Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cobertura para chamines... Qual escolher?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    Poe exemplo, ter sombra no verão




    O que acontece é que ha o preço da laje de betão e as placas metalicas termicas de cobertura nao muito mais caras que telhas.





    Alto lá que isso nao se pode generalizar, ja conheci um arquitecto que faz projectos dignos de uma bienal de arquitectura mas esse tem "as costas quentes" a maioria dos arquitectos nem trabalho tem em arquitectura e outros aceitam o que lhe derem nem se dão ao luxo de recusarem nada.

    Depois falas do cliente , mas ha clientes e clientes, ás vezes o cliente dono de obra pode saber com exatidão aquilo que quer e o arquitecto só tem de explorar a sua ideia mas nem sempre é assim, ja trabalhei em empresa que os donos decidem o arquitecto faz , podee dar umas dicas mas a palavra é sempre do construtor, até porque um construtor experiente sabe coisas(pormenores construtivos) que um arquitecto nem sonha como são feitas.





    Nem todos os arquitecto percebem de orçamentação, as vezes o cliente tambem se deixa "entusiasmar" e o projecto começar a entrar em "red line" a nivel de custos.
    Posso dizer que nao é algo raro acontecer. Alias é ate bastante comum.



    Presumo que queria dizer area de construção(inclui paredes e zonas exterior cobertas) e não area util(que é só a area util, sem paredes portanto)...

    Seja como for 387 de area de construção é uma grande casa, deves ter um terreno bem grande, só para teres na minha urbanização toda(que é um lote) a area maxima permitida é 200m2

    Por outro lado 13mil euros de vãos tou a achar barato, devem ter tamanhos standard, e essa fachada de vidro a poente nao fica um forno durante a tarde?

    Sobre o telhado com platibanda e essa chapa com isolamento continuo a nao perceber a razao que ser mais barata que um de telhas.

    Repara a laje se for de betão o preço é basicamente o mesmo seja plana ou inclinada, o isolamento tambem, mas as telhas nao muito mais baratas que certas chapas. Tambem sejam chapas mais fazeis de aplicar, no entanto a platibanda dá trabalho a fazer e tem de ter tubo de queda para as aguas pluviais e convem ser vista regularmente, já vi casos de aquilo entupir(folhas, 1 pombo morto etc) e a casa entrar toda em infiltrações ate cair o telhado cair como aconteceu com o antigo continente do seixal.

    Mas seja como for uma casa de 200mil euros, com terreno bom e a zona exterior etc...ja estamos a falar de uma moradia com um custo alto em todo o conjunto.
    Pois, deve ser isso. Sao 200 m2 de area de implantação, com 3
    pisos e mais outro volume que compreende cozinha e sala que encaixa em meio piso na parte de tras da casa, a poente.
    A sala não se torna assim tão quente pois o envidraçado está protegido por uma pála (a sul e poente sim, os alpendres dão jeito) só levando com sol directo quando se está mesmo a pôr - essas coisas de que os arquitectos se lembram... De qualquer dos modos não há milagres, e tive o cuidado de por ar condicionado....

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Avant Ver Post
      Pois, deve ser isso. Sao 200 m2 de area de implantação, com 3
      pisos e mais outro volume que compreende cozinha e sala que encaixa em meio piso na parte de tras da casa, a poente.
      Estás a falar mesmo assim de um grande casa obviamente. Presumo que o terreno seja grande, no meu a area maxima tambem é de 200m2 tanto de implantação como de construção, claro que preferi uma area de implatação menor para ter mais espaço no exterior mas tou a falar de um terreno certamente muito inferior de tamanho que o teu.



      A sala não se torna assim tão quente pois o envidraçado está protegido por uma pála (a sul e poente sim, os alpendres dão jeito) só levando com sol directo quando se está mesmo a pôr - essas coisas de que os arquitectos se lembram... De qualquer dos modos não há milagres, e tive o cuidado de por ar condicionado....
      Isso das palas nao é nenhuma novidade arquitectonica, em contrução tradicional é usado o alpendre e em construção "moderna" as palas ou as estruturas de ferro que fazem sombra mas sao caras.

      Mas lá está, se o tereeno é grande existe opção de escolher orientações e margem de manobra, se for um terreno
      como um lote urbano ao lado de muitos outros e uma moradia mais pequena a orientação é mais dificil assim como num apartamento, se ha quartos a sul, ha tambem quartos a norte. o que é relativo pois se uns sao mais quentes outros sao mais frios, os quentes sao bons no inverno os frios sao bons no verão. Sobre os envidraçados lá está o que estava a dizer , tem de ter AC o que vai encarecer a eficacia dessa arquitectura.

      Numa arquitectura tradicional bem feita mesmo de verao ao se entrar em casa está fresco, as vezes as visitas ate pensam que existe AC sem este existir. Eu por exemplo gosto muito de um alpendre tradicional rustico em madeira.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
        Não sei, mas tenho quase a certeza que sim... Qual a utilidade de uma varanda / alpendre num alçado virado a norte, por exemplo?

