Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que futuro para as farmácias?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
    Acabo de forma muitissimo simples: Foi o que inglaterra fez. Sabes qual o resultado?
    Farmácias que não têm acordo com o estado, farmácias que te vendem os medicamentos a preços exorbitantes, falta de informação ao utente, o que resulta numa percentagem de mortes por intoxicação medicamentosa cerca de 18x superior á nossa por cada Milhão de habitantes, medicamentos, em média, 2x mais caros que cá, farmacêuticos pagos a peso de ouro, com ordenados superiores lá á maioria dos donos de farmácias cá (eu não me importo com esta), devido á escasses de recursos humanos na área (eles levam-nos de todo o mundo, e produzem-nos para todo o mundo. Chegam a pagar 75£/h só para o farmacêutico fazer conferência das receitas aviadas ao balcão de farmácias como são as da cadeia Boots. mas isso dava para outro tópico.).

    É mesmo esta "anarquia" que defendes?
    Tenho-te em boa conta, Carlos, mas acho que estás a falar do que não entendes e estás a misturar alhos com bugalhos. O que defendes é possivel de se fazer, mas vai acarretar custos para a maioria da população portuguesa, trazendo muito poucos benefícios.

    Podes refutar o que quiseres, mas o negócio das farmácias já não é o que querem fazer dele e, arrisco dizer, tem as margens de lucro mais baixas de todos os negócios que conheço. (não em quantidade de dinheiro, mas em %.)
    Para quem me tem em boa conta, fartaste-te de me arrear ao longo da tua escrita.

    Imagino se eu fosse teu inimigo.... Porra !!

    Mas a questão é que devido ao nosso portuguesismo não conseguimos tirar conclusões, porque toda a gente entende que a sua ideia é melhor que a do outro, mesmo que nem faça a mínima ideia do que é que o outro diz ou não diz.

    Se estivéssemos a falar de salsicharia, eu entraria mudo e sairia calado.

    Ou outras coisas.

    Mas dá-se o caso de neste negócio do Medicamento em particular, a minha família mais próxima, esteve envolvida durante muitos anos em todas as 3 áreas. FARMACÊUTICA, DISTRIBUIDORA e FARMÁCIA.

    Foi por uma questão de investimento e não de proximidade. Entrou-se há muitos anos e agora (3 anos atrás) decidiu-se sair. Simples.

    Conheço o negócio porque era algo que se ia falando cá em casa, tive de andar a analisar os números, em especial na fase da venda.

    Se me perguntares que o princípio base do Xarope para a Tosse não te sei responder.

    Isso é do departamento da minha mãe, que é Médica do SNS...

    Mas acima de tudo, defendo um conjunto de princípios, que são as boas práticas de Gestão.

    Seja neste tipo de Indústria ou outro qualquer.

    E sou um combatente fervoroso de alguns princípios.

    Um deles é que somos um País miserável porque a maioria dos que detém o poder se servem do mesmo para exclusivo proveito pessoal.

    E já estou farto de andarmos todos em rebanho, sempre prontos para o sacrifício.

    Mas pronto, no princípio respondi-te à letra, mas nada de hard feelings

    Já agora, não concordo em nada com o retrato que fazes do UK. Dá-se o caso de também conhecer aquilo.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por ABS Ver Post

      Não meu caro colega de forum, não mereces "substância" da minha parte, mas se quiseres posso sempre contar uma anedota...queres?
      Já deu para ver a anedota.

      Assunto encerrado.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
        O problema é sempre o mesmo.

        Ser Farmacêutico tem tanto de Médico, como um Electricista ou Canalizador.

        Mas todos gostam de ser tratados como Médicos.

        Se vou a uma loja de Electricidade e montar mal uma ficha, posso apanhar um choque e passar-me para o outro lado.

        Também tem a ver com a vida, não tem?

        Porque é que um aconselhamento para uma pomada para as Hemorróidas tem tanto de especial?

        Como já disse, e não me importo de repetir. Um Engº que me aconselha o equipamento de Ar Condicionado presta um serviço à Comunidade. Assim como o Farmacêutico. Faz parte da natureza do negócio. E está bem assim.
        Desculpa lá mas agora estás-te a fazer de burro. Um Engº, electricista, mecânico, etc tem maior importancia nas decisoes que faz no que toca à vida Humana do que um Farmacêutico, Enfermeiro, Médico?!

