Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lei da Mobilidade (externa) na FP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Já vi que não vale a pena.

    Acreditar nas conversas dos politicos faz parte da cultura nacional.

    É que os tipos que trabalham na empresa do papá e sabem que é sempre certo é natural que gostem desta maneira de fazer politica, afinal mão de obra mais barata é sempre bom.

    Agora quem trabalha todos os dias, sabe pelo que passa e depois ainda vai em lérias de empresarios e politicos.




    Comentário


      citação:Originalmente colocada por zerorpm

      Quando tiveres que pagar por tudo o que fizeres ficarás iluminado.
      Quando tiveres que pagar propinas para os teus filhos frequentarem a escola secubdária, quando tiveres que pagar os enterros dos teus papás... Quando tiveres que pagar para aceder à praia...

      Eu não vivo à custa dos outros, trabalho muito e sou remunerado por isso.

      Não pago prestação de carro, nem das férias, nem de nada...

      Mas quando fores despedido sem direito a nada, não venhas para aqui chorar, ou até podes vir... E como moras em Almada eu pago-te os cafés dos encontros do Autohoje...

      Os direitos existem para alguma coisa, o direito ao trabalho...

      O problema não são as despesas, mas as receitas, os impostos a que tu foges e não pagas... Que a empresa onde trabalha não paga...

      Se todos pagarem proporcionalmente...
      Olha lá, tás com um discurso perfeitamente incoerente.

      Não sou eu que estou a colocar em causa os FP. Este Governo está a fazê-lo com medidas patéticas e apenas me limito a dizer que as medidas estão erradas. As causas estão correctas, e ainda bem que há uma plataforma de entendimento na sociedade civil de que há FP a mais e que têm que ser reduzidos em número.

      Eu percebo que te sintas preocupado. Afinal é o teu patrão que te está a colocar em causa. Penso que de forma errada, pois deveriam justificar as causas antes de revelar as medidas, que para mim são umas medidas da porcaria.

      citação:Mas quando fores despedido sem direito a nada, não venhas para aqui chorar, ou até podes vir... E como moras em Almada eu pago-te os cafés dos encontros do Autohoje...
      Olha lá, eu fui despedido há quase 1 ano, e fiz-me à vida.
      Moro no Porto e a primeira coisa que fiz foi trabalhar ainda mais para não cair na miséria que se propaga neste País.

      citação:O problema não são as despesas, mas as receitas, os impostos a que tu foges e não pagas... Que a empresa onde trabalha não paga...
      Aqui estás a fazer de figura de urso.

      Posso-te informar que os impostos que pago, dá para sustentar uns 3 ou 4 FP. Tenho pena que o dinheiro do meu trabalho seja para pagar o teu ordenado e a tua aposentação sem ninguém me pergunatr a minha opinião, pois deveria haver uma hipótese de nós, os que pagamos, seleccionar os gajos e gajas que são competentes.

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por ebay

        Carlos L., não leves a mal, mas a tua profissão é..?
        Não levo a mal. Está à vontade. ;)

        Até 30 de Junho de 2005 fui colaborador de uma empresa de Auditoria de Consultoria, onde actuava no Ramo Automóvel.

        A Empresa, multinacional coma sede nos USA, tem a sua sede na Europa no UK, e por questões de racionalidade decidiu deslocalizar os seus escritórios de Portugal para Espanha - Madrid.

        É, de repente fiquei no desemprego. Sem qualquer tipo de protecção, pois eu tinha 'apenas' um contrato de prestação de serviços. Recibos Verdes, se é que me entendes...

        A minha vida mudou completamente, como podes imaginar. Mas tive de tocar os bois prá frente, como se diz, e depois de alguns meses sem saber o que fazer à p*** da vida, avancei com um projecto, que apresentei à minha ex-Empresa de fazer parte do serviço aqui em Portugal.

        Por outro lado, aproveitei os contactos que se ganham numa multinacional e neste momento promovo projectos de Portugal para o Estrangeiro, em termos das Novas Tecnologias de Informação.

        A partir de Janeiro constituí-me como Empresa, contratei 2 pessoas e hoje sou aquilo que se pode dizer, um Empresário.

