Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Psicologia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
    Isso é um teste de personalidade, e nem sequer é muito comum ser usado, em Portugal, em processos de recrutamento e selecção.
    É mais psiquiatria que psicologia.

    Rorschach test - Wikipedia, the free encyclopedia

    «(...) Some psychologists use this test to try to examine the personality characteristics and emotional functioning of their patients. It has been employed in diagnosing underlying thought disorder and differentiating psychotic from nonpsychotic thinking in cases where the patient is reluctant to admit openly to psychotic thinking. (...)»

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
      De certeza' Então porque razão fizeram-me inúmeros testes destes em recrutamento e selecção? Inclusivamente na carris?
      Rorschach test - Wikipedia, the free encyclopedia

      «(...) Some psychologists use this test to try to examine the personality characteristics and emotional functioning of their patients. It has been employed in diagnosing underlying thought disorder and differentiating psychotic from nonpsychotic thinking in cases where the patient is reluctant to admit openly to psychotic thinking. (...)»

      Muito provavelmente terá sido em provas de recrutamento para funções que
      tivessem contacto com o público. Ou para cargos que seja necessário
      manter a calma sob stress.

      É um teste que não tem que ver com as aptidões técnicas, mas sim com
      a estabilidade emocional. Basicamente, para ver se não estão a contratar
      um louco... ou um psicopata.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por vfsm Ver Post
        se me permitem na empresa onde trabalho temos um psicologo que nos ajuda sistemáticamente e temos tido bons resultados claro que deve ser um bocado dispendioso para idêntidade patronal!!!
        A minha empresa também. E somos poucos. E a psicóloga está a full time.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
          Já que queres falar sobre isso coloco uma questão.

          Os exames psicotécnicos servem para quê? O que deles se pretende aferir das personalidades das pessoas? E caso alguém falhe nesses mesmos exames, que validade tem a entrevista que por vezes a ele se segue em que é o candidato a sís com o psicologo a responder a certas perguntas?

          Já agora coloco o contexto em que me surgiram estas duvidas: Há umas semanas fiz um desses exames e fiquei sem perceber mto bem qual a validade daquilo.
          Há muitos testes psicotécnicos.

          Quando fizeste o teste, podes nem ter reparado, mas não estavas a fazer um.
          Estavas a fazer vários. Vários tipos.

          Cada tipo de teste mede um tipo de capacidade técnica. Basicamente medem
          o QI técnico de uma pessoa. A capacidade de resolver problemas técnicos.

          Dependendo do modo como são feitos, também permitem medir o ponto de
          rotura, concentração, e resistência à fadiga.

          Há testes que medem capacidade matemática, capacidade de abstracção,
          visão espacial, etc.

          EDIT:
          O valor que têm, no caso das entrevistas de trabalho, depende do valor que
          quem contrata lhes quiser dar. Quanto à aferição da personalidade... depende
          dos testes que tenhas feito. Nem sempre são feitos testes de personalidade.
          Depende do tipo de funções a que se concorre.

          Quando fui cumprir o serviço militar, fizeram-me testes psicotécnicos que
          incluíam testes de personalidade. Mas era porque queriam avaliar a capacidade
          de comandar e de cumprir ordens. Os testes puramente técnicos, eram para
          o enquadramento numa especialidade.
          Editado pela última vez por Nuno156; 26 June 2009, 08:14.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
            De certeza' Então porque razão fizeram-me inúmeros testes destes em recrutamento e selecção? Inclusivamente na carris?
            Porque o psicologo nao devia saber muito bem o q estava a fazer... Jamais se usa esse teste para R&S, deve ter.te calhado um psi novo acabadinho de sair de psicologia clinica em vez de psi organizacional...é o q nao falta para aí...

            Existe sim um teste de "borroes de tinta" utilizado em R&S mas raramente utilizado pois é muito contestado, mas nada tem a ver com o Rorschach sendo apenas 3 pranchas... (desculpem nao me recordo do nome)

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por PinkStar Ver Post
              (...)
              Jamais
              Mário Lino, és tu?