        Eu sei que aquele alpendre virado a norte não vai ter grande utilidade, mas dentro do ideia inicial da casa ele tinha que existir. Porque se não a casa ficava desproporcional.
        O mais engraçado é que eu e o meu marido usamos todos os alpendres das casa. Principalmente quando temos de contornar a casa é muito mais pratico.

        O valor 200.000 euros da casa já inclui o valor que gastas-te na piscina?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
          O mais engraçado é que eu e o meu marido usamos todos os alpendres das casa. Principalmente quando temos de contornar a casa é muito mais pratico.
          Estamos no verão, se for inverno com vento gelado se calhar mais vale ir por dentro da casa seja como for um alpendre a norte no verao dá jeito.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
            Estamos no verão, se for inverno com vento gelado se calhar mais vale ir por dentro da casa seja como for um alpendre a norte no verao dá jeito.
            Estou falar de quando estamos no jardim e no pomar.
            Nós temos uma area muito grande a envolver a casa. O terreno da casa tem 3700 m2.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
              Estou falar de quando estamos no jardim e no pomar.
              Nós temos uma area muito grande a envolver a casa. O terreno da casa tem 3700 m2.
              Pois... já me estava a esquecer que se está a falar de uma quinta e nao de um lote urbano de 400-500m2

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                Estás a falar mesmo assim de um grande casa obviamente. Presumo que o terreno seja grande, no meu a area maxima tambem é de 200m2 tanto de implantação como de construção, claro que preferi uma area de implatação menor para ter mais espaço no exterior mas tou a falar de um terreno certamente muito inferior de tamanho que o teu.




                Isso das palas nao é nenhuma novidade arquitectonica, em contrução tradicional é usado o alpendre e em construção "moderna" as palas ou as estruturas de ferro que fazem sombra mas sao caras.

                Mas lá está, se o tereeno é grande existe opção de escolher orientações e margem de manobra, se for um terreno
                como um lote urbano ao lado de muitos outros e uma moradia mais pequena a orientação é mais dificil assim como num apartamento, se ha quartos a sul, ha tambem quartos a norte. o que é relativo pois se uns sao mais quentes outros sao mais frios, os quentes sao bons no inverno os frios sao bons no verão. Sobre os envidraçados lá está o que estava a dizer , tem de ter AC o que vai encarecer a eficacia dessa arquitectura.

                Numa arquitectura tradicional bem feita mesmo de verao ao se entrar em casa está fresco, as vezes as visitas ate pensam que existe AC sem este existir. Eu por exemplo gosto muito de um alpendre tradicional rustico em madeira.
                O lote tem 920 m2. A área de implantação máxima era de facto de 200 m2, mas a de construção era aí de 450-480 m2. Não estou bem certo. Optei por não fazer toda, pois como é óbvio ficaria bem mais caro (projecto para menos de 200 000€), pagaria um balúrdio de IMI, e não preciso de uma casa tão grande...

                Eu dei o exemplo das pálas não foi como novidade arquitectónica; foi como exemplo do cuidado que um arquitecto tem de ter ao pensar a casa como um todo. O que não falta por aí são envidraçados em casas pseudo-modernas de "projectistas" a sul ou poente sem qualquer protecção, porque é assim que se vêem nas revistas... A mim, um leigo na matéria, essas protecções não me passariam pela cabeça.

                De qualquer das maneiras, a solução encontrada funciona, posso-te dizer que a temperatura da sala (com 55 m2 e essa superfície vidrada), nestes dias de canícula, não chega a ser superior em 2º a uma divisão da casa que tem janela a norte e está parcialmente enterrada em granito...

                Podem dar as voltas que quiserem, mas casas frescas no verão, sem serem caves, é coisa que não existe. Por mais bem isolada e protegida que esteja, após uma semana ou mais de temperaturas exteriores de 35-38º, aquece e não é pouco.
                Editado pela última vez por Avant; 13 August 2010, 17:50.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Vilina Ver Post
                  Eu sei que aquele alpendre virado a norte não vai ter grande utilidade, mas dentro do ideia inicial da casa ele tinha que existir. Porque se não a casa ficava desproporcional.
                  O mais engraçado é que eu e o meu marido usamos todos os alpendres das casa. Principalmente quando temos de contornar a casa é muito mais pratico.

                  O valor 200.000 euros da casa já inclui o valor que gastas-te na piscina?
                  Não, 200 000€ só a construção, com tudo, pronta a habitar. Não inclui terreno nem exterior (jardim, piscina, etc.)

                  Comentário


                    #69
                    200.000euros foi um excelente preço!

