o meu bes foi anulado há tempos, enviaram-me outro e cobraram 30€ , fiz reclamaçao e lá os devolveram
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Originalmente Colocado por btteiro Ver Postepa então o seguro só iria cobrir se fosse detectado 48h depois.
é bom que o DL seja válido. Que essa segunda opção seja de facto válida. Que exita um DL que proteja os cidadões nestes casos. Afinal, todos nós estamos sujeitos a casos destes. Alguém sabe confirmar se estou de facto "protegido" por este DL?
Obrigado
A questão que se coloca para enquadrar o teu caso é: O teu cartão foi roubado? Perdeste o cartão?
Se foi esse o caso, então o seguro só cobre as 48 antes e depois da comunicação ao banco.
No teu caso, e corrige-me se estiver enganado, penso que utilizaram os dados do teu cartão para fazer transacções comerciais online, ou seja, eles não possuíam o cartão físico mas sim os dados do cartão (nº do cartão, nome, data de validade, CCV, etc).
Se este é o teu caso, então julgo que se aplica o DL 143/2001 e neste caso tens que solicitar ao teu banco a anulação total dos pagamento efectuados com o teu cartão.
O banco é que terá que efectuar as diligências necessárias contra os autores da fraude e deve restituir-te o valor em causa no prazo máximo de 60 dias.
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Originalmente Colocado por vsfce Ver PostA questão da cobertura do seguro apenas é válida em caso de perda/furto/roubo do cartão.
A questão que se coloca para enquadrar o teu caso é: O teu cartão foi roubado? Perdeste o cartão?
Se foi esse o caso, então o seguro só cobre as 48 antes e depois da comunicação ao banco.
No teu caso, e corrige-me se estiver enganado, penso que utilizaram os dados do teu cartão para fazer transacções comerciais online, ou seja, eles não possuíam o cartão físico mas sim os dados do cartão (nº do cartão, nome, data de validade, CCV, etc).
Se este é o teu caso, então julgo que se aplica o DL 143/2001 e neste caso tens que solicitar ao teu banco a anulação total dos pagamento efectuados com o teu cartão.
O banco é que terá que efectuar as diligências necessárias contra os autores da fraude e deve restituir-te o valor em causa no prazo máximo de 60 dias.
sim, o cartao de credito esteve sempre na nossa posse, nunca foi perdido. o que aconteceu, foi que, utilizando os dados do cartao (nao sei como os obteram) conseguiram fazer compras online.
Será que o banco é "obrigado" a devolver me o dinheiro, nestas condições?
devia saber bem isto, dado que amanha vou ao banco e à policia (o banco pediu-me para ir apresentar queixa à policia).
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Originalmente Colocado por btteiro Ver Postsim, o cartao de credito esteve sempre na nossa posse, nunca foi perdido. o que aconteceu, foi que, utilizando os dados do cartao (nao sei como os obteram) conseguiram fazer compras online.
Será que o banco é "obrigado" a devolver me o dinheiro, nestas condições?
devia saber bem isto, dado que amanha vou ao banco e à policia (o banco pediu-me para ir apresentar queixa à policia).
Entretanto encontrei uma "actualização" ao DL 143/2001 porque neste decreto estavam excluídos os serviços financeiros, trata-se do DL 95/2006 e neste decreto também está prevista a protecção do consumidor nos casos de utilização fraudulenta do cartão de crédito.
Artigo 41.o
Utilização fraudulenta de cartão electrónico
1 — Nos casos de utilização fraudulenta de um cartão de crédito ou de débito para realização de pagamentos no âmbito de um serviço financeiro à distância, o titular do mesmo pode solicitar à entidade emissora ou gestora do cartão electrónico a anulação das operações de pagamento efectuadas.
2 — Cessa o direito previsto no número anterior com o decurso do prazo de 30 dias sobre o conhecimento pelo consumidor da utilização fraudulenta em causa, competindo o respectivo ónus da prova à entidade emissora ou gestora do cartão electrónico.
3 — A restituição ao legítimo titular do cartão das quantias que lhe foram debitadas deve ser efectuada no prazo máximo de 60 dias após a apresentação do pedido de anulação, através de crédito em conta ou por qualquer outro meio adequado.
4 — O dever de restituição previsto no número anterior não prejudica o direito de regresso da entidade emissora ou gestora do cartão electrónico contra os autores da fraude ou contra o prestador do serviço, quando se demonstre que este conhecia ou, face às circunstâncias da operação, deveria conhecer a natureza fraudulenta do pagamento.
O ideal será contactar primeiro a entidade bancária e expor novamente toda a situação antes de efectuar a queixa na polícia.
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Originalmente Colocado por btteiro Ver Postsim, o cartao de credito esteve sempre na nossa posse, nunca foi perdido. o que aconteceu, foi que, utilizando os dados do cartao (nao sei como os obteram) conseguiram fazer compras online.
Será que o banco é "obrigado" a devolver me o dinheiro, nestas condições?
devia saber bem isto, dado que amanha vou ao banco e à policia (o banco pediu-me para ir apresentar queixa à policia).
