Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Marinho Pinto desanca Manuela M Guedes (Link completo post # 1)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os censores e a reprovação da liberdade da TVI Grande mulher é Manuela Moura Guedes! Grande efeito faz, para ser apontada como a inimiga única do socratismo, numa tacticazeca mal-enjorcada de redução ao inimigo único (e público) e de isolamento!...

    No dia seguinte à Deliberação 11/CONT-TV/2009 da ERC sobre o Jornal Nacional da TVI (que comento no post de 28-5-2009 («Os fretes da ERC e a repressão política sobre a TVI»), e na sequência de sugestão perceptível nessa deliberação, o Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas (CDSJ), difundiu ontem, 29-5-2009, o Comunicado «Posição do CD a propósito a última edição do "Jornal Nacional – 6.ª feira"» para «reprovar o desempenho de Manuela Moura Guedes» (sic) «na condução do Jornal Nacional - 6.ª feira».

    O comunicado não está assinado, mas aqui fica a composição do actual Conselho Deontológico (sic) do Sindicato dos Jornalistas: António Melo, Carlos Camponez, Orlando César e Otília Leitão (se houver alguém que consiga descobrir a composição completa do Conselho, inclusivé com os suplentes, publicá-la-ei).

    Pelo interesse teleológico, publico o comunicado de reprovação do desempenho de Manuela Moura Guedes (em pdf, para conferir no sítio do Sindicato dos Socialistas Jornalistas):
    «Conselho Deontológico
    Comunicado
    Posição do CD a propósito a última edição do «Jornal Nacional – 6.ª feira»

    Na sequência de queixas chegadas nos últimos dias, a propósito da recente polémica suscitada pela entrevista concedida pelo bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, à jornalista Manuela Moura Guedes, na edição do «Jornal Nacional - 6ª feira», do passado dia 22 de Maio, o Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas considera o seguinte:

    1- Ao contrário de discussões anteriores, centradas sobre casos concretos de conteúdo de notícias e da investigação jornalística, a polémica surgida na sequência da entrevista dada pelo bastonário da Ordem dos Advogados a Manuela Moura Guedes teve o condão de reposicionar as questões no justo ponto da deontologia jornalística, nomeadamente quanto ao papel da pivô naquele serviço noticioso da TVI.

    2- O caso em apreço surge no contexto de um avolumar de situações sobre o «Jornal Nacional - 6ª feira» que têm merecido acompanhamento e discussão no seio do Conselho Deontológico.

    3- A questão que nos parece central neste debate prende-se com o facto de se saber até onde pode ir a intervenção de um ou de uma jornalista pivô num espaço noticioso, ainda que regendo-se por uma estratégia editorial própria, distinta dos restantes serviços informativos, como acontece no caso «Jornal Nacional - 6ª feira».

    4- O Conselho Deontológico considera que um jornalista que desempenha funções de apresentador de um noticiário televisivo continua vinculado aos princípios éticos e deontológicos que norteiam o exercício da profissão. Nesse sentido, considera-se inaceitável que, para além de outros aspectos, na apresentação das notícias, o jornalista confunda factos e opiniões e se exima da responsabilidade de comentar as notícias com honestidade.

    5- Por isso, os apresentadores do serviço noticioso devem abster-se de introduzir apartes, comentários, expressões e recorrer à linguagem não oral, susceptíveis de conotarem e contaminarem o conteúdo informativo, comprometendo a própria isenção dos profissionais que, conjuntamente, trabalham naquele espaço de informação.

    6- O Conselho Deontológico considera que, sem prejuízo dos sempre discutíveis aspectos editoriais, os pivôs devem estar claramente conscientes de qual o seu papel, se o de entertainer ou o de jornalista, não devendo confundir o conflito e o espectacular com a importância das notícias.

    7- Do mesmo modo, considera-se que os jornalistas não podem substituir a acutilância pela agressividade e devem, em nome do objectivo último de contribuir para um juízo final do público, permitir que os seus entrevistados expressem os seus pontos de vista com serenidade e não sejam apenas convidados a participar num espectáculo de enxovalho, em que eles são as vítimas.