        O pior cego é mesmo aquele que não quer ver.
        Não vale a pena bater mais no ceguinho.

        Comentário


          #94
          Depois de ler ambos os lados fico com a sensação que estão a falar de coisas distintas no entanto no meu entender (e atenção que posso estar errado) o problema reside nas diferentes realidades que ambos os users têm.

          Carlos tu quando disseste que conhecias o meio foi porque alguém na tua família tinha uma participação numa empresa certo? E qual era a dimensão dessa empresa? Para teres uma participação certamente não era uma empresa que geria uma farmácia com 3 empregados e 3500 clientes certo?

          Eu como tu Carlos, sou contra o proteccionismo que o Estado oferece a certos sectores de actividade no entanto não pude deixar de constatar que neste caso o proteccionismo é muito relativo e tem um efeito muito reduzido nos bolsos dos contribuintes.
          E não te esqueças que a liberalização deste sector tanto pode ser benéfica como prejudicial para o contribuinte. Tu não sabes se os preços vão subir ou descer, isso irá depender muito do sector e da sua capacidade de união.
          Por exemplo achas que a liberalização dos combustíveis teve algum benefício para o contribuinte? Eu acho que não, e sabes porquê? Porque o sector é que dita as leis do mercado e não o contrário.

          Mas tudo isto é muito discutível porque não sabemos se de facto pode haver ou não benefícios para o contribuinte.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Salvad0r Ver Post
            Desculpa lá mas agora estás-te a fazer de burro. Um Engº, electricista, mecânico, etc tem maior importancia nas decisoes que faz no que toca à vida Humana do que um Farmacêutico, Enfermeiro, Médico?!

            O pior cego é mesmo aquele que não quer ver.
            Não vale a pena bater mais no ceguinho.
            Tu já fazes o suficiente.

            É o padrão da participação de alguns neste tópico.

            Tira o Médico e o Enfermeiro da tua prosa, que é uma invenção manhosa da tua parte.

            E volta a repetir.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
              Queres explicar como? É que eu não estou a ver como é que podes dizer isso.



              Não se não tiveres que pagar impostos... E as farmácias na suécia estão isentas de impostos ao estado. O lucro é TODO lucro. Só não pode é servir para o farmacêutico construir uma casa particular, tem de servir para melhorar o serviço que fornece, visto ele ser apenas um empregado que gere um bem que não é dele, é do estado. Todas as farmácias o são.


              Percebeste?
              Logico que n paga imposto de uma coisa que n é dele mas faz o seu irs como toda a gente

              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
              Sim, mas já fizeste as contas? Relembro-te:

              Os portugueses gastam, em média, 300€anuais, per capita.
              A capitação para abertura de uma farmácia é de 3500 habitantes.

              Sabes fazer contas ou queres que te explique como se chega á maquina do windows?
              Um bocadinho mais de educação quando tens uma discussao com alguem so te fazia bem, mas isso esta/estava a cargo de outras pessoas n de mim.
              Estas a pegar no sistema que existe, no modelo que defendo não havia capitação para ninguem, como não há para a abertura de um café ou restaurante.

              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post

              Então vamos ver muitas farmácias a fechar, vamos ver um pior serviço fornecido pela farmácia, vamos ver um aumento das margens de lucro dos medicamentos e um aumento do preço de venda ao público (pensa no que aconteceu com as bombas de gasolina e com os preços da mesma). Uma liberalização total não vai servir a população da forma como pensam, ou querem manter limites nas margens, limites nos preços, manter limitações no que se pode vender (genéricos a poderem ser trancados nas receitas), limitações na publicidade que é permitida nas e ás farmácias e aos respectivos medicamentos, mas querem liberalizar só a abertura?

