Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reportagem sobre Educação na RTP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Vi a reportagem e ainda bem que a fizeram. Não se resolveu nada mas falou-se no assunto e dá que pensar a quem tem cabeça e juízo.
    A começar pelo jornalista, acho que levantou questões muito pertinentes, por mais básicas que fossem, por exemplo as perguntas que foram feitas ao "alunos"...

    Dos convidados, o costume: um psicólogo que vê as coisas um bocado côr-de-rosa, tinha opiniões e ideias mas que acho que não resultam em casos onde tudo falha; uma professora que relata o dia-a-dia e que serve para conhecermos melhor o que passam, enfim, o depoimento da realidade; Outra professora (Fátima Bonifácio) que falou muito bem e de uma pessoa assim é que precisávamos para tomar decisões neste país, uma pessoa implacável em relação a coisas que não podem acontecer; e um secretário de estado com um discurso pomposo mas que não apresenta ideias nem soluções para situações daquela dimensão.

    Dizia o senhor que a escola tem que ser isto e aquilo... então mas um mânfio daqueles cujos pais devem ser iguais ou piores vai integrar-se ou respeitar o que quer que seja que a escola seja ou represente?
    Dizia que naquele caso especifico e que era raro (ou não), os professores deviam queixar-se às autoridades e naqueles casos os problemas têm que ser resolvidos com as autoridades... eu não sei se hei-de rir ou chorar com estas fantásticas ideias. Num PAÍS, sim senhor, as autoridades tomariam conta da situação. Mas nós não vivemos num PAÍS! Vêem a diferença? Estou a imaginar:
    "Queria fazer queixa do meu aluno de 14 anos que me deu uma chapada e de um colega de 15 que me espetou com uma cadeira em cima."
    Autoridade: "Nós vamos falar com os pais mas em principio não podemos fazer nada, são menores..." Entretanto não vão falar coisa nenhuma com os pais porque na melhor das hipóteses saem vivos do bairro dos "meninos".
    E no dia seguinte na aula leva mais um enxerto dos alunos e à saída leva dos pais...
    Que ideia inédita e espectacular... queixem-se às autoridades...

    Outra: a escola devia dar resposta ao aluno que queria aprender carpintaria. Ora bem, vejamos se percebi. O sujeito tinha a 4ª classe e ia agora ter não sei quantos anos só de trabalhos manuais? Não tinha mais disciplinas nenhumas? Se tivesse também não punha lá os pés... Mas ia ter trabalhos manuais durante quanto tempo? 5 anos? 8?
    Mesmo supondo que o sujeito se interessava pela coisa e havia um programa, todos nós sabemos as excelentes condições que os nossos estabelecimentos de ensino têm, ainda mais ao nivel das oficinas e laboratórios numa escola daquelas... deve ser um mimo!
    De discursos irrealistas destes que não têm seguimento já nós estamos de umbigo ao lado. Até acredito que haja alguma vontade mas isso não chega.

    É o problema deste país: é ser governado por quem vive à margem da miséria, por quem não conhece, não sente como as coisas estão...

    Comentário


      #32
      Fico chocado com a mentalidade destes putos......
      As desculpas que dão para as coisas estarem como estão são de outro mundo!
      -Veem o acto de tirar o boné como uma repreensão.
      -Os professores têm que ser mais simpaticos
      -Se os professores não forem simpáticos, revoltam-se e criam mau ambiente



      Atingiram o grau mais elevado da borrice!
      O seu meu social não lhes dão as ferramentas necessárias para descortinar o ridiculo a que chegam!
      Isto é reflexo de um grave problema social e, acho que já temos exemplos suficientes de que bairros sociais juntamente com bairros sociais, resulta nisto!
      Estes pessoas não se conseguem integrar, não têm os ideais mais básicos do civismo... elas necessitam que o "meio" que as rodeia esteja num patamar acima, para que elas sigam o exemplo.
      Acho que já é altura de aprendermos com os erros do passado, aliás, já vamos tarde!
      Já aqui disse várias vezes, o modelo social tem que ser profundamente revisto, assim como os estatutos das escolas do ensino obrigatório.

