Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rendimento Social de Inserção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
    Podem ler aqui, as regras para obtenção do RSI:

    Segurança Social

    Façam as contas para uma família de 3 adultos (pai, mãe e avó) e 3 filhos.
    "Podem requerer o Rendimento Social de Inserção os indivíduos e famílias em situação de grave carência económica e que satisfaçam as restantes condições de atribuição."


    Isto é demasiado ambiguo.
    Como se pode dizer uma coisa destas, e dizer que está legal a atribuição a gente com patrimónios de valor?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
      so n percebo como alguem fica contente com 190 euros por mês
      Só alguém com espectativas miseráveis.

      Já se for um complemento de outros rendimentos, a conversa é outra. Tenho ouvido falar que há um elevado número de pessoas que vivem de esquemas e também têm RSI.

      Agora não sei qual a expressão numérica destas situações.

      Comentário


        #33
        Creio que não devemos perder de vista o objectivo principal, de solidariedade com quem precisa.

        O problema dos abusos e a ineficiência da fiscalização dos mesmos, deveria ser uma temática a abordar em exclusivo dentro de si mesmo.

        Este é um problema que não é só em Portugal, conheço diversas situações no UK de bradar aos céus.

        Comentário


          #34
          A resposta de quantos há fraudulentos é, sem números reais, impossível, embora sejam para muitos de nós visíveis demasiados casos evidentes...

          Como se combate? Fiscalizando com a criação de equipas multidisciplinares colocadas no terreno e palmilhando o país inteiro em estreita cooperação com as autarquias locais. Punindo os casos detectados com retorno social e cadeia.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post

            Este é um problema que não é só em Portugal, conheço diversas situações no UK de bradar aos céus.
            Em inglaterra é bem pior que cá, conheço N casos de malta que vive á conta do estado e da rainha com a desculpa que está a estudar.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              A quem ?

              a que palhaços te referes ?
              estava a fazer referência ao casal referido pela user rosinha......

              já agora, que valor é esse de 190 euros? Existem pessoas a receber muito mais de RSI.....

              Comentário


                #37
                Em média cada portugues desconta três euros que vão direitinhos para o RSI.

                A TVI-24 há uns tempos deu uma reportagem muito interessante sobre o RSI. Segundo a assistente social não são poucos os casos em que as pessoas quando recebem o dinheiro (começa a contar a partir do momento que dá entrada o processo, recebendo depois o rectroactivos que, se não me falta a memória, podem ser 7000€!!) se põem a comprar carros ou outras coisas.

                Falam também de um caso de um jovem farmacêutico que "decidiu" complementar o seu ordenado com o RSI...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                  Em média cada portugues desconta três euros que vão direitinhos para o RSI.

                  A TVI-24 há uns tempos deu uma reportagem muito interessante sobre o RSI. Segundo a assistente social não são poucos os casos em que as pessoas quando recebem o dinheiro (começa a contar a partir do momento que dá entrada o processo, recebendo depois o rectroactivos que, se não me falta a memória, podem ser 7000€!!) se põem a comprar carros ou outras coisas.

                  Falam também de um caso de um jovem farmacêutico que "decidiu" complementar o seu ordenado com o RSI...
                  Eu já vi um cigano nos CTT a receber 12 mil euros de RSI, depois saiu e foi para o seu 530D onde estava o resto da família.

                  Não sei se era de retroactivos ou se era RSI de várias famílas, mas foram 12 euros e suponho que quem tem dinheiro para um 530D não deve precisar do RSI.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                    Creio que não devemos perder de vista o objectivo principal, de solidariedade com quem precisa.

                    O problema dos abusos e a ineficiência da fiscalização dos mesmos, deveria ser uma temática a abordar em exclusivo dentro de si mesmo.

                    Este é um problema que não é só em Portugal, conheço diversas situações no UK de bradar aos céus.
                    Exactamente (Aliás acabei de escrever algo precisamente neste sentido no tópico irmão deste aqui ao lado).