              Sabes a quantidade de limitações que estão impostas sobre as farmácias a a venda de medicamentos?
              Mais uma vez pegas em algo como o mundo dos combustíveis para ilustrar a livre concorrência, é um erro grande.
              Compreendo que vivendo em Portugal n estás muito habituado a ver a concorrência livre a funcionar, mas todas essas restrições seriam mais que suficientes para não abrirem farmácias á toa por todo o lado porque só muito poucos as conseguiriam satisfazer.
              Daqui a bocado estou a ficar com pena da pessoa aqui da zona que pagou 6M de euros por um alvará de farmacia.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                ...
                Carlos tu quando disseste que conhecias o meio foi porque alguém na tua família tinha uma participação numa empresa certo? E qual era a dimensão dessa empresa? Para teres uma participação certamente não era uma empresa que geria uma farmácia com 3 empregados e 3500 clientes certo?....
                Não interessa para a discussão essa conclusão.

                De qualquer modo o que eu disse não te permite afirmar o que escreveste.
                a minha família mais próxima, esteve envolvida durante muitos anos em todas as 3 áreas. FARMACÊUTICA, DISTRIBUIDORA e FARMÁCIA.

                Foi por uma questão de investimento e não de proximidade. Entrou-se há muitos anos e agora (3 anos atrás) decidiu-se sair. Simples.
                E o negócio foi muito grande. Não vamos falar dele. Apenas interessa referir a razão porque o conheço.

                Comentário


                  #98
                  E, para voltar a uma questão referida no tópico inicial (e aligeirar este duelo "ganha-se mt/nem por isso" o que vos parece as farmácias hospitalares entrarem neste negócio? O utente beneficia ou, como já alguém com responsabilidades no seio da classe, devemos desconfiar dos medicamentos que de lá saem? Pode fazer concorrência séria à farmácia tradicional como a conhecemos ou é uma gota no oceano?

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                    ...
                    Compreendo que vivendo em Portugal n estás muito habituado a ver a concorrência livre a funcionar, mas todas essas restrições seriam mais que suficientes para não abrirem farmácias á toa por todo o lado porque só muito poucos as conseguiriam satisfazer.
                    Daqui a bocado estou a ficar com pena da pessoa aqui da zona que pagou 6M de euros por um alvará de farmacia.
                    Esse valor é mesmo muito alto para um alvará. (não estou a duvidar de ti...)

                    Mas já ouvi de tudo sobre Farmácias.

                    O que é certo é que quem investiu em grande nos últimos anos, corre o risco de nunca rentabilizar o seu dinheiro.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                      Não interessa para a discussão essa conclusão.

                      De qualquer modo o que eu disse não te permite afirmar o que escreveste.
                      E o negócio foi muito grande. Não vamos falar dele. Apenas interessa referir a razão porque o conheço.
                      Desculpa lá mas interessa.

                      A dimensão da empresa é muito importante porque eu posso conhecer uma pequena farmácia e afirmar que ela dá prejuízo e tu conheceres uma grande empresa que gere 5 farmácias e que tem lucros astronómicos e ambos estamos correctos nas nossas afirmações mas convém sempre contextualizar o nosso ponto de vista para uma correcta interpretação dos factos.
                      Não podemos generalizar, é óbvio que as farmácias dos grandes centros urbanos têm lucros acima da média, assim como é óbvio que as farmácias das terras mais pequenas tenham pouco lucro ou até mesmo prejuízo.

                      E sinceramente desde quando uma margem de 20% é algo de extraordinário?
                      E bónus todas (ou quase todas) as empresas que operam no sector de venda a retalho recebem.
                      E esse bónus advém da relação comercial que a farmácia tem com os seus fornecedores (o Estado e os contribuintes não são para aqui chamados). Aqui já é uma questão de gestão e não de proteccionismo.
                      Editado pela última vez por vsfce; 05 November 2009, 18:40.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                        Tu já fazes o suficiente.

                        É o padrão da participação de alguns neste tópico.

                        Tira o Médico e o Enfermeiro da tua prosa, que é uma invenção manhosa da tua parte.

                        E volta a repetir.
                        Eu faço-te a vontade: Achas que um Engº, electricista, mecânico, etc tem maior importancia nas decisoes que faz no que toca à vida Humana do que um Farmacêutico?

                        Do padrão fazes tu parte, com as ideias pré-concebidas de "escravatura monetária" dos contribuintes para com as farmácias, que tanto teimas em defender erradamente.

                        Eu espero que não, mas se um dia acontecer a liberalização nos termos que defendes, irás pensar no que disseste e defendeste neste tópico. Não te convém, pois vens logo com a argumentação da mal comparação com esses países, mas como ja foi dito neste tópico, há que aprender com a Suécia, Noruega e Inglaterra. Aí vão-te caír as "palas" e vais conseguir ver as coisas com clareza.