    8- O Conselho Deontológico não pode deixar de reprovar o desempenho de Manuela Moura Guedes na condução do «Jornal Nacional – 6.ª feira» e concitar a própria e a direcção da TVI ao cumprimento dos valores éticos da profissão.

    Lisboa, 29 de Maio de 2009
    O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas» (sic)
    O comunicado, de colegas que são jornalistas, em alegre orquestração com a ERC (e o resto...) é ainda mais duro do que a deliberação de 28-5-2009 da ERC sobre a TVI e mais violento do que a declaração de voto da respectiva vogal Prof. Estrela Serrano. Na mesma linha, e mais exactamente na linha da Prof.ª Estrela Serrano, que segue, mas evita as mesmas palavras: onde Estrela Serrano fala em «"linguagem" gestual e facial da sua apresentadora, que inclui trejeitos, risos irónicos, e outras formas de expressão não verbais»; o comunicado do Conselho de Censurologia acusa a jornalista, sobre quem emitiu o comunicado, de introduzir "apartes, comentários, expressões e recorrer à linguagem não oral»....

    Mais, este comunicado excede-os no acinte. O acinte não contamina os factos: o acinte demonstra má-fé. O CD do Sindicato dos Socialistas Jornalistas, acusa a jornalista de confundir «factos e opiniões» (qual dos factos do Jornal Nacional sobre o Freeport foi desmentido?), desonestidade («se exima da responsabilidade de comentar as notícias com honestidade»), conotação e contaminação («conotarem e contaminarem o conteúdo informativo»), de entertainer (vá lá que, como Estrela Serrano, também não chegaram exactamente à deselegância do primeiro-ministro...), de agressividade (excedendo a «acutilância»), de «enxovalho» («especáculo de enxovalho, em que eles são as vítimas») aos entrevistados, que «são vítimas» (os portugueses até lhes pareceu que tinha sido Marinho e Pinto a insultá-la em directo na parte socratina da entrevista, pois até aí tinha sido cordato...).

    O comunicado conclui com a palavra de ordem desta manobra de subversão socratina da liberdade de expressão em Portugal (subversão que talvez beneficie da atenuante que o Partido criou do "crime continuado"...): «reprovar».

    Para terminar, sublinho que dos órgãos sociais do Sindicato dos Socialistas Jornalistas não se conhece nem uma palavra de repúdio, ou sequer defesa, pelo ataque do Governo e do primeiro-ministro em particular contra os jornalistas, através de queixas sobre delito de informação e delito de opinião.

    É muit triste para os portugueses verem os próprios jornalistas a participarem na censura dos colegas, em aliança com o Governo que lhes reprime a liberdade através de processos judiciais. Mas mais triste, creio, será para a própria classe dos jornalistas portugueses ficar marcada por este servicinho ao Governo socialista. Uma vergonha.
    in Do Portugal Profundo

    Comentário


      Será que são estas "verdades" que levaram este senhor Bastonário da ordem dos advogados a sair em defesa da "honra" de todos os jornalistas?

      YouTube - Sócrates é "corrupto", diz Smith em DVD @ TVI 2009

      YouTube - DVD Freeport: Charles Smith chama corrupto a Sócrates

      Comentário


        Ou será que é o refrescar de memória que a TVI faz em função da verdade?

        YouTube - TVI - a polémica do Pinocrates - Jose Socrates

        Só não vê o quem não quer...

        Comentário


          Azevedo: Está bem mas isso não justifica o comportamento da Manuela enquanto jornalista...

          Comentário


            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
            Azevedo: Está bem mas isso não justifica o comportamento da Manuela enquanto jornalista...
            Claro que não. Mas ela não é "assim" só na "perseguição" ao senhor Sócrates, ao contrário do que "alguns" querem fazer crer!

            Comentário


              Ja viram esta versão do Nilton

              YouTube - Marinho Pinto e Manuela Moura Guedes / Nilton

              "Até pago 5 copos de água se me apetecer beber"

              Comentário


                Originalmente Colocado por Snap
                demais

                O Nilton é o máximo

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X