Anúncio

Collapse
No announcement yet.

‘Policias’ do fisco queixam-se de falta de meios e degradação dos vinculos laborais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
    O que eu queria saber é se o pessoal acha bem que os tipos do fisco parem de andar com os seus carros pessoais e deixem de usar os telemóveis pessoais em serviço.
    Consequentemente as inspecções externas, operações resgate fiscal e afins deixarão de ser feitas e haverá uma menor arrecadação de receita por parte do Estado .....

    O que é que o pessoal pensa disto ?
    Eu acho bem, a continuar assim, dentro de poucos anos os melhores Portugueses serão falados nas noticias, mas já não estarão cá.

    Vivemos num país onde se espera tudo do funcionário do estado, até de bode expiatório serve, quando a incompetência dos boys e dos governos arrasta o país para o fundo.

    A própria historia ensina-nos que a primeira coisa que um governo incompetente e autoritário faz é classificar direitos como privilégios e um grupo especifico como a origem do mal, foi assim que fizemos com os Judeus Sefaraditas e arruinamos a nossa economia (em 1496 para quem não se lembra).

    Muita gente menos atenta, vai na cantiga dos "privilégios incomportáveis" dos funcionários públicos, talvez gostem de ser enganados.

    Comentário


      #32
      Giro, mesmo vai ser depois das eleições para a AR.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
        O que eu queria saber é se o pessoal acha bem que os tipos do fisco parem de andar com os seus carros pessoais e deixem de usar os telemóveis pessoais em serviço.
        Consequentemente as inspecções externas, operações resgate fiscal e afins deixarão de ser feitas e haverá uma menor arrecadação de receita por parte do Estado .....

        O que é que o pessoal pensa disto ?
        Mas eles não recebem ajudas de custo por isso?
        Normalmente quando os funcionários usam as suas viaturas ao serviço da empresa recebem ajudas de custo para compensar esse uso.

        De facto é o país que temos os governantes andam em grandes máquinas para fazerem um trabalho de m€rd@ e os profissionais que até fazem um bom trabalho têm que usar o seu próprio carro para poderem fazer o seu trabalho.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
          Mas eles não recebem ajudas de custo por isso?
          Normalmente quando os funcionários usam as suas viaturas ao serviço da empresa recebem ajudas de custo para compensar esse uso.

          De facto é o país que temos os governantes andam em grandes máquinas para fazerem um trabalho de m€rd@ e os profissionais que até fazem um bom trabalho têm que usar o seu próprio carro para poderem fazer o seu trabalho.
          Recebem 1 mês e meio a 2 meses depois, mas não é isso que está em causa.

          Quanto ao telemovel, os que usam o particular em serviço (até porque não há de serviço .....) assumem os custos...

          A questão é que se os inpectores pararem as suas viaturas pessoais e deixarem de as colocar aos serviço do Estado a inspecção pára ....

          Isso será bom, mau ou assim-assim para o País ?

          Comentário


            #35
            Cinco razões pelas quais é mais difícil fugir ao Fisco

            1 Informatização
            Foi criada uma central de inteligência, que deu capacidade aos funcionários dos impostos de absorver e tratar com maior rapidez toda a informação, que passou a ser desmaterializada. Daí até ao cruzamento de dados foi um passo. Hoje, o Fisco troca informação com várias entidades (segurança social, bancos, notários, conservatórias, entidades patronais, etc.).

            2 Valorização dos quadros da Direcção-Geral dos Impostos
            Há dez anos eram 15 mil os trabalhadores do Fisco. Hoje são 11 mil, e pelo meio saíram 5 mil quadros, o que proporcionou um rejuvenescimento da casa dos impostos e aumentou o nível de formação. Ainda há lacunas para preencher, mas tem havido uma aposta clara em recrutar licenciados na área do Direito e da Economia, nomeadamente.

            3 Automatização de procedimentos
            Há dez anos ainda era frequente a utilização de máquinas de escrever, onde eram batidas, por exemplo, as notificações para os contribuintes faltosos. Hoje basta um clique e seguem milhares de cartas para todo o país. As penhoras automáticas são outro grande trunfo.

            4 Esforço legislativo
            São inúmeras as alterações legislativas que permitiram tornar alguns impostos (como o IVA) menos susceptíveis de fraude. Também se procurou enquadrar como crime determinadas práticas, com a criação da lista de devedores, bem como a lista negra dos paraísos fiscais. Facilitou-se ainda a derrogação do sigilo bancário.

            5 Cultura de vitória
            Hoje, os funcionários do Fisco acreditam que podem fazer a diferença e recuperar impostos devidos ao Estado. E isso é fundamental quando se trata de ficar ao serviço muito para além da hora do expediente, o que é determinante, sobretudo, na cobrança coerciva. Aliás, esse esforço tem permitido ao Ministério das Finanças cumprir sucessivamente as metas definidas no que se refere à recuperação de impostos. Nem sempre foi assim, porque a Administração Fiscal efectivamente não tinha os meios necessários para combater a fraude e a evasão fiscais. Esta mudança começou com o ex-ministro das Finanças Sousa Franco e foi reforçada pelo antigo director-geral dos Impostos Paulo Macedo.