                        Peace

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                          Esqueces o essencial. Eu afirmei que uma Farmácia deveria ter um Director Técnico a full time.

                          Deves estar a fazer confusão com qualquer coisa ...
                          Uma farmácia tem de estar aberta 55 horas por semana, aos quais tens de adicionar serviços e reforços, ou disponibilidade permanente. É impossivel 2 fazerem as horas todas, quanto mais 1...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                            Uma farmácia tem de estar aberta 55 horas por semana, aos quais tens de adicionar serviços e reforços, ou disponibilidade permanente. É impossivel 2 fazerem as horas todas, quanto mais 1...
                            Mas conheces Farmácias com 2 Directores Técnicos?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                              CERTO !!

                              Estás a ver como estás a adicionar já mais 20% aos 30% ?

                              Em quanto vai a margem??

                              E estás contra a minha visão das coisas. Imagina se estivesses de acordo.

                              Os Bónus variam conforme as circunstâncias. Se é o lançamento de um produto novo, se é reacção ao um novo da concorrência, se é para estimular um produto que não se vende, enfim. Isto dos Bónus é como o Bacalhau. Há mil e uma maneira de os fazer.
                              Não, não estou a adicionar 20 aos 30.
                              tenho 18,25% de margem de lucro em 10 caixas e 100% em 2 caixas.

                              Mas eu puxo da maquina de calcular:

                              O medicamento custa (vamos imaginar uma caixa de genérico de ben-u-ron): 1,90€.

                              5% é IVA, pelo que: 1,81€ (e já arredondei para cima, que não devia).

                              destes, 18,25% é lucro, pelo que, unitáriamente são comprados por: 1,53€

                              ora 10x 1,53= 15,30€

                              Ora, eu ao vender os 12, vou buscar: 21,72€

                              ora, fui buscar 6,72€.

                              isto dá 30,9% de margem de lucro, das quais tens de retirar o IRC.

                              Isto nos medicamentos que compras em quantidade, porque, se estás dentro do ramo, sabes que a maioria dos medicamentos são comprados aos distribuidores e estes, só raramente, oferecem um bónus...

                              Para teres estes bónus tens de fazer investimentos em quantidade, que só é possivel em alguns medicamentos. Além de que, se contactares, por exemplo, a Neo-farmacêutica, para tentares comprar ben-u-ron directamente, fazem-te um manguito...

                              Estavas numa empresa de moderado tamanho? Funcionavas através de central? Achas que isso tem alguma coisa a ver com uma farmácia normal?

                              Alem de que nem todas as farmácias são visitadas regularmente por meninos dos laboratórios. Não compensa enviar todos os meses pessoal para a amareleja, ou achas que compensa?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                Mas conheces Farmácias com 2 Directores Técnicos?
                                Um director técnico e um farmacêutico adjunto. É de Lei.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                  Muito gostas tu de superlativos.

                                  Ora lâ lá outra vez, e se não perceberes, eu explico:



                                  Onde é que está a parte errada?

                                  As receitas ao abrigo do SNS. Sabes o que é isso?

                                  Eu explico. São aquelas receitas cujo valor é pago em parte ou no total pelo SNS.

                                  Sabes o que é o SNS, não sabes? É o Serviço Nacional de Saúde. Faz-te soar alguma campainha?

                                  Porque as outras é o Cliente (ou Utente, como pomposamente é chamado, dá mais estilo à coisa...).

                                  E como há um acordo entre a ANF e a Banca (nem te digo, pois deves ter a lista de cor...), a Farmácia recebe assim, em menos de um fósforo.

                                  Sabes quais os prazos médios de recebimento do Estado?

                                  Se não sabes, utiliza o Google e vais ficar surpreendido...

                                  Eu até te dizia a taxa que a ANF tem protocolada com o Banco...

                                  E compara essa taxa e teres o dinheiro fora durante 2 anos...

                                  Esta vida de Farmacêutico é um desatino, não é?

                                  Quanto às considerações contabilísticas, não percebi o que querias dizer.

