Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como combater o sobreendividamento?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
    Bom, cada caso é um caso, e há pessoas que se endividam para fazer o seu dia-a-dia e há pessoas que o fazem para viver à grande, enquanto que a realidade está longe de ser assim... portanto, vou opinar segundo este 2º grupo de pessoas.

    Moral da história - não há dinheiro não há vicios!

    Crédito para habitação é perfeitamente normal. Quem quer comprar em Portugal, é quase obrigatório.

    Crédito automóvel pode ser necessário (há quem use o carro pessoal para fins profissionais), mas há quem possa juntar para o pagar a pronto, ou há quem peça crédito para não mexer no seu €€ (também faz sentido se for bem negociado).

    Crédito pessoal para LCD, frigorífico, mobilias, férias?!? O que é isto?!?

    A dias liguei para a minha entidade bancária a solicitar aumento do limite do CC, pois não queria usar MBNet para uma compra de valor superior ao meu limite de CC. A empresa não aceitou o aumento, eu precisava do cartão porque a compra era on-line, caso contrário seria MB ou notas batidas. Mas o engraçado é que a 1ª proposta que me fizeram foi depositarem-me a quantidade que precisava na conta num crédito aprovado telefonicamente, o que foi de imediato rejeitado e o individuo ainda levou raspanete.

    É isto e a história das cartas dos bancos com créditos de 20000€ pré-aprovados, é só levantar o cheque no balcão mais próximo.


    Isto é uma sociedade corrompida, com cidadãos dependentes do consumo, facilitismo, oportunismo dos bancos, dos sectores imobiliários, e toda a gente precisa de aprender.

    Pessoalmente, tenho possibilidades de comprar uma casa quando quiser, se bem que terei que recorrer a financiamento. Por outros motivos que não os financeiros, preferi alugar, vou investir em alguma mobília, não vou pedir nada a ninguém. Isto porque 1º juntei-o, agora vou gastar o que for preciso para ter qualidade de vida dentro de casa.

    Mas conheço quem viva em condições equivalentes às minhas, e já têm tudo - casa comprada, mobilias a n tempo, carro novo, várias férias passadas fora, etc. A diferença é que eu não tenho dívidas com ninguém. E isso, independentemente de estarmos em crise ou não, é um alívio tremendo.

    O tuga tem que aprender a conquistar as coisas 1 de cada vez, em vez de querer tudo de 1 só vez.
    Excelente post

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
      Entendo isso. Porem, o DECO até aconselhe cautela na solitação de crédito, para não ir alem dos 40% do rendimento mensal. Melhor é sempre manter-se nos 20 a 25% a não ser que está a ganhar bastante bem e que podes sacrificar os 40%.

      Eu adquiri a minha casa quando o Euribor estava no estratosfera e, nessa altura, estava a ocupar cerca de 42% do meu rendimento mensal, imagino agora como estou a saí com a situação actual É só poupar mesmo.
      Fogo 42% é dose! Vá lá que as taxas têm baixado ultimamente

      Pessoalmente acho que mais que 25% no crédito habitação. Mas mais de 35% já obriga a esforços superiores! Atenção que defendi o arrendamento atrás, mas não para sempre. Acho é que há que ter calma e atenção na compra da casa

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
        Estamos porque vc nada percebe da coisa. E vem para aqui com argumentos falsos. Aprenda algo sobre o modus operandi e depois falamos.
        Parabéns, o senhor é omnisciente e eu vergo-me humildemente perante a sua infindável sabedoria

        Talvez tenha é de aprender um bocado de humildade, pois parece que disso tem muito pouco...

        Mas como já disse, estamos conversados

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
          Fogo 42% é dose! Vá lá que as taxas têm baixado ultimamente

          Pessoalmente acho que mais que 25% no crédito habitação. Mas mais de 35% já obriga a esforços superiores! Atenção que defendi o arrendamento atrás, mas não para sempre. Acho é que há que ter calma e atenção na compra da casa

          Como eu...Mas parece-me que faz confusão a muita gente isso!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
            Ou seja, em vez de pagar €400/mês ao banco para algo que acaba de ser equidade, preferes pagar €600/mês a um senhorio para algo que nunca vai ser teu e que não tem valor para alem der ser "um lugar para viver"?

            Interessante......
            Estas discussões sem 1 base fica complicado.

