Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Na SIC - Desemprego leva a apostar no estrangeiro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    O custo de vida na Austrália desconheço, mas nem sequer estava a falar de este ou daquele caso em particular, estava a chamar a atenção para que só o valor do ordenado não é um indicativo de nada.
    Claro que é preciso fazer as contas, mas na maior parte dos casos compensa.

    Exemplo típico para a mesma função (em euros):

    Portugal: salário 800 , despesas 700 , diferença, 100
    UK: salário 4000 , despesas 2500, diferença 1500

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
      Tá bem mas e os 6000€? Eu tb conheço pessoas c/ 2 empregos que não tiram 800€ limpos... A questão é que o esforço em PT não tem a mesma recompensa que o esforço num país muito desenvolvido. COmo tal as pessoas não estão motivadas para trabalhar cá da mesma forma.
      O comentário foi relativo à possibilidade ou não de ter vários empregos.

      Quanto ao ordenado entramos na tal pescadinha de rabo na boca:

      Então e o custo de vida? Quanto é que lhe sobra ao fim do mês com esses 6000€ depois de pagas todas as despesas? Mora sozinho ou tem que partilhar casa com outras pessoas? Tem o mesmo estilo de vida que tinha em Portugal?

      Casos práticos de profissionais em part time conheço desde empregada doméstica que ronda os 600€ até consultores financeiros que fazem uns 15k€.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
        Tá bem mas e os 6000€? Eu tb conheço pessoas c/ 2 empregos que não tiram 800€ limpos... A questão é que o esforço em PT não tem a mesma recompensa que o esforço num país muito desenvolvido. COmo tal as pessoas não estão motivadas para trabalhar cá da mesma forma.
        Tocaste num ponto importante.

        A motivação.

        Cá em portugal existe pouco a cultura de se trabalhar por objectivos.

        Ganhe-se pouco ou muito ninguém faz mais que o indespensável pois não ganha mais por isso.

        Claro que isso gera um ciclo de fraca produtividade.

        Ou seja mesmo que não exista um tão maior poder de compra lá fora para trabalhos equivalentes há concerteza uma maior aposta no trabalho por objectivos.

        Claro que quem quem trabalha/trabalhou lá fora poderá dar a sua opinião melhor fundamentada.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Claro que é preciso fazer as contas, mas na maior parte dos casos compensa.

          Exemplo típico para a mesma função (em euros):

          Portugal: salário 800 , despesas 700 , diferença, 100
          UK: salário 4000 , despesas 2500, diferença 1500
          olha que nao é qualquer um que vem para a inglaterra ganhar um salario de 4000€ por mes. Isso é mais ou menos equivalente a 70k £ anuais, e nao é facil obter isso a menos que se tenha varios (5+) anos de experiencia, ou em industrias especificas.

          Nao se fiem em mitos de ganhar muito dinheiro ca fora assim do pe para a mao.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
            olha que nao é qualquer um que vem para a inglaterra ganhar um salario de 4000€ por mes. Isso é mais ou menos equivalente a 70k £ anuais, e nao é facil obter isso a menos que se tenha varios (5+) anos de experiencia, ou em industrias especificas.

            Nao se fiem em mitos de ganhar muito dinheiro ca fora assim do pe para a mao.
            Mas nisso, tal como no resto, as pessoas aprendem com a experiência!

            Eu acho que pessoal formado que emigra, grande parte dele não vai em busca de um melhor salário, mas sim de uma carreira (experiência e evolução).

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
              Tocaste num ponto importante.

              A motivação.

              Cá em portugal existe pouco a cultura de se trabalhar por objectivos.

              Ganhe-se pouco ou muito ninguém faz mais que o indespensável pois não ganha mais por isso.

              Claro que isso gera um ciclo de fraca produtividade.

              Ou seja mesmo que não exista um tão maior poder de compra lá fora para trabalhos equivalentes há concerteza uma maior aposta no trabalho por objectivos.

              Claro que quem quem trabalha/trabalhou lá fora poderá dar a sua opinião melhor fundamentada.
              Ora nem mais! Aliando isso à pouca formação da maioria da mão-de-obra, estamos onde estamos.

              Porque é que quando emigramos trabalhamos que nem uns mouros, e aqui a maioria tenta todas as desculpas para fugir ao trabalho? Ou mesmo se não sofremos desse sindroma o dinheiro não chega ao fim do mês? Eu tenho algumas teorias para isso, tendo em conta a minha vida de filho de ex-emigrados:

              - Somos um povo vaidoso e que gosta de festa. Ser assim acarreta os seus custos e é mais fácil que o ordenado não dure tão facilmente até ao fim do mês.