      Comentário


        #33
        Pois, só a vontade, ou o respectivo pregão, não chega! É preciso que os políticos façam, ou se não sabem o que devem fazer promovam um debate nacional alargado sobre esta questão, com participação de todos, discutindo, dando ideias, reflectindo em conjunto!

        Não é fácil um debate alargado? Olha, nem de propósito! Porque é que o nosso Governo não cria um fórum na internet, com registos, claro, e onde lançaria esta temática?

        Era um princípio...

        Comentário


          #34
          ...Eu quereria participar, claro!

          Comentário


            #35
            Qual fórum na internet... vamos mas é dar uso à Assembleia que é para isso que lá está. Sempre estariamos frente a frente com todas as vantagens que isso traz.

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por Zell

              Qual fórum na internet... vamos mas é dar uso à Assembleia que é para isso que lá está. Sempre estariamos frente a frente com todas as vantagens que isso traz.
              Mas não são estes que apregoam o choque tecnológico? É que nem toda a gente pode ir à AR participar, para além de que os lugares lá são muito limitados e só permitem assistir, nada mais...

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                Depois, e sem preconceitos ou falsos moralismos, há que ser firme!

                Alunos que agridem colegas e professores, que desestabilizam nas aulas andando por cima das carteiras, provocando os colegas e, de um modo geral, desestabilizam, devem ser colocados na ordem de forma firme! Nestes casos nada me choca que sejam levados por uma orelhinha ao conselho executivo e punidos de forma adequada, embora eu saiba que muitos ficarão chocados ao ler esta opinião...

                E o que é isso de esses alunos serem punidos de forma adequada? Simplesmente sujeitos a processos de tentativa de recupareção que poderiam passar por:

                1º Expulsão da aula onde se estejam a portar mal e aviso;
                2º Suspensão por "x" dias e aviso;
                3º Colocação em turma de inadaptados, com ocupação extra curricular rígida em tarefas de manutenção da escola;
                4º Expulsão do estabelecimento de ensino e colocação em estabelecimentos de correcção sérios, monitorizados 24 sobre 24 horas e com programas muito bem elaborados de aprendizagem curricular e profissional, sempre com ensino de regras de cidadania.


                Em todas estas fases não me choca nada um puxão de orelhas, ou uma reguada disciplinar (sem abusos, claro), embora, como disse acima, muitos não gostarão de ler esta opinião... Mas é a que tenho!...
                Pé Leve, o grosso dessas medidas não resolve o cerne da questão!

                A origem destes problemas está em casa e no meio em que eles vivem!
                Mudar o meio num pequeno espaço de tempo é impossivel mas no âmbito da formação e educação dos pais, ainda há por por fazer!
                Os pais devem ser responsabilizados por estas atitudes, a escola deve denunciar a entidades competentes para acompanharem os pais e educarem-nos.
                Isto é um trabalho que terá que ser realizado por psicólogos juntamente com professores( desempregados, por exemplo) e assistentes sociais.
                Estas pessoas devem ser reencaminhadas no sentido de seguirem um bom rumo social, porque não tenhamos duvidas, estes são os criminosos e os delinquentes do futuro.

                Vontade de pegar na cabeça deles e espetá-la na parede não me falta.... mas isso não me resolve nada!
                Em vez de seguirmos o ideal que estas pessoas não têm qualquer valor na sociedade moderna, penso que se não as educarmos, no futuro terão bastante peso na sociedade, pois, serão criminosos e seremos nós contra eles![|)] (esta ideia é aterradora)

                Defendo que deverá existir um esforço conjunto das escolas, professores, assistentes sociais e psicólogos para desenvolverem mecanismos de combate a situações como estas.
                E claro, o estado tem o papel fundamental de colocar os meios necessários à disposição para que isso seja possivel.
                Contudo também defendo que deverá existir castigos e que o aluno que não gosta da escola comum, seja reencaminhado para um escola técnica na sua área para poder exercer o que gosta.



                PS: ainda há não muito tempo deu uma reportagem sobre uma escola, nomeadamente um professor, que ia à casa do pais incentiva-los a não deixarem os seus filhos abandonarem a escola.

                Comentário


                  #38
                  Ainda não vi a reportagem toda...

                  Mas tinha gravado parte do anuncio da reportagem.