            Quando olhas para o valor mensal fica complicado.
            Estás a assumir que vais ficar toda a vida na mesma casa.

            Sem me conheceres fica complicado.

            Arrendada ou comprada eu desde 1992 (a 1998) estive em 5..6 casas.

            Não acertas na casa logo à primeira a nao ser que tenhas muita sorte.

            Quando o mercado está bom (a ultima vez que troquei foi 1998) é so vender e comprar.

            Hoje vê-se que não é bem assim. A correr bem posso arrendar.
            Editado pela última vez por Superfast; 29 April 2009, 19:20.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
              Fogo 42% é dose! Vá lá que as taxas têm baixado ultimamente

              Pessoalmente acho que mais que 25% no crédito habitação. Mas mais de 35% já obriga a esforços superiores! Atenção que defendi o arrendamento atrás, mas não para sempre. Acho é que há que ter calma e atenção na compra da casa
              Eh, 42% não é mal quando já se ganha razoavelmente bem Mas agora ta na casa dos 20% ;)

              Já aluguei um apartamento e por um bocado de tempo. Realmente entre isso e ter casa próprio, que bela diferença

              Mas uma coisa que sei que nunca vou fazer neste país: por a minha casa ou algum parte dele a arrendar. Ao menos enquanto existe este lei draconiano de arrendamento. Mas se calhe, vou mas é arrendar aos Americanos da base. Estão cá por máximo dos máximos 2 anos, paguem mais do que os "nativos" e, na altura de saír são obrigados pela Força Aérea Americana a ter o sitio limpo, bem mantido e em condições(mesmo com inspecção militar).

              Agora arrendar para um banana para que ele pode causar dificuldades se quero no futuro usar a minha propriedade para outros finalidades e nem sequer aumentar a renda de forma independente, nem pensar nisso.

              Comentário


                #67
                Em relação à forma de ter casa: comprar ou arrendar, depende das pessoas e da sua situação. Cada caso é um caso. Não me parece que haja uma solução universal.

                O que sim é prudente, é não alocar uma % do rendimento demasiado elevada a pagar crédito. Aliás acho que mesmo a pagar crédito é importante conseguir poupar algum dinheiro.

                Eu tento aplicar esta máxima e tento ter cada vez menos endividamento.

                Quando comecei a trabalhar e comprei o meu primeiro carro foi um ALD e o 2ª e o 3ª também. Houve uma altura que tinha o ALD e a prestação do empréstimo da casa. Agora desde 2002 que não compro carros a crédito e tenho vindo a conseguir diminuir a divida do crédito habitação com amortizações esporádicas.

                Actualmente e já depois da actualização das tx de juro, pago apenas cerca de 6,5 % de empréstimo em relação ao rendimento mensal disponivel.

                No entanto o objectivo de diminuir mais a prestação mantêm-se

                Nunca sabemos quando nos vemos na contingência de ter que viver com metade do dinheiro que temos hoje ou menos.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
                  Estamos porque vc nada percebe da coisa. E vem para aqui com argumentos falsos. Aprenda algo sobre o modus operandi e depois falamos.
                  Tens de mudar o guião, pá.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Miguel_Ibiza_TDI Ver Post
                    o que interessa é ter as coisas e fazer boa vida...depois para pagar logo se vê. até hoje vivi assim e nunca fiquei mal. nunca me vieram a casa buscar nada nem fui a tribunal.

                    claro que já estive à rasca uma vez ou outra..mas é só "mexer as unhas" e o dinheiro aparece.

                    quem tem medo de empréstimos se calhar pouco tem em casa e nunca saiu de portugal. eu vou todos os anos para méxico, cuba, brasil e depois pago conforme posso, uma coisa é certa as férias já ninguém mas tira.

                    a vida dura pouco amigos, enquanto andar cá é para gozar, nunca vi ninguem ir preso preso por ter dívidas, agora se for a roubar..

                    tenho dito.
                    Parabéns por pensares assim (não estou a ser sarcástico, estou a ser sincero), e teres coragem de conduzir a tua vida assim, pois eu não consigo

                    Só de pensar que estou a dever um café alguém fico logo mal disposto

                    Sempre consegui fazer a minha vida sem nunca ficar a dever um tostão

                    E olha que tenho carro, viajo, como fora quando quero e mesmo assim sobra dinheiro (e não ganho nada de especial).

