Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aplicação financeira 5000 €

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Que taxas pobres para 5000€..
    E para 1milhão que taxas se pode esperar?

    Comentário


      #32
      Eu aplicaria num título em bolsa do tipo utility género PT, EDP, etc, e passo a explicar porquê.

      As taxas dos DP e demais são, e sempre são, ridiculamente baixas. É estar a dar dinheiro aos bancos recebendo uma miséria em troca. Do meu ponto de vista, só devem ser utilizados para algum dinheiro de poupança que sirva como fundo de emergência, não mais que isso. Como forma de poupança substancial são uma solução muito deficitária. Pouco difere de meter o dinheiro no colchão, só que agora aluga-se o colchão!

      Dito isto.

      A Bolsa caiu aos trambolhões até Março, e apesar das subidas desde então, os títulos estão genericamente baratos.

      Apostando numa utility, dificilmente se vai perder dinheiro no médio prazo. No pior dos casos a acção não valoriza.

      E então como é que se ganha? Ora, nos dividendos!

      E os dividendos são SEMPRE MUITO SUPERIORES à rentabilidade de qualquer DP, por isso, imaginando uma situação onde até o valor da acção decaía face ao preço de compra (o que é altamente improvável numa perspectiva de alguns meses, 1 ano, 2 anos ou mais)...compensa manter a acção (não vendendo) devido aos dividendos.

      E falei em utilities exactamente porque os dividendos destas empresas tendem a ser estáveis, "a dar sempre qualquer coisa". Epá, um argumento muito empírico...o pessoal não vai deixar de consumir electricidade ou whatever né? São empresas bastante sólidas, menos sujeitas aos ciclos, no que às suas receitas diz respeito! Para mais neste Portugal de mercados tão monopolizados

      Exemplo recente: Os dividendos distribuídos pela PT há umas semanas, corresponderam a uma rentabilidade de 10%! (ainda efeitos do plano de recompensa aos accionistas pós-OPA da Sonae). Os da EDP a cerca de 5%. Isto para quem fosse comprar os títulos uns dias antes da data de ex-dividendo (data em que a acção deixa de dar acesso ao dividendo do ano que passou)!
      Qual é o DP que dá 10% ou mesmo 5%, para mais num espaço de tempo tão curto???

      Os meus 2 tostões na matéria
      Editado pela última vez por Andre; 23 May 2009, 11:51.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por bond Ver Post
        Que taxas pobres para 5000€..
        E para 1milhão que taxas se pode esperar?
        Não muito maiores...

        Mas também depende do risco que estás disposto a assumir. Com um risco medio/alto tens por exemplo a nova emissão de divida que o BCP vai fazer em que te pagam 7% durante os 2 primeiros anos, e nos seguintes pagam a euribor a 6 meses + 2.5%, sendo que no mínimo pagam sempre 5%.

        Mas como é obvio não há bela sem senão.. Ficas sujeito ao risco de perder tudo caso o banco vá à falência, o que não será fácil visto ser em todos os items de analise um dos dois maiores bancos nacionais, e como tal o Estado nunca se poderia dar ao luxo de o deixar falir. E ficas sujeito ao risco do prazo. Porque o banco tem a opção de fazer uma call option a partir do 5º ano, mas no limite poderá nunca o fazer. E ai só reaves o dinheiro no mercado secundário de titulos sujeitando-te ao valor de mercado que as obrigações venham a ter.


        Com risco maior tens as acções, ou melhor ainda para quem como eu não tem pachorra para analisar o mercado constantemente, os fundos de acções. Que neste momento estão com um potencial de valorização enorme.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por mundano Ver Post
          Não muito maiores...

          Mas também depende do risco que estás disposto a assumir. Com um risco medio/alto tens por exemplo a nova emissão de divida que o BCP vai fazer em que te pagam 7% durante os 2 primeiros anos, e nos seguintes pagam a euribor a 6 meses + 2.5%, sendo que no mínimo pagam sempre 5%.

          Mas como é obvio não há bela sem senão.. Ficas sujeito ao risco de perder tudo caso o banco vá à falência, o que não será fácil visto ser em todos os items de analise um dos dois maiores bancos nacionais, e como tal o Estado nunca se poderia dar ao luxo de o deixar falir. E ficas sujeito ao risco do prazo. Porque o banco tem a opção de fazer uma call option a partir do 5º ano, mas no limite poderá nunca o fazer. E ai só reaves o dinheiro no mercado secundário de titulos sujeitando-te ao valor de mercado que as obrigações venham a ter.


          Com risco maior tens as acções, ou melhor ainda para quem como eu não tem pachorra para analisar o mercado constantemente, os fundos de acções. Que neste momento estão com um potencial de valorização enorme.

          O Tal "risco sistémico" que os responsáveis gostam de mencionar.

          Eu concordo com o André, Depósitos a prazo só para "fundos familiares" de emergência. No entanto eu talvez apostasse num fundo "emergente" e não num título/acção individual.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X