                  Aqui fica o video, falta a parte inicial.

                  [video +-4mb]
                  http://www.megaupload.com/?d=QQP65DVD

                  Comentário


                    #39
                    Ninguém arrnja a reportagem completa.

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por sinatra

                      O Dr. Paulo Portas falou muito bem, arrasou completamente as medidas... [u]A escola e o professor têm de ter autoridade</u>... A estes cabe ensinar aos Pais cabe educar.

                      Deve-se pedir aos Pais para terem mais atenção com os seus filhos...

                      JR E ANDRE espero que tenham visto a sicnoticias, sempre aprenderiam qualquer coisinha...
                      Mas onde é que eu defendo o contrário???
                      Mas que confusão[:I].
                      Eu defendo EXACTAMENTE ISSO.
                      Sorte malvada[8D].

                      Comentário


                        #41
                        Mas a avaliação dos papás retira autoridade ao professor...

                        Comentário


                          #42
                          Ou é de mim ou parece-me que de repente e com algum malabarismo. Esta reportagem veio demonstrar uma realidade que será muito pouco comum senão mesmo unica neste pais!

                          É verdade que esta situação é grave mas ultrapassa de longe as competências do professor pondo em causa mesmo a sua integridade fisica ou psicologica. Assim como todos os funcionários daquela escola.

                          Em relação ao criar quadros de escola. Mais sedentarismo? A maior parte das escolas têm quadros há dezenas de anos o que fizeram? Nada! Vamos cometer o mesmo erro 2 vezes? Ou acham que os proximos é que vão ser diferentes?

                          Para se procurar a competência tem inevitavelmente que haver avaliação. Tem de ser cuidada e não pode ser com base em percentagens mas sim em testemunhos. Porque parece-me que a maior parte das pessoas neste pais vê os pais como 'Analfabetos'. Como ouvi ontem á Sra. Prof. que estava no debate. GRRRRRRRRR, revolta-me isto. O meu avô sabia ler, escrever e fazer contas. No entanto nunca levou a que fosse incorrecto com ninguém. E tivesse das opiniões mais sensatas que conheci até hoje. Fazia contas, muitas pois era um excelente carpinteiro, que eu não conseguiria fazer. Será que querem fazer passar por analfabetos todos aqueles que não foram COPIAR para o ensino superior?

                          Depois de avaliados e trabalho feito então vêm as regalias como uma adequação ao quadro de uma escola. Antes disso NUNCA. Sou totalmente contra.

                          Um abraço,

                          Renas

                          Comentário


                            #43
                            Eu julgo que não é um problema social, pois felizmente nem todos somos assim. Mais, julgo que estamos a lidar com uma minoria que está a crescer devido a politicas erradas durante anos. Não sou racista (nem perto disso) mas julgo que não se colocou o dedo na ferida. A verdade é que com a entrada de imigrantes em massa as carências de base do nosso país vão cada vez mais ser evidentes. As escolas não são uma excepção e Grave grave é tentar sempre defender as minorias e esquecer as maiorias...

                            Abraço

                            Comentário


                              #44
                              Jô, o que acabaste de dizer é um problema de cariz social!

                              Comentário


                                #45
                                3com,
                                quando digo que não é social é no sentido de que não devemos tomar a parte pelo todo, entendes? Eu entendo o que me estás a querer dizer. O que eu quis dizer é que sem rodeios devemos assumir que em Portugal, uma parte da geração de filhos de imigrantes que na sua maioria vive na zona da grande Lisboa (e margem sul) está a ultrapassar todos os limites do aceitavel. Desculpa a franqueza mas a verdade tem de ser encarada de frente. Este fenómeno não é novidade, pois por essa Europa fora já existe. Eu estou convencido que esta reportagem não dará em nada, e todas aquelas crianças que nada têm a ver com estas situações mas que se cruzam com elas também irão sofrer. O que me preocupa são os meus filhos e o futuro de todos aqueles que em nada contribuem para estas "cenas".
                                Abraço

                                Comentário


                                  #46
                                  Então e porquê que achas que eles estão a passar os limites do aceitável ?
                                  (não questiono as atitudes deles, pois, essas são deveras conhecidas. Questiono a origem de isso acontecer)

                                  Comentário


                                    #47
                                    A nossa liberdade acaba quando chocamos com a Liberdade dos outros ou não ?