                    A diferença é, que quando não posso, não posso...Não vou para créditos

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                      Tens de mudar o guião, pá.
                      Esse vernáculo deve ser utilizado com os seus colegas de escola, não comigo.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
                        Esse vernáculo deve ser utilizado com os seus colegas de escola, não comigo.
                        Para já não parece que saibas o que é vernáculo.

                        No outro dia não te disse, porque estava num tópico de uma pessoa que muito estimo, mas a propósito da hipótese por ti levantada de termos sido colegas de escola, tenho a dizer que não. Por uma razão muito simples. Os meus pais sempre foram muito exigentes na minha educação.

                        É impossível, como estás a ver.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                          Para já não parece que saibas o que é vernáculo.

                          No outro dia não te disse, porque estava num tópico de uma pessoa que muito estimo, mas a propósito da hipótese por ti levantada de termos sido colegas de escola, tenho a dizer que não. Por uma razão muito simples. Os meus pais sempre foram muito exigentes na minha educação.

                          É impossível, como estás a ver.
                          Foi precisamente o contrário do que diz que escrevi, de facto. Apenas de modo sarcástico que não entende uma vez as suas limitações por mais visiveis sempre que escreve algo.

                          Quanto a esse comentário -novamente entendendido ao contrário - se tivesse tido algum colega tão limitado, lembrar-me-ia.

                          Por outro lado, onde estudei não o estou a ver com "capacidade" para aí estudar. A não ser que tivesse sido, na primária

                          PS: Quanto ao "vernáculo" -novamente não entendeu- "pá". Entendi que não o é para si. Fruto das pessoas que nos rodeiam, apenas.
                          Editado pela última vez por AutoFan; 29 April 2009, 20:16.

                          Comentário


                            #73
                            O que eu não entendo é que há pessoas que dizem que o melhor é o arrendamento, outras dizem, que o melhor é comprar, dentro deste ainda há os que dizem que preferem a pronto.

                            Cada caso é um caso, nem todos tem possibilidades para recorrerem a um crédito, ora porque a sua situação profissional não é estável, ora não entendo que é o momento propício para tal. Logo resta-lhe uma alternativa: arrendamento, usufruindo, para os que podem, de subsídios, aproveitando para construir uma base estável, para depois comprar uma casa. Como é o meu caso. Tenho um trabalho estável, mas prefiro esperar mais um pouco para me meter num crédito habitação.

                            Claro que preferia pagar a pronto, era sinal que o tinha , no entanto, resta-me trabalhar e esforçar-me para que se concretize este objectivo, e deste modo, possa gozar de uma melhor qualidade de vida, e possa proporcionar o melhor aos meus filhos.

                            Comentário


                              #74
                              Sobreendividamento???

                              Casa arrendada, carro pago, moto paga, e 2 cartões de crédito a pagar a 100% no mês seguinte, sem juros (para compras na net, aluguer de carro, etc)

                              O carro anterior custou 1900€, a pronto. Ao fim de 13 meses vendi, para não gastar dinheiro para passar o IPO. Perdi 600€ em 13 meses. Depois perdi a cabeça e gastei mais 100€, e paguei 2000€ pelo substituto

                              Fazem exactamente o mesmo que o Jazz que comprei novo, e que o Ibiza novo anterior. E perco muito menos dinheiro...num carro novo perde-se o triplo...

                              Se quizer comprar um carro novo, até tenho dinheiro para pagar a pronto....mas para quê? Não me faz falta, e é um desinvestimento....o dinheiro custa tanto a ganhar....se amanhã tiver o azar de ficar desempregado, não estou na *****....

                              Eu(e a maioria das pessoas) não ganho o suficiente para andar a perder milhares de euros ao ano num carro...
                              Se uma pessoa tiver bastante dinheiro, e que não lhe faça mossa o prejuizo....ok...até entendo....mas comprar um carro a pagar em 5 ou 7 anos? E ao fim desse prazo não tem valor nehum.......

                              Casa arrendada. Gasto menos de 20% do rendimento do agregado na renda...


                              E sou LIVRE!!!!!!!!!

                              Já tive casa própria, e vendi (em boa altura...ufa...).

                              Um dia mais tarde até posso vir a comprar...