        Não vivo à custa do Estado, de interesses cooperativos e pago os meus impostos. Cerca de 40% da minha Facturação é para o estrangeiro.

        Crio riqueza, inovação e qualidade no meu trabalho. Além de ser considerado estruturante para a Economia Portuguesa pelas entidades oficiais.

        Não há 1 tostão de investimento público.

        Está bem assim? ;)

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por Carlos.L


          citação:O problema não são as despesas, mas as receitas, os impostos a que tu foges e não pagas... Que a empresa onde trabalha não paga...
          Aqui estás a fazer de figura de urso.

          Posso-te informar que os impostos que pago, dá para sustentar uns 3 ou 4 FP. Tenho pena que o dinheiro do meu trabalho seja para pagar o teu ordenado e a tua aposentação sem ninguém me pergunatr a minha opinião, pois deveria haver uma hipótese de nós, os que pagamos, seleccionar os gajos e gajas que são competentes.
          Essa história do " eu pago o teu ordenado...." não cola, pois, eles pagam com trabalho, assim como tu pagas o teu com trabalho ou com o que for[xx(]
          Eles são pagos para prestar-nos um serviço, para melhorar a eficiencia da maquina!
          Tu pagas em dinheiro e eles retribuem-te com serviços!
          É como se fosse uma troca de favores, nós pagamos e eles fazem o nosso trabalho sujo[xx(]

          Se não queres pagar não peças policia, serviços sociais, etc...

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por 3com
            Pé Leve, existiria sempre a valorização e a vontade de progredir na carreira, pois, ganharias mais que os outros mas a diferença não deixava de ser tão elevada.
            Ainda assim, podes sempre fazer um plano de poupança reforma.....;)
            Mas as diferenças entre profissões existem, com requisitos, formação e responsabilidades muito acentuadas! Porque razão haveriam de, por exemplo, começar a caminhar para a aproximação dos vencimentos dos médicos aos dos trolhas?...

            E claro que posso sempre fazer um plano poupança reforma, o qual certamente me seria mais útil se o Estado me tivesse informado há vinte e tal anos atrás, quando eu comecei a trabalhar, que ía fazer-me uma pulhice destas... É que eu até fiz, vê lá tu, um desconto extra, um adicional que me saiu do bolso e que rondou alguns milhares de contos, exactamente para me contar para a reforma, dinheiro esse que o meu país fez o favor de gastar mal e que agora (quando chegar a altura, se eu lá chegar...) não me vai contar para nada...

            Claro que posso sempre pedir o reembolso desses vários milhares de contos, com juros, mas, evidentemente, negociando com este Estado o resultado seria, claro, levar sopa!...[8]

            Mas, é sabido que posso fazer mais uns descontos para mais um plano poupança reforma, numa qualquer companhia que bem pode mudar de nome ou abrir falência daqui a uns anos e, mais uma vez, ter jogado mais uns milhares de contos para o lixo, ou melhor, para o bolso dos gatunos que nos gastam a juventude, a saúde, os melhores anos e, depois, nos dão um chuto no traseiro quando precisamos, olha, por exemplo, de cuidados médicos e medicamentosos!...

            Farto deles...[8][8][8]

            citação:E quem trabalha, pouco pensa no que poderá auferir reforma! Costumas pensar muito nisso ?
            (deves por isso que muitos devem à segurança social[|)])
            Eu tenho a noção que, se não ganhar dinheiro suficiente agora, não é na reforma que me safo.... queres melhor motivação ? :D
            Eu não penso na reforma como um período para ganhar dinheiro sem fazer nada! Penso nela como fase da vida em que o Estado deveria ter, pelo menos aí, um bocadinho de respeito pelas pessoas, pelo seu trajecto e pelos seus cabelos brancos, dando-lhes condições de recato para, depois de terem servido a sua comunidade, poderem viver descansados e sem sobressaltos ainda mais uns bons anos...

            Em vez disso o que o Estado nos faz é comer-nos o sangue até não poder mais e prepara-se para largar-nos no vazio quando as doenças incapacitantes já tiverem tomado conta de nós, com a porra da desculpa estúpida de que a esperança de vida agora é maior...