              Desculpem, não resisti.

              Originalmente Colocado por PinkStar Ver Post
              Jamais se usa esse teste para R&S
              (...)
              Eu acho que depende das funções para as quais se está a recrutar.
              Admito que existam casos para os quais fazem sentido, até diria, são
              importantes.

              Não vais querer alguém com elevada instabilidade emocional, com uma arma,
              a patrulhar as ruas... acho eu...

              Comentário


                #37



                Jean Piaget (Neuchâtel, 9 de Agosto de 1896Genebra, 16 de Setembro de 1980) estudou inicialmente biologia, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e ficou conhecido principalmente por organizar o desenvolvimento cognitivo em uma série de estágios.
                Jean Piaget - Wikipédia, a enciclopédia livre

                YouTube - Jean Piaget - tendência cognitiva
                Editado pela última vez por nunomplopes; 26 June 2009, 15:55.

                Comentário


                  #39
                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post

                  Eu acho que depende das funções para as quais se está a recrutar.
                  Admito que existam casos para os quais fazem sentido, até diria, são
                  importantes.

                  Não vais querer alguém com elevada instabilidade emocional, com uma arma,
                  a patrulhar as ruas... acho eu...
                  Um teste projectivo é sempre demasiado relativo, a propria cotação do rorschach é muito especifica e pode levar a más interpretações (um tecnico mal formado, 1 tecnico sem conhecimento, um tecnico sem "paciencia"), daí a não utilização de testes Projectivos em R&S. Se há quem os utilize esperemos que os faça bem... Embora o objectivo do Rorschach nao seja o R&S.

                  Como referi existem testes projectivos especificos para R&S embora sejam raramente utilizados, como é o caso do teste Zulliger, desenvolvido para situaçoes de r&s...Mas devido ao caracter de teste projectivo e sendo mto subjectivo nao se utiliza!

                  Quando eu fui a uma entrevista para call center mostraram-me uma prancha de rorschach e eu disse á entrevistadora que via sangue!! Um cerebro em sangue! Qdo aprendi a cotar e me lembrei deste episodio fartei-me de rir, pois ver sangue numa prancha é mau!! ja para nao falar que na pura ignorancia disse ao meu prof o q via numa prancha e ele so me respondeu "curioso essa pracha é referente á relaçao com a familia" e também aprendi que nunca se deve aplicar o rorschach á familia pois a nossa falta de experiencia pode levar-nos a pensar que metade da familia é psicopata!! (eu só apliquei umas 3 pranchas a amigos e só isso me assustou)

                  Achei uma coisa "interessante" de se estudar, mas nao achei minimamente credivel! (estudei no 3º ano, antes de escolher a area de especializaçao em psi organizacional)

                  Comentário


                    #40
                    nunomplopes precisava era de umas coisitas sobre psicologia do desporto... Não tens por aí nada?! Tenho de escolher 1 tema para a minha tese e o meu orientador é psicologo do desporto... Estou completamente á nora! Queria fazer sobre algo que me parece demasiado demorado e trabalhoso para o tempo disponivel que tenho (era sobre claques), entao ando á procura de sugestoes para um possivel tema...

                    Dentro das seguintes linhas: psicologia do desporto e da performance; liderança; treino de equipas de elevado rendimento; mensuração de rendimento humano; actividade fisica, lazer e bem-estar.

                    Alguma sugestao?

                    Comentário


                      #41
                      Originalmente Colocado por PinkStar Ver Post
                      nunomplopes precisava era de umas coisitas sobre psicologia do desporto... Não tens por aí nada?! Tenho de escolher 1 tema para a minha tese e o meu orientador é psicologo do desporto... Estou completamente á nora! Queria fazer sobre algo que me parece demasiado demorado e trabalhoso para o tempo disponivel que tenho (era sobre claques), entao ando á procura de sugestoes para um possivel tema...

                      Dentro das seguintes linhas: psicologia do desporto e da performance; liderança; treino de equipas de elevado rendimento; mensuração de rendimento humano; actividade fisica, lazer e bem-estar.