                              Mas uma casa, quer queiramos quer não, prende as pessoas...

                              Uma pessoa não se muda por causa da casa, não aceita uma boa oferta de trabalho por causa da casa, não se muda para um sítio que gosta mais por causa da casa....

                              Ok, eu "deito fora" o dinheiro da renda todos os meses..a casa nunca vai ser minha.....mas se a comprar ao banco, pago duas casas ou duas e meia...

                              Ok, se uma pessoa não tiver ambição, e estiver estável, e quizer ficar a viver ali para sempre....se calhar até compensa comprar....

                              É tão bom ser livre


                              No meu caso nem foi tanto, mas pelo que vejo em colegas meus, que estão fora do seu país, uma mudança faz muito bem! E ajuda a definir prioridades

                              Pessoas que tinham um carro X que custou y e a pagar em Z anos, aqui têm um carro pago a pronto, que custou y/10, faz o mesmo, continuam felizes e aqui até ganham mais que antes
                              Editado pela última vez por TiagoLeal; 29 April 2009, 22:22.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                Sobreendividamento???

                                Casa arrendada, carro pago, moto paga, e 2 cartões de crédito a pagar a 100% no mês seguinte, sem juros (para compras na net, aluguer de carro, etc)

                                O carro anterior custou 1900€, a pronto. Ao fim de 13 meses vendi, para não gastar dinheiro para passar o IPO. Perdi 600€ em 13 meses. Depois perdi a cabeça e gastei mais 100€, e paguei 2000€ pelo substituto

                                Fazem exactamente o mesmo que o Jazz que comprei novo, e que o Ibiza novo anterior. E perco muito menos dinheiro...num carro novo perde-se o triplo...

                                Se quizer comprar um carro novo, até tenho dinheiro para pagar a pronto....mas para quê? Não me faz falta, e é um desinvestimento....o dinheiro custa tanto a ganhar....se amanhã tiver o azar de ficar desempregado, não estou na *****....

                                Eu(e a maioria das pessoas) não ganho o suficiente para andar a perder milhares de euros ao ano num carro...
                                Se uma pessoa tiver bastante dinheiro, e que não lhe faça mossa o prejuizo....ok...até entendo....mas comprar um carro a pagar em 5 ou 7 anos? E ao fim desse prazo não tem valor nehum.......

                                Casa arrendada. Gasto menos de 20% do rendimento do agregado na renda...


                                E sou LIVRE!!!!!!!!!

                                Já tive casa própria, e vendi (em boa altura...ufa...).

                                Um dia mais tarde até posso vir a comprar...

                                Mas uma casa, quer queiramos quer não, prende as pessoas...

                                Uma pessoa não se muda por causa da casa, não aceita uma boa oferta de trabalho por causa da casa, não se muda para um sítio que gosta mais por causa da casa....

                                Ok, eu "deito fora" o dinheiro da renda todos os meses..a casa nunca vai ser minha.....mas se a comprar ao banco, pago duas casas ou duas e meia...

                                Ok, se uma pessoa não tiver ambição, e estiver estável, e quizer ficar a viver ali para sempre....se calhar até compensa comprar....

                                É tão bom ser livre


                                No meu caso nem foi tanto, mas pelo que vejo em colegas meus, que estão fora do seu país, uma mudança faz muito bem! E ajuda a definir prioridades

                                Pessoas que tinham um carro X que custou y e a pagar em Z anos, aqui têm um carro pago a pronto, que custou y/10, faz o mesmo, continuam felizes e aqui até ganham mais que antes
                                Concordo em parte, mas quando se quer ter filhos, o caso muda de história, pois não é muito saudavel para as crianças andar de casa em casa. Além de que quando tiver que morrer, tenha uma casa para os meus filhos, que seja mesmo deles.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                                  Concordo em parte, mas quando se quer ter filhos, o caso muda de história, pois não é muito saudavel para as crianças andar de casa em casa. Além de que quando tiver que morrer, tenha uma casa para os meus filhos, que seja mesmo deles.

                                  Concordo em parte também.

