Anúncio

Collapse
No announcement yet.

prisão de ventre - bom médico - urgente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Estás a patinar Spinnaker... agora já desculpas os erros dos teus pares com os de outra profissão? Mau caminho...

    Já agora, sabes quem atribui as senhas nas urgências?

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
      Estás a patinar Spinnaker... agora já desculpas os erros dos teus pares com os de outra profissão? Mau caminho...

      Já agora, sabes quem atribui as senhas nas urgências?

      HAHAHA era mesmo isso que ia dizer, infelizmente não são os médicos

      Comentário


        #63
        e já agora, dizer que apenas uma minoria dos médicos é competente é, no mínimo, de mau gosto.

        a nossa escola Médica, com todos os seus defeitos, ainda é de referência e forma óptimos médicos. não confundas erro médico, que faz parte do exercício da Medicina e não é atribuível a ninguém, com incompetência ou negligência, user Spinnaker..

        Comentário


          #64
          Isto vai num OT brutal... mas acho que como em tudo, não há preto e branco e as competências e atribuições (na prática) não têm limites tão rígidos quanto os que estão a ser assumidos nesta discussão. Pessoalmente odeio guerras de classes, embora tenha de admitir que sem rosnadelas de vez em quando possa haver atropelos.

          As discussões sobre saúde são sempre complicadas e deve prevalecer o bom senso, a humildade e espírito construtivo... acho eu.

          Peace.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
            estás enganado mas é ignorância pura, não tens culpa. passam-se 8 anos de estudo árduo para saber fazer uma abordagem correcta ao doente, em toda a extensão do conhecimento médico actual.

            é por causa dessas manias e ressabiamentos (que são desde cedo incutidos nas faculdades de farmácia - sim, eu já dei umas aulitas numa faculdade de farmácia, sei minimamente o que se diz e não diz) que às vezes os doentes chegam em estados de saúde deploráveis, senão mesmo mortos... porque algum iluminado achou que devia recomendar uma pomadazinha ou um chá em vez de fazer a sua obrigação profissional de reencaminhamento para um serviço de saúde.

            em nenhum lado do mundo se ensina Medicina a um farmacêutico. Já dei aulas suficientes numa faculdade de farmácia para ter toda a certeza disso.

            para terminar chás, "mezinhas" e merdinhas não resolvem problemas de saúde e relembro não são aprovadas pelo Infarmed. são pura expeculação homeopática barata, para explorar os mais apavorados e descrentes na ciência, dos quais não existe a mínima evidência científica de benefícios sólidos e concretos.

            Passaste 8 anos de estudo árduo?

            O curso de licenciatura em Medicina tem a duração de 6 anos e está organizado em disciplinas nos 3 primeiros anos, no que correspondende ao designado “ciclo básico”. (...) Nos 4º e 5º anos - “ciclo clínico” - o ensino é organizado em “blocos” de rotações clínicas e no 6º ano a organização tende a ser de exclusiva prática clínica.

            in fmup.pt
            O curso de licenciatura em Ciências Farmacêuticas, curiosamente, no pré-bolonha (a informação relativa acima também é pré-bolonha) tinha 5 anos e meio, sendo que o 6º ano era de estágio, por isso ainda não vi bem a diferença do estudo árduo, sendo que o estudo em farmácia não se prende só com o medicamento, como deves calcular... aliás, ninguem consegue compreender o medicamento se não compreender a doença...

            Especializações qualquer farmacêutico também pode tirar, não é exclusivo dos médicos...

            Muito por culpa da suposta lucratividade das farmácias (cuja propriedade não deve chegar a 5% dos farmacêuticos portugueses) foi criado um estigma contra o farmacêutico, julgado como se só interessado no lucro do medicamento.
            Sabes que a realidade não é essa. É, aliás, muito diferente desse "ressabiamento" (como tu lhe chamas) desinformado.

            Por causa disso é que a minha obrigação profissional não é enviar todo o gato pingado para as mãos do médico, mas sim aconselhar o melhor que sei e que posso, seja esse conselho ir ao médico, tomar algum mnsrm, algum chá ou mezinha (não é o ideal, mas não é de descartar), etc...

            Não tenho estigmas contra os médicos. Não tenho porque se não fosse o meu pai, que é médico já faz mais de 30 anos, eu hoje não era farmacêutico.

            Não estou aqui a dizer que o médico não é o profissional, por excelência, e derivado do estudo direccionado que tem, para acções de diagnóstico e tratamento da doença. Afinal o curso de medicina existe para formar médicos, não para formar outro tipo de profissionais.
            Mas não são os únicos que contam com disciplinas viradas para a propedêutica.