                      Alguma sugestao?

                      Mas tu não escolhes o assunto da tese, e depois o orientador da tese?

                      Comentário


                        #42
                        Originalmente Colocado por PinkStar Ver Post
                        nunomplopes precisava era de umas coisitas sobre psicologia do desporto... Não tens por aí nada?! Tenho de escolher 1 tema para a minha tese e o meu orientador é psicologo do desporto... Estou completamente á nora! Queria fazer sobre algo que me parece demasiado demorado e trabalhoso para o tempo disponivel que tenho (era sobre claques), entao ando á procura de sugestoes para um possivel tema...

                        Dentro das seguintes linhas: psicologia do desporto e da performance; liderança; treino de equipas de elevado rendimento; mensuração de rendimento humano; actividade fisica, lazer e bem-estar.

                        Alguma sugestao?
                        Tinha deixado este, mas com mais atenção e atempadamente irei fazer uma pesquisa profunda.
                        Embora não seja a minha área preferida, que sou um calão de primeira...

                        Comentário


                          #43
                          Originalmente Colocado por PinkStar Ver Post
                          nunomplopes precisava era de umas coisitas sobre psicologia do desporto... Não tens por aí nada?! Tenho de escolher 1 tema para a minha tese e o meu orientador é psicologo do desporto... Estou completamente á nora! Queria fazer sobre algo que me parece demasiado demorado e trabalhoso para o tempo disponivel que tenho (era sobre claques), entao ando á procura de sugestoes para um possivel tema...

                          Dentro das seguintes linhas: psicologia do desporto e da performance; liderança; treino de equipas de elevado rendimento; mensuração de rendimento humano; actividade fisica, lazer e bem-estar.

                          Alguma sugestao?
                          Ver o filme "The Secret".
                          Perceber como a mente e as percepções e expressões palavras, criam o mundo que nos rodea. Desporto não é excepção. Funciona a nível pessoal tanto como a nível inter-pessoal (se bem que neste ultimo já não é exactamente assim)

                          mas ... voltando ao que é apenas "superficial".

                          Superficialmente....
                          Podemos falar de claques como "Influencia externa" ou sejá lá o termo técnico que usem. O termo mais acertado que se me dá a conhecer, é; Estimulação.

                          Não sei se o teu raciocício nao andará mais por essa área. Nomeadamente, imaginando que estarias a pensar em claques femininas que misturam dancarinas de hipop com o conceito de cheerleader americano. O que era pena.

                          Estimulação subliminar. Relacionar a directiva principal da mente, fazer sexo, com o acto de praticar um desporto.. leia-se ultrapassar um desafio em competição.

                          Tem tudo a haver com EGO e Imagem fotografica. O ponto comum é o EGO.
                          A mente associa tanto o sentimento de superioridade do EGO, tanto ao facto de "ver gajas boas", como o ganhar uma competição.

                          Dái que se use um para obter o outro. por estimulação do ponto comum a ambos como RAZAO motivante.

                          Daí que se se quer que o desportista ganhem. Cria-se uma RAZÂO imaginária para o fazer.
                          Acentua-se a necessidade do EGO como ponto de partida para o acto de ganhar a competição.


                          Em termos de auto motivação

                          Se tiveres acesso a dados estatísticos biograficos dos grandes desportistas...
                          Seria bom verificar que os melhores, não racionalizam muito o que fazem.
                          Há um toque de (psicologiamente falando) - silencio mental - aquando do momento em que se está a exercer o desporto em causa.

                          Fazer umas entrevistas partindo desse ponto de partida. Surpreender-te-ás com os achados.

                          A motivação não é mais do que fazer a mente parar todos os pensamentos sentimentos e emoções. Para abrir caminho á VONTADE. Porque quando se está a pensar sentir a nossa percepção focus está diluido na mente, e o acto do fisico... fica preterido para 2º plano. O que leva a failure / loss / inefectiveness / distraction / deviation from what is required to express in the moment.

                          Ok ja chega...
                          Enjoy.

