Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fundos da UE desviados para Lisboa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    E o teu comentário não serve para nada...

    E além disso discordo de ti, o tipico português não quer regionalização, mesmo no Porto tenho a impressão que a maior parte das pessoas são contra a regionalização (pelo menos as que eu conheço).
    Dizem que as pessoas do Porto são bairristas, mas mesmo assim são pouco bairristas, tal como o resto do país. Os únicos suficientemente bairristas neste país é o Alberto João Jardim e uma parte das pessoas que vive em Lisboa e arredores. No resto do país, infelizmente, não há bairrismo suficiente para poder lutar pela sua cidade ou região.
    Calma que já vais ver que serve. Tu é que levaste a mal quando eu dei a dica para não o levares.

    Ora tu disseste que enquanto não houver regionalização isto não sai da cepa torta. Eu discordo. Enquanto não houver uma Justiça em condições (resumindo que seja célere, eficiente e que condene quem tenha que condenar sem pressões ou influências tanto interiores como exteriores) isto não sai da cepa torta, isso sim. Para isso não é preciso regionalização. Precisa é de haver vontade colectiva para mudar a situação existente. E pelos vistos ainda não estamos chateados o suficiente com a situação actual para isso, nem há ninguém do Governo preocupado o suficiente para tentar fazer faísca nesse sentido. Não digo que a regionalização seja uma coisa má, antes pelo contrário, e mesmo sendo o nosso país pequeno até poderá ter os seus benefícios. Mas enveredar por esse caminho com o actual estado de coisas, na minha opinião não ia dar em nada. Apenas iria dar oportunidades À criação de mini caciques como muita gente anti regionalização apregoa e com o qual estou de acordo. Se já temos alguns casos do género sem haver regionalização, imagina se a houvesse! E impostos a aumentar, podiam contar com o impostozinho regional! E se a corrupção já é como é com o estado actual de coisas, com a regionalização provavelmente aumentaria.

    Agora se tivessemos uma Justiça em condições, julgo que a regionalização poder-se-ia impor com sucesso, e até poderia fazer a competitividade entre regiões e o de Portugal em geral aumentar .

    Quanto à questão levantada pelo CarlosL sobre a centralização de poderes, na minha perspectiva este aspecto nos dias de hoje poderia ser fácilmente contornada e resolvida, só não o é por interesses instalados assim não o quererem. Com a internet e as tecnologias existentes essa centralização de poderes apenas atrasa e desertifica o país. Antigamente já o atrasava, mas devido à inexistência de tecnologia não havia grande volta a dar. Hoje em dia não se justifica. E tornaria as coisas mais eficientes, se houvesse funcionários públicos devidamente formados por trás.

    Como o CarlosL disse: É muito complicado .

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
      Sou do Porto.

      Esta centralização na Capital do Império é perfeitamente ilustrativa do modo como tudo depende do Estado para funcionar.

      A maioria do pessoal que conheço está por, ou já passou por Lisboa.

      Porque em Lisboa é que estão todos os centros de decisão.

      É uma realidade.

      Como se resolve?

      É bastante complicado.

      Como se transfere as coisas de Lisboa para Alcagoitas Cima?

      Como vamos convencer o José, que é Engº do IST, com a vida feita, casado, 2 filhos, casa e carro, com a família à volta a ir trabalhar para 200Km de distância?

      Num sítio onde o melhor restaurante é na bomba de gasolina, sem colégio para os filhos, sem casa, sem ninguém de confiança para tomar conta dos filhos, sem arranjar emprego para a mulher que é Assistente numa Faculdade?

      Não é impossível, mas criar uma Empresa nesse sítio é do caramba.
      Quem quer ir para lá?

      Houve coisas que resultaram. Braga, por exemplo. Mas para isso foi necessário uma Universidade, os RETORNADOS de África...

      Os meus pais estiveram lá um período de tempo, mas foi um sacrifício tremendo, apesar de estar a uns meros 50km do Porto.

      Mas naquela altura, os 50km faziam-se em quase 2 horas e com perigo de vida...