            Não, não vou dizer que estamos habilitados para tal porque, á coisa de 10 anos (se não estou em erro), foi-nos proibido por eliminação (nunca muito bem explicada) de um artigo que previa que outros profissionais de saúde, desde que devidamente habilitados, pudessem efectuar determinados actos médicos.

            Não me aflige que isso se tenha passado, pois não muda a minha forma de ver a vida e vou continuar a pautar a minha actividade profissional por uma forma de ajudar as pessoas imediatamente e não a obrigar doentes com dificuldades a terem de suportar algumas horas de agonia numa urgênica hospitalar ou a terem de dispender uma boa maquia para aceder a uma consulta privada.

            Mas, de acordo com o Dec. Lei 307/2007, no seu artigo 6º
            2 - Os medicamentos sujeitos a receita médica só podem ser dispensados aos utentes que a apresentem (receita médica) , salvo casos de força maior, devidamente justificados.
            Parece que alguém nos dá crédito suficiente para podermos justificar a dispensa de um msrm, sem que ela exista...

            Mais, essas tais mezinhas que falas, foram durante séculos a base da medicina mundial e, se hoje temos a quantidade de medicamentos disponiveis que temos, a essas substâncias o devemos.

            Uma boa parte delas continua a ter efeitos terapêuticos comprovados e, por isso, em muitos casos, aceites na prática clínica, sob a forma de manipulados...


            Só mais uma coisa. A grande maioria dos médicos portugueses SÃO competentes, felizmente. E, nas vezes que precisei foram médicos que me atribuiram as senhas de urgência, por isso assumi que seria pratica comum. Se não é assim, então peço desculpa pelo erro.

            Mas eu não desculpei um erro com outro. eu fiz uma analogia com os erros que se cometem a nivel hospitalar, noemadamente numa área que é problemática (Urgência e respectiva atribuição das senhas).
            Editado pela última vez por Spinnaker; 15 August 2009, 20:21.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
              Estás a patinar Spinnaker... agora já desculpas os erros dos teus pares com os de outra profissão? Mau caminho...

              Já agora, sabes quem atribui as senhas nas urgências?
              Estou a patinar, o carro é leve e tem muita força, mas ainda só lhe meti a 1ª e arranquei agora...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                Passaste 8 anos de estudo árduo?

                O curso de licenciatura em Ciências Farmacêuticas, curiosamente, no pré-bolonha (a informação relativa acima também é pré-bolonha) tinha 5 anos e meio, sendo que o 6º ano era de estágio, por isso ainda não vi bem a diferença do estudo árduo, sendo que o estudo em farmácia não se prende só com o medicamento, como deves calcular... aliás, ninguem consegue compreender o medicamento se não compreender a doença...

                Especializações qualquer farmacêutico também pode tirar, não é exclusivo dos médicos...

                Muito por culpa da suposta lucratividade das farmácias (cuja propriedade não deve chegar a 5% dos farmacêuticos portugueses) foi criado um estigma contra o farmacêutico, julgado como se só interessado no lucro do medicamento.
                Sabes que a realidade não é essa. É, aliás, muito diferente desse "ressabiamento" (como tu lhe chamas) desinformado.

                Por causa disso é que a minha obrigação profissional não é enviar todo o gato pingado para as mãos do médico, mas sim aconselhar o melhor que sei e que posso, seja esse conselho ir ao médico, tomar algum mnsrm, algum chá ou mezinha (não é o ideal, mas não é de descartar), etc...

                Não tenho estigmas contra os médicos. Não tenho porque se não fosse o meu pai, que é médico já faz mais de 30 anos, eu hoje não era farmacêutico.

                Não estou aqui a dizer que o médico não é o profissional, por excelência, e derivado do estudo direccionado que tem, para acções de diagnóstico e tratamento da doença. Afinal o curso de medicina existe para formar médicos, não para formar outro tipo de profissionais.
                Mas não são os únicos que contam com disciplinas viradas para a propedêutica.

                Não, não vou dizer que estamos habilitados para tal porque, á coisa de 10 anos (se não estou em erro), foi-nos proibido por eliminação (nunca muito bem explicada) de um artigo que previa que outros profissionais de saúde, desde que devidamente habilitados, pudessem efectuar determinados actos médicos.

                Não me aflige que isso se tenha passado, pois não muda a minha forma de ver a vida e vou continuar a pautar a minha actividade profissional por uma forma de ajudar as pessoas imediatamente e não a obrigar doentes com dificuldades a terem de suportar algumas horas de agonia numa urgênica hospitalar ou a terem de dispender uma boa maquia para aceder a uma consulta privada.