                                  Pergunta aí ao gajo da Contabilidade que é para ver se te consigo responder direitinho, como até agora.
                                  Como eu disse: para receberes atrvés da anf (e assim, sim, recebes a 30 dias) tens de pagar uma taxa á ANF. Isso é um custo.

                                  Se não receberes através da ANF (receberes directamente do SNS) não pagas a taxa mas demora bastante mais tempo para receberes, ou seja, andas no negativo o tempo todo.

                                  Fui explicito o suficiente?

                                  Isto é uma opção. Podes receber directamente (prazos normais dos pagamentos do estado) ou receber a 30 dias, pagando uma taxa.

                                  Portanto não recebes do estado a 30 dias, recebes da ANF, que depois é paga pelo estado.

                                  Mas, ao receberes a 30 dias, estás a perder margem de lucro.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                    No meu caso, o negócio era fabuloso.

                                    E mesmo que seja mal gerido, continua a ser fabuloso.

                                    Aliás, no meu curso dizia-se uma piada que era a seguinte:

                                    Qual o melhor negócio do Mundo? Ter uma Farmácia.
                                    E o segundo melhor negócio do Mundo? Ter uma Farmácia mal gerida.

                                    Clientes garantidos, margens garantidas, preços fixos. Dinheiro em CASH.

                                    Ó meu amigo...
                                    Uma farmácia mal gerida numa boa localização pode ser um bom negócio.
                                    Uma farmácia bem gerida numa má localização pode ser um mau negócio.
                                    Como em todos os negócios...

                                    Muita gente também diz que os farmacêuticos são todos ricos, não é por muita gente dizer que é verdade.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                      Até agora, quem tem atirado as papais és tu.

                                      Primeiro, não percebes o que os outros escrevem.

                                      Segundo, pegas no que é escrito pelos outros e mandas as tuas considerações sem nexo. É que nem fazes um esforço para perceber o que os outros querem dizer.

                                      Tipicamente português.

                                      Já agora. quando falares com o Contabilista, pede-lhe uma dicas sobre o IVA e a incorporação de Produtos.
                                      Sim, tipicamente português mandar abaixo os outros sem explicar coisa nenhuma.

                                      Onde é que eu errei mesmo??? É que mandaste abaixo e não explicaste.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                        O problema é sempre o mesmo.

                                        Ser Farmacêutico tem tanto de Médico, como um Electricista ou Canalizador.

                                        Mas todos gostam de ser tratados como Médicos.

                                        Se vou a uma loja de Electricidade e montar mal uma ficha, posso apanhar um choque e passar-me para o outro lado.

                                        Também tem a ver com a vida, não tem?

                                        Porque é que um aconselhamento para uma pomada para as Hemorróidas tem tanto de especial?

                                        Como já disse, e não me importo de repetir. Um Engº que me aconselha o equipamento de Ar Condicionado presta um serviço à Comunidade. Assim como o Farmacêutico. Faz parte da natureza do negócio. E está bem assim.

                                        Tem tudo a ver, não tem?

                                        Mas eu não vou aqui entrar noutra guerra farmacêuticos vs médicos, porque acho-a uma idiotice.

                                        De uma forma geral:
                                        O médico estuda o doente, ao passo que o farmacêutico estuda a doença.

                                        São cursos diferentes, que encaram o problema da saúde de forma diferente.

                                        Não são mais uns que os outros. Actuam de forma diferente e têm obrigações diferentes.

                                        O farmacêutico que está numa farmácia comunitária tem de ter uma grande flexibilidade de modo a poder ajudar os utentes que lhe aparecem pela frente.

                                        Já agora diz-me o que é que preferias:

                                        1- ter uma crise hemorroidária para a qual recebesses o tratamento inadequado, fazendo com que não melhorasses e que tivesses, por causa disso, de ir á faca para retirar os trombos resultantes ou,
                                        2- ter uma televisão que se estragou porque o electricista se enganou...

                                        Eu não tenho dúvidas sobre qual é mais importante. Tu tens?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                          Para quem me tem em boa conta, fartaste-te de me arrear ao longo da tua escrita.

                                          Imagino se eu fosse teu inimigo.... Porra !!
                                          Os bons amigos não se calam quando os seus amigos estão errados. Fazem-nos perceber que estão errados.

                                          Se fosses outro já me tinha calado, não tenhas dúvidas.