                    Haverá sempre alguém a contornar as regras e o que se deve fazer é refinar essas regras, aumentar o controle e melhorar a eficácia de um apoio social extremamente importante para quem dele verdadeiramente precisa.

                    Acabar com este apoio só porque existem casos de má utilização seria o mesmo que aumentar o IVA/IRS para todos e esquecer o combate à fuga e fraude fiscal.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Se, como foi dito aí atrás houver 14% de RSIs, mal atribuídos, já me parece bastante grave.

                      Mas a fonte "Correio da Manhã" não me merece qualquer credibilidade
                      O CM poderá ser um pasquim, mas parece-me que essa notícia cita o ISS...

                      Originalmente Colocado por TURBO
                      As fraudes no Rendimento Social de Inserção (RSI) ascenderam num ano e meio a 118 milhões de euros
                      118 milhões de euros por ano já dariam jeito aos beneficiários das pensões mais baixas (os que realmente merecem)...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        Mas alguém sabe o que esses casos representam ? é que se falarmos de 2 ou 3 % do total (ou seja 7 a 10 mil casos) acaba por não ser muito relevante.

                        O RSI creio que anda à volta de 200 Euros !? alguém confirma ?
                        Não tenho a certeza, mas presumo que isso sejam valores per capita. Digo isto porque conheço uma pessoa que trabalha na SS e parece que há casos de pessoas que recebem cerca de 1500 euros de RSI (solteiras com 6 ou 7 filhos). Solteiras, isto é... casadas mas não no registo civil (vulgo "casamento cigano"). Ou seja, à luz da lei, são mães-solteiras de mais de meia dúzia de crianças, o que lhes faz os subsídios ascenderem a valores dessa ordem.

                        Comentário


                          #42
                          Dar-lhes peixes quando têm fome não é a melhor solução, mas sim ensina-los a pescar.
                          Em conjunto com o RSI era coloca-los a prestar serviço para a comunidade,limpando matas para prevenção dos fogos florestais, limpando ruas das cidades, fazendo limpeza e manutenção em edificios publicos, etc...pelo menos mantinha as pessoas ocupadas sentindo-se uteis e motivadas, e o dinheiro seria melhor empregue.
                          Os candidatos ao subsidio seriam aqueles que precisam mesmo, pois ter que receber ordens e cumprir horários não é fácil....

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                            Não tenho a certeza, mas presumo que isso sejam valores per capita. Digo isto porque conheço uma pessoa que trabalha na SS e parece que há casos de pessoas que recebem cerca de 1500 euros de RSI (solteiras com 6 ou 7 filhos). Solteiras, isto é... casadas mas não no registo civil (vulgo "casamento cigano"). Ou seja, à luz da lei, são mães-solteiras de mais de meia dúzia de crianças, o que lhes faz os subsídios ascenderem a valores dessa ordem.
                            Ser casado ou não é uma opção da própria pessoa (acho eu).

                            Comentário


                              #44
                              deleted

                              Comentário


                                #45
                                deleted

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Ser casado ou não é uma opção da própria pessoa (acho eu).
                                  Obviamente, mas eu estava a falar de pessoas que ludibriam o acesso ao RSI, declarando-se como mães-solteiras, quando na realidade são casadas (ainda que lá na sua religião). E dizem isto à cara podre aos funcionários.

