Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaliação Professores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    citação:Originalmente colocada por sinatra

    citação:Originalmente colocada por Renas

    Eu por mim posso falar acompanho a minha filha na medida do que posso. Seria mais fácil se os horários em que os professores falam com os pais fossem mais flexiveis. Parece-me também que ainda não foi fumentado o uso de novas tecnologias para informar os pais. Todas as grandes instituições deste pais utilizam. Porque não as escolas. Não me parece razoavel que se pessa a um professor estar na escola ás 7 da noite quano leccionava de manhã. Mas com 1 horário como o da minha filha das 8 ás 13. Parece-me razoavel pedir uma hora por mês em horário não regular. Sexta á noite, sábado de manhã e adiante. Poderia o professor em muitos casos facilitar o trabalho dele. Trabalhar com mais afinco e os pais estarem informados. As cadernetas podem ser um problema, os pais não quererem saber pode ser outro. Mas realmente temos que nos preocupar com quem quer estar preocupado. E julgo que serão muitos e esses é que podem ser as mais valias de um novo sistema e não uma carta fora do baralho.
    O código de trabalho prevê dispensas aos trabalhadores nestes casos...;)
    Mas depois misteriosamente os contratos destes trabalhadores não são renovados, etc... etc... etc...

    Comentário


      #92
      citação:Originalmente colocada por Renas

      OK peço desculpa então.
      Pois, pois...

      Fala-se do que não se sabe, e depois ainda se julgam sabedores de tudo...

      É pena não haver a hipótese:
      "ser professor por um dia..."


      Mas, enfim...
      O problema é bem pior e bem de cima, se o nosso governo não valoriza a escola, como pode o resto da sociedade fazê-lo?!

      Moral da história,
      Não precisamos da escola para nada...

      Só tenho pena de não o ter percebido há muito mais tempo.

      Comentário


        #93
        citação:
        citação:
        Originalmente colocada por Jota17

        Se os outros professores avançarem, posso deixar aqui alguns campos:

        -Assiduidade,
        -Disponibilidade para os alunos após a aula,
        -Disponibilidade para os pais,
        -Comunicação com os pais,
        -Actividades desenvolvidas,

        É só um esboço, alguem contribui?
        1- A assiduidade é verificada por funcionárias, que estão na escola todosa os dias, não me parece que os pais tenham mais dados além destes para avaliar este item.

        2- No secundário a disponibilidade após a aula por vezes é mesmo necessária. Bem como aulas extra e de compensação. No entanto, é algo que envolve também os alunos. Se estes 10 minutos antes de tocar já estão a olhar constantemente para as horas, e 5 minutos antes arrumam tudo, existe já uma parte a mostrar indisponibilidade, principalmente nos 2º e 3º ciclos, que é a situação que melhor conheço. Nas escolas onde leccionei, sempre que algum aluno pretendeu falar com um professor, estando este na escola, nunca vi isso não acontecer.

        3- Disponibilidade para os pais: O director de turma tem horário semanal para isso. É o porta-voz do conselho de turma. Se um pai de um aluno quiser conversar com um professor que não seja o DT, o contacto deve passar por este 1º, para não se gerar desorganização.

        4- Comiunicação com os pais: Via Director de turma, telefónicamente, pessoalmente ou via caderneta. Os meios existem e são utilizados. Ou deveriam ser.

        5- Actividades desenvolvidas. Principalmente as extra curriculares. Aqui pode medir-se o empenho de um professor, uma vez que são actividades que já partem da sua iniciativa e não de uma "obrigação". E quase sempre têm sucesso.
        1- A assiduidade é VERIFICADA por funcionários que para nada lhes interessa o aproveitamento do aluno. Não sei se sabem mas foi para isso que inventaram as escolas.

        2- A disponibilidade após a aula nem sempre tem de ser necessariamente a seguir á aula. Quando estudava havia professores a responder 'Hoje não posso', 'Depois falamos nisso'..... Havia outros que respondiam 'vem ter comigo ás 10:30 á sala dos professores'.

        3- A disponibilidade para os pais do Director de Turma? Mas vocês apregoam que os pais não sabem o que se passa na aula e o director de turma vai saber. Sendo que esta solução só resolve o problema do 2º e 3º ciclo.

