Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que o salário minimo não é por escalões ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    A tua "ideia" resolve-se com o aumentar o salário mínimo nacional para valores superiores.

    Os escalões que mencionas existem de certa forma onde há carreiras definidas. Mas tem de haver um valor mínimo único para todo e qualquer trabalhador do país. Também devia haver um máximo!

    Comentário


      #32
      Sou contra o ordenado mínimo.

      Sempre fui e nunca o deixarei de ser.

      Porque esta história do ordenado mínimo desvirtua a relação de trabalho.

      O ordenado mínimo, ou lá como se chama agora, serve para calcular o rendimento individual de um agregado familiar. Muitos economistas, calculam as necessidades de uma família multiplicando o nº de pessoas de um agregado familiar x o ord. mínimo. É um método, como outro qualquer.

      De qualquer modo, entendo que as pessoas devem ganhar por aquilo que representam para a empresa e não por tabela. E sim, há informáticos que nem o ord. mínimo deveriam receber, tal é o nível de disparates que os vejo cometer.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
        Sou contra o ordenado mínimo.

        Sempre fui e nunca o deixarei de ser.

        Porque esta história do ordenado mínimo desvirtua a relação de trabalho.

        O ordenado mínimo, ou lá como se chama agora, serve para calcular o rendimento individual de um agregado familiar. Muitos economistas, calculam as necessidades de uma família multiplicando o nº de pessoas de um agregado familiar x o ord. mínimo. É um método, como outro qualquer.

        De qualquer modo, entendo que as pessoas devem ganhar por aquilo que representam para a empresa e não por tabela. E sim, há informáticos que nem o ord. mínimo deveriam receber, tal é o nível de disparates que os vejo cometer.
        Como o caso de uns consultores informáticos que foram corridos a toque de caixa na implementação de um ERP por estas bandas...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
          Sou contra o ordenado mínimo.

          Sempre fui e nunca o deixarei de ser.

          Porque esta história do ordenado mínimo desvirtua a relação de trabalho.

          O ordenado mínimo, ou lá como se chama agora, serve para calcular o rendimento individual de um agregado familiar. Muitos economistas, calculam as necessidades de uma família multiplicando o nº de pessoas de um agregado familiar x o ord. mínimo. É um método, como outro qualquer.

          De qualquer modo, entendo que as pessoas devem ganhar por aquilo que representam para a empresa e não por tabela. E sim, há informáticos que nem o ord. mínimo deveriam receber, tal é o nível de disparates que os vejo cometer.
          Permite-me só esclarecer um bocadinho.

          A aplicabilidade do ordenado mínimo é precisamente a quem ganha o ordenado mínimo. Desculpa a redundancia.

          Por outro lado sabe-se que tradicionalmente existe um desiquilíbrio muito grande de poder negocial entre o empregador e o trabalhador que está precisamente nesta situação particular de ordenado mínimo.
          Também sabemos que para a grande maioria dos empregadores isso não constituiria problema porque são pessoas éticamente responsáveis que remuneram adequadamente os colaboradores, mas existe uma minoria que procuraria obter vantagens desadequadas destas pessoas, e é por isso que o Estado intervém para salvaguardar condições mínimas de remuneração neste casos particulares.

          Claro que numa economia de mercado e numa prespectiva liberal uma barreira ao ajustamento parece sempre um obstáculo, mas ai também a prespectiva ideológica desempenha um papel importante.

          De qualquer forma o ideal é que o ordenado mínimo não passe de uma mera Portaria ou DL (não sei o que é) sem qualquer efeito prático. Basta que não exista ninguém com o ordenado mínimo e é nesse sentido que devemos trabalhar todos.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
            Podia formular a coisa de outra maneira :



            Porque é que não existem escalões de ordenado minimo consoante a profissão, e habilitações académicas necessárias a ?


            Porque é que ha Engºs a receber menos nos primeiros empregos que alguns empregados de balcão ?
            Os salários para essas profissões são estabelecidos por via de negociação colectiva declarada de eficácia geral ou regulamento de condições mínimas (que é uma portaria do Governo). Por exemplo, esta semana estive na mão com o regulamento de condições mínimas para os técnicos administrativos que estabelecia os mínimos remuneratórios dos trabalhadores de escritório.

            O salário mínimo serve para os trabalhadres que não sejam cobertos nem por convenção colectiva nem regulamento de condições mínimas e destina-se a assegurar o mínimo existencial.

            Comentário


              #36
              De certa forma existe um salário minimo por escalões. Um licenciado a fazer estagio profissional recebe dois salarios minimos nacionais, e um Bacharel recebe um salário minimo e meio. Ora quem legislou isto certamente acha que um licenciado necessita no minimo 900€ para viver e pode e deve almoçar diariamente com 4€, enquanto que um bacharel vive bem com 600€ e basta-lhe 2 euros e tal para almoçar.

              Comentário


                #37
                Na empresa onde trabalho faço e sempre fiz serviços de entrega e instalação de electrodomesticos, reparações, etc, só que na minha folha de vencimento tem lá como sou caixeiro, isto é para o meu patrão poder dár menos no final do mês, e esta hein...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                  Há uma lei válida para todos estes casos:

                  "cada um ganha o que merece"

                  Os que ganham pouco e choram, ganham o que merecem tb. Caso contrário mexiam-se para ter o Mérito de ganhar mais.

                  Basicamente é isso.


                  Se eu ganhasse o que mereço......

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post


                    Se eu ganhasse o que mereço......
                    "Eu costumo dizer que trabalho mais do que ganho"

                    Comentário


                      #40
                      Referente a escalões, qual é o critério para subida de escalão? Tempo na casa?

                      Tenho uma ideia de que o empregador é obrigado a subir de escalão o empregado, mas posso estar errado

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                        Referente a escalões, qual é o critério para subida de escalão? Tempo na casa?

                        Tenho uma ideia de que o empregador é obrigado a subir de escalão o empregado, mas posso estar errado
                        Acho que isso é definido pela empresa ou em contrato colectivo de trabalho. Os que conheço são por anos de casa, anos a desempenhar determinada função, ou por avaliação. Alguns têm progressão automática a menos que haja indicação em contrário da chefia.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                          Sou contra o ordenado mínimo.

                          Sempre fui e nunca o deixarei de ser.

                          Porque esta história do ordenado mínimo desvirtua a relação de trabalho.
                          Ò Carlos, a melhor prova que o estabelecimento de um ordenado mínimo pelo Estado é mesmo necessário , é que...

                          ...há muitas empresas a pagar apenas o salário mínimo.

                          Comentário


                            #43
                            Eu nem sei porque é que aboliram a escravatura. Aí é que era, produtividade por um valor justo...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                              Eu nem sei porque é que aboliram a escravatura. Aí é que era, produtividade por um valor justo...

                              Tinham tecto e comida, o que poderiam querer mais

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por CondutorXico Ver Post
                                Tinham tecto e comida, o que poderiam querer mais
                                E roupa, não te esqueças da roupa!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por CondutorXico Ver Post
                                  Tinham tecto e comida, o que poderiam querer mais
                                  Existe uma teoria económica que afirma, com argumentos muito sólidos, que a escravatura foi abolida por razões estritamente economicistas: porque deixou de ser rentável.

                                  Esta teoria tem sido profundamente debatida com fundamento em razões morais mas a realidade é uma: ninguém nega que eles têm um bocadinho de razão e que a escravatura começou a ser abolida quando deixou de ser rentável.

                                  http://mises.org/journals/lar/pdfs/3_2/3_2_1.pdf

                                  Slavery - Wikipedia, the free encyclopedia

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X