                Mas, de acordo com o Dec. Lei 307/2007, no seu artigo 6º
                Parece que alguém nos dá crédito suficiente para podermos justificar a dispensa de um msrm, sem que ela exista...

                Mais, essas tais mezinhas que falas, foram durante séculos a base da medicina mundial e, se hoje temos a quantidade de medicamentos disponiveis que temos, a essas substâncias o devemos.

                Uma boa parte delas continua a ter efeitos terapêuticos comprovados e, por isso, em muitos casos, aceites na prática clínica, sob a forma de manipulados...


                Só mais uma coisa. A grande maioria dos médicos portugueses SÃO competentes, felizmente. E, nas vezes que precisei foram médicos que me atribuiram as senhas de urgência, por isso assumi que seria pratica comum. Se não é assim, então peço desculpa pelo erro.

                Mas eu não desculpei um erro com outro. eu fiz uma analogia com os erros que se cometem a nivel hospitalar, noemadamente numa área que é problemática (Urgência e respectiva atribuição das senhas).
                Foi o que eu disse se leres com atenção...cada um "estica a corda" como bem quer e lhe apetece, depois se der asneira arca com as consequências. Como disse o mrmike acaba por haver alguma sobreposição de competências, e se pelo conselho de um farmacêutico o paciente acabar pior a justificação profissional não será fácil...

                Em relação ao facto de em Inglaterra só poder prescrever um número limitado de medicamentos é uma benção para mim:p Tenho justificação para recusar a maioria dos pedidos de certos pacientes, estou mais protegido porque sendo a lista curta conheço bem as interacções do que posso prescrever (basicamento antibióticos amox, eritro, clinda e o metronidazole), perco menos tempo de consulta (menos prescrições e porque muitos medicamentos que receitaria em Portugal são de venda livre). É só vantagens...como um simples dentista que sou prefiro ter mais £ no bolso do que poder dizer que posso passar medicamento x ou y

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post

                  E que tal pôr em prática a técnica do Clister ou então se não der muito trabalho ir as urgências de um hospital?

                  Não sou médico, mas acho que um médico via telefone pouco vai fazer.
                  Concordo com isso.

                  Na realidade este problema pode e deve ser resolvido assim:

                  1º tomar os tais laxantes e fazer as dietas(fibras, frutas , hortaliças mta liquidos etc) que se falou.

                  Se não resultar

                  2º Clister em casa

                  Se não resultar e a pessoa tiver dores, é porque é mais grave.

                  3º Ir ás ugencias do hospital, eles tem de limpar o intestino, e depois tem que fazer exames para saber a causa do problema.


                  No entanto se o caso nao for grave com bons habitos alimentares a grande maioria dos casos de prisao de vente pode ser evitado no sentido é que é prevenido.


                  Na minha opinião procurar um medico pouco ou nada ajuda tem de ir á para um hospital e lá há medicos e aparelhos necessario para exames.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por PsicoGirl Ver Post
                    Professor Fernando Ramalho (acho que é chefe de gastro no Hosp. Santa Maria), independentemente do cargo que tem...é muito atencioso mesmo...e pelo que me disseram só "larga" os doentes quando descobre o seu problema...

                    O contacto é:217 649 102 -Rua Emília Neves 14,1º-F, Lisboa

                    Espero ter ajudado...

                    Cumps
                    Muito obrigado ,
                    obrigado pela ajuda

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                      Concordo com isso.

                      Na realidade este problema pode e deve ser resolvido assim:

                      1º tomar os tais laxantes e fazer as dietas(fibras, frutas , hortaliças mta liquidos etc) que se falou.

                      Se não resultar

                      2º Clister em casa

                      Se não resultar e a pessoa tiver dores, é porque é mais grave.

                      3º Ir ás ugencias do hospital, eles tem de limpar o intestino, e depois tem que fazer exames para saber a causa do problema.


                      No entanto se o caso nao for grave com bons habitos alimentares a grande maioria dos casos de prisao de vente pode ser evitado no sentido é que é prevenido.


                      Na minha opinião procurar um medico pouco ou nada ajuda tem de ir á para um hospital e lá há medicos e aparelhos necessario para exames.
                      Meu Deus !!!
                      Por já termos feito isso , e por no hospital nada fazerem , é urgente é urgente , toma lá ... e sim de facto fez ... e agora ?
                      Agora vai para casa ...
                      Mas ...
                      Mas nada , vá ao seu medico de familia ...
                      Mas o medico de familia ...
                      Já lhe disse , leva esta cartinha para o seu medico de familia ta bem ?
                      As melhoras ...
                      E lá vamos nós ...