                                          Mas a questão é que devido ao nosso portuguesismo não conseguimos tirar conclusões, porque toda a gente entende que a sua ideia é melhor que a do outro, mesmo que nem faça a mínima ideia do que é que o outro diz ou não diz.
                                          Mas eu faço toda a ideia. Tu é que tens uma única experiência no ramo e retiraste as tuas conclusões vendo apenas uma realidade.
                                          Eu já tive contacto com varias farmácias e trabalhei em 2.

                                          Facturações entre os 350.000 anuais e os 5.000.000
                                          Sei bem o que são umas e outras e sei bem quantas existem a funcionar nos moldes da 1ª e quantas nos moldes da 2ª.

                                          Sabes o que é que devia ser proibido? grupos que se juntam para comprarem varias farmácias.

                                          Devia ser bem fiscalizado e proibido. Dão mau nome aos profissionais sérios e eticamente correctos com as suas "tácticas" de vendedores e sucateiros.

                                          Aliás, só para teres uma noção. acima dos 1.7Milhões anuais, todas as que conheço são de grandes grupos, com mais de 4 farmácias (o máximo legal).

                                          Mas gostava que pessoas que pensam como tu passassem 2 dias numa farmácia como aquela onde eu estagiei, com 3 técnicos (e não ajudantes), 3 farmacêuticos, com uma direcção técnica de uma sensibilidade social de fazer inveja á maioria dos profissionais de saúde. E isso trouxe mais utentes a esta farmácia. A sua qualidade técnica, a sua posição face ao utente, a sua responsabilidade social, deram frutos.
                                          Isso tudo perder-se-ia num modelo como o que propões, porque seria impossivel manter 6 profissionais pagos como são aqueles, mais todo o pessoal envolvente (empregados limpeza, auxiliares do trabalho da farmácia, administrativos, etc..), num total de 12.

                                          No sitio onde está, se abrissem outras 2 farmácias perto desta, arrisco a dizer que, todas juntas não conseguiam pagar todos estes salários.
                                          E ganhavas o quê?
                                          Eu acredito que nada, rigorosamente nada.

                                          Se estivéssemos a falar de salsicharia, eu entraria mudo e sairia calado.
                                          olha, eu arrisco a dizer que, se estivesses a falar de uma salsicharia, tinhas razão em falar.

                                          Ou outras coisas.

                                          Mas dá-se o caso de neste negócio do Medicamento em particular, a minha família mais próxima, esteve envolvida durante muitos anos em todas as 3 áreas. FARMACÊUTICA, DISTRIBUIDORA e FARMÁCIA.

                                          Foi por uma questão de investimento e não de proximidade. Entrou-se há muitos anos e agora (3 anos atrás) decidiu-se sair. Simples.
                                          Então, deixa-me que te diga, estás a comer do teu próprio veneno.
                                          Por causa de pessoas como essas é que as farmácias têm mau nome. Por causa dos que querem é o seu dinheiro.

                                          Se deixarem os profissionais de saúde trabalharem, vão ter mais qualidade no serviço prestado a custo 0.

                                          Conheço o negócio porque era algo que se ia falando cá em casa, tive de andar a analisar os números, em especial na fase da venda.
                                          Como eu disse: analisar um negócio só pelos números é algo que eu não faço. Uma farmácia é muito mais que meros números.

                                          Se me perguntares que o princípio base do Xarope para a Tosse não te sei responder.

                                          Isso é do departamento da minha mãe, que é Médica do SNS...
                                          E o meu Pai também. Mas olha que é proibido a tua mãe envolver-se no negócio das farmácias...

                                          Mas acima de tudo, defendo um conjunto de princípios, que são as boas práticas de Gestão.

                                          Seja neste tipo de Indústria ou outro qualquer.

                                          E sou um combatente fervoroso de alguns princípios.

                                          Um deles é que somos um País miserável porque a maioria dos que detém o poder se servem do mesmo para exclusivo proveito pessoal.

                                          E já estou farto de andarmos todos em rebanho, sempre prontos para o sacrifício.
                                          Sim. Eu sei que existem aqueles que se aproveitam de algumas beneses das farmácias para ganharem dinheiro á custa do trabalho dos profissionais de saúde. Mas isso não acontece só nas farmácias. Essa são é mais controladas e badaladas que as outras.

