Anúncio

Collapse
No announcement yet.

pergunta principalmente para advogados...mas gostaria que todos dessem a sua opinião

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
    Não é uma sanção na acepção mais corrente da palavra, mas em direito existem várias camadas de tecnicidade da linguagem, pelo que uma palavra em direito pode ter um significado diferente da "acepção mais corrente".

    Quanto às sanções meramente jurídicas, há quem prefira dizer que são desvalores, há quem lhes chame sanções, mas é daquela situações em que a merdª é a mesma, o cheiro é que difere. Tão as duas acepções correctas, e tamos a falar de um meio ultra picuinhas que discute tudo e mais alguma coisa até ao mais ínfimo pormenor.
    E se assim não fosse... não teria piadinha nenhuma.
    Se há coisa interessante nesta área são os detalhes e o rigor.
    E para apimentar as coisas, ainda aparecem alguns anormais a legislar... como
    aquela no outro tópico do achadismo (se violar a embalagem, não pode
    devolver... ainda que a caixa se verifique estar VAZIA!!! ).

    Comentário


      Sim, o legislador as vezes é um bocado tótó. Há situações em que se troca prazos num artigo, e se esquece de trocar o prazo no artigo seguinte, depois há remissões esquecidas, etc etc, e o resto do pessoal que se desenrasque criativamente.

      Comentário


        Olha, uma gira... há umas paginas falávamos que é possível um menor com 16 ou 17 casar sem autorização dos pais, desde que tivesse o suprimento do conservador.


        Isto diz lá na lei... a questão é que já não há suprimento há 15 anos mas ainda tá na lei, e induz as pessoas em erro.

        Comentário


          Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
          Sim, o legislador as vezes é um bocado tótó. Há situações em que se troca prazos num artigo, e se esquece de trocar o prazo no artigo seguinte, depois há remissões esquecidas, etc etc, e o resto do pessoal que se desenrasque criativamente.
          No tempo do papel e caneta, ainda se admitia... no tempo dos computadores
          é inadmissível.

          Ainda por cima, existe a possibilidades de ter ferramentas capazes de
          indicar as diferenças entre as várias versões!

          Não fossem os LEGIX e ALMEDINA, nem sei como não seria a confusão...

          Comentário


            Nem é isso, é que toda a gente tá careca de saber onde é que estão essas situações, e elas lá continuam. Eu acho que é mais feitio do que defeito... não lhe apetece trocar o artigo, pronto, na próxima revisão grande, já troca, até lá a gente faz uns rabiscos, umas remissões e umas integrações de lacunas.

            Comentário


              Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
              Olha, uma gira... há umas paginas falávamos que é possível um menor com 16 ou 17 casar sem autorização dos pais, desde que tivesse o suprimento do conservador.


              Isto diz lá na lei... a questão é que já não há suprimento há 15 anos mas ainda tá na lei, e induz as pessoas em erro.
              Por isso falei em "autorização especial", porque julgo que actualmente é a
              conservatória (conservador) que pode dar esse tipo de autorização.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                Por isso falei em "autorização especial", porque julgo que actualmente é a
                conservatória (conservador) que pode dar esse tipo de autorização.
                Só vendo o CRC, e agora não sei se tenho cabeça. O suprimento judicial acabou, apesar de ainda ser mencionado na lei. Só se foi substituído por outra coisa qualquer.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                  Nem é isso, é que toda a gente tá careca de saber onde é que estão essas situações, e elas lá continuam. Eu acho que é mais feitio do que defeito... não lhe apetece trocar o artigo, pronto, na próxima revisão grande, já troca, até lá a gente faz uns rabiscos, umas remissões e umas integrações de lacunas.
                  O que é uma integração de lacunas?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                    O que é uma integração de lacunas?
                    Bem... estar a ler esta questão, e ao mesmo tempo estar a olhar para
                    um avatar com uma lacuna à espera de ser integrada... parece a twilight
                    zone...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                      Eu por acaso coloquei-te lá o artigo do CC.

                      Estás a querer complicar uma coisa, que na minha opinião é bastante simples (depois a culpa é dos juristas )

                      Casamentos com menos de 16 anos são proibidos, já que constituiu um impedimento dirimente absoluto.
                      No entanto tal como qualquer acto impedido, pode ser incumprido.
                      Vamos imaginar que os nubentes mentem sobre a idade e dizem ter 18 apresentando documento, por ex., falsificado
                      Ou tem as autorizações dos pais, mas não tem idade legal, é anulável.
                      consequência: é anulável.

                      Agora imagina que isto descobre-se passado 40 anos, e eles continuam casado. Consequência pode ser anulado, haverá interesse nessa anulação?

                      Há casos em que a lei não faz sentido ou pode ter lacunas, neste caso não me parece. O legislador não quis permitir uma situação, no entanto, prevê que possa haver quem queira furar a regra.
                      Editado pela última vez por Valium; 11 November 2009, 10:48.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                        O que é uma integração de lacunas?
                        Puxa pela cabeça!








                        Já sabes?

                        Comentário


                          Bem, está aqui uma discussão interessante.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                            Puxa pela cabeça!








                            Já sabes?
                            Nã... a culpa deve ser do explicador

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                              Nã... a culpa deve ser do explicador
                              Mera culpa ou dolo?

                              Btw, o ónus da prova é teu

                              Mete lá essa mioleira a funcionar, que amanhã é dia.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                Mera culpa ou dolo?

                                Btw, o ónus da prova é teu

                                Mete lá essa mioleira a funcionar, que amanhã é dia.
                                Já vi chamarem muitos nomes ao GOOGLE... Mas "mioleira" é a primeira vez!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  Já vi chamarem muitos nomes ao GOOGLE... Mas "mioleira" é a primeira vez!
                                  Não é o caso

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                    Mera culpa ou dolo?

                                    Btw, o ónus da prova é teu

                                    Mete lá essa mioleira a funcionar, que amanhã é dia.
                                    Mera culpa, sem dolo

                                    A prova é o facto de eu ter colocado a pergunta

                                    Nem me digas nada. Amanhã vou para lá logo cedo.

                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Já vi chamarem muitos nomes ao GOOGLE... Mas "mioleira" é a primeira vez!
                                    Eu sei que a minha mente é um mundo, mas daí a chamar-lhe google...

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X