            Texto publicado na Única da edição do Expresso de 1 de Agosto de 2008, dedicado ao tema 'Fugas'

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
              1 Informatização
              Foi criada uma central de inteligência, que deu capacidade aos funcionários dos impostos de absorver e tratar com maior rapidez toda a informação, que passou a ser desmaterializada. Daí até ao cruzamento de dados foi um passo. Hoje, o Fisco troca informação com várias entidades (segurança social, bancos, notários, conservatórias, entidades patronais, etc.).

              ...

              Texto publicado na Única da edição do Expresso de 1 de Agosto de 2008, dedicado ao tema 'Fugas'
              A informatização aí exposto no teu post acho questionável, pelo menos tendo em conta o pouco que me foi dado a conhecer do aparelho fiscal no meu último trabalho. Tem vindo a melhorar sim, mas pelo menos em Janeiro deste ano havia muito por fazer, como julgo que há muito a fazer ao nível da informatização em qualquer área da Função Pública.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                A informatização aí exposto no teu post acho questionável, pelo menos tendo em conta o pouco que me foi dado a conhecer do aparelho fiscal no meu último trabalho. Tem vindo a melhorar sim, mas pelo menos em Janeiro deste ano havia muito por fazer, como julgo que há muito a fazer ao nível da informatização em qualquer área da Função Pública.
                Nada está acabado, seja em que área for ....

                Queres especificar ?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                  Nada está acabado, seja em que área for ....

                  Queres especificar ?
                  Pfff...especificar casos é dificil até porque isto já ocorreu há meses e não tenho nada de documentos comigo. Mas trabalhei numa empresa que fazia representação fiscal e afins e deparava-se cada caso que nem nas Finanças sabiam responder com certezas. Do pouco contacto que eu próprio tive com funcionários das Finanças pareceu-me que o sistema que teem é limitado e quando aparece um caso mais caricato, andam um bocado às aranhas. Por exemplo houve um caso que devido às limitações do sistema uma das funcionárias teve que recorrer a uma chico-espertice qualquer. Acho o sistema limitado, provavelmente teriam falta dum programa tipo CRM como o SAP (só tenho experiência com este, não sei se há algum melhor...), permitia mais flexibilidade e provavelmente a um cruzamento de dados mais eficaz.

                  Para alem disso, provavelmente devido a essas limitações a informatização não providencia a eficácia, eficiência e utilidade que deveria prestar. Havia casos que tinhamos que ir às Finanças de Albufeira, Loulé ou Faro quando se houvesse um sistema flexível e feito para ser mais funcional, bastava irmos às de Quarteira que ficava mais perto.

                  Mas do que conheço doutras áreas ( Centro de Emprego por exemplo) os sistemas informáticos também denotam falhas...

                  Comentário


                    #39
                    Não estás a falar de inspecção, pois não ?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                      Não estás a falar de inspecção, pois não ?
                      Não por acaso não estou.

                      Apenas falo no que eu acho sobre o modo de actuar e limitações das Finanças, bem como aquilo que presenciei sobre os mesmos.

                      Mas sim concordo que é mais dificil fugir ao fisco em Portugal, apesar do sistema implementado ter as suas limitações. Mas isso poderá ser bom ou poderá ser mau. Depende de como as pessoas com muito dinheiro em Portugal reagirem a esse facto.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                        Recebem 1 mês e meio a 2 meses depois, mas não é isso que está em causa.

                        Quanto ao telemovel, os que usam o particular em serviço (até porque não há de serviço .....) assumem os custos...

                        A questão é que se os inpectores pararem as suas viaturas pessoais e deixarem de as colocar aos serviço do Estado a inspecção pára ....

                        Isso será bom, mau ou assim-assim para o País ?
                        Pois, bem me parecia dannymad.

                        Como tal repito a questão que coloquei acima ....

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                          Pois, bem me parecia dannymad.

                          Como tal repito a questão que coloquei acima ....
                          Essa parte fugiu-me. Não sabia que os inspectores usavam as viaturas próprias para trabalharem. Isso acho mal. E o facto de receberem ajudas de custo 1-2 meses depois ainda pior... Mas não me surpreende...

                          Quanto aos inspectores já deveriam ter feito greve se não o fizeram já. O Estado quer fundos? Que forneça meios adequados a quem trabalha para os obter.
                          Editado pela última vez por Dannymad; 25 August 2009, 19:31.

                          Comentário


                            #43

                            Oi,

                            Este assunto n interessa ao comum dos tugas, afinal trata-se de "simples" funcionários públicos. Se fosse de alguma empresa já meio fórum dizia q era injusto e q as pessoas n deviam trab. assim, q ia contra os seus direitos e afins.

                            Por mim q n devo nem temo podiam e deviam parar de fazer o expediente com meios pessoais a ter se o Estado aprendia...


                            Edd

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                              Oi,

                              Este assunto n interessa ao comum dos tugas, afinal trata-se de "simples" funcionários públicos. Se fosse de alguma empresa já meio fórum dizia q era injusto e q as pessoas n deviam trab. assim, q ia contra os seus direitos e afins.

                              Por mim q n devo nem temo podiam e deviam parar de fazer o expediente com meios pessoais a ter se o Estado aprendia...


                              Edd
                              Pois.... concordo que muita gente não se interesse. Aliás para muitos até fará um jeitão o pessoal do fisco não fazer serviços externos .....

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                Pois.... concordo que muita gente não se interesse. Aliás para muitos até fará um jeitão o pessoal do fisco não fazer serviços externos .....
                                Hummm






                                Digamos que é uma boa maneira de conhecer colegas do fórum .

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X