                          Comentário


                            #44
                            Originalmente Colocado por MariaHelena Ver Post
                            Mas tu não escolhes o assunto da tese, e depois o orientador da tese?

                            Infelimente não... Dão uma lista com as linhas de orientação do professor, e escolhes o professor por ordem de preferencia. Calhas no professor mediante a tua média... Calhou-me o que coloquei em 2º lugar, e escolhi-o mais por ter horario pós laboral, mas não desgosto das linhas de orientaçao, so nao consigo pensar num assunto..

                            Comentário


                              #45
                              Pinkstar deixo-te aqui alguns artigos sobre o que pretendes, se veres que ainda não é o desejado tentarei aprofundar mais a questão.
                              Podes deixar sempre a tua ipinião do que achas ou se coaduna com o que pretendes ou não, como desenvolver mais este tema.

                              A importância da Psicologia no Desporto

                              Tendências da investigação na psicologia do desporto, exercício e ...

                              Dissertação de Mestrado em Psicologia, especialização em ...

                              A Superação Emocional e o Rendimento Desportivo: Uma perspectiva ...

                              A informação desportiva emitida na TV dirige-se aos sentidos ou ao ...

                              «O impacto do exercício físico na Auto-estima, Investimento corporal e

                              ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS LESÕES DESPORTIVAS: PREVENÇÃO E TRATAMENTO

                              LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS DESPORTIVAS: DESENVOLVIMENTO DE UM ...

                              A Psicologia do Desporto e a “batalha da qualidade”

                              CARACTERIZAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS PRÉ- COMPETITIVOS EM JOVENS ...

                              A RELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E RENDIMENTO DESPORTIVO ¡ESTUDO DE CASO ...

                              AVALIAÇÃO DO STRESS E CONFRONTO PSICOLOGICO NA ALTA COMPETIÇÃO ...

                              A Psicologia das Lesões Desportivas: importância da intervenção ...

                              Emoes no desporto

                              Actividade Física, Saúde e Qualidade de Vida Resumo:

                              A actividade física e o desporto: um meio para melhorar a saúde ...

                              Existe alguns aspectos em que é escassa alguma informação mas deixo-te aqui algumas das dissertações que julgo adequado a esta área, não saberei concretamente como será a elaboração do teu trabalho, mas que te possa fornecer algumas luzes.
                              De resto só te desejo um bom trabalho e o que desejares dispôe.

                              Comentário


                                #46
                                Eu tive ontem exame de Psicologia.
                                A matéria até era interessante.
                                Incluia a teoria do Bowlby sobre a vinculação materna e a sua importância para o desenvolvimento do bebé, bem como toda a fase de gravidez, as crianças (Piaget, etc..) e a adolescência..

                                Comentário


                                  #47
                                  Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                  Eu tive ontem exame de Psicologia.
                                  A matéria até era interessante.
                                  Incluia a teoria do Bowlby sobre a vinculação materna e a sua importância para o desenvolvimento do bebé, bem como toda a fase de gravidez, as crianças (Piaget, etc..) e a adolescência..
                                  Estás á vontade em contribuir para o tópico...

                                  Comentário


                                    #48
                                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                    Pinkstar deixo-te aqui alguns artigos sobre o que pretendes, se veres que ainda não é o desejado tentarei aprofundar mais a questão.
                                    Podes deixar sempre a tua ipinião do que achas ou se coaduna com o que pretendes ou não, como desenvolver mais este tema.

                                    A importância da Psicologia no Desporto

                                    Tendências da investigação na psicologia do desporto, exercício e ...

                                    Dissertação de Mestrado em Psicologia, especialização em ...

                                    A Superação Emocional e o Rendimento Desportivo: Uma perspectiva ...

                                    A informação desportiva emitida na TV dirige-se aos sentidos ou ao ...

                                    «O impacto do exercício físico na Auto-estima, Investimento corporal e

                                    ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS LESÕES DESPORTIVAS: PREVENÇÃO E TRATAMENTO

                                    LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS DESPORTIVAS: DESENVOLVIMENTO DE UM ...