                      A parte da alimentação , obrigado também pela vossa ajuda , mas já sabia disso tudo ...
                      O que é bom para uns não é bom para outros , ou não resulta noutros ...
                      Por estarmos fartos , é que queremos arranjar um medico intressado como disse o user PsicoGirl que não largue a pessoa até descobrir o porque da pessoa estar assim ...

                      A questão , a abertura deste topico , não foi para saber que dieta a tomar ...
                      Porque programas desses temos em casa muitos passados pelos medicos ... mas NÃO funcionam !!!
                      A que arranjar alguem que´tenha mais experiencia ou que já tenha passado por uma situação assim , e o seu medico ser uma mais valia ...

                      Agora , frases ,
                      se fosse mesmo assim ,
                      eu não acredito

                      são frases , são de quem são e de nada me ajudam ...
                      Em paz abri este topico e em paz o vou encerrar quando conseguir resolver o problema do meu familiar ...
                      Eu depois colocarei o que foi feito , por duas razoes , primeiro para ajudar mais pessoas , esse será o meu objectivo , o segundo para que todos possamos aprender ......

                      paz e saude para todos

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                        Meu Deus !!!
                        Por já termos feito isso , e por no hospital nada fazerem , é urgente é urgente , toma lá ... e sim de facto fez ... e agora ?
                        Agora vai para casa ...
                        Mas ...
                        Mas nada , vá ao seu medico de familia ...
                        Mas o medico de familia ...
                        Já lhe disse , leva esta cartinha para o seu medico de familia ta bem ?
                        As melhoras ...
                        E lá vamos nós ...

                        A parte da alimentação , obrigado também pela vossa ajuda , mas já sabia disso tudo ...
                        O que é bom para uns não é bom para outros , ou não resulta noutros ...
                        Por estarmos fartos , é que queremos arranjar um medico intressado como disse o user PsicoGirl que não largue a pessoa até descobrir o porque da pessoa estar assim ...

                        A questão , a abertura deste topico , não foi para saber que dieta a tomar ...
                        Porque programas desses temos em casa muitos passados pelos medicos ... mas NÃO funcionam !!!
                        A que arranjar alguem que´tenha mais experiencia ou que já tenha passado por uma situação assim , e o seu medico ser uma mais valia ...

                        Agora , frases ,
                        se fosse mesmo assim ,
                        eu não acredito

                        são frases , são de quem são e de nada me ajudam ...
                        Em paz abri este topico e em paz o vou encerrar quando conseguir resolver o problema do meu familiar ...
                        Eu depois colocarei o que foi feito , por duas razoes , primeiro para ajudar mais pessoas , esse será o meu objectivo , o segundo para que todos possamos aprender ......

                        paz e saude para todos
                        E laxantes? Nos teus posts ainda não falaste em laxantes.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                          E laxantes? Nos teus posts ainda não falaste em laxantes.
                          Funcionam tão bem como qualquer outro medicamento ...
                          Ou seja , ao fim de tomar 2 ou 3 vezes já era , não mais faz efeito ...

                          O que eu pretendo e mais membros da familia pretendem é que a pessoa como é obvio não vai conseguir deixar toda esta medicação tipo por exemplo os laxantes , mas com o tratamento medico adequado com o tempo só os tome de tempos a tempos , já não pedimos mais ...

                          Por já li , que o laxantes fazem bué mal , e então a nivel de dependencia ... ui !!!!!

                          Comentário


                            #73
                            Os laxantes não são todos iguais! Os laxantes de contacto sim... não convém abusar.

                            Comentário


                              #74
                              Não vale a pena entrarem em brigas, caguem nisso

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
                                para terminar chás, "mezinhas" e merdinhas não resolvem problemas de saúde e relembro não são aprovadas pelo Infarmed. são pura expeculação homeopática barata, para explorar os mais apavorados e descrentes na ciência, dos quais não existe a mínima evidência científica de benefícios sólidos e concretos.
                                Embora não tenha qualquer conhecimento técnico na área da saude, perante esta frase não posso deixar de expor o caso da minha sogra que, após anos de calvário, está há 4 ou 5 anos aparentemente curada de Hepatite C por via de "merdinhas" como lhe chamas!

                                Andou anos em S.Maria, andou a tomar lá uma medicação que a deixava completamente de rastos (segundo dizem, tipo efeitos de quimioterapia) e, farta de tudo, tomou umas ampolas de "Hepa Burututu" (sim, o nome faz rir) que lhe aconselharam.