              - Penso que a grande maioria das pessoas que emigram, têm em mente regressar a Portugal no longo prazo, assim sendo preferem trabalhar que nem uns mouros no estrangeiro, juntar o dinheiro e investir num negócio em Portugal, para depois viverem mais descansadamente. Julgo que quem tem em vista fazer isto, nesta altura do campeonato, está a pensar errado. Não que vejo mal em investir em Portugal, a parte do "viver descansadamente" é que já se torna mais complicado fazer nos dias de hoje...

              - Gostamos de aderir a modas e muitos de nós tem a mania de querer ter o mesmo que o vizinho ou viver da mesma maneira, mesmo sem ter possibilidades para isso. Isso tem os seus custos...

              - Os custos associados a festas, bailaricos, discotecas, eventos culturais, etc, julgo que são mais caros na maioria dos países estrangeiros do que em Portugal. Logo acho quase insuportavel alguém jovem levar a mesma vida que leva cá, na maioria dos países estrangeiros. Logo estão mais concentrados no trabalho.

              - Por não termos um grande espírito meritocrático em Portugal, ter motivação no trabalho é muito raro. Talvez se encontre mais nas pessoas que teem emprego próprio/ empresa própria, do que quem trabalha por conta de outrem.

              E isto são as razões que me apareceram só à cabeça, pois se pensasse mais um bocadinho era capaz de surgir mais uma ou duas razões.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Claro que é preciso fazer as contas, mas na maior parte dos casos compensa.

                Exemplo típico para a mesma função (em euros):

                Portugal: salário 800 , despesas 700 , diferença, 100
                UK: salário 4000 , despesas 2500, diferença 1500

                Que função é essa que em Pt ganha 800€ e no Uk 4000€?

                Comentário


                  #38
                  olha que nao é qualquer um que vem para a inglaterra ganhar um salario de 4000€ por mes. Isso é mais ou menos equivalente a 70k £ anuais, e nao é facil obter isso a menos que se tenha varios (5+) anos de experiencia, ou em industrias especificas.
                  Eu falo daquilo que conheço melhor: IT.

                  No UK há centenas de empregos na área de IT com salários acima de 70K anuais. E bastam 3 a 4 anos de experiência...
                  Editado pela última vez por eu; 21 May 2009, 16:53.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Que função é essa que em Pt ganha 800€ e no Uk 4000€?
                    Foi apenas um exemplo hipotético, mas estava a pensar num programador informático.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Foi apenas um exemplo hipotético, mas estava a pensar num programador informático.
                      Não me parece provável, só mesmo em casos muito específicos:

                      IT Job Market, Programming Languages, Ordered by Average Salary^

                      E quem lá ganha esses 4k€ cá ganha mais de 1500€.

                      A título de exemplo conheço casos de consultores de BI que tiveram várias propostas de 40k£/ano.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Eu falo daquilo que conheço melhor: IT.

                        No UK há centenas de empregos na área de IT com salários acima de 70K anuais. E bastam 3 a 4 anos de experiência...

                        pois.. eu IT nao conheco bem. Mas sei que 70k é considerado um salario bem elevado.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                          pois.. eu IT nao conheco bem. Mas sei que 70k é considerado um salario bem elevado.
                          No IT também é um ordenado bastante elevado e não está ao alcance de qualquer um. Podem requerer só 3 ou 4 anos de experiência mas requerem certificações muito dispendiosas ou dificeis de obter.

                          E que quem consegue um ordenado desses no UK cá consegue facilmente passar os 2 ou 3k€/mês.

                          Comentário


                            #43
                            Tenho 3 amigos engenheiros (electrónicos) com cerca de 6 anos de experiência no ramo, e cá ganham cerca de 30k+carro e a melhor oferta que um deles (o que é Team Leader) ouviu no UK foi 50k, por isso os valores que se falam aqui são um pouco optimistas.

                            Comentário


                              #44
                              Eu conheço um casal que ganhavam cá 750€ e foram ganhar para o UK cerca de 4000€.

                              Mas, não foi só o vencimento que os fez mudar, receberam casa e carro da empresa, infantário, tradutor que acompanhava o filho mais velho na escola, formação (incluindo em inglês) para a esposa e trabalho, dados pelo estado.