                                    A Psicologia do Desporto e a “batalha da qualidade”

                                    CARACTERIZAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS PRÉ- COMPETITIVOS EM JOVENS ...

                                    A RELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E RENDIMENTO DESPORTIVO ¡ESTUDO DE CASO ...

                                    AVALIAÇÃO DO STRESS E CONFRONTO PSICOLOGICO NA ALTA COMPETIÇÃO ...

                                    A Psicologia das Lesões Desportivas: importância da intervenção ...

                                    Emoes no desporto

                                    Actividade Física, Saúde e Qualidade de Vida Resumo:

                                    A actividade física e o desporto: um meio para melhorar a saúde ...

                                    Existe alguns aspectos em que é escassa alguma informação mas deixo-te aqui algumas das dissertações que julgo adequado a esta área, não saberei concretamente como será a elaboração do teu trabalho, mas que te possa fornecer algumas luzes.
                                    De resto só te desejo um bom trabalho e o que desejares dispôe.
                                    Muito obrigada nunomplopes, bem o trabalho é a tese de dissertação! Quanto tiver luz verde da coordenaçao da area para realizar este trabalho com este prof irei aprofundar e ler com atençao tudo o que deste! No fundo nem eu sei bem o que é q o prof pretende, sei apenas que ele é psicologo de uma equipa de futebol de alta competiçao e aquelas sao as linhas de investigaçao dele, embora seja tudo um pouco vago. Terei 1 ano para aprofundar tudo e saber no que ele é "pro"... Sei que liderança e coaching são grandes areas onde ele tem conhecimento, mas dentro disso posso fazer muita coisa.

                                    Eu vou dando noticias.
                                    E mais uma vez obrigada!!!

                                    Comentário


                                      #49
                                      Originalmente Colocado por PinkStar Ver Post
                                      Muito obrigada nunomplopes, bem o trabalho é a tese de dissertação! Quanto tiver luz verde da coordenaçao da area para realizar este trabalho com este prof irei aprofundar e ler com atençao tudo o que deste! No fundo nem eu sei bem o que é q o prof pretende, sei apenas que ele é psicologo de uma equipa de futebol de alta competiçao e aquelas sao as linhas de investigaçao dele, embora seja tudo um pouco vago. Terei 1 ano para aprofundar tudo e saber no que ele é "pro"... Sei que liderança e coaching são grandes areas onde ele tem conhecimento, mas dentro disso posso fazer muita coisa.

                                      Eu vou dando noticias.
                                      E mais uma vez obrigada!!!
                                      Ainda terás algum tempo de pensar e organizar as ideias, quando tiveres uma base sobre aquilo que vais trabalhar será mais fácil e por certo elas fluirão.
                                      Tenho mais conhecimentos na área da psicologia clinica do que própriamente do desporto, mas como tudo são temas que despertam e interessam, qualquer dúvida tentarei ajudar com os meus parcos conhecimentos, como vou tentando colocar alguma coisa (coaching penso que terei alguns trabalhos, tenho de ir á minha biblioteca)...
                                      Depois de o concluires podes apresentá-lo (?), que terei todo o gosto de o ler.
                                      Editado pela última vez por nunomplopes; 19 July 2009, 01:11. Razão: Ortografia, que os correctores andem aí!

                                      Comentário


                                        #50
                                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                        Estás á vontade em contribuir para o tópico...
                                        Sim
                                        Fá-lo-ei quando tiver mais tempo livre.
                                        Infelizmente tenho exames até ao dia 27 de Julho.