        4- Comunicação com os pais, só existe em função de visitas escolares e mau comportamento. Tal como referido várias vezes anteriormente. Nenhum professor se dá ao trabalho de elaborar um pequeno relatório com as mais valias e dificuldades do aluno. Se é factor destabilizador chama-se á atenção caso contrário no final dos periodos informa-se o pai através das notas. Depois da asneira feita pelo aluno com a conivência consciente do professor e inconsciente do pai em algumas situações.

        5- As actividades Extra-Curriculares são sempre uma mais valia. Mas aqui pelo menos do que vi quando andava a estudar e pela minha filha não há entendimento por parte das escolas e ai o professor pode até sair penalizado neste tópico sem culpa aparente.

        3 visões completamente diferentes. Mas por aqui se vê que há pessoas empenhadas em lutar por uma educação real! Mais sugestões poderiam ser bem vindas acho que até poderemos chegar aqui a um mini consenso e quem sabe até enviar em carta registada para o ministério da educação. Estou farto de estar a assistir da plateia.

        Comentário


          #94
          Alguém contribui com mais campos?

          Comentário


            #95
            citação:Originalmente colocada por mjm

            citação:Originalmente colocada por Renas

            OK peço desculpa então.
            Pois, pois...

            Fala-se do que não se sabe, e depois ainda se julgam savedores de tudo...

            É pena não haver a hipótese:
            "ser professor por um dia..."


            Mas, enfim...
            O problema é bem pior e bem de cima, se o nosso governo não valoriza a escola, como pode o resto da sociedade fazê-lo?!

            Moral da história,
            Não precisamos da escola para nada...

            Só tenho pena de não o ter percebido à muito mais tempo.
            Eu não nasci com um canudo e toda a informação lá dentro. Luto todos os dias para não errar e quando erro admito e peço desculpa. É fácil [:X]

            Comentário


              #96
              citação:Originalmente colocada por Irreligious

              citação:Originalmente colocada por sinatra

              citação:Originalmente colocada por Renas

              Eu por mim posso falar acompanho a minha filha na medida do que posso. Seria mais fácil se os horários em que os professores falam com os pais fossem mais flexiveis. Parece-me também que ainda não foi fumentado o uso de novas tecnologias para informar os pais. Todas as grandes instituições deste pais utilizam. Porque não as escolas. Não me parece razoavel que se pessa a um professor estar na escola ás 7 da noite quano leccionava de manhã. Mas com 1 horário como o da minha filha das 8 ás 13. Parece-me razoavel pedir uma hora por mês em horário não regular. Sexta á noite, sábado de manhã e adiante. Poderia o professor em muitos casos facilitar o trabalho dele. Trabalhar com mais afinco e os pais estarem informados. As cadernetas podem ser um problema, os pais não quererem saber pode ser outro. Mas realmente temos que nos preocupar com quem quer estar preocupado. E julgo que serão muitos e esses é que podem ser as mais valias de um novo sistema e não uma carta fora do baralho.
              O código de trabalho prevê dispensas aos trabalhadores nestes casos...;)
              Mas depois misteriosamente os contratos destes trabalhadores não são renovados, etc... etc... etc...

              E a culpa é dos professores?;)

              Comentário


                #97
                citação:Originalmente colocada por Jota17

                Alguém contribui com mais campos?
                Acho que realmente deveriam tentar era ajudar o Jota17 em vez de levantarmos problemas porque não soluções!

                [^]

                Comentário


                  #98
                  citação:Originalmente colocada por Renas

                  Eu por mim posso falar acompanho a minha filha na medida do que posso. Seria mais fácil se os horários em que os professores falam com os pais fossem mais flexiveis. Parece-me também que ainda não foi fumentado o uso de novas tecnologias para informar os pais. Todas as grandes instituições deste pais utilizam. Porque não as escolas. Não me parece razoavel que se pessa a um professor estar na escola ás 7 da noite quano leccionava de manhã. Mas com 1 horário como o da minha filha das 8 ás 13. Parece-me razoavel pedir uma hora por mês em horário não regular. Sexta á noite, sábado de manhã e adiante. Poderia o professor em muitos casos facilitar o trabalho dele. Trabalhar com mais afinco e os pais estarem informados. As cadernetas podem ser um problema, os pais não quererem saber pode ser outro. Mas realmente temos que nos preocupar com quem quer estar preocupado. E julgo que serão muitos e esses é que podem ser as mais valias de um novo sistema e não uma carta fora do baralho.