                              O trabalho fora do país é uma alternativa muito enriquecedora, mas já não é nos moldes da imigração dos anos 60, porque ir para o UK ganhar 2000€ ou para Angola ganhar 3000€ é o mesmo que ficar por cá a ganhar 700/800€.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                Eu conheço um casal que ganhavam cá 750€ e foram ganhar para o UK cerca de 4000€.

                                Mas, não foi só o vencimento que os fez mudar, receberam casa e carro da empresa, infantário, tradutor que acompanhava o filho mais velho na escola, formação (incluindo em inglês) para a esposa e trabalho, dados pelo estado.

                                O trabalho fora do país é uma alternativa muito enriquecedora, mas já não é nos moldes da imigração dos anos 60, porque ir para o UK ganhar 2000€ ou para Angola ganhar 3000€ é o mesmo que ficar por cá a ganhar 700/800€.

                                qual é a área? Acho isso muito ambicioso (não estou a dizer que não é verdade, mas é um caso extremo)!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                  qual é a área? Acho isso muito ambicioso (não estou a dizer que não é verdade, mas é um caso extremo)!
                                  Para ser sincero não te sei dizer, sei que ele cá trabalhava no Aeroporto e julgo que foi fazer o mesmo para lá.

                                  Comentário


                                    #47
                                    O pessoal fala muito do UK, mas esquecem-se que o RU não é Londres quando começam a fazer as contas...Londres é a excepção e como é óbvio estar a viver na zona 3 da capital e a pagar £2000 por mês por um T2 mal amanhado, a cair de podre e com "ratos de estimação" não é para todos.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                      O pessoal fala muito do UK, mas esquecem-se que o RU não é Londres quando começam a fazer as contas...Londres é a excepção e como é óbvio estar a viver na zona 3 da capital e a pagar £2000 por mês por um T2 mal amanhado, a cair de podre e com "ratos de estimação" não é para todos.
                                      Umas das coisas de que me lembro de ele contar, é de a segurança social no UK ter ido fazer uma vistoria à casa dada pela empresa, por causa das duas crianças que eles têm.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                        Tenho 3 amigos engenheiros (electrónicos) com cerca de 6 anos de experiência no ramo, e cá ganham cerca de 30k+carro e a melhor oferta que um deles (o que é Team Leader) ouviu no UK foi 50k, por isso os valores que se falam aqui são um pouco optimistas.
                                        Pois, para gente com bom nível de vida cá, muitas vezes não vale a pena ir para outro país.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                          Umas das coisas de que me lembro de ele contar, é de a segurança social no UK ter ido fazer uma vistoria à casa dada pela empresa, por causa das duas crianças que eles têm.
                                          Vistorias há muitas...

                                          Na próxima quinta ou sexta-feira também vai haver uma vistoria ao meu local de trabalho por parte do "orgão reginal de saúde" (nota: já toda a gente sabe que vai haver uma vistoria).
                                          É engraçado ver como as pessoas se mexem para colocar tudo no sítio; daqui a duas semanas está tudo igual outra vez
                                          Editado pela última vez por ; 21 May 2009, 19:27.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Eu falo daquilo que conheço melhor: IT.

                                            No UK há centenas de empregos na área de IT com salários acima de 70K anuais. E bastam 3 a 4 anos de experiência...
                                            Qual é a empresa que vai dar 70K por um gajo com 3-4 anos de experiência? Do que eu tenho visto, com essa experiência, e a contratar gente de outro país, 50K já é uma sorte.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                              Pacxito gostei muito do teu post! As pessoas iludem-se completamente com esses valores e pensam que o custo de vida é idêntico ao de Portugal!

                                              Vou dar-te o exemplo italiano. Apesar de não haver um ordenado mínimo nacional legal, em regra as convenções colectivas estabelecem o mínimo de € 800 para as funções mais baixas (como porteiro e empregado de balcão), logo poderemos dizer que o ordenado mínimo mais usual será € 1000.

                                              Em Portugal com € 1000 já se pode viver sem grandes luxos mas ao menos dá para uma pessoa se bastar a si mesma. Vejamos o caso italiano. Eu estou em Florença:

                                              ....

                                              Como podem ver, uma pessoa que ganhe €1000 passa muito mal em Itália.
                                              Boa posta!