            Maior e mais descarada é a desonestidade política a que vamos assitindo, pois já nem respeito por nós, ou mesmo vergonha, parecem existir!...

            Comentário


              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

              (...)Posso-te informar que os impostos que pago, dá para sustentar uns 3 ou 4 FP. Tenho pena que o dinheiro do meu trabalho seja para pagar o teu ordenado e a tua aposentação sem ninguém me pergunatr a minha opinião, pois deveria haver uma hipótese de nós, os que pagamos, seleccionar os gajos e gajas que são competentes.
              Olha, já agora posso ir as caraibas com o vencimento que tu me pagas? :D

              Ate parece que mais ninguem paga impostos, pagar impostos é um acto de cidadania, não os pagar é crime, se pagas não fazes mais nem menos do que qql funcionario publico.




              Comentário


                Carlos L

                Mostra lá o IRC... LOL

                Comentário


                  Enquanto pensarmos que o gajo que faz sapatos é quem paga o salário de quem os calça nunca iremos a lado nenhum...

                  Comentário


                    ...Daqui a pouco voltamos a uma questão antiga (talvez nem tanto quanto isso...) àcerca do conceito de trabalho, pois ainda me recordo de no tempo dos meus pais se achar que trabalho era somente aquele que era físico, que fazia transpirar, e que o trabalho intelectual era uma boa desculpa para não "vergar a mola"...

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                      Enquanto pensarmos que o gajo que faz sapatos é quem paga o salário de quem os calça nunca iremos a lado nenhum...
                      É ao contrário hehehehe ;)

                      Quem compra é que paga aquem os faz.

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por 3com

                        citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                        Enquanto pensarmos que o gajo que faz sapatos é quem paga o salário de quem os calça nunca iremos a lado nenhum...
                        É ao contrário hehehehe ;)

                        Quem compra é que paga aquem os faz.
                        É evidente...

                        Referia-me à mentalidade que, infelizmente, ainda grassa neste país de se pensar que quem trabalha no privado é que paga o salário a quem trabalha na função pública!...;)

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                          Até que gostava de ver os FP, depois destas medidas a dizerem que vão trabalhar.... [}] [}] [}]

                          Leiam apenas os posts...
                          Tens um trauma assim tão grande contra os funcionários publicos ?

                          Bons e maus trabalhadores há em todo o lado... pelo menos é o que a minha experiência de 9 anos como funcionário do sector privado e de quase 11 como funcionário do sector público me diz....

                          Comentário


                            Além de que no sector público não há hipotese de fugir aos impostos....

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por ebay

                              Além de que no sector público não há hipotese de fugir aos impostos....
                              Exactamente!

                              E se pensarmos que a economia paralela, que o Governo pensa rondar os 22% do PIB, mas que, na prática, deverá rondar talvez o dobro, só pode existir na privada, pergunto-me quem pagará o quê a quem...

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                citação:Originalmente colocada por zerorpm

                                O problema não são as despesas, mas as receitas, os impostos a que tu foges e não pagas... Que a empresa onde trabalha não paga...
                                Aqui estás a fazer de figura de urso.

                                Posso-te informar que os impostos que pago, dá para sustentar uns 3 ou 4 FP. Tenho pena que o dinheiro do meu trabalho seja para pagar o teu ordenado e a tua aposentação sem ninguém me pergunatr a minha opinião, pois deveria haver uma hipótese de nós, os que pagamos, seleccionar os gajos e gajas que são competentes.
                                Estou a ver que alguns gostam de dar um outro contexto às respostas, porque assim servem a sua demagogia como entendem. [8D]

                                Que moralidade. Vem este zero a afirmar que eu fujo aos impostos, que não os pago...

                                Mas isso não interessa, não é? [}] [}] [}]

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por 3com

                                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L


                                  citação:O problema não são as despesas, mas as receitas, os impostos a que tu foges e não pagas... Que a empresa onde trabalha não paga...
                                  Aqui estás a fazer de figura de urso.

