Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos trabalhos manuais em madeira(artista portugues fez vespa unica no mundo)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    boas,
    estou a pensar juntar 3 paletes de madeira para fazer uma cama. que tipo de "tratamento" bom, barato e rapido é que lhes tenho de dar? no final queria ainda pintá-las...

    abraço

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por vedjetah Ver Post
      boas,
      estou a pensar juntar 3 paletes de madeira para fazer uma cama. que tipo de "tratamento" bom, barato e rapido é que lhes tenho de dar? no final queria ainda pintá-las...

      abraço
      Bem vindo ao forum e em especial pelo facto do teu primeiro post ser logo neste topico.

      1º se tens as paletes, acho que seja o melhor começar por ver o estado que se encontra a madeira das paletes, depois tens de fazer a cama, e por fim te preucupares com o acabamento.

      Se tiveres fotos ou desenhos da cama que fazer com as paletes era bom.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        Bem vindo ao forum e em especial pelo facto do teu primeiro post ser logo neste topico.

        1º se tens as paletes, acho que seja o melhor começar por ver o estado que se encontra a madeira das paletes, depois tens de fazer a cama, e por fim te preucupares com o acabamento.

        Se tiveres fotos ou desenhos da cama que fazer com as paletes era bom.
        obrigado pelas boas vindas

        ainda nao as tenho, mas o objectivo seria pegar em 3 e junta-las +- assim:

        ========
        ======== >1
        ========
        ========
        ======== >2
        ========
        ========
        ======== >3
        ========

        para já nao pretendo nada de elaborado, só mesmo a parte do tratamento/acabamento, não só pelo facto de provavelmente ser madeira de fraca qualidade, mas também como procuro usadas não sei por onde já passaram e "o que" é que vem com elas (cheiros, bicharada, etc).

        alguma dica do que lhes fazer? pretendia também gastar o minimo possivel hehe...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por vedjetah Ver Post
          obrigado pelas boas vindas

          ainda nao as tenho, mas o objectivo seria pegar em 3 e junta-las +- assim:

          ========
          ======== >1
          ========
          ========
          ======== >2
          ========
          ========
          ======== >3
          ========

          para já nao pretendo nada de elaborado, só mesmo a parte do tratamento/acabamento, não só pelo facto de provavelmente ser madeira de fraca qualidade, mas também como procuro usadas não sei por onde já passaram e "o que" é que vem com elas (cheiros, bicharada, etc).

          alguma dica do que lhes fazer? pretendia também gastar o minimo possivel hehe...

          o mais simples e barato é o tratamento da bondex... escolhes a tonalidade pretendida e aplicas isso directamente com uma trincha no sentido do veio da madeira.

          Comentário


            #95
            fixe, vou procurar isso então, brigadão
            abraço

            Comentário


              #96
              Bem Este ano a epoca está a começar mais tarde para mim mas começou hoje, após ter comprado madeirasas esta semana hoje comecei um projecto que tem quase um ano, que é de um "alpendre" fechado para arrumação.

              Durante o inverno tive de arrajar o chão e o estado inicial do espaço é era este, com apenas um metro de largura e num estado nada bonito.




              depois durante o inverno o chão teve de ser ampliado.




              entretanto com esta semana foi pintado e colocadas das primeiras ferragens, levou uns azuleijos há uns meses que ja tinha mas nao sao diferentes dos horriveis que estavam, alem disso houve um acidente com a chuva e ficaram com massa, tem de ser limpos, ou entao colocar novos por cima disso tudo que está horrivel, mas logo se ve pois isto será uma arrecadação apenas, a capa verde tem cimentos, que nunca soube porque e custa a sair...





              Entretanto hoje com uma tabuas barrotes tentei começar o alpendre mas estavam bastante empenados...
              Ficheiros anexados
              Editado pela última vez por Nephilim; 21 June 2010, 00:16.

              Comentário


                #97

                Bastante empenado... parece trabalho de um mongoloide..





                A tentar nivelar...







                Aqui ja com o tratamento, que afinal tem uma cor estranha no entanto com a curvatura do empeno ja mais corrigida.