                                              Isso é um facto, por isso a saída de PT tem que ser bem ponderada.
                                              O exemplo que dei do Luxemburgo cá estava sem qualquer perspectiva, sei que tem por lá um ordenado que lhe dá para fazer a vida e ainda mandar algum para PT.

                                              Obviamente que quem faz isto, trabalha que nem um doido não fazendo mais nada para conseguir poupar. Cinemas, saídas, cafés, etc. são coisas que são praticamente utópicas e que se guarda para quando vem visitar o burgo.
                                              A vida dos emigrantes não é um mar de rosas se o objectivo for trabalhar para ganhar €€€ e voltar mais tarde, um pouco como se vê muitos imigrantes a fazer por cá...

                                              Também não se pode comparar com contratos para empresas com bons cargos, onde já se vai com casa, carro, etc., em que o ordenado é para a comida e o resto é "lucro".

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                Qual é a empresa que vai dar 70K por um gajo com 3-4 anos de experiência? Do que eu tenho visto, com essa experiência, e a contratar gente de outro país, 50K já é uma sorte.

                                                Mínimo 3 anos experiência:
                                                47000€
                                                Finance Manager, Regional Marketing Job - multilingualvacancies.com

                                                1-2 anos:
                                                45000€
                                                International Corporate Sport Sales Executives Job - multilingualvacancies.com

                                                3 anos:
                                                39000-45000€
                                                Expert Mac Desktop and Networking Engineer Job - multilingualvacancies.com

                                                5anos:
                                                90000-113000€
                                                http://www.multilingualvacancies.com...ils-34125.html

                                                E muitos mais.
                                                Claro que não são 70000 mas acho que são bastante bons...
                                                Editado pela última vez por bond; 21 May 2009, 19:47.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por bond Ver Post

                                                  Pois....mínimo Depois aparecem gajos mesmo bons, com um curriculum XPTO....

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                    Ora nem mais! Aliando isso à pouca formação da maioria da mão-de-obra, estamos onde estamos.

                                                    Porque é que quando emigramos trabalhamos que nem uns mouros, e aqui a maioria tenta todas as desculpas para fugir ao trabalho? Ou mesmo se não sofremos desse sindroma o dinheiro não chega ao fim do mês? Eu tenho algumas teorias para isso, tendo em conta a minha vida de filho de ex-emigrados:

                                                    - Somos um povo vaidoso e que gosta de festa. Ser assim acarreta os seus custos e é mais fácil que o ordenado não dure tão facilmente até ao fim do mês.

                                                    - Penso que a grande maioria das pessoas que emigram, têm em mente regressar a Portugal no longo prazo, assim sendo preferem trabalhar que nem uns mouros no estrangeiro, juntar o dinheiro e investir num negócio em Portugal, para depois viverem mais descansadamente. Julgo que quem tem em vista fazer isto, nesta altura do campeonato, está a pensar errado. Não que vejo mal em investir em Portugal, a parte do "viver descansadamente" é que já se torna mais complicado fazer nos dias de hoje...

                                                    - Gostamos de aderir a modas e muitos de nós tem a mania de querer ter o mesmo que o vizinho ou viver da mesma maneira, mesmo sem ter possibilidades para isso. Isso tem os seus custos...

                                                    - Os custos associados a festas, bailaricos, discotecas, eventos culturais, etc, julgo que são mais caros na maioria dos países estrangeiros do que em Portugal. Logo acho quase insuportavel alguém jovem levar a mesma vida que leva cá, na maioria dos países estrangeiros. Logo estão mais concentrados no trabalho.

                                                    - Por não termos um grande espírito meritocrático em Portugal, ter motivação no trabalho é muito raro. Talvez se encontre mais nas pessoas que teem emprego próprio/ empresa própria, do que quem trabalha por conta de outrem.

                                                    E isto são as razões que me apareceram só à cabeça, pois se pensasse mais um bocadinho era capaz de surgir mais uma ou duas razões.
                                                    Felizmente, segundo oiço falar já se começar a perceber que a motivação é a chave do sucesso.

                                                    E sobre os emigrantes que tantos dizem mal, pelo menos lá fora trabalham no duro ao contrário de muitos que estão por cá dizem mal e nada fazem para mudar a situação.

                                                    Ah e apesar de achar que realmente se deve ponderar bem sobre a emigração, também acho que arriscar e tentar fazer algo da vida de diferente merece aplausos ou não ?