                                  Posso-te informar que os impostos que pago, dá para sustentar uns 3 ou 4 FP. Tenho pena que o dinheiro do meu trabalho seja para pagar o teu ordenado e a tua aposentação sem ninguém me pergunatr a minha opinião, pois deveria haver uma hipótese de nós, os que pagamos, seleccionar os gajos e gajas que são competentes.
                                  Essa história do " eu pago o teu ordenado...." não cola, pois, eles pagam com trabalho, assim como tu pagas o teu com trabalho ou com o que for[xx(]
                                  Eles são pagos para prestar-nos um serviço, para melhorar a eficiencia da maquina!
                                  Tu pagas em dinheiro e eles retribuem-te com serviços!
                                  É como se fosse uma troca de favores, nós pagamos e eles fazem o nosso trabalho sujo[xx(]

                                  Se não queres pagar não peças policia, serviços sociais, etc...
                                  Lê outra vez o texto que citaste e pensa um pouco. Ok? [8D]

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Omega

                                    citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                    Até que gostava de ver os FP, depois destas medidas a dizerem que vão trabalhar.... [}] [}] [}]

                                    Leiam apenas os posts...
                                    Tens um trauma assim tão grande contra os funcionários publicos ?

                                    Bons e maus trabalhadores há em todo o lado... pelo menos é o que a minha experiência de 9 anos como funcionário do sector privado e de quase 11 como funcionário do sector público me diz....
                                    Se reparares, não tenho traumas nenhuns. Há aqui uns srs. que se aproveitam sempre destas conversas para se fazerem de vítimas do sistema.

                                    E depois a conversa descambas. É uma táctica dialética muito conhecida.

                                    Quanto ao comentário meu que citaste, quero esclarecê-lo.

                                    Se reparaste, ele está inserido na discussão sobre a Fase 3, em que o FP, pode exercer uma qualquer actividade profissional na privada, mantendo a maior parte da sua remuneração.
                                    Então, vamos lá a ver a moralidade desta medida.
                                    O FP passa a esta fase depois de 12 sem fazer nada, em casa como dizem.
                                    E depois, pode exercer qualquer actividade, mantendo a sua quota parte de remuneração.

                                    Então, se o dito FP não trabalhou (ou seja, não foi considerado útil pelo patrão) até à altura, daí o passar para esta situação, agora é que seria útil para a sociedade?

                                    Lestes os comentários feitos a esta nova 'oportunidade'?

                                    Tristeza. [xx(] [xx(]

                                    Comentário


                                      Três deputados portugues (Nuno Melo, Telmo Correia e outro do PSD)viajaram até à Rússia... Pensa-se em missão parlamentar séria, mas afinal foram participar num torneio de ténis interparlamentar.

                                      Comentário


                                        A questão está em se é uma "oportunidade"...
                                        E já que o Carlos L. teve a amabilidade de dizer o que fazia, retribuo a atenção: também sou da privada, numa empresa de consultadoria e nos ultimos 6 meses tenho estado envolvido na identificação dos serviços do Estado passíveis de serem abrangidos pelas reestruturações. A título de exemplo, no Min. da Administração Interna, foram identificados algumas centenas de funcionários em condições de serem "dispensados".
                                        Não há um único com formação igual ou superior ao 11.º ano. Não há um único de idade inferior 47 anos de idade. São todos de formação indiferenciada. Estão todos a exercer funções menores, que individualmente consideradas são irrelevantes para o funcionamento os serviços onde estão colocados, mas que no conjunto são importantes, ainda que não essenciais.
                                        Só por apontamento, também identificámos algumas dezenas de quadros superiores, na faixa da meia-idade, cuja média semanal de permanência no serviço não excedia as 15 horas...mas esses estão off-limits!