                                        Cumprimentos

                                        Comentário


                                          #51
                                          Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                          Ainda terás algum tempo de pensar e organizar as ideias, quando tiveres uma base sobre aquilo que vais trabalhar será mais fácil e por certo elas fluirão.
                                          Tenho mais conhecimentos na área da psicologia clinica do que própriamente do desporto, mas como tudo são temas que despertam e interessam, qualquer dúvida tentarei ajudar com os meus parcos conhecimentos, como vou tentando colocar alguma coisa (coaching penso que terei alguns trabalhos, tenho de ir á minha biblioteca)...
                                          Depois de o concluires podes apresentá-lo (?), que terei todo o gosto de o ler.
                                          Pois eu sou de organizacional, por isso o trabalho tem de ser mais vocacionado para essa area. No 4º ano tive 2 profs de desporto um deles da area de organizacional (q é o tal meu prof da tese) e uma prof da area de clinica. Achei interessante haver profs de desporto de areas distintas
                                          Bem depois de apresentar e com ele terminar o meu percurso academico se ainda me lembrar eu mando-te, é melhor daqui a 1 ano me relembrares disso pois tenho ate dezembro de 2010 para terminar isto. Agora ainda so tou a recolher opinioes para o tema, depois o pior vai ser a recolha de dados, mas 1 passo de cada vez

                                          Comentário


                                            #52
                                            Originalmente Colocado por PinkStar Ver Post
                                            Pois eu sou de organizacional, por isso o trabalho tem de ser mais vocacionado para essa area. No 4º ano tive 2 profs de desporto um deles da area de organizacional (q é o tal meu prof da tese) e uma prof da area de clinica. Achei interessante haver profs de desporto de areas distintas
                                            Bem depois de apresentar e com ele terminar o meu percurso academico se ainda me lembrar eu mando-te, é melhor daqui a 1 ano me relembrares disso pois tenho ate dezembro de 2010 para terminar isto. Agora ainda so tou a recolher opinioes para o tema, depois o pior vai ser a recolha de dados, mas 1 passo de cada vez
                                            Tentarei me lembrar, e qualquer dúvida tentarei ajudar mediante as minhas limitações.
                                            Anda por aqui um psicólogo escondido () mesmo não sendo da área tambem poderá contribuir com o seu conhecimento.

                                            Comentário


                                              #53
                                              Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                              Sim
                                              Fá-lo-ei quando tiver mais tempo livre.
                                              Infelizmente tenho exames até ao dia 27 de Julho.

                                              Cumprimentos
                                              Bons exames.
                                              Qualquer contribuição é sempre bem vinda, tenho o gosto de poder aprender, como desmistificar algumas ideias sobre esta área.

                                              Comentário


                                                #54
                                                Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                Tentarei me lembrar, e qualquer dúvida tentarei ajudar mediante as minhas limitações.
                                                Anda por aqui um psicólogo escondido () mesmo não sendo da área tambem poderá contribuir com o seu conhecimento.

                                                OH nuno...tens te safo tão bem...que eu nem preciso de dizer nada!
                                                Sobre psicologia desportiva...não pesco nada!

                                                abraço!

                                                Comentário


                                                  #55
                                                  Originalmente Colocado por Citation Ver Post
                                                  OH nuno...tens te safo tão bem...que eu nem preciso de dizer nada!
                                                  Sobre psicologia desportiva...não pesco nada!

                                                  abraço!
                                                  Bem, obrigado! Qualquer coisa está sempre á vontade.
                                                  Sabe-se que a sua prática previne certas doenças, mas sempre fui um pouco sedentário e nunca fui muito virado para o desporto, também não é das áreas que me sinta mais á vontade para poder esclarecer e possa prestar uma informação errónia.

                                                  Comentário


                                                    #56
                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    Há muitos testes psicotécnicos.

                                                    Quando fizeste o teste, podes nem ter reparado, mas não estavas a fazer um.
                                                    Estavas a fazer vários. Vários tipos.

                                                    Cada tipo de teste mede um tipo de capacidade técnica. Basicamente medem
                                                    o QI técnico de uma pessoa. A capacidade de resolver problemas técnicos.

                                                    Dependendo do modo como são feitos, também permitem medir o ponto de
                                                    rotura, concentração, e resistência à fadiga.

                                                    Há testes que medem capacidade matemática, capacidade de abstracção,
                                                    visão espacial, etc.

                                                    EDIT:
                                                    O valor que têm, no caso das entrevistas de trabalho, depende do valor que
                                                    quem contrata lhes quiser dar. Quanto à aferição da personalidade... depende
                                                    dos testes que tenhas feito. Nem sempre são feitos testes de personalidade.
                                                    Depende do tipo de funções a que se concorre.