      É muito complicado.
      Não é dirigida a ti, mas de um modo geral, mas o que quero dizer é que vai da mesma maneira que vão os professores e outros profissionais que se sujeitam a esse tipo de deslocações para ganhar a vida, para não ir mais longe... da mesma maneira como foram os emigrantes, trabalhar e ganhar a vida. O problema é que essa gente acomodou-se e quando ele queria fazer isso, a meu ver bem, o governo dele foi despedido pelo PR da altura, que nem me lembra o nome.

      Mais...

      Sou a favor da regionalização, é da mesma maneira que ter uma empresa dividida em vários departamentos, cada departamento quando necessita do outro subcontrata esse serviço e etc... só assim se sabe qual o/os departamentos que dão prejuízo e os que dão lucro, é a meu ver além de ver dinheiros de impostos mais bem aplicados, uma forma de gerir melhor os recursos, como acontece nos EUA e noutros paises...

      Comentário


        #33
        O problema é mais fundo.

        As Empresas têm mais facilidade em se deslocalizar para outras zonas do País do que as pessoas.

        O problema é no recrutamento de pessoal especializado.

        E aí julgo que o Estado tem de pensar em incentivos sérios às pessoas para saírem dos grandes centros urbanos.

        Para que não sejam apenas os mais fracos, aqueles que não conseguem arranjar emprego, os eternos disponíveis para qualquer trabalho em qualquer sítio.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
          ...

          E aí julgo que o Estado tem de pensar em incentivos sérios às pessoas para saírem dos grandes centros urbanos.

          ....
          Aproveito esta citação para lançar uma questão.

          Qual Estado? O poder central ou o poder autárquico?

          Isto porque quer me parecer que o poder autárquico tem aqui papel fundamental para atrair investimentos, quer directamente quer através da criação de condições para que unidades económicas se possam instalar.
          Parce-me que os programas Polis na sua grande maioria se limitaram ao arranjo urbanístico da praceta em frente à Câmara que ficou muito bonita e foi planeada pelo Arquitecto XPTO que levou uma fortuna.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Two Ver Post
            Aproveito esta citação para lançar uma questão.

            Qual Estado? O poder central ou o poder autárquico?

            Isto porque quer me parecer que o poder autárquico tem aqui papel fundamental para atrair investimentos, quer directamente quer através da criação de condições para que unidades económicas se possam instalar.
            Parce-me que os programas Polis na sua grande maioria se limitaram ao arranjo urbanístico da praceta em frente à Câmara que ficou muito bonita e foi planeada pelo Arquitecto XPTO que levou uma fortuna.
            O poder autáquico neste momento faz o que pode, dentro do limite da Lei e do seu Orçamento. O que é pouco.

            O Estado deveria ter com as pessoas o mesmo tipo de estímulos que tem com as Empresas. Imaginem ter isenção de IRS nos primeiros 3 anos e passar os 5 anos seguintes a pagar apenas 50%.

            Imaginem as contribuições para a SS por parte da Empresa e Funcionário serem reduzidas.

            Imaginem que o Estado tratava do problema da habitação, através de uma bolsa em que ficava com a nossa casa actual, para arrendar ou comprar, e ajudava na compra ou aluguer no novo local de trabalho...

            Já não falo dos estímulos às Empresas, que já são reais e negociáveis caso a caso.

            Comentário


              #36
              Estou em Lisboa por obrigação profissional. Se tivesse muito mais dinheiro e muito menos juízo não me importava de investir no interior onde tenho raízes. Mas apostar no meu sector sem mercado e mão de obra local/regional é suicídio.

              A única solução possível para o interior é a aposta em clusters, algo que envolve um enorme esforço político e financeiro. E um cluster não é só uma ou duas fábricas a produzirem para uma terceira, é necessário apostar em todo o processo, principalmente na formação e I&D.

              Enquanto não surgirem "messias" corajosos o suficiente para se meterem numa odisseia destas vamos ter cada vez mais vilas e cidades bonitas, com jardins arranjadinhos, cuja actividade económica se resume ao centro comercial local (só ao fim-de-semana) e cuja média de idades dos seus habitantes ronda os 70anos...

              E não, a culpa não é só de "Lisboa" e dos políticos da capital. É principalmente dos empresários que não souberam evoluir e do poder local que trocou ao longo dos anos produtividade económica por arruamentos limpos e bonitos (sempre dão mais votos).

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                Aproveito esta citação para lançar uma questão.