                  Só falta propores que os professores passem por casa dos pais para puderem conversar mais à vontade...

                  E se possível com marcação prévia, não vão as pessoas estarem ocupadas...

                  Mas, digo-te que, quando fui DT, marquei as reuniões bem para lá do meu horário de trabalho, de modo a que nao pudesse haver a desculpa de não puder ir às reuniões.

                  Mas, também pode acontecer o contrário, os pais pedirem ao patrão para se ausentarem para ir a uma reunião, a escola entrega certificados de presença para justificação. Não sei se sabias destes pormenores.

                  Haja o mínimo de sensatez...
                  Mas, não me admira, este tipo de opinião.

                  Comentário


                    #99
                    citação:Originalmente colocada por Renas

                    Não há um professor capaz de fazer um esboço de uma possivel avaliação que lhe fizessem e ele achasse correcta? Gostava de ver sinceramente. Como pai.......
                    As avaliações devem de ser feitas dentro da escola, pelos orgãos competentes com critérios bem definidos, que podem passar pela organização demonstrada, com a cooperação com a escola, com as notas dos alunos(devidamente ponderadas), com a asiduidade...

                    Em relação aos pais, também devem participar, mas globalmente, ou seja, devem avaliar a escola como um todo e denunciar ao CE os problemas que eventualmente surjam na escola, falando sobre o que pensam dos professores e caberá a este apurar a veracidade da situação...

                    Pois injustiças há muitas...

                    Comentário


                      Uma coisa é o problema escolar outra bem diferente é o problema lectivo.

                      Além disso como já foi referido há pessoas que não podem, repito não podem faltar morto em maior parte dos casos é justificável quando o empregador é avisado com 3 dias de antecedência. E para quem não sabe as empresas não aceitam justificações de presença em escola, acompanhamento médico e presenças em tribunal para referir alguns casos. Se quiseres mete baixa médica fraudulenta com todas as consequências que dai advêem.

                      Além disso o que sugeri é flexibilidade que é a palavra de ordem de 1 pais que queira ser competitivo sendo que a base da competividade é o ensino. Realmente não me admira nada que não sejamos competitivos. Critérios de avaliação feitos pela escola? Que relação tem o aluno com a escola que seja assim tão importante que de repente o professor deixa de ter significado? Se o papel do professor na escola é secundário paguem-lhes metade e contratem gestores, psicologos, sociólogos e toda uma catrefada de profissões para que ai alguém faça cumprir aos professores o que é pedido para que haja uma educação decente. Para mim é uma solução viável. Não sei é o que fazem aos milhares de professores desempregados.

                      Comentário


                        Uma coisa é certa, nós professores existimos porque existem crianças para formar... E repito FORMAR. Porque o problema não é só dos professores. É um problema social. E que tal tentar resolver o problema pela raíz, atacando os problemas sociais inerentes á maioria dos casos graves de indisciplina e insucesso escolar? Talvez acompanhar o historial familiar (assistentes sociais...) destes casos comece por ser uma boa ideia, para depois não se andar a responsabilizar o professor por tudo e por nada.

                        Há crianças que só comem na escola, o que a escola dá. Há crianças que são completamente negligenciadas pelos pais. Há crianças ás quais os pais não incutem valores, porque não os têm. A culpa disto é minha, simples Professor contratado de Educação Tecnológica? Eu faço o que posso com os meios que me colocam á disposição e por vezes com FERRAMENTAS MINHAS. Não permito faltas de respeito ou atitudes incorrectas, e quando acontecem ajo em conformidade com os meios que tenho disponíveis. Cumpro o programa lectivo e empenho-me para que o resultado final sob a forma de trabalhos práticos seja algo de motivador para os alunos. Participo em actividades extra curriculares. O que é preciso fazer mais? Ir a casa de alunos resolver problemas sociais que o estado ignora, porque é caro? Ir incutir valores de respeito e civismo aos pais que não os têm?

                        Professor ensina. Pai educa.

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por mjm
                          E até agora não houve nem haverá ninguém que diga de que modo, sério, é que pode avaliar o trabalho de um professor...
                          Bem, por onde começo... talvez por dizer que não existem métodos perfeitos de avaliação.

