesoes futuras desses mesmos direitos!!

                                  Espero ter exposto correctamente o meu ponto de vista!!!

                                  Cumps...

                                  Expuseste e eu não podia estar mais de acordo, mas infelizmente a responsabilização dos donos ainda é uma utopia em Portugal...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    é como o meu gato, percebe tudo e sabe tudo é bastante inteligente mas só faz e só quer aprender o que lhe convem, chamo-o e vem logo , mas se tiver num sitio onde goste , chamo-o e faz-se surdo

                                    A chow chow dizem que é um bom guarda sim e como apesar de ser um cao de prte medio mas é todo maciço tem mta força.

                                    No verao nao pode apanhar é mto calor, gostam mais do frio que do calor, mas lá está é uma raça onde o ensinamento funciona á maneira do cao e nao ao ritmo do dono como acontece com outras raças.
                                    Li algures que é a raça que «mais força tem nas mandíbulas»....

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por M3 Ver Post
                                      E se fosse só o barulho, até já nem era mau

                                      Pois, tens razão, há o problema do cheiro, mas digo-te que isso é pura e simplesmente, uma vez mais, dos donos. No prédio dos meus pais, não se sente o cheiro, ou muito raramente se sente. E ninguém se tem queixado.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                        Está fixe.

                                        A mim o primeiro é a cabela que tenho. Boxer 98%. Dentro da lista também gosto do American Staffordshire Terrier.

                                        Comentário


                                          1º Exemplo
                                          A minha cadela vive numa vivenda com jardim a frente e terreno atrás e nunca sai de casa. O terreno é bom para ter a porta aberta e ela ir fazer as necessidades quando quer e bem lhe apetece. Porque quando é preciso estar o dia todo em casa não faz nada até nós chegarmos.

                                          Já a trouxe 1 semana para o apartamento (T1) onde moro a semana e dá-se lindamente. Passeio-a de manhã, ao almoço e a noite. E chega. Se a deixar até nem se levanta de manhã. Tenho que a obrigar.

                                          E não ladra sem razão nem cheira a cão. Mas estanto habituada a viver sem ninguém a volta e estando a dormir de noite e a entrarem no prédio a gritarem e a falarem com se fosse uma festa dá o ar da sua graça. Ai só a tenho que mandar calar.

                                          2º Exemplo:
                                          Tenho é 1 amigo meu que têm 5 cães numa casa com um terreno que dá para fazer motocross. Deixa a porta aberta todo o dia. Os cães não saem do sofá. Qual é o interesse do espaço?

                                          Até podia dar mais 1 ou 2.

                                          Conclusão. Os cães dão-se lindamente dentro de apartamentos. E quando mais velhos ficam melhor se dão. O único inconveniente é não poderem ir fazer as necessidades quando querem. Mas isso é algo que eles aguentam bem. E irem 3 ou 4 vezes ao dia chega perfeitamente.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                            1º Exemplo
                                            A minha cadela vive numa vivenda com jardim a frente e terreno atrás e nunca sai de casa. O terreno é bom para ter a porta aberta e ela ir fazer as necessidades quando quer e bem lhe apetece. Porque quando é preciso estar o dia todo em casa não faz nada até nós chegarmos.

                                            Já a trouxe 1 semana para o apartamento (T1) onde moro a semana e dá-se lindamente. Passeio-a de manhã, ao almoço e a noite. E chega. Se a deixar até nem se levanta de manhã. Tenho que a obrigar.

                                            E não ladra sem razão nem cheira a cão. Mas estanto habituada a viver sem ninguém a volta e estando a dormir de noite e a entrarem no prédio a gritarem e a falarem com se fosse uma festa dá o ar da sua graça. Ai só a tenho que mandar calar.

                                            2º Exemplo:
                                            Tenho é 1 amigo meu que têm 5 cães numa casa com um terreno que dá para fazer motocross. Deixa a porta aberta todo o dia. Os cães não saem do sofá. Qual é o interesse do espaço?

                                            Até podia dar mais 1 ou 2.

                                            Conclusão. Os cães dão-se lindamente dentro de apartamentos. E quando mais velhos ficam melhor se dão. O único inconveniente é não poderem ir fazer as necessidades quando querem. Mas isso é algo que eles aguentam bem. E irem 3 ou 4 vezes ao dia chega perfeitamente.