                                Passados poucos meses, as análises deixaram de acusar a doença (supostamente incurável), a médica assistente de S.Maria ficou boquiaberta (embora tenha depois admitido entre-dentes que "já tinha ouvido falar"), as consultas e análises regulares mantêm-se e o problema desapareceu...

                                Não faço ideia das razões, não tenho conhecimento técnicos, não sei de nada, sei apenas que é a minha sogra (não é o primo do tio do avô do vizinho), que acompanhei naturalmente toda a situação de muito perto e que a doença desapareceu.

                                O que dizer disto?
                                Editado pela última vez por Vanquish; 15 August 2009, 22:53.

                                Comentário


                                  #76
                                  Ou fez efeito ou foi efeito placebo

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Papagaio Ver Post
                                    Ou fez efeito ou foi efeito placebo
                                    Nas análises regulares tambem?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Não sei se já referiram, mas existe chás específicos para isso. Sei de quem 'sofra' do mesmo mal, beba o chá e resulta bem.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                        Embora não tenha qualquer conhecimento técnico na área da saude, perante esta frase não posso deixar de expor o caso da minha sogra que, após anos de calvário, está há 4 ou 5 anos aparentemente curada de Hepatite C por via de "merdinhas" como lhe chamas!

                                        Andou anos em S.Maria, andou a tomar lá uma medicação que a deixava completamente de rastos (segundo dizem, tipo efeitos de quimioterapia) e, farta de tudo, tomou umas ampolas de "Hepa Burututu" (sim, o nome faz rir) que lhe aconselharam.

                                        Passados poucos meses, as análises deixaram de acusar a doença (supostamente incurável), a médica assistente de S.Maria ficou boquiaberta (embora tenha depois admitido entre-dentes que "já tinha ouvido falar"), as consultas e análises regulares mantêm-se e o problema desapareceu...

                                        Não faço ideia das razões, não tenho conhecimento técnicos, não sei de nada, sei apenas que é a minha sogra (não é o primo do tio do avô do vizinho), que acompanhei naturalmente toda a situação de muito perto e que a doença desapareceu.

                                        O que dizer disto?
                                        é um caso deveras interessante e que merece uma investigação mais cuidada.

                                        há 2 campos muito importantes na terapêutica médica que são frequentemente esquecidos pelo médico: o efeito placebo e o curioso campo da neuro-imuno-psiquiatria. em linhas muito gerais, quanto mais o doente acreditar na terapêutica e na vontade de se curar, melhor tendem a ser os efeitos das respectivas terapêuticas... sejam drogas, "merdinhas" ou água

                                        neste caso concreto convém também lembrar que a Hepatite C é uma doença que na maioria das vezes tende para a cronicidade (leia-se.. não se cura), mas maioria das vezes não é sinónimo de sempre.

                                        se teve sorte na estatística, se ficou curada com uma erva ou se resultou de uma mistura das duas.. o que interessa é obviamente o resultado final.

                                        infelizmente não podemos dizer o mesmo das restantes milhares de pessoas que tomam as mesmas ervitas e acabam a vida com cirroses horríveis ou cancro hepatocelular gravíssimo, consequências do flagelo mundial que é a Hepatite C.

                                        Vanquish, escapar à Hepatite C não é para todos. tens aí sogra para durar! qualquer dúvida, apita ;)

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
                                          é um caso deveras interessante e que merece uma investigação mais cuidada.

                                          há 2 campos muito importantes na terapêutica médica que são frequentemente esquecidos pelo médico: o efeito placebo e o curioso campo da neuro-imuno-psiquiatria. em linhas muito gerais, quanto mais o doente acreditar na terapêutica e na vontade de se curar, melhor tendem a ser os efeitos das respectivas terapêuticas... sejam drogas, "merdinhas" ou água

                                          neste caso concreto convém também lembrar que a Hepatite C é uma doença que na maioria das vezes tende para a cronicidade (leia-se.. não se cura), mas maioria das vezes não é sinónimo de sempre.

                                          se teve sorte na estatística, se ficou curada com uma erva ou se resultou de uma mistura das duas.. o que interessa é obviamente o resultado final.

                                          infelizmente não podemos dizer o mesmo das restantes milhares de pessoas que tomam as mesmas ervitas e acabam a vida com cirroses horríveis ou cancro hepatocelular gravíssimo, consequências do flagelo mundial que é a Hepatite C.

                                          Vanquish, escapar à Hepatite C não é para todos. tens aí sogra para durar! qualquer dúvida, apita ;)
                                          Eu por acaso apesar de ter a formação em medicina tradicional, sempre fui bastante aberto a uma medicina mais alternativa, influência da minha familia. Acredito que estes tratamentos com chás e outras mézinhas tenham efeito, e acredito que a médio/longo prazo vai haver uma maior relação entre as duas áreas. Cada uma tem o seu modo de actuar. Reconheço que na comunidade médica exite bastante resistência a esta mudança e compreendo o porque, pois não existe fundamentação na maioria dos casos. Mas exite já um número considerável de médicos com este interesse.