                                  Comentário


                                    #47
                                    O tratamento da maioria dos indivíduos de etnia cigana por parte do nosso Estado tem que mudar drásticamente. É inconcebível esta etnia continuar a praticar certas actos que praticam (por motivos de tradição e cultura) e ainda por cima pouco ou nada contribuirem para a produtividade nacional, antes pelo contrário contribuindo aliás para o aumento da criminalidade e custos estatais. Pelo caminho da conivência com essa etnia, continuando com a conversa que são coitadinhos e vá de subsidiar não pega. Acho que isso é mais que visível. Agora o que fazer para que a grande maioria desta etnia se integre de facto no tecido social nacional é que não sei. Mas terá na minha opinião que ser uma acção de exigência e controlo senão não vão lá.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                      Obviamente, mas eu estava a falar de pessoas que ludibriam o acesso ao RSI, declarando-se como mães-solteiras, quando na realidade são casadas (ainda que lá na sua religião). E dizem isto à cara podre aos funcionários.
                                      São "casadas", o seu casamento não é reconhecido pelo estado português.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        São "casadas", o seu casamento não é reconhecido pelo estado português.
                                        Então punham a cruzinha na "união de facto". Porque não o fazem? Ah pois...lá se iam os 1500 euros mensais para o maneta...

                                        Isto, para mim, é prestar falsas declarações.

                                        A mim nem sequer me incomoda. Prefiro estar a trabalhar e ganhar cerca de metade disso, mas pelo menos é de forma honesta. Não trocava a minha situação com a dessas pessoas. Quando falo disto não é de forma invejosa (não é mesmo!!!). Tomara eu NUNCA precisar do RSI.

                                        Revolta-me um pouco é quando vejo pessoas que REALMENTE precisavam de uma ajuda, não a terem. Exemplo: uma auxiliar de acção educativa da escola onde dou aulas, cujo marido está desempregado (e desesperado...) e têm um filho para criar. Ok, não é um bom exemplo porque este senhor quer um trabalho e não o RSI, mas vocês percebem a ideia.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                          O tratamento da maioria dos indivíduos de etnia cigana por parte do nosso Estado tem que mudar drásticamente. É inconcebível esta etnia continuar a praticar certas actos que praticam (por motivos de tradição e cultura) e ainda por cima pouco ou nada contribuirem para a produtividade nacional, antes pelo contrário contribuindo aliás para o aumento da criminalidade e custos estatais. Pelo caminho da conivência com essa etnia, continuando com a conversa que são coitadinhos e vá de subsidiar não pega. Acho que isso é mais que visível. Agora o que fazer para que a grande maioria desta etnia se integre de facto no tecido social nacional é que não sei. Mas terá na minha opinião que ser uma acção de exigência e controlo senão não vão lá.
                                          Se calhar eu começava por dizer para não se comprar nada nas feiras aos ciganos.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                            Então punham a cruzinha na "união de facto". Porque não o fazem? Ah pois...lá se iam os 1500 euros mensais para o maneta...

                                            Isto, para mim, é prestar falsas declarações.

                                            A mim nem sequer me incomoda. Prefiro estar a trabalhar e ganhar cerca de metade disso, mas pelo menos é de forma honesta. Não trocava a minha situação com a dessas pessoas. Quando falo disto não é de forma invejosa (não é mesmo!!!). Tomara eu NUNCA precisar do RSI.

                                            Revolta-me um pouco é quando vejo pessoas que REALMENTE precisavam de uma ajuda, não a terem. Exemplo: uma auxiliar de acção educativa da escola onde dou aulas, cujo marido está desempregado (e desesperado...) e têm um filho para criar. Ok, não é um bom exemplo porque este senhor quer um trabalho e não o RSI, mas vocês percebem a ideia.
                                            Se puserem a cruzinha na união de facto também estão a prestar falsas declarações. Para serem considerados como unidos de facto precisam de preencher papelada e mais não sei o quê. Como não estão para se chatear, siga.

                                            Há muitos casais assim e não são ciganos. Pelo menos 2 colegas meus vivem (viveram?) assim, não faço ideia se já são unidos de facto.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                              Se calhar eu começava por dizer para não se comprar nada nas feiras aos ciganos.
                                              O mal nem é esse! O mal é explicar como deve ser que teem que se integrar na sociedade sem subsidios, ou seja, fazendo uma actividade produtiva para a nação. E se não quiserem, (e já que são nómadas) explicar que agora teem um espaaaaaaaaaaçooo enorme de território para onde podem se instalar ( devido ao acordo de Schenegen) se não gostarem do que estão a ouvir e do seu ganha-pão sem ser merecido, acabar.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                Se puserem a cruzinha na união de facto também estão a prestar falsas declarações. Para serem considerados como unidos de facto precisam de preencher papelada e mais não sei o quê. Como não estão para se chatear, siga.