                                  Eu, para ter filhos, quero poder proporcionar-lhes tudo o que possa. Se tiver oportunidades melhores de trabalho longe, aceito-as, para progredir profissionalmente

                                  E isso de deixar casa depois de morrer.....preocupo-me mais em vivo

                                  Os meus pais têm casa própria, ambos, e eu não vou herdar nenhuma...
                                  E vivo feliz à mesma

                                  De qualquer maneira, quando falecerem (espero que já velhinhos), já eu terei a minha vida organizada...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Miguel_Ibiza_TDI Ver Post
                                    o que interessa é ter as coisas e fazer boa vida...depois para pagar logo se vê. até hoje vivi assim e nunca fiquei mal. nunca me vieram a casa buscar nada nem fui a tribunal.

                                    claro que já estive à rasca uma vez ou outra..mas é só "mexer as unhas" e o dinheiro aparece.

                                    quem tem medo de empréstimos se calhar pouco tem em casa e nunca saiu de portugal. eu vou todos os anos para méxico, cuba, brasil e depois pago conforme posso, uma coisa é certa as férias já ninguém mas tira.

                                    a vida dura pouco amigos, enquanto andar cá é para gozar, nunca vi ninguem ir preso preso por ter dívidas, agora se for a roubar..

                                    tenho dito.
                                    O mal é muitos pensarem como tu, que muitos vivem com a corda na garganta e ao fim do mês o salário não chega para pagar os emprestimos e em casa o frigorifico está cheio... de ar.

                                    Parece que os créditos é algo essencial para se conseguir ter uma vida confortável. Eu não deixo de viajar e não tenho a casa cheia com moveis "ikea".

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
                                      Não pagas nada. É só vantagens. Não tens é nada. O que é -para ti- uma optima vantagem. Como já referi, esqueces-te é que andas a vida toda a pagar uma renda, de algo que nunca é teu. Isso já não é chulisse. É só vantagens.

                                      Eu adorava ter que pagar milhões de euros de IMI, de IVA, e de escrituras. Sou do contra.
                                      Eu disse que há vantagens e desvantagens, há algum fundamentalismo teu que só se pode comprar. Depende da situação.

                                      Se formos a ver quando a casa for tua, já tens idade para ires para um lar da 3ª idade

                                      Eu por exemplo se tivesse comprado o andar onde estou, neste momento cortava os pulsos. Apesar de ser um bom apartamento com muito boa qualidade de construção, a vizinhança é péssima. Se tivesse comprado tinha de gramar isto toda a minha vida

                                      Eu gosto das coisas arranjadas, mas os outros já não. Se acho que as escadas devem ser limpas uma vez por semana.. outros basta que seja limpa uma vez por ano. Ou elevador que está avariado e ás vezes entala as pessoas ou decide não abrir as portas, mas para os outros está "bom" assim.

                                      Já nem falo da estérica da vizinha de baixo que quando está no trunca trunca grita que nem uma desalmada. Ou o vizinho do lado que deixa a filha pequena chorar durante a noite e nem se levanta e eu é que acordo com o barulho.

                                      Depois não têm dinheiro para mandar pintar o prédio ou deixam prestações do condominio em atraso mas andam de 520d, 320d, mercedes C AMG...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                        No meu caso nem foi tanto, mas pelo que vejo em colegas meus, que estão fora do seu país, uma mudança faz muito bem! E ajuda a definir prioridades

                                        Pessoas que tinham um carro X que custou y e a pagar em Z anos, aqui têm um carro pago a pronto, que custou y/10, faz o mesmo, continuam felizes e aqui até ganham mais que antes
                                        E não é que tens razão? Em Portugal tinha e tenho carro, vivia com conforto e qualidade.

                                        Aqui pronto, não tenho carro. Estava a pensar comprar um novo a aproveitar os bons preços, mas mesmo assim ando a pensar e já ando com mais ideias de não comprar do que comprar. Pois é sempre preciso € e será que vale a pena?

                                        Viver tenho muito menos conforto em casa, mas vivo na mesma e não me queixo. Até tenho de cozinhar e limpar vejam lá

                                        Mas acredito que a maior parte das pessoas não perceba. Para mudar mentalidades primeiro temos de nós próprios mudar. Estando sempre no mesmo ambiente torna-se dificil mudar. Para mudar é preciso mesmo mudar a sério

                                        Quanto aos individados e que vivem a vida no dia-a-dia, não vejo mal nenhum. Não me venham é dizer que estão sem dinheiro e que precisam de ajuda..

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X