                Qual Estado? O poder central ou o poder autárquico?

                Isto porque quer me parecer que o poder autárquico tem aqui papel fundamental para atrair investimentos, quer directamente quer através da criação de condições para que unidades económicas se possam instalar.
                Parce-me que os programas Polis na sua grande maioria se limitaram ao arranjo urbanístico da praceta em frente à Câmara que ficou muito bonita e foi planeada pelo Arquitecto XPTO que levou uma fortuna.

                É a ideia que tenho também, relativamente às condições das Câmaras Municipais o que eu tenho visto é.... a filosofia do deixa andar...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                  se a questão é dividir os dinheiros de forma mais justa, não é preciso regionalização nenhuma, é só preciso... dividir os dinheiros de forma mais justa.
                  A objectividade pode ser tão desconcertante

                  Comentário


                    #39
                    Parece que voltou a acontecer. Está em marcha uma desertificação do interior. Desvios de dinheiro (deve ser para pagar as flores da casa do excelentíssimo primeiro ministro), fechos de escolas no interior, fechos de hospitais do interior, centros de saúde, etc.

                    Desvio de dinheiro das regiões pobres já vai nos 154 milhões - JN

                    Comentário


                      #40
                      Fundos àparte, o problema é sério, muito grave, e já se vem arrastando a alguns anos. Não choca o facto de existirem mais pessoas no litoral que no interior, o que choca é a proporção como isso se realiza. Depois disto vem a convergência para Lisboa. Empresas, serviços, tudo aglomerado. O resto fica para a paisagem e pronto. Isto não traz vantagem nenhuma a ninguém, Lisboa satura, quem perde os serviços, empresas e afins vai desertificando. Isto requer uma revisão urgente e profunda. O problema é que não temos estrutura sequer governamental para tomar dessas decisões, muito menos dinheiro (tem que se comprar carros, arranjar tachos e afins).

                      Acima de tudo não há vergonha em governar mal. É o espelho do país que temos.

                      Aquela regionalização dos anos 90 que tanto se falou já teria dado frutos nestes tempos tão complicados...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                        Fundos àparte, o problema é sério, muito grave, e já se vem arrastando a alguns anos. Não choca o facto de existirem mais pessoas no litoral que no interior, o que choca é a proporção como isso se realiza. Depois disto vem a convergência para Lisboa. Empresas, serviços, tudo aglomerado. O resto fica para a paisagem e pronto. Isto não traz vantagem nenhuma a ninguém, Lisboa satura, quem perde os serviços, empresas e afins vai desertificando. Isto requer uma revisão urgente e profunda. O problema é que não temos estrutura sequer governamental para tomar dessas decisões, muito menos dinheiro (tem que se comprar carros, arranjar tachos e afins).

                        Acima de tudo não há vergonha em governar mal. É o espelho do país que temos.

                        Aquela regionalização dos anos 90 que tanto se falou já teria dado frutos nestes tempos tão complicados...

                        A regionalização não é a salvação de ninguém. O mais certo é ser apenas mais um sorvedouro de dinheiros públicos com a multiplicação de cargos públicos por todas as assembleias regionais.

                        O que é necessário é que as autarquias criem condições vantajosas para que as empresas se fixem lá, que criem riqueza e postos de trabalho longe dos centros urbanos. Mas já todos sabemos que a maioria dos autarcas estão apenas voltados para a construção de casas e de centros comerciais
                        O governo também tem uma palavra muito forte a dizer neste campo, pois poderia atribuir compensações fiscais e subsídios a quem se estabelecer nos concelhos mais pobres e desertificados.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Tangas Ver Post
                          Precisamos é de uma regionalização para ontem. Senão prefiro juntar-me a Espanha e ter a mesma autonomia que as regiões autónomas espanholas.
                          Primeiro e antes do que tudo, é saber se a Espanha te queria lá.

                          Olha que em muitos for uns espanhóis, a ideia que fica é que eles não nos querem juntos com eles. é que eles já tem bastantes problemas económicos e sociais de sobra, do que ainda virem sustentar mais uns nacionalistas, preguiçosos e ciganos.