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por ebay

                                          A questão está em se é uma "oportunidade"...
                                          E já que o Carlos L. teve a amabilidade de dizer o que fazia, retribuo a atenção: também sou da privada, numa empresa de consultadoria e nos ultimos 6 meses tenho estado envolvido na identificação dos serviços do Estado passíveis de serem abrangidos pelas reestruturações. A título de exemplo, no Min. da Administração Interna, foram identificados algumas centenas de funcionários em condições de serem "dispensados".
                                          Não há um único com formação igual ou superior ao 11.º ano. Não há um único de idade inferior 47 anos de idade. São todos de formação indiferenciada. Estão todos a exercer funções menores, que individualmente consideradas são irrelevantes para o funcionamento os serviços onde estão colocados, mas que no conjunto são importantes, ainda que não essenciais.
                                          Só por apontamento, também identificámos algumas dezenas de quadros superiores, na faixa da meia-idade, cuja média semanal de permanência no serviço não excedia as 15 horas...mas esses estão off-limits!
                                          Isso quer dizer o quê...

                                          Comentário


                                            Quer dizer que mais depressa as galinhas terão dentes do que eles serão considerados excedentários!
                                            E não estamos a falar de influências partidárias, mas sim de pura inércia, corporativismo, defesa do grupo. Gente cuja única função é participar em comissões de análise, grupos de trabalho e coisas assim. Não são cargos de chefia, não dão nas vistas, não são directores de coisa nenhuma. Simplesmente estão para ali arrumados, uns voluntariamente ( dá jeito quando se tem outra actividade por fora...) outros porque ninguém sabia o que lhes fazer...

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por ebay

                                              A questão está em se é uma "oportunidade"...
                                              E já que o Carlos L. teve a amabilidade de dizer o que fazia, retribuo a atenção: também sou da privada, numa empresa de consultadoria e nos ultimos 6 meses tenho estado envolvido na identificação dos serviços do Estado passíveis de serem abrangidos pelas reestruturações. A título de exemplo, no Min. da Administração Interna, foram identificados algumas centenas de funcionários em condições de serem "dispensados".
                                              Não há um único com formação igual ou superior ao 11.º ano. Não há um único de idade inferior 47 anos de idade. São todos de formação indiferenciada. Estão todos a exercer funções menores, que individualmente consideradas são irrelevantes para o funcionamento os serviços onde estão colocados, mas que no conjunto são importantes, ainda que não essenciais.

                                              Só por apontamento, também identificámos algumas dezenas de quadros superiores, na faixa da meia-idade, cuja média semanal de permanência no serviço não excedia as 15 horas...mas esses estão off-limits!
                                              Pois é...

                                              O que será que esses funcionários menos qualificados irão fazer depois? Nessa faixa etária, sem qualificações e, porventura, com mais de vinte anos dedicados ao Estado a possibilidade de virem a arranjar trabalho na privada será diminuta, pelo que os dois empregos apregoados serão, na verdade, impossíveis...

                                              Comentário


                                                Esses é que deviam ser excedentários...

                                                Comentário


                                                  O que eu ainda não percebi é o porquê de tanto ódio à função pública e às pessoas, trabalhadores também, que a mesma tem...

                                                  Da parte dos governos percebo esse discurso anti funcionário público, mas não anti tacho de nomeação (confiança) política, agora do cidadão comum!?...

                                                  Comentário


                                                    "O que será que esses funcionários menos qualificados irão fazer depois? "

                                                    Em bom português, NADA!
                                                    São pessoas de baixos rendimentos ( na casa dos 500/600 euros), residentes em zonas suburbanas de cidades ( não só Lisboa, mas outras localidades.)mas ainda assim com algum impacto no pequeno comércio local...o que significa um efeito de bola de neve...

                                                    Se os serviços dispensarem 2, 3 funcionários, ninguém nota...e em termos de poupança no OE é "peanuts", tal como é "peanuts" passarem os deputados para metade, por exemplo. A poupança só acontece quando as medidas forem aplicadas transversalmente, abrangendo milhares de pessoas, sejam os de baixo rendimentos como os "outros", os mais caros...
                                                    E colocá-los como excedentários terá algum efeitos, mas é bem provável que se tenha de dar o passo seguinte, que é assumir o fim da relação jurídica laboral com o Estado.

                                                    Há alternativas? Não sei. O que sei é que se fizerem as contas a mais 80, 90 mil pessoas que de repente perdem a fonte de rendimento, os da privada também não se podem ficar a rir. Vai haver menos consumo interno, eventualmente mais despesa social, os privados poderão ter de rever os seus próprios efectivos...