                                          Por outro lado não deixa de ser estranho um aspecto que é o facto de se verificar um desacreditamento crescente nos médicos pela população. Procurando outras pessoas que não dão garantias de que sabem que o que estão a fazer e terem toda a confiança. Isso não deixa de ser estranho. Conheço um caso de uma pessoa que tem uma formação de 2 fins-de-semana e já da consultas e "receita" produtos naturais com toda a confiança nos seus saberes. E isto é um perigo para a população. Depois muitos podem-se dar mal e vão parar aos hospitais dos médicos ultrapassados. Ou então aqueles que dizem que os médicos são isto e aquilo, que só com chás tem saude de ferro, e não precisam de médicos para nada e apanham um cagaço lá vão eles lavados em lagrimas ao hospital.

                                          Comentário


                                            #81
                                            é uma visão interessante user iandrec.

                                            mas repara, muitos fármacos nasceram de antigas "merdinhas" (como eu lhes chamo), que provaram não só resultar, como apresentar um perfil de segurança utilizável na prática clínica.

                                            o acto de prescrição médica acarreta uma responsabilidade tremenda, já que um fármaco aprovado pode matar apenas por se administrar, ou matar do efeito, ou matar porque foi a menos, ou porque foi a mais. o que pensar face a substâncias que nem sequer foram testadas consistentemente?

                                            há um batalhão de farmacêuticas interessadíssimas em descobrir a nova cura para o cancro, para a SIDA, para as hepatites e para tudo o resto. nem que o objectivo sejam mais uns biliões de valorização! todas essas ervas e chás em venda nas chamadas farmácias homeopáticas mais que já passaram e chumbaram nos laboratórios de investigação desses colossos da indústria

                                            já agora uma curtinha: faz agora umas 4 semanas que vi uma doente com o fígado todo furado e corroído, leia-se: cirrose hepática grave. tratamento único: transplante. motivo: abuso severo de chá verde devido a crença nos benefícios supostos dos antioxidantes.

                                            cuidado com o que andam a tomar nada melhor que bom senso, ausência de automedicação e, em caso de qualquer dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
                                              é uma visão interessante user iandrec.

                                              mas repara, muitos fármacos nasceram de antigas "merdinhas" (como eu lhes chamo), que provaram não só resultar, como apresentar um perfil de segurança utilizável na prática clínica.

                                              o acto de prescrição médica acarreta uma responsabilidade tremenda, já que um fármaco aprovado pode matar apenas por se administrar, ou matar do efeito, ou matar porque foi a menos, ou porque foi a mais. o que pensar face a substâncias que nem sequer foram testadas consistentemente?

                                              há um batalhão de farmacêuticas interessadíssimas em descobrir a nova cura para o cancro, para a SIDA, para as hepatites e para tudo o resto. nem que o objectivo sejam mais uns biliões de valorização! todas essas ervas e chás em venda nas chamadas farmácias homeopáticas mais que já passaram e chumbaram nos laboratórios de investigação desses colossos da indústria

                                              já agora uma curtinha: faz agora umas 4 semanas que vi uma doente com o fígado todo furado e corroído, leia-se: cirrose hepática grave. tratamento único: transplante. motivo: abuso severo de chá verde devido a crença nos benefícios supostos dos antioxidantes.

                                              cuidado com o que andam a tomar nada melhor que bom senso, ausência de automedicação e, em caso de qualquer dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico

                                              Concordo plenamente, esta implantação da medicina mais alternativa ainda tem um caminho longo e necessário a percorrer para a tal relação entre as duas que atrás falei. Aliás a acumplutura por exemplo já é utilizada em vários centros no controle da dor e de alergias por exemplo.

                                              Essa do chá verde no outro dia vi numa ervanaria comprimidos que equivaliam a 5 chavenas de chá. E era indicado a toma de 2 comprimidos por dia para perder peso.

                                              Ainda não posso precrever, mas de facto a prescrição de farmacos é uma prática de grande responsabilidade por parte do médico.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
                                                é uma visão interessante user iandrec.

                                                mas repara, muitos fármacos nasceram de antigas "merdinhas" (como eu lhes chamo), que provaram não só resultar, como apresentar um perfil de segurança utilizável na prática clínica.