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                      Mas a avaliação dos papás retira autoridade ao professor...
                                      Só se for muito mal feita.
                                      Se for bem feita... não.
                                      Antes pelo contrário;).

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por Jô

                                        A nossa liberdade acaba quando chocamos com a Liberdade dos outros ou não ?
                                        E o que é que isso tem a ver com a origem do problema ?
                                        Não estou a perceber.


                                        Todos nós queremos acabar com o que se passa mas para tal temos que descobrir a raiz do problema!
                                        E isso que te perguntei, qual o cerne da questão ?

                                        Comentário


                                          #50
                                          A escola tem uma função.
                                          Os alunos fazem parte da escola.
                                          Se um grupo de alunos sistematicamente boicota ou anula a função da escola está necessariamente a prejudicar os colegas.
                                          Se aceitamos que felizmente a maioria dos alunos (mesmo não sendo santos) estão na escola para crescerem como pessoas, não é razoavel atendermos a argumentos como os professores são maus, os pais são maus, etc etc. É para mim evidente que a liberdade está em causa.
                                          Se tu queres aprender e alguem não te deixa aprender de quem é a culpa??

                                          Comentário


                                            #51
                                            Voltaste a não responder!

                                            Afinal qual é a raiz do problema que desencadeou essas atitudes ?

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por Renas

                                              Ou é de mim ou parece-me que de repente e com algum malabarismo. Esta reportagem veio demonstrar uma realidade que será muito pouco comum senão mesmo unica neste pais!
                                              ...
                                              A realidade é muito mais comum do que pensas.

                                              Comentário


                                                #53
                                                O problema é complexo, mas o que se passa é uma completa falta de autoridade.

                                                Não confundir autoridade com violência.

                                                As pessoas, especialmente os jovens deitados ao Deus dará têm que ter uma noção de autoridade que a nossa sociedade se esquece de lhes incutir.

                                                E não me venham cá com a histórias dos imigrantes, dos pretos ou azuis.

                                                Haviam de ver os bandos de grunhos que entram no Metro no bairro do Viso, aqui no Porto para terem saudades dos Pretos e dos Brasileiros.
                                                Vejam os casos dos imigrantes do leste.

                                                E digam-me se há ou não a mania de catalogar as pessoas.

                                                O que mina a sociedade é a pobreza. Enquanto não a resolvermos, não se resolvem os outros problemas.

                                                E como diria alguém perito nestas coisas, é mais barato dar educação a uma pessoa (investimento vs retorno) do que condená-lo a toda uma vida de deliquência (só despesa). [:I]

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:
                                                  citação:
                                                  --------------------------------------------------------------------------------
                                                  Originalmente colocada por Renas

                                                  Ou é de mim ou parece-me que de repente e com algum malabarismo. Esta reportagem veio demonstrar uma realidade que será muito pouco comum senão mesmo unica neste pais!
                                                  ...


                                                  --------------------------------------------------------------------------------



                                                  A realidade é muito mais comum do que pensas.

                                                  Mesmo que seja mais comum, e infelizmente para os profesores estudei em algumas escolas problemáticas por assim dizer. Há 15 anos já existia isso que se vê hoje mas o problema é de segurança e não de educação. Se não se conseguir assegurar ordem dentro da escola é o mesmo que uma prisão sem guardas lá dentro e apenas á porta.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    A maior parte desses "grunhos", como viram ontem, não quer andar na escola, e só está lá a lixar quem quer de facto aprender.

                                                    A solução passa por mantê-los lá? Para quê? Eles não querem aprender e nunca vão aprender nada.

                                                    A minha Maria ficou colocada este ano na escola do bairro da Bela Vista, em Setubal.

                                                    Aquilo é de bradar aos céus. É só pessoal a oferecer (e dar de facto) porrada uns nos outros, facadas, etc... e depois há algum pessoal que ela reconhece com vontade e potencial e que nunca vai ser nada, porque os "grunhos" (leia-se mais de 70% da população daquela escola) não deixam.

                                                    Vamos condenar também os que têm hipoteses de ser alguém na vida ao insucesso por causa de pessoal que não quer saber de nada a não ser deles próprios?