                                                Há muitos casais assim e não são ciganos. Pelo menos 2 colegas meus vivem (viveram?) assim, não faço ideia se já são unidos de facto.
                                                Ok. Então é isso. Não preenchem a papelada porque não estão para se chatear. E eu que pensava que era para receber mais dinheiro. Como eu andava enganada!

                                                Relativamente a esses teus colegas, não posso opinar. Se vivem ou não unidos de facto a mim não me diz respeito. Se recebem subsídios estatais por serem sozinhos e não o são...então já nos diz respeito (a todos nós, enquanto Estado).

                                                Só para dar um exemplo, até no arrendamento jovem (porta qualquer coisa) os jovens podem levar uma talhada se tiverem o (a) namorado (a) a viver lá em casa e se tiverem declarado sozinhos.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                                  Ok. Então é isso. Não preenchem a papelada porque não estão para se chatear. E eu que pensava que era para receber mais dinheiro. Como eu andava enganada!

                                                  Relativamente a esses teus colegas, não posso opinar. Se vivem ou não unidos de facto a mim não me diz respeito. Se recebem subsídios estatais por serem sozinhos e não o são...então já nos diz respeito (a todos nós, enquanto Estado).

                                                  Só para dar um exemplo, até no arrendamento jovem (porta qualquer coisa) os jovens podem levar uma talhada se tiverem o (a) namorado (a) a viver lá em casa e se tiverem declarado sozinhos.
                                                  Lá está, ninguém é obrigado a ser unido de facto.

                                                  E não te preocupes com os meus colegas, cada um mora em casa comprada. E relativamente a subsídios, duvido que recebam alguma coisa.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                    Gota de água?

                                                    Consegues quantificar o que afirmas ou é uma "impressão" que tens?

                                                    Já agora aplica essa tua lógica do "poderá haver pior, por isso não liguemos a isso" ao sistema judicial e diz se achas que faz sentido..
                                                    O que eu tenho tentado dizer em todos os post que escrevi neste topico é que, nós, o cidadão comum, provavelmente de classe média, condena muito mais facilmente e com maior veemência as pequenas fraudes de 187,17 euros de gente da mesma classe ou até mais baixa do que os grandes burlões que individualmente levam milhões, ambos do erario publico, ou seja do nosso dinheiro.

                                                    E porquê???? Porque nós discutimos aquilo que os opinion makers querem que a gente discuta, como se pode provar nos posts deste tópico.
                                                    E porque tem muito mais força na comunicão social gente ligada às teias da alta corrupção do que o cigano. Ambos nos roubam e ambos deveriam ter a mesma condenação de todos nós.

                                                    É claro que eu condeno as fraudes do RSI, mas também condeno, as fraudes que há nos grandes subsidios e das grandes idmnizações.

                                                    Mas já que estás tão interessado em quantificar, podemos fazer um pequenissimo exercicio:

                                                    Considerando que há 14% de fraudes (como têm dito aqui) dos 350.000 beneficiários, teriamos 49.000 RSIs dados indevidamente. Se multiplicarmos pelo valor máximo que são 187,17 euros temos uma fraude de mais de 9 milhões de euros.

                                                    Só o Jardim Gonçalves, terá recebido, segundo a revista Sábado, um valor aproximado a 30 milhões de euros em prémios e uma reforma vitalícia de 100 mil euros.