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Originalmente Colocado por Sweden Ver PostAconteceu-me no início deste ano. O BCP ligou-me porque havia movimentos anormais no meu cartão de crédito. Fomos ver e eram fraudulentos. Tinham sido feitos no UK. Mais de 1000 euros em compras de material desportivo e bilhetes de comboio. Fui a uma agência do BCP preencher uma participação de utilização fraudulenta do cartão (não fui à polícia) e passado poucos dias tinha os movimentos fraudulentos anulados.
mas aqui há 2 diferenças:
o banco nao ligou qd os movimentos foram feitos (nao sei se devia ou nao ser obrigado a ligar) e já passaram 25 dias.
qd a detecção é inferior a 48horas os seguros pagam, mas tratando se de 25 dias, "apenas o DL" me pode salvar...
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bem,
ja fui ao banco.
disseram logo que nao garantiam nada.
mostrei lhes o DL de 2006.
ligaram para o dept juridico e dps de mta conversa, anexaram ao processo uma copia do DL.
acabei por perguntar "nao me diga, que estamos a mudar os processos do banco?"
bem vamos ver no que isto dá, mais 60 dias e dao me uma resposta... espero que positiva
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Originalmente Colocado por btteiro Ver Postbem,
ja fui ao banco.
disseram logo que nao garantiam nada.
mostrei lhes o DL de 2006.
ligaram para o dept juridico e dps de mta conversa, anexaram ao processo uma copia do DL.
acabei por perguntar "nao me diga, que estamos a mudar os processos do banco?"
bem vamos ver no que isto dá, mais 60 dias e dao me uma resposta... espero que positiva
Como já seria de esperar eles querem fugir com o rabo à seringa e fizeste muito bem em reclamar! Tens algum comprovativo dessa reclamação? Convém teres para poderes provar que reclamaste a burla.
Depois dá notícias.
EDIT: Ahh, e devias também ter anexado o DL de 2001 porque estão ambos em vigor, o DL de 2006 é um "complemento" ao de 2001.Editado pela última vez por vsfce; 15 September 2010, 19:21.
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Originalmente Colocado por vsfce Ver PostClaro que vai ser positiva!
Como já seria de esperar eles querem fugir com o rabo à seringa e fizeste muito bem em reclamar! Tens algum comprovativo dessa reclamação? Convém teres para poderes provar que reclamaste a burla.
Depois dá notícias.
EDIT: Ahh, e devias também ter anexado o DL de 2001 porque estão ambos em vigor, o DL de 2006 é um "complemento" ao de 2001.
obrigado pela ajuda! foi preciosa!!
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Há poucos dias ligaram-me do meu banco a avisar que tinha sido alvo de uma tentativa de clonagem do cartão de crédito, com base num alerta da SIBS. Felizmente não foram feitos movimentos com o cartão. Não entraram em grandes pormenores mas indicaram que foi dada ordem imediata para o cancelamento do cartão e emissão de um novo.
A minha dúvida é... como é que a SIBS detecta estas tentativas de clonagem?
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Originalmente Colocado por MrsX Ver PostHá poucos dias ligaram-me do meu banco a avisar que tinha sido alvo de uma tentativa de clonagem do cartão de crédito, com base num alerta da SIBS. Felizmente não foram feitos movimentos com o cartão. Não entraram em grandes pormenores mas indicaram que foi dada ordem imediata para o cancelamento do cartão e emissão de um novo.
A minha dúvida é... como é que a SIBS detecta estas tentativas de clonagem?
Há vários métodos e mais de metade desses métodos as empresas emissoras de cartões de crédito nem dizem quais são para prevenir mais fraudes.
Um dos métodos tem a ver com o teu cartão ser usado (ou registado) num terminal qualquer em dois locais diferentes sensivelmente à mesma hora, ou usado em países diferentes de onde o cartão está registado sem haver histórico de viagens ou registo da compra das passagens aéreas (por isso convém avisar o banco quando se vai viajar para evitar que ele seja cancelado por segurança). Padrões de compra diferentes do habitual (uma vez ligaram-me do banco a confirmar se era mesma eu que estava a fazer compras de lingerie feminina num site americano (Victoria Secrets) porque tinha disparado um alerta lá na minha conta.
Aqui no Brasil o meu cartão de crédito corporativo é cancelado de 15 em 15 dias por "segurança"... por mais que eu lhes diga que estou mesmo no Brasil e vou cá ficar mais uns tempos, os sistemas de segurança preventivos são mais fortes. Agora já estou a contar com isso e de 2 em 2 semanas tenho de ligar a pedir para não bloquearem o cartão!
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Originalmente Colocado por Sweden Ver PostAconteceu-me no início deste ano. O BCP ligou-me porque havia movimentos anormais no meu cartão de crédito. Fomos ver e eram fraudulentos. Tinham sido feitos no UK. Mais de 1000 euros em compras de material desportivo e bilhetes de comboio. Fui a uma agência do BCP preencher uma participação de utilização fraudulenta do cartão (não fui à polícia) e passado poucos dias tinha os movimentos fraudulentos anulados.
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