                                                    E sim, infelizmente conheço pessoalmente amigos professores que já foram agredidos por alunos e muitas vezes, pelos próprios pais! No mais grave de todos, o aluno espetou com uma cadeira nas costas do professor.

                                                    A punição? Uma salada de frutas no Conselho Executivo, porque o aluno estava muito nervoso... (e não, não estou a brincar. Foi mesmo assim!)

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por Renas

                                                      citação:
                                                      citação:
                                                      --------------------------------------------------------------------------------
                                                      Originalmente colocada por Renas

                                                      Ou é de mim ou parece-me que de repente e com algum malabarismo. Esta reportagem veio demonstrar uma realidade que será muito pouco comum senão mesmo unica neste pais!
                                                      ...


                                                      --------------------------------------------------------------------------------



                                                      A realidade é muito mais comum do que pensas.

                                                      Mesmo que seja mais comum, e infelizmente para os profesores estudei em algumas escolas problemáticas por assim dizer. Há 15 anos já existia isso que se vê hoje mas o problema é de segurança e não de educação. Se não se conseguir assegurar ordem dentro da escola é o mesmo que uma prisão sem guardas lá dentro e apenas á porta.
                                                      Eu estudei numa das escolas mais problemáticas da zona da grande Lisboa - Vialonga.

                                                      O problema existia há 15 anos, mas na altura, um professor era uma autoridade, mesmo para os alunos mais violentos. Alguns levantavam a garupa, mas eram rapidamente postos no sitio.

                                                      Agora perdeu-se todo o respeito pelos professores. E o ministério "aplaude" a situação. Aliás foi ele que provocou isto.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        JCPR é verdade que é dificil lidar com essas situações e embora esteja contra os professores no que toca há maneira como eles olham para as regalias do ensino e não para o sistema parece-me mal. Em relação á integridade fisica e psicologica não pode ser posta em causa. Seria o mesmo que eu estar a trabalhar com um gajo que me apontasse uma arma. O que não é muito diferente doiga-se de passagem. Um aparte apenas.

                                                        Em relação aos alunos problemáticos parece-me que tira-los dai era agravar a situação. Seria contudo possivel em vez de andar com os minis ás portas das escolas colocarem policias lá dentro. Se calhar nem todas as escolas precisariam. E algumas 1 policia bastava. Noutras se fosse preciso colocassem os GOIS ou a Policia de Intervenção. Afinal é a segurança das pessoas que está em causa. Não me parece bem estarem a criar condominios privados para colocarem essa escumalha. Façam-nos estudar, enquanto eles não forem OBRIGADOS não vão fazer nada. A vida é dificil e como alguém disse ontem na reportagem é preciso dizer NÃO.

                                                        Um abraço

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          É uma siuação que existe em várias escola! No ano passado, na escola que estive em Guimarães, tinha dois irmãos que eram o terror quando os tinha na sala de aula! Mas o mais grave de tudo, é que a desestabilização que estes provocavam, gerava a revolta dos alunos que não conseguiam aprender ou fazer as actividades previstas com aquelas duas pestes na sala de aula! Para além destes dois, ainda tinha uma figura com catorze anos no meio de putos com dez que não fazia nenhum, mas pelo menos também não incomodava! Mal sabia escrever... Mas melhor, foi o pai aparecer no final do ano e achar que o filhote deveria passar! Enfim...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por 3com

                                                            Voltaste a não responder!

                                                            Afinal qual é a raiz do problema que desencadeou essas atitudes ?
                                                            Desculpa mas das duas uma, ou estas a querer entrar em questões filosoficas ou então queres dar-me tu a resposta.;)

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Depois de ler estas duas páginas, fiquei com a sensação de muitas coisas escritas, mas nada de concreto.
                                                              Respondam-me, o que é q se diz a um pai que tem um filho q vai entrar na escola no inicio do ano lectivo, e que esteve a ver a reportagem?
                                                              O que é que se faz, no imediato, não é o que se deve fazer em 2, 3, 10 anos.
                                                              Eu tenho uma filha com 9 anos, e sinceramente fiquei parvo a ver a reportagem, á coisas incriveis

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X