                Não tou a gostar nada disto, o chão está horrivel mas levará um novo no fim, as madeiras empenadas que tiveram de ser esticadas, mas acredito que nas proxima vez que pegar nisto deixe as coisas melhores e mais apresentaveis.

                resta esperar...mas não começou bem com estas madeiras
                Ficheiros anexados
                Editado pela última vez por Nephilim; 21 June 2010, 00:17.

                Comentário


                  #98
                  Finalmente arranjei um pouco de tempo e consegui endireitar os empenados e fazer uma estrutura aceitavel e direita....




                  Ficheiros anexados

                  Comentário


                    #99
                    Bem este topico parece que não tem mais adeptos dos trabalhos em madeira....


                    Mais um pouco de tempo e fiz as paredes


                    Ficheiros anexados

                    Comentário


                      Carrega Neph, que eu estou a acompanhar a empreitada...

                      Comentário


                        Bem já avançou mais um pouco, sempre lentamente e descontraidamente..

                        Aqui uma imagem na altura dos "acertos"...





                        E 2 imagens actuais. um pormenor do exterior ainda sem acabamentos e outro do interior



                        Ficheiros anexados

                        Comentário


                          Confesso que tenho bastante inveja do pessoal com jeito para este tipo de actividade.

                          Está com óptimo aspecto Neph.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Confesso que tenho bastante inveja do pessoal com jeito para este tipo de actividade.

                            Está com óptimo aspecto Neph.
                            Obrigado.

                            Sobre esta actividade qualquer pessoa a pode fazer, desde que o queira fazer, deve ter algumas noções e comecar a fazer algo em madeira, nao digo começar um abrigo de jardim mas algo mais simples como por exemplo uma pequena peça de mobiliário para começar.

                            Importante é pelo menos se ter noções de desenho e de visualização para estes trabalhos, pois é uma grande vantagem.

                            Eu neste trabalho que agora está parado embora um pouco mais adientado, é para acabar durante agosto e confesso que está a ser mais dificil do que mobiliário, pois o facto de ser no exterior complica (muito calor) e as madeiras que usei estavam muito empenadas com que fez que tive um trabalho extra, para alguem iniciante podia ser muito complicado, mas mobiliário mais pequeno sim é um bom começo para quem quiser.

                            Eu só trabalho com madeiras assim mais a "serio" á cerca de 8anos para cá, até aí só tinha feito umas coisas sem importancia em puto.
                            Actualmente só faço coisas que compensem, como o caso desde abrigo, isto nao se vende, a ter tem de ser feito por medida, ou mandava fazer ou fazia eu, nao havia outra hipoteses, mas está a ser um entretenhimento de verão em alguns tempos livres e vai-me ficar depois de pronto em cerca de 500euros.

                            Comentário


                              Bem pouco tempo tenho dedicado mas já está "quase" pronto, no entanto falta a porta e mais 1 de mão de pintura e pintar as ranhuras que algumas falta e retoques.

                              as cores com a "flashada" da compacta ficam parece o inferno na realidade é bem menos "hardcore"

                              é deitar a mão e comer figos





                              A janela foi feita com restos de madeira em tosco e os vidros sao fumados de uma estante que vi na rua, que levei e agora usei nisto , foi só cortar...





                              E por fim a zona mais estreira e a entrada, que falta fazer a porta e esta ser montada., tirando isto pormenores e pinturas..

                              Ficheiros anexados
                              Editado pela última vez por Nephilim; 05 September 2010, 23:57.

                              Comentário


                                Actualizando o trabalho que já está mesmo no fim, que coincide com o fim da temporada

                                A porta foi feita de folha de madeira , utilizando o metodo americano de madeira sob pressão para não empenar. Falta uns pormenores nas ombreiras e padieira apena.




                                Aspecto geral exterior. (a figueira nao da grande espaço)


                                Janela vista de fora, e respectivo acabamento impermeavel.


                                Pormenor da janela por dentro onde apenas falta o fecho.


                                Restantes trabalhos serao fechos na porta e janela, pormenores de acabamento para tudo funcionar, limpezas e electrificação interior que ainda será estudada previamente em breve.

                                Seja como for de madeiras o projecto está praticamente concluído.
                                Ficheiros anexados
                                Editado pela última vez por Nephilim; 28 September 2010, 20:13.