                                          Parece que agora está na moda atacar a saúde e os seus profissionais, em Portugal. Será o tal portuguesismo que falaste? Ou será global???


                                          Mas pronto, no princípio respondi-te à letra, mas nada de hard feelings

                                          Já agora, não concordo em nada com o retrato que fazes do UK. Dá-se o caso de também conhecer aquilo.
                                          Não, não deixo de gostar da maioria das tuas intervenções por causa de não concordares comigo noutras.

                                          Aliás, tenho-te como uma pessoa que é bastante inteligente, no que se trata de avaliar situações.

                                          Mas não posso concordar com todas. Aliás, é isso que faz com que se cheguem a conclusões, são as discussões inteligentes e fundamentadas.



                                          Em relação ao UK, eu estive lá 15 dias a informar-me, em vários pontos do país, quais as condições que lá iria encontrar.
                                          E sou capaz, depois de ter mais algum curriculum, de avançar para lá.

                                          Mas acredita que é um sistema menos justo que o nosso. Só a escasses de farmácias abertas até tarde é logo um defeito muito grande.

                                          Sabes o que eu penei para descobrir, em Bath, uma farmácia ás 10 da noite?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                            Logico que n paga imposto de uma coisa que n é dele mas faz o seu irs como toda a gente
                                            Não é dele, tal como o dinheiro que a farmácia faz não é do dono da farmácia, é da farmácia.
                                            O estado não tira dividendos das farmácias, lá. O dinheiro é usado
                                            O dono da farmácia e a farmácia são pessoas jurídicas diferentes.

                                            Um bocadinho mais de educação quando tens uma discussao com alguem so te fazia bem, mas isso esta/estava a cargo de outras pessoas n de mim.
                                            Estas a pegar no sistema que existe, no modelo que defendo não havia capitação para ninguem, como não há para a abertura de um café ou restaurante.
                                            Deixa ver se eu percebo:
                                            Falta de educação é dizer que te ajudo em algo que tu demonstras não saber fazer.
                                            Não é falta de educação insistir num ponto de vista que está provado que é falso.

                                            Acho que percebi o teu ponto de vista sobre o que é falta de educação.


                                            Agora voltando ao assunto e deixando-nos de parvoíces, porque não se chega a conclusão nenhuma:

                                            No modelo que defendes as margens da farmácia e o preço dos bens que transacciona também não são controladas pelo estado, como num café ou num restaurante, pois não?
                                            É que não podes ter uma coisa e não teres a outra.


                                            Mais uma vez pegas em algo como o mundo dos combustíveis para ilustrar a livre concorrência, é um erro grande.
                                            porquê?

                                            Compreendo que vivendo em Portugal n estás muito habituado a ver a concorrência livre a funcionar, mas todas essas restrições seriam mais que suficientes para não abrirem farmácias á toa por todo o lado porque só muito poucos as conseguiriam satisfazer.
                                            Então é melhor dar o negócio aos grandes grupos económicos, aqueles que conseguem aguentar com o prejuízo tempo suficiente para acabarem com a concorrência. Sim, é o ponto de vista capitalista, mas eu posso não concordar com ele e, a longo prazo, é pior.

                                            Sabes que em inglaterra, nem todas as farmácias têm acordo com determinado sistema de saúde?
                                            Sabes o que é que isso implica? Sabes como funcionam as clínicas médicas, em que umas têm acordos com uns e outras com outros, para coisas diferentes, que acabam por prejudicar mais o utente que ajudá-lo?

                                            Eu até sou da opinião que as clínicas privadas podiam passar para um sistema parecido com o das farmácias, para democratizar o acesso ao sistema de saúde privado, aumentando o nº de médicos disponíveis e diminuindo os tempos de espera para consultas e cirurgias!!!

                                            Daqui a bocado estou a ficar com pena da pessoa aqui da zona que pagou 6M de euros por um alvará de farmacia.
                                            Pagou 6M? Se os pagou por uma farmácia a factor superior a 2, não a paga em 15 anos, isso te garanto.
                                            Agora há negócios e negócios. Tudo depende do comprador e do vendedor.
                                            Agora, pagar farmácias em 4,5,6 ou 7 anos já foi chão que deu uvas... Isso já não existe.