                                                    Basta ver os vários emigrantes que temos no forum. Foram para fora à procura de viverem melhor.

                                                    Agora com lhes tem corrido. Bem isso perguntem-lhes que eles andam ai.

                                                    Cumps a todos

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                      Pois....mínimo Depois aparecem gajos mesmo bons, com um curriculum XPTO....
                                                      Pois é, mas aí é cada um por si...
                                                      As oportunidades existem para se aproveitar...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                        Eu conheço um casal que ganhavam cá 750€ e foram ganhar para o UK cerca de 4000€.

                                                        Mas, não foi só o vencimento que os fez mudar, receberam casa e carro da empresa, infantário, tradutor que acompanhava o filho mais velho na escola, formação (incluindo em inglês) para a esposa e trabalho, dados pelo estado.

                                                        O trabalho fora do país é uma alternativa muito enriquecedora, mas já não é nos moldes da imigração dos anos 60, porque ir para o UK ganhar 2000€ ou para Angola ganhar 3000€ é o mesmo que ficar por cá a ganhar 700/800€.

                                                        Muita gente pensa que é assim

                                                        Aqui em España ganha-se o dobro que em Portugal, e no UK mais do quádruplo

                                                        Não concordo contigo numa coisa: ir para o UK por 2000€ não é igual a viver em Portugal com 700€...Por acaso até conheço um caso que até encaixa mais ou menos nesses valores (ganha menos de 2000€) e vive em Londres.

                                                        Acaba por poupar sempre mais que em Portugal...claroo que não poupa muito, nem vai ficar rico. Mas se tu em Portugal poupares 10% dos teus 700€, ficas com 70€; 10% de 2000€ são 200€, quase o triplo

                                                        E, acima de tudo, emigrar é uma experiência MUITO enriquecedora A vários níveis...
                                                        Editado pela última vez por TiagoLeal; 21 May 2009, 21:27.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                          E, acima de tudo, emigrar é uma experiência MUITO enriquecedora A vários níveis...
                                                          Também acho que sim

                                                          Aliás foi só isso que me escapou no meu ultimo post pois são sempre experiências enriquecedoras.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post

                                                            Porque é que quando emigramos trabalhamos que nem uns mouros, e aqui a maioria tenta todas as desculpas para fugir ao trabalho? Ou mesmo se não sofremos desse sindroma o dinheiro não chega ao fim do mês?

                                                            Eu tenho algumas teorias para isso
                                                            São teorias .....

                                                            Primeiro, porque começas logo com generalizações

                                                            Eu conheço MUITOS emigrantes. Na empresa onde estou, há uma percentagem MUITO grande de emigrantes, e de pessoas que vêm de España continental (quase o mesmo)...Canários há poucos...Tenho, inclusivé, pessoas que estão cá e com quem trabalhei em Portugal.

                                                            E digo-te, pelo que eu vejo (falível, obvio), que a esmagadora maioria da pessoas que eram preguiçosas no seu país de origem não trabalham que nem uns mouros quando emigram Continuam com a mesma preguiça de sempre, e com as mesmas desculpas para não trabalhar

                                                            Segundo, toda a gente gosta de festa. Aqui até mais do que em Portugal, creio. Isso não tem nada a ver....

                                                            E, por fim, estamos em 2009. O perfil do emigrante não é o mesmo de antes O meu avô e um dos seus filhos foram emigrantes em França. Hoje em dia as coisas não são iguais...

                                                            Claro que há, e sempre existirá, uma parte dos emigrantes que emigram para juntar dinheiro para voltar a Portugal. Fazem casa-trabalho durante anos para depois voltar a Portugal.....
                                                            Mas são uma minoria A maioria vive normalmente, como se estivesse no seu país. No meu caso, por exemplo, o único que faço diferente é quando compro algo; não é pelo dinheiro que custa, mas pelo preço do transporte para fora da ilha...Por isso tenho TV barata, microondas barato, carro barato, etc...porque não tenciono ficar aqui para sempre, nem perto disso...
                                                            E também há aqueles que eram preguiçoso em Portugal, e no estrangeiro são trabalhadores...mas não são tantos quanto isso..
                                                            Editado pela última vez por TiagoLeal; 21 May 2009, 20:20.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por bond Ver Post
                                                              Pois é, mas aí é cada um por si...
                                                              As oportunidades existem para se aproveitar...

                                                              Mas o gajo com muito mais experiência que o mínimo é que se safa

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X