                                                    O ex-presidente da União de Cooperativas Agrícolas dos Produtores de Batata-semente do Norte, José Justo, está acusado pelo Ministério Público de fraude e desvio de subsídio. Em causa estão 1,3 milhões de euros referentes a um fundo do Estado destinado a subsidiar projectos para melhorar a produção e qualidade da batata-semente.
                                                    (in semanário transmontano).

                                                    Eu continuo a perguntar porque é que a politica populista não condena estes casos e nos obriga a discutir a pequena criminalidade???

                                                    P.S. usei a tua citação, mas a primeira parte da minha resposta é mais para o Israel cuja opinião sobre as outras fraudes que não tem nada a ver com o RSI também concordo. Mas há mais........
                                                    Editado pela última vez por amora; 15 November 2009, 23:48.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      Lá está, ninguém é obrigado a ser unido de facto.

                                                      E não te preocupes com os meus colegas, cada um mora em casa comprada. E relativamente a subsídios, duvido que recebam alguma coisa.
                                                      Eu não disse que o era. O que EU acho (mas é apenas a minha opinião) é que devia haver meios para investigar este tipo de situação sócio-económica.

                                                      Não é a mesma coisa estar sozinha e ter x filhos (sendo viúva ou separada de alguém que não tem rendimentos e, como tal, não paga pensão de alimentos) ou estar a viver com o pai dos respectivos filhos, que apresenta rendimentos, e concorrer a subsídios como se fosse sozinha.

                                                      E é disto que se trata. Se não mentissem nas declarações (ao dizerem que vivem sozinhas com a filharada) não atingiriam aquele patamar de RSI. Ninguém é obrigado a casar ou a preencher a papelada da união de facto.A situação de cada um só a si lhe diz respeito. A não ser que requeiram algum tipo de regalias estatais...aí já não lhe diz respeito só a si, mas a todos (eu referia-me a todos nós enquanto sociedade e não a mim em particular).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                                        Eu não disse que o era. O que EU acho (mas é apenas a minha opinião) é que devia haver meios para investigar este tipo de situação sócio-económica.

                                                        Não é a mesma coisa estar sozinha e ter x filhos (sendo viúva ou separada de alguém que não tem rendimentos e, como tal, não paga pensão de alimentos) ou estar a viver com o pai dos respectivos filhos, que apresenta rendimentos, e concorrer a subsídios como se fosse sozinha.

                                                        E é disto que se trata. Se não mentissem nas declarações (ao dizerem que vivem sozinhas com a filharada) não atingiriam aquele patamar de RSI. Ninguém é obrigado a casar ou a preencher a papelada da união de facto.A situação de cada um só a si lhe diz respeito. A não ser que requeiram algum tipo de regalias estatais...aí já não lhe diz respeito só a si, mas a todos (eu referia-me a todos nós enquanto sociedade e não a mim em particular).
                                                        E eu tentando responder à tua pergunta com duas perguntas, pergunto: O Censos neste país serve pra que afinal? Ou a comunidade cigana não é abrangida por este serviço?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                          E eu tentando responder à tua pergunta com duas perguntas, pergunto: O Censos neste país serve pra que afinal? Ou a comunidade cigana não é abrangida por este serviço?
                                                          Os Censos são estatísticas. Sim, a comunidade cigana é abrangida.

                                                          Onde queres chegar?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                                            O que eu tenho tentado dizer em todos os post que escrevi neste topico é que, nós, o cidadão comum, provavelmente de classe média, condena muito mais facilmente e com maior veemência as pequenas fraudes de 187,17 euros de gente da mesma classe ou até mais baixa do que os grandes burlões que individualmente levam milhões, ambos do erario publico, ou seja do nosso dinheiro.

                                                            E porquê???? Porque nós discutimos aquilo que os opinion makers querem que a gente discuta, como se pode provar nos posts deste tópico.
                                                            E porque tem muito mais força na comunicão social gente ligada às teias da alta corrupção do que o cigano. Ambos nos roubam e ambos deveriam ter a mesma condenação de todos nós.

                                                            É claro que eu condeno as fraudes do RSI