                                Comentário


                                  Comentário


                                    Bem o trabalho foi no fds(sabado) passado finalizado o pouco que faltava, nomeadamente a porta finalizada, no entanto ontem ja foi colocadas prateiras no interior numa das paredes, e o chão arranjado.

                                    Neste momento a "casa" está em rodagem a ver como se comporta a nivel da chuva, nomeadamente na janela e na porta, eventualmente poderá levar uns ajustes ou pequenas alterações num ponto ou noutro, a porta do lado interior levará um fecho de inox tambem.

                                    Só no inicio dos mes que vem será electrificada com 2 calhas de lampadas flourescentes, tomadas e comutador de lustre e respectiva cablagem e tugagem que será assente á vista em braçadeiras. Levará tambem uma bancada de trabalho e será alem de arrecadação um pequeno atelier.

                                    Comentário


                                      Este topico estatisticamente pelo numero de visualizações é facil se chegar á conclusão que tem muito interesse, no entanto tem poucos participantes, a ideia inicial não é ser um topico propriamente "meu" mas sim de todos aqueles que fazem ou já fizeram ou queiram aprender e partilhar ideias de trabalhos em madeira, sejam eles de bricolage simples ou projectos de carpintaria ou marcenaria mais avançados e elaborados.

                                      Fico á espera de fotos que se cheguem á frente e mostrem os seus trabalhos, não acredito que seja o unico ou dos poucos que faça ocasionalmente projectos em madeira.

                                      Comentário


                                        Temos artista!

                                        A única coisa que fiz com madeira foram casas na árvore, ainda hoje gostava de fazer uma mesmo a patrão, mas falta-me a árvore certa


                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                          Actualizando o trabalho que já está mesmo no fim, que coincide com o fim da temporada

                                          A porta foi feita de folha de madeira , utilizando o metodo americano de madeira sob pressão para não empenar. Falta uns pormenores nas ombreiras e padieira apena.




                                          Aspecto geral exterior. (a figueira nao da grande espaço)


                                          Janela vista de fora, e respectivo acabamento impermeavel.


                                          Pormenor da janela por dentro onde apenas falta o fecho.


                                          Restantes trabalhos serao fechos na porta e janela, pormenores de acabamento para tudo funcionar, limpezas e electrificação interior que ainda será estudada previamente em breve.

                                          Seja como for de madeiras o projecto está praticamente concluído.


                                          Excelente trabalho. O que usaste para o telhado? E como fizeste para impedir que a agua se infiltre na junção entre a meia parede de tijolo e a meia parede de madeira, ao lado da porta?

                                          Comentário


                                            Parece-me um bom trabalho, embora eu fizesse uma coisa maior, parece-me pequeno.

                                            Comentário


                                              Temos artista! Muito bom mesmo!

                                              Eu fiz uma coisa parecida, mas pentagonal! Bem, fiz não, comprei e montei e adaptei...

                                              Parabéns, és todo profissional...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por djmllp Ver Post
                                                Excelente trabalho. O que usaste para o telhado?
                                                Obrigado.

                                                Bem no telhado a ideia(antes de tudo) era fazer um telhado mesmo com telha mas essa ideia ficou de lado pois nao tem inclinação para tal, isto porque a parede de fundo tem 2metros ou pouco mais e nao dá para ser subida, logo o telhado é de madeira , levou roofmate como isolamente termico e manta asfaltica polixys da imperalum(é uma que tem xisto)
                                                é a solução possivel dentro das circinstancias mas se tivesse mais inclinação seria mesmo em telha.





                                                E como fizeste para impedir que a agua se infiltre na junção entre a meia parede de tijolo e a meia parede de madeira, ao lado da porta?
                                                Usei tela asfaltica.

                                                Nesta foto se reparares vesse um pouco a tela asfaltica.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por dreamer Ver Post
                                                  Parece-me um bom trabalho, embora eu fizesse uma coisa maior, parece-me pequeno.
                                                  Ser pequeno ou grande é relativo...

                                                  Fiz no espaço possivel que era num fundo um espaço "morto" é apenas uma arrecadação e tem de area util interior de 5metros e tal o que para uma arrecadação nao é assim tao pequena desde que bem aproveitada.
                                                  Irei colocar lá tambem uma secretária ou uma bancada e cadeira.