                                            Eu até já disse que concordo com o acabar com a regra da capitação.

                                            Mas isso só é possivel em conjunto com outras medidas, tais como:

                                            - Distância mínima entre farmácias aumente para 500 metros,
                                            - Não permitir as farmácias dentro dos hospitais. (quer dizer, eu não posso abrir uma farmácia a menos de 250m do centro de saúde da terreola, mas há uns gajos que podem ter uma farmácia dentro de um hospital... justo não é???)
                                            - Acabar com as receitas trancadas aos genéricos (até posso entender trancar um medicamento de marca, mas trancar um genérico naõ me cabe na cabeça).
                                            - Liberalizar as margens do medicamento.

                                            E, por ultimo e muito importante:
                                            - 1 ou, no máximo, 2 farmácias por pessoa/grupo económico com um controlo muito apertado de quem é realmente o dono da farmácia(Não pode ser como antigamente, com a utilização de testas de ferro para se poder ter 1 ou 10 farmácias, mesmo não sendo farmacêutico).

                                            Seguindo estas premissas, a liberalização podia ser uma coisa boa... Pelo menos para mim

                                            Comentário


                                              Spinnaker,

                                              Obrigado pela paciência para esclarecer TUDO sobre este assunto.

                                              Penso que quem tiver a humildade e interesse suficiente de ler tudo o que escreveste até agora neste tópicol, ficará mais esclarecido que grande parte do staff do ministério da saúde, por exemplo!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                                Spinnaker,

                                                Obrigado pela paciência para esclarecer TUDO sobre este assunto.

                                                Penso que quem tiver a humildade e interesse suficiente de ler tudo o que escreveste até agora neste tópicol, ficará mais esclarecido que grande parte do staff do ministério da saúde, por exemplo!

                                                Olha, um belo tacho para mim... ele bem me podiam vir buscar

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                                  Spinnaker,

                                                  Obrigado pela paciência para esclarecer TUDO sobre este assunto.

                                                  Penso que quem tiver a humildade e interesse suficiente de ler tudo o que escreveste até agora neste tópicol, ficará mais esclarecido que grande parte do staff do ministério da saúde, por exemplo!

                                                  Sem qualquer sombra de dúvida. Li e segui tudo letra por letra, e concordo com cada uma delas.
                                                  Muito bem!

                                                  Comentário


                                                    Pontinhos, pontinhos a malta quer é pontinhos

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                      Pontinhos, pontinhos a malta quer é pontinhos
                                                      E dei! Ontem!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Salvad0r Ver Post
                                                        E dei! Ontem!
                                                        Não puseste nome

                                                        E eu estava a brincar

                                                        que só hoje me apercebi onde é que se vê os pontos que se recebe!!!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                          Não puseste nome

                                                          E eu estava a brincar

                                                          que só hoje me apercebi onde é que se vê os pontos que se recebe!!!
                                                          Mais OT: Onde é? eu sei dar, mas ver os que recebi n sei!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Salvad0r Ver Post
                                                            Mais OT: Onde é? eu sei dar, mas ver os que recebi n sei!
                                                            olha outro

                                                            Painel de controlo de utilizador, no canto superior esquerdo do forum (por baixo do indice)

                                                            Vai mesmo até ao fundo. Tens lá os comentários.

                                                            EDIT: O que eu andei á procura até descobrir isto...
                                                            Editado pela última vez por Spinnaker; 06 November 2009, 00:05.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                              E, para voltar a uma questão referida no tópico inicial (e aligeirar este duelo "ganha-se mt/nem por isso" o que vos parece as farmácias hospitalares entrarem neste negócio? O utente beneficia ou, como já alguém com responsabilidades no seio da classe, devemos desconfiar dos medicamentos que de lá saem? Pode fazer concorrência séria à farmácia tradicional como a conhecemos ou é uma gota no oceano?
                                                              Desconfiar? Porquê? Os medicamentos são os mesmos...

                                                              É é concorrência injusta.

                                                              Então não se pode montar uma farmácia a menos de 250m de um centro de saúde, por motivos de concorrência desleal, e pode-se montar lá dentro??? Qual é o critério?

                                                              Se dá dinheiro ao estado vale tudo?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X