                                                    Quando fui cumprir o serviço militar, fizeram-me testes psicotécnicos que
                                                    incluíam testes de personalidade. Mas era porque queriam avaliar a capacidade
                                                    de comandar e de cumprir ordens. Os testes puramente técnicos, eram para
                                                    o enquadramento numa especialidade.
                                                    O que fiz tinha apenas um de raciocinio e os outros eram de perguntas pessoais!

                                                    Comentário


                                                      #57
                                                      Emoções

                                                      O que são as emoções? O psicólogo e as emoções: abordagens e implicações. Emoções e classificação das emoções. Abordagens sobre as emoções: Hipótese evolucionista, hipótese fisiologista, hipótese cognitivista, hipótese culturalista. Abordagens de psicologia: Abordagem psicodinâmica, abordagem cognitiva, abordagem comportamentalista, abordagem centrada na pessoa.
                                                      Ler texto integral

                                                      Comentário


                                                        #58
                                                        Departamento de Psicologia e Sociologia

                                                        Distúrbio psicológico "borderline" atinge mais as mulheres - RTP Noticias, Vídeo
                                                        Editado pela última vez por nunomplopes; 06 September 2009, 20:42. Razão: erro...

                                                        Comentário


                                                          #59
                                                          Boas...

                                                          Antes demais confirmo que este assunto é bastante complexo posso falar o "pouco" que sei apesar de já ter tirado o curso à uns anos.

                                                          Hoje é com orgulho que me sinto quando "ajudo" alguém nesta matéria....não sou psicólogo mas tento "exercer" a minha sabedoria perante situações problemáticos do foro psicológico....

                                                          É uma área em que me interesso bastante e tenho a mania de avaliar as pessoas psicológicamente juntando um ou outro "objecto de estudo"

                                                          A psicologia para mim numa definição mais resumida, resume-se ao estudo do comportamento humano e dos animais e dos processos mentais, afim de os poder prever....controlar....e explicar!

                                                          Apartir do objecto de estudo (comportamento humano e os seus processos mentais) existem métodos por exemplo, experimentais (relacionados a factos)

                                                          Tens o método clinico que permite aprofundar o conhecimento de alguns conteudo s de difícil acesso tais como sentimentos pessoais e pensamentos intimos....

                                                          No método clinico são utilizadas técnica essenciais como a anamnese e dados biográficos....

                                                          Sou mais apologista na entrevista clinica entrar a "matar" com dados biográficos e técnicas psicometricas (testes) porque apartir destas informações recolhidas consegues apreender e compreender o funcionamento psicológico da pessoa.

                                                          É importante existir muita compreensão por parte do psicólogo para que a relação que se estabelece entre a pessoa seja de empatia.

                                                          O meu professor dizia sempre que o psicólogo tem que se imaginar no lugar da pessoa (sujeito como ele chamava) para compreender e melhor entender o significado que para ele tem determinadas situações....acontecimentos pessoais.

                                                          Por vezes quando me encontro com este "tipo" de situações em que estou a analisar o psicológico de alguém através destes métodos sinto que existem aspectos que escapam ao nosso (psicólogo) conhecimento racional e que são intuitivos!
                                                          Relacionado com os nossos sentimentos e caracteristicas pessoais!!

                                                          Ficaria aqui a noite toda a falar de métodos, de fases, motivações, conclusões.....mas ás vezes tornasse complicado passar tudo para meras palavras sendo um assunto complexo e uma pessoa com alguma dificuldade para passar toda a "sabedoria"....

                                                          Mas venham elas as dúvidas!Comentários!

                                                          Comentário


                                                            #60
                                                            Não sei se posso por isto aqui, mas queria uma opinião dos especialistas na matéria. Digam-me lá como é que posso convencer alguém que está a passar já há bastante tempo por uma depressão profunda a procurar ajuda especializada, sendo que essa pessoa recusa todas as ajudas e todos os conselhos da familia e está-se a tornar insuportável viver com uma pessoa assim.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X