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por ebay

                                                      "O que será que esses funcionários menos qualificados irão fazer depois? "

                                                      Em bom português, NADA!
                                                      São pessoas de baixos rendimentos ( na casa dos 500/600 euros), residentes em zonas suburbanas de cidades ( não só Lisboa, mas outras localidades.) mas ainda assim com algum impacto no pequeno comércio local...o que significa um efeito de bola de neve...
                                                      Eu arriscar-me-ía a dizer que parece estar a apostar-se, claramente, na desestabilização da nossa sociedade...

                                                      Desses desempregados irá nascer mais revolta! Os filhos deles serão relegados ainda mais para a orla da organização social...

                                                      Um dia não será possível andar nas nossas ruas, mesmo em pleno dia, sem corrermos o risco de sermos assassinados, assaltados, raptados ou simplesmente agredidos por cada vez grupos maiores de gente que o Estado e as Empresas não colocaram na formação, nem a trabalhar.

                                                      São estes que, nas escolas, irão ser cada vez mais a desestabilizar, a agredir os professores, a assaltar os colegas!...

                                                      O Estado Social não é, já sabemos, a solução mais perfeita, mais completa. Mas, em vez disso, caminhamos para um Estado Não Social, cuja única função é parasitar os que trabalham, mas que se está borrifando para a organização e se demitiu de todas as suas responsabilidades!

                                                      É caso para ficar preocupado, porque movimentos estúpidos e criminosos, tais como os de extrema direita, ou rácicos (nzingalis, por exemplo), terão caminho livre para percorrer e se instalarem no caos que está a consolidar-se! Começo a pensar que este Estado desorganizado se calhar interessa a alguém...

                                                      Comentário


                                                        "Desses desempregados irá nascer mais revolta! Os filhos deles serão relegados ainda mais para a orla da organização social..."

                                                        Não, não vai!
                                                        Não vai porque são pessoas que já passaram a idade da indignação, que nunca tiveram espirito combativo e que apenas querem é, dentro da adversidade, manter-se com alguma estabilidade, ainda que com sacrificios. os filhos também não vão fazer nada porque percebem que não adianta e não ganham nada com isso, além de que também eles estão habituados a amouxar (outra caracteristica tipica do tuga..).
                                                        Os problemas só surgem dos grupos que não têm nada a perder, daqueles com familias desestruturadas, dos negros, dos emigrantes, para quem tanto se lhes dá como se lhes deu.

                                                        Agora uma coisa será certa: os pedidos de apoio ao Banco Alimentar vão crescer...e vamos voltar aos indices dos anos 70, pré-25 de Abril!

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por ebay
                                                          ...

                                                          Agora uma coisa será certa: os pedidos de apoio ao Banco Alimentar vão crescer...e vamos voltar aos indices dos anos 70, pré-25 de Abril!
                                                          Daí a minha preocupação e a certeza de que não estamos a caminhar no bom caminho! Só espero estar enganado...

                                                          Comentário


                                                            Alguns sinais já aí estão..já repararam que na beira das estradas das zonas urbanas, há cada vez mais hortas, pequenas plantações de mera sobrevivência? E não me parece que quem recorre a este expediente seja só para passar o tempo...

                                                            Comentário


                                                              Para mim estes ataques à função publica só têm uma explicação:

                                                              Fazem parte duma estratégia global em que a campanha demagógica contra um grupo eventualmente mais priveligiado é apreciado por todos os outros eventualmente menos beneficiados.

                                                              Sendo o povo português profundamente invejoso, explorar este sentimento rende votos, é uma medida de populismo primário.

                                                              Mas o Eng. Sócrates não se julgue muito inteligente por adoptar esta estratégia, de facto este truque já foi usado à 2 mil anos atrás no império romano, quando para dar circo aos famintos cidadãos de roma se atiravam cristãos aos leões, isto resulta mas por pouco tempo...

                                                              Dentro de algum tempo o povo vai perceber que está a ser enganado. É inevitavel.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X