                                            As pessoas continuam sempre a achar que os cães se exercitam quando estão sozinhos, daí a maioria dos que "têm quintal" e deixam o cão no quintal o dia todo, acharem que o cão não precisa de passear, pois "tem muito espaço para correr"... Isso é uma utopia, um erro, o cão não faz nada sem o dono, limita-se a dormir no sofá...


                                            Já agora deixo-vos com um video fenomenal, de um cão de uma raça que eu considero o "ex libris" do desporto canino: YouTube - malinois in china

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Texuga Ver Post


                                              Já agora deixo-vos com um video fenomenal, de um cão de uma raça que eu considero o "ex libris" do desporto canino: YouTube - malinois in china
                                              é a variedade do pastor belga que mais gosto.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                é a variedade do pastor belga que mais gosto.

                                                Eu também, mas não me sinto sequer preparada para ter um...

                                                Falo com muitas americanas e inglesas numa mailling list de treinadores de cães, e não só, e uma delas diz assim:

                                                From day one you can't make a mistake with them because if you do it's imprinted for life. People who think elephants never forget have never owned a Malinois.

                                                All their energy and drive is why so many ended up in shelters.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                  Eu também, mas não me sinto sequer preparada para ter um...

                                                  Falo com muitas americanas e inglesas numa mailling list de treinadores de cães, e não só, e uma delas diz assim:

                                                  From day one you can't make a mistake with them because if you do it's imprinted for life. People who think elephants never forget have never owned a Malinois.

                                                  All their energy and drive is why so many ended up in shelters.
                                                  é cao que necessita de desporto e tem mais agilidade que o pastor alemão, embora digam que tem um pouco menos de capacidade de aprendizagem, mas tem memória claro, nao sei se tem mais que os outros mas é um bom guarda.

                                                  Eu pessoalmente a escolher "agora" (isto se tivesse uma casa com area exterior) caes ligeiramente mais calmos e de porte medio.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Eu para esses 2 preferia um cao de agua portugues , tb é de porte medio , e é mais inteligente que esses 2 juntos alem disso é uma raça portuguesa
                                                    Já está reservado para Setembro um igual ao da direita:

                                                    _MG_4868 copy.jpg

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por MS Ver Post
                                                      Já está reservado para Setembro um igual ao da direita:

                                                      [ATTACH]54952[/ATTACH]
                                                      Seguiste o meu conselho ou o do Obama?

                                                      Um cao de agua nao é indicado para um apartamento....mas enfim, continuo a achar que era preferivel teres arranjado um gato

                                                      Comentário


                                                        aqui onde moro os donos têm dois destes


                                                        passam o dia a dormir ou a fingir que estão a dormir... são a coisa mais preguiçosa que já vi. mas quando os levas a passear fartam-se de correr.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          Seguiste o meu conselho ou o do Obama?

                                                          Um cao de agua nao é indicado para um apartamento....mas enfim, continuo a achar que era preferivel teres arranjado um gato
                                                          Quem é que quer saber do Obama, quando te temos a ti a dar conselhos?!

                                                          Então eu fui por ti e agora dizes-me isso?!

                                                          O cão vais estar em casa durante a semana e vai para uma casa no Alentejo com 1 hectar para correr, no fim de semana.

                                                          É mais que perfeito!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MS Ver Post
                                                            Quem é que quer saber do Obama, quando te temos a ti a dar conselhos?!

                                                            Então eu fui por ti e agora dizes-me isso?!

                                                            O cão vais estar em casa durante a semana e vai para uma casa no Alentejo com 1 hectar para correr, no fim de semana.

                                                            É mais que perfeito!
                                                            Ahh assim é fixe...o cao de agua é um cao mto bom, mas é cao que gosta de atenção de ser ensinado pois aprende tudo facilmente e gosta de actividades com os donos ou outros caes.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                              passam o dia a dormir ou a fingir que estão a dormir... são a coisa mais preguiçosa que já vi. mas quando os levas a passear fartam-se de correr.
                                                              É o que esperamos que este cão de água faça.

                                                              O Bulldog ia dormir durante o dia e ia querer vir para casa quando levássemos a passear!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X