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                      O lote tem 920 m2. A área de implantação máxima era de facto de 200 m2, mas a de construção era aí de 450-480 m2. Não estou bem certo. Optei por não fazer toda, pois como é óbvio ficaria bem mais caro (projecto para menos de 200 000€), pagaria um balúrdio de IMI, e não preciso de uma casa tão grande...

                      Eu dei o exemplo das pálas não foi como novidade arquitectónica; foi como exemplo do cuidado que um arquitecto tem de ter ao pensar a casa como um todo. O que não falta por aí são envidraçados em casas pseudo-modernas de "projectistas" a sul ou poente sem qualquer protecção, porque é assim que se vêem nas revistas... A mim, um leigo na matéria, essas protecções não me passariam pela cabeça.
                      Uma area envidraçada é susceptivel ao frio e ao calor, as palas protegem de calor mas nao do frio... seja como for para quem trabalha em construção ou arquitectura sabe que vidros ao sol aquecem e muito e essas palas dão jeito.
                      O problema é sao muitas arquitecturas de fachadas inteiras de vidro que se veem e revistas de arquitectura, mas isso sao em climas diferentes, nunca ninguem diz que aquecimento e custos aquilo terá etc.

                      Já trabalhei numa moradia toda moderna ali para os lados de cascais(ate apareceu em revistas de arquitectura) com uma enorme fachada de vidro triplo, o cliente tinha dinheiro e deu carta branca ao arquitecto, sei que em vidros o preço dava para outra casa, na altura sabia valores mas agora nem sei. Os vidros vieram de italia, tiveram de ter mao de obra especialidada e um deles partio dia depois e teve de ser sustituido, ou seja tiveram de vir tecnicos de italia para o subtituir.
                      O betão tambem teve problemas pois tinha consolas em pre-esforçado, ou seja palas enormes e corpos salientes enormes sem pilares, saiu carissima a casa. Depois nao sei ate que ponto a fachada em vidro fica gira virada para a rua... mas isso é outra conversa.






                      De qualquer das maneiras, a solução encontrada funciona, posso-te dizer que a temperatura da sala (com 55 m2 e essa superfície vidrada), nestes dias de canícula, não chega a ser superior em 2º a uma divisão da casa que tem janela a norte e está parcialmente enterrada em granito...

                      Podem dar as voltas que quiserem, mas casas frescas no verão, sem serem caves, é coisa que não existe. Por mais bem isolada e protegida que esteja, após uma semana ou mais de temperaturas exteriores de 35-38º, aquece e não é pouco.
                      Claro que existem, tens o exemplo da casa do norte em granito, a casa alentejana tipica, muitas sao muito frescas, as igrejas por exemplo.

                      A casa onde vive a minha mae, tem parede dupla com pano de tijolo de 15 e 11 , tem caixa de ar com respiração e isolamento poliestireno, e o chao tem caixa de ar, o tecto tem laje e sotão onde a cobertura tem betao e isolamento de wallmate de 4cm a foras a cobertura toda e telha lusa com respiração e posso dizer que nestes dias quentes a casa está fresca por dentro, ja pessoas ao entrarem pensaram que existia ar condicionado.
                      De inverno tambem está bem pretegida do frio.

                      Claro se tiver 40graus a casa nao está a 24º sem AC... mas está "fresca" pois as paredes interiores nao aquecem nem a cobertura nem a laje de chao.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                        200.000euros foi um excelente preço!
                        Para uma casa grande e serviço "chave na mão" diria que esse preço é mesmo optimo. Mas duvido que esse preço inclua equipamento mais complexo.

                        Comentário


                          #72
                          O preço foi bom, mas deu muito trabalho. Pedi vários orçamentos, de tudo e mais alguma coisa. Mas não foi chave na mão. Entreguei ao empreiteiro tudo menos carpintarias, serralharias e vidros, estores, aquecimento (piso radiante), cozinha, casas de banho, cerâmicas e placas de granitos exteriores, jardim, piscina e nestes foi negociar à cigano...

                          Só nos orçamentos dos empreiteiros tive disparidades de 50000€! Depois foi uma questão de ir aproveitando oportunidades, por exemplo, meti bastante material da Porcelanosa (que não é grande espingarda se me perguntarem) aproveitando restos de colecção e outros que tal, saiu a metade do preço.

                          Por exemplo nas carpintarias é que foi um fartote de rir, um fulano com a mania que só fazia casas chiques (e que por acaso já abriu falência entretanto...) pediu-me 70000€ e ficaram bem entregues a outro por cerca de 35000€...

                          Para já não falar em ter aproveitado a crise da melhor maneira (sorte); quando pedi um empréstimo ao banco ainda apanhei a onda dos spreads estupidamente baixos, e quando a crise se instalou, os preços de serviços e materiais de construção civil caíram bastante... Há 5 ou 6 anos tenho noção que a mesmíssima casa ficaria bem mais cara...
                          Editado pela última vez por Avant; 13 August 2010, 19:17.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X