                          Do meu ponto de vista, deve avaliar-se a contribuição do Professor para a evolução dos conhecimentos e competências dos alunos. Isto pode ser feito conhecendo o passado do aluno, o contexto da aprendizagem, factores regionais e sociais, e... os resultados dos alunos nos exames nacionais.

                          Com estes dados conhecidos, existem métodos estatísticos para estimar a contribuição do Professor, independentemente dos outros factores que influenciam os resultados absolutos obtidos por cada aluno.

                          Não é uma avaliação perfeita, mas é bastante eficiente.

                          Pelo menos é muito mais justa que o sistema actual: tratar da mesma forma os bons Professores (que são muitos) e os medíocres.

                          Os bons Professores deviam lutar pela implementação das avaliações, não percebo porque têm medo...

                          Ah.. mas não basta avaliar. Os melhores deviam ser bem pagos. A mim não me choca nada que um Professor de Matemática que consiga obter resultados muito bons ganhe 7000 Euros por mês. Que dinheiro tão bem empregue!

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por Renas

                            1- A assiduidade é VERIFICADA por funcionários que para nada lhes interessa o aproveitamento do aluno. Não sei se sabem mas foi para isso que inventaram as escolas.
                            Não percebi este comentário. A assiduidade é verificada no sentido que as faltas são marcadas por funcionários. A análise das justificações é feita pelos membros executivos e de secretaria das escolas. Não estou a ver onde isto entra em conflicto com o aproveitamento dos alunos.

                            citação:Originalmente colocada por Renas
                            2- A disponibilidade após a aula nem sempre tem de ser necessariamente a seguir á aula. Quando estudava havia professores a responder 'Hoje não posso', 'Depois falamos nisso'..... Havia outros que respondiam 'vem ter comigo ás 10:30 á sala dos professores'.
                            Se fores ter com um professor e pedires para ele te explicar alguma coisa, a sua disponibilidade deve ser total. Agora a questão é como é que os pais, e não os alunos, vão avaliar a disponibilidade de um professor para os alunos?

                            citação:Originalmente colocada por Renas
                            3- A disponibilidade para os pais do Director de Turma? Mas vocês apregoam que os pais não sabem o que se passa na aula e o director de turma vai saber. Sendo que esta solução só resolve o problema do 2º e 3º ciclo.
                            Obviamente que o Director de Turma sabe, até porque é professor deles e está praticamente todos os dias, todo o dia, com os restantes professores da turma.

                            Não percebo porque é que esta solução só resolve o problema do 2º e 3º ciclos. O secundário funciona de forma semelhante. A unica diferença está no 1º ciclo, em que, de uma modo simplista, o professor é também o director de turma.

                            citação:Originalmente colocada por Renas
                            4- Comunicação com os pais, só existe em função de visitas escolares e mau comportamento. Tal como referido várias vezes anteriormente. Nenhum professor se dá ao trabalho de elaborar um pequeno relatório com as mais valias e dificuldades do aluno. Se é factor destabilizador chama-se á atenção caso contrário no final dos periodos informa-se o pai através das notas. Depois da asneira feita pelo aluno com a conivência consciente do professor e inconsciente do pai em algumas situações.
                            Comunicação com os pais existe sempre que um pai queira. Concordo que deve existir mais pro-actividade por parte dos professores, mas os pais têm a obrigação de pedirem informações aos professores. E todos os professores fazem este relatório em cada um dos períodos. Os meus pais foram sempre informados das minhas dificuldades e mais-valias.

                            A maior parte dos pais não confirma notas nenhumas dos filhos. Confiam no que os filhos dizem e que nem sempre correspondem à verdade.

                            citação:Originalmente colocada por Renas
                            5- As actividades Extra-Curriculares são sempre uma mais valia. Mas aqui pelo menos do que vi quando andava a estudar e pela minha filha não há entendimento por parte das escolas e ai o professor pode até sair penalizado neste tópico sem culpa aparente.
                            As actividades extra-curriculares dependem de muita coisa, especialmente orçamento, e são coisas que nem sempre estão disponiveis para os professores.

                            E depois há a questão da responsabilidade. Já vi professores a serem acusados por pais, porque os filhos atiram-se de um muro abaixo e partiram uma perna.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X