                                                  Mas hei-de colocar um desenho que se ve melhor o espaço interior e as medidas.

                                                  pois tou na fase do "mobilar" o interior e pensar na instalação electrica do interior.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                                    Temos artista! Muito bom mesmo!

                                                    Eu fiz uma coisa parecida, mas pentagonal! Bem, fiz não, comprei e montei e adaptei...

                                                    ...
                                                    De inicio tambem pensei em comprar, mas para ficar encostado e adaptado ao espaço nao havia nada , tinha de ser feito á medida, acabei por ter de fazer.




                                                    Parabéns, és todo profissional
                                                    Obrigado...mas nao sou profissional desta area em concreto pois trabalho sentado numa secretária,mas tenho bons conhecimentos de desenho técnico e isso ajuda e sempre tive ligado ao trabalhos manuais no entanto apenas faço alguns trabalho manuais porque gosto muito de os fazer, gosto de ter sempre varios projectos em curso ou pelo menos em mente, sejam em madeira sejam com outro tipo de trabalhos ou montagens.

                                                    Seja como este e outros tipos de trabalho desde genero sao feitos apenas aos bocadinhos em horas livres e com calma sem stress.

                                                    Comentário


                                                      Pois, mas é mesmo pro.

                                                      Fizeste as janelas por medida? E a porta também?

                                                      Não é nada fácil, é que a madeira sendo um material aparentemente mais fácil que trabalhar do que por exemplo o ferro, levanta muitos problemas, relacionados sobretudo com o empenamento!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                                        Pois, mas é mesmo pro.

                                                        Fizeste as janelas por medida? E a porta também?

                                                        Não é nada fácil, é que a madeira sendo um material aparentemente mais fácil que trabalhar do que por exemplo o ferro, levanta muitos problemas, relacionados sobretudo com o empenamento!
                                                        Fiz eu a janela e a porta, a janela foi facil pois já tinha feito parecido, alias o principio estrural da janela é o mesmo que as portas do armario de cozinha (que está o inicio do topico) e como tem 50cm nao tive problemas de empenos.

                                                        Agora a porta a conversa é outra, fazer uma porta é "facil" mas requer tecnica e metodo e por tudo a funcionar na perfeição já implica perceber um pouco. A porta fiz mas tenho um livro que tem varios modelos de portas , e tem desenhos, e atravez do livro fiz a porta pois feita dese modo é um metodo muito usado nos EUA s porta fica sob tensão e nao empena, leva pregos de frente e a traspassar a porta e são revirados do lado interior.

                                                        Mas tive grandes problemas com empenos neste projecto nao com a porta nem a janela mas sim com as ombreiras e toda a estrutura que a tive de desempenar, alias as primeiras fotos mostram bem os empenos na estrutura.
                                                        Isto porque utilizei madeiras em bruto, sao mais barata mas empenam e o trabalho tem de se ter consideração essa dificuldade.
                                                        Mas para trabalhos mais rigorosos é preferivel madeira lamelada é muito mais cara mas tem outro nivel, se eu fizesse um telhado ou um alpedre de telhas para uma casa era a madeira que usaria, mas neste caso esta serve muito bem.

                                                        Qualquer duvida ou questão relacionada com estes trabalhos ou outros está a vontade para perguntar, a ideia do topico era mesmo partilhar ideias com outras pessoas que gostem do tema.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por dreamer Ver Post
                                                          Parece-me um bom trabalho, embora eu fizesse uma coisa maior, parece-me pequeno.
                                                          Sobre o tamanho fiz um desenho simples com a area de 5,21m2, nao +e assim tao pouco.





                                                          E tambem já com os moveis e prateleiras, da para ter uma bancada e uma cadeira, tipo um pequeno escritório ou atelier


                                                          Ficheiros anexados
                                                          Editado pela última vez por Nephilim; 07 October 2010, 23:59.

                                                          Comentário


                                                            Esta chuva e este vento vem mesmo a calhar para testar o comportamento á intemperie desta construção que se encontra nesta altura em fase experimental.

                                                            Comentário


                                                              E passou no teste ou não?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X