                          Assim que é melhor ires pensando noutra solução, por esta não te safas.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                            Sou a favor da regionalização, é da mesma maneira que ter uma empresa dividida em vários departamentos, cada departamento quando necessita do outro subcontrata esse serviço e etc... só assim se sabe qual o/os departamentos que dão prejuízo e os que dão lucro, é a meu ver além de ver dinheiros de impostos mais bem aplicados, uma forma de gerir melhor os recursos, como acontece nos EUA e noutros paises...
                            Se as Câmaras Municipais são já um sorvedouro do dinheiro publico como todos sabemos, com a criação de empresas municipais para darem emprego aos filhos, sobrinhos enteados e aos "boys" da sua cor partidária, imagina o forrobodó que seria com os governos regionais
                            Editado pela última vez por Akagi; 19 August 2010, 16:18.

                            Comentário


                              #44
                              Para mim a regionalização não é o cavaleiro de branco que vai salvar isto. O que vai salvar isto é a implementação duma Justiça rápida, eficiente, simplificada, que dê o menos lugar possível À impunidade e que responsabilize quem incorre em actos criminais. Quando tivermos isso, o país começara a melhorar, pois isso trará um outro clima de confiança e segurança ao país e tudo o que de bom que vem com isso...Depois de uma Justiça do género ser implementado, veremos se a regionalização será benéfica ou prejudicial ao país, pois não esqueçamos que históricamente já somos bastante divididos...

                              Quanto a este desvio de fundos europeus...Lamentável . Depois de 2012 vamos ver como vai ser...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                Primeiro e antes do que tudo, é saber se a Espanha te queria lá.

                                Olha que em muitos for uns espanhóis, a ideia que fica é que eles não nos querem juntos com eles. é que eles já tem bastantes problemas económicos e sociais de sobra, do que ainda virem sustentar mais uns nacionalistas, preguiçosos e ciganos.

                                Assim que é melhor ires pensando noutra solução, por esta não te safas.
                                Ainda tem mais essa! E entre ser português ou ser considerado um espanhol de segunda, prefiro ser Português.

                                Comentário


                                  #46
                                  Fala-se muito da regionalização mas que quanto a mim não tem qualquer sentido ou importância.

                                  Estamos a falar de um país com pouco mais que 10 milhões de pessoas que vivem num pequeno rectângulo.

                                  Quanto a mim o problema está nos nossos autarcas e nos nossos representantes na Assembleia da República eleitos (?), que quando chegam ao poder até podem ir com as maiores intenções, mas que depois sabe-se lá porque não defendem os interesses da população.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Bsdi Ver Post
                                    Fala-se muito da regionalização mas que quanto a mim não tem qualquer sentido ou importância.

                                    Estamos a falar de um país com pouco mais que 10 milhões de pessoas que vivem num pequeno rectângulo.


                                    Quanto a mim o problema está nos nossos autarcas e nos nossos representantes na Assembleia da República eleitos (?), que quando chegam ao poder até podem ir com as maiores intenções, mas que depois sabe-se lá porque não defendem os interesses da população.
                                    A Holanda, Suíça, República Checa, Bélgica e Hungria são países de proporções semelhantes à nossa e estão regionalizados com centros de decisão regionais.

                                    As necessidades locais exigem respostas locais. Os Estados mais centralizados são aqueles culturalmente mais atrasados. As comunidades locais têm que assumir a defesa e gestão dos seus próprios interesses e não passar a vida a queixar-se do "Pai Pobre" que é o Governo central.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                      A Holanda, Suíça, República Checa, Bélgica e Hungria são países de proporções semelhantes à nossa e estão regionalizados com centros de decisão regionais.

                                      As necessidades locais exigem respostas locais. Os Estados mais centralizados são aqueles culturalmente mais atrasados. As comunidades locais têm que assumir a defesa e gestão dos seus próprios interesses e não passar a vida a queixar-se do "Pai Pobre" que é o Governo central.
                                      Esses países estão divididos em regiões por razões históricas, étnicas, politicas ou linguísticas. São paises que já nasceram assim.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        Esses países estão divididos em regiões por razões históricas, étnicas, politicas ou linguísticas. São paises que já nasceram assim.
                                        Faça-se uma regionalização coincidente com as fases da reconquista


                                        Fora de brincadeiras: sejam bons cidadãos, eduquem os vossos filhos para o serem também, e vão ver a regionalização não é necessária para nada.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X