                                                o acto de prescrição médica acarreta uma responsabilidade tremenda, já que um fármaco aprovado pode matar apenas por se administrar, ou matar do efeito, ou matar porque foi a menos, ou porque foi a mais. o que pensar face a substâncias que nem sequer foram testadas consistentemente?

                                                há um batalhão de farmacêuticas interessadíssimas em descobrir a nova cura para o cancro, para a SIDA, para as hepatites e para tudo o resto. nem que o objectivo sejam mais uns biliões de valorização! todas essas ervas e chás em venda nas chamadas farmácias homeopáticas mais que já passaram e chumbaram nos laboratórios de investigação desses colossos da indústria

                                                já agora uma curtinha: faz agora umas 4 semanas que vi uma doente com o fígado todo furado e corroído, leia-se: cirrose hepática grave. tratamento único: transplante. motivo: abuso severo de chá verde devido a crença nos benefícios supostos dos antioxidantes.

                                                cuidado com o que andam a tomar nada melhor que bom senso, ausência de automedicação e, em caso de qualquer dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico
                                                Concordo a 100% com isto. Existem substâncias com séculos de uso na prática clínica e que têm os seus efeitos mais que documentados e comprovados, com margens terapêuticas aceitáveis.
                                                Existem outras que nem por isso.

                                                Por isso é que seria importante ter, nas ervanárias e parafarmácias alguêm habilitado a prestar a informação correcta sobre o produto que está a ser adquirido (já nem falo das farmácias).

                                                O Chá Verde é uma daquelas substâncias que são vendidas como pãezinhos quentes (estou a pensar, por exemplo, nas cápsulas do bioactivo CLA Triplo, da Pharmanord) e que aquela porra tem um perfil de segurança complicado de gerir, principalmente quando se tratam de poli-medicados.

                                                Mas não fazem ideia da quantidade de pessoal mais velhote que me pedia daquilo, principalemente na primavera, quando passavam a porra dos anuncios na televisão...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                  Concordo a 100% com isto. Existem substâncias com séculos de uso na prática clínica e que têm os seus efeitos mais que documentados e comprovados, com margens terapêuticas aceitáveis.
                                                  Existem outras que nem por isso.

                                                  Por isso é que seria importante ter, nas ervanárias e parafarmácias alguêm habilitado a prestar a informação correcta sobre o produto que está a ser adquirido (já nem falo das farmácias).

                                                  O Chá Verde é uma daquelas substâncias que são vendidas como pãezinhos quentes (estou a pensar, por exemplo, nas cápsulas do bioactivo CLA Triplo, da Pharmanord) e que aquela porra tem um perfil de segurança complicado de gerir, principalmente quando se tratam de poli-medicados.

                                                  Mas não fazem ideia da quantidade de pessoal mais velhote que me pedia daquilo, principalemente na primavera, quando passavam a porra dos anuncios na televisão...

                                                  Concordo contigo, ja agora sabes se aquele pessoal das ervanárias que muitas vezes dão opiniões sobre o que tomar tem alguma formação?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                                                    Eu por acaso apesar de ter a formação em medicina tradicional, sempre fui bastante aberto a uma medicina mais alternativa, influência da minha familia. Acredito que estes tratamentos com chás e outras mézinhas tenham efeito, e acredito que a médio/longo prazo vai haver uma maior relação entre as duas áreas. Cada uma tem o seu modo de actuar. Reconheço que na comunidade médica exite bastante resistência a esta mudança e compreendo o porque, pois não existe fundamentação na maioria dos casos. Mas exite já um número considerável de médicos com este interesse.
                                                    x2. A resistência já foi maior. O curso se acupunctura já pode ser obtido pela escola tradicional, ministrado por um painel multi-disciplinar que inclui as especialidades que mais próximo podem estar desta abordagem.

                                                    Fiquei chocado com essa do chá verde Draivin. Mas o acompanhamento médico aconteceu apenas já com doença avançada? Tempo total de ingestão?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
                                                      é uma visão interessante user iandrec.

                                                      mas repara, muitos fármacos nasceram de antigas "merdinhas" (como eu lhes chamo), que provaram não só resultar, como apresentar um perfil de segurança utilizável na prática clínica.

                                                      o acto de prescrição médica acarreta uma responsabilidade tremenda, já que um fármaco aprovado pode matar apenas por se administrar, ou matar do efeito, ou matar porque foi a menos, ou porque foi a mais. o que pensar face a substâncias que nem sequer foram testadas consistentemente?

                                                      há um batalhão de farmacêuticas interessadíssimas em descobrir a nova cura para o cancro, para a SIDA, para as hepatites e para tudo o resto. nem que o objectivo sejam mais uns biliões de valorização! todas essas ervas e chás em venda nas chamadas farmácias homeopáticas mais que já passaram e chumbaram nos laboratórios de investigação desses colossos da indústria

                                                      já agora uma curtinha: faz agora umas 4 semanas que vi uma doente com o fígado todo furado e corroído, leia-se: cirrose hepática grave. tratamento único: transplante. motivo: abuso severo de chá verde devido a crença nos benefícios supostos dos antioxidantes.

                                                      cuidado com o que andam a tomar nada melhor que bom senso, ausência de automedicação e, em caso de qualquer dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico
                                                      Isto do marketing e publicidade tem muito que se lhe diga. Actualmente, parece que colocar o adjectivo "natural" a um/a qualquer produto ou substância é uma garantia da sua segurança.

                                                      Já há séculos atrás Paracelso disse "O que diferencia um remédio dum veneno é a sua dose"

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por mrmike Ver Post

                                                        Fiquei chocado com essa do chá verde Draivin. Mas o acompanhamento médico aconteceu apenas já com doença avançada? Tempo total de ingestão?
                                                        tal como eu! o internamento foi feito por um quadro hepático típico associado a encefalopatia. se bem me recordo (atenção que a doente não é minha) era a 1ª vez que estava a contactar com os serviços médicos devido à doença. a doente teve muito azar, devido à manifestação tardia dos sintomas e logo com complicações. nada comum (mas também me podem faltar peças da história).

                                                        o tempo total de ingestão não estava bem esclarecido, mas na altura falava-se de 3 anos, com doses diárias de 6 ou mais chávenas de chá por dia. isto numa jovem (20-25 anos) saudável - sem doença hepática ou outra de base.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                                                          Concordo contigo, ja agora sabes se aquele pessoal das ervanárias que muitas vezes dão opiniões sobre o que tomar tem alguma formação?
                                                          Em principio, no caso das parafarmacias, é obrigação do director técnico das mesmas, que tem de ser farmacêutico, dar formação ao pessoal que está atrás do balcão, tal e qual como dentro de uma farmácia. Isto é raro acontecer, claro...

                                                          Já nas ervanárias é a vontade do freguês, aconselhares-te com uma pessoa que está atrás do balcão de uma ervanária é mais ou menos o mesmo que acreditares nos e-mails que dizem coisas como: penis enlargment e coisas desse género...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
                                                            tal como eu! o internamento foi feito por um quadro hepático típico associado a encefalopatia. se bem me recordo (atenção que a doente não é minha) era a 1ª vez que estava a contactar com os serviços médicos devido à doença. a doente teve muito azar, devido à manifestação tardia dos sintomas e logo com complicações. nada comum (mas também me podem faltar peças da história).

                                                            o tempo total de ingestão não estava bem esclarecido, mas na altura falava-se de 3 anos, com doses diárias de 6 ou mais chávenas de chá por dia. isto numa jovem (20-25 anos) saudável - sem doença hepática ou outra de base.
                                                            Draivin, e tens conhecimento de alguma medicação concomitante?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                              Em principio, no caso das parafarmacias, é obrigação do director técnico das mesmas, que tem de ser farmacêutico, dar formação ao pessoal que está atrás do balcão, tal e qual como dentro de uma farmácia. Isto é raro acontecer, claro...
                                                              Já que estamos aqui a falar de classes, há que ser rigorosos no que se diz e esclarecer quem não sabe!

                                                              As Parafarmácias (Locais de venda de MNSRM - Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica) não têm obrigatoriamente que ter um farmacêutico, como pareceu induzir. Isso é errado.

                                                              Têm que ter sim um Responsável Técnico (e não Director Técnico, isso é nas farmácias). As características e funções de um Director e de um Responsável é muito diferente, penso que todos sabemos isso.

                                                              Assim, como Responsável Técnico as Parafarmácias têm que ter um Farmacêutico ou Técnico de Farmácia.

                                                              E Técnicos de Farmácia têm uma licenciatura de 4 anos, não são ajudantes técnicos sem formação superior nenhuma.

                                                              Infelizmente os restantes colaboradores das Parafarmácias não têm obrigatoriamente que ter nenhuma formação (leia-se curso superior), pelo que concordo que o aconselhamento nesses locais, por pessoal que não Farmacêutico ou Técnico de Farmácia, seja insuficiente e "perigosa".

                                                              Pode-se dizer que o mesmo acontece em muitas Farmácias que por falta de inspecção por parte do Infarmed e por quererem mão-de-obra mais barata, continuam a admitir ajudantes ou auxiliares de farmácia que fazem uns cursos de umas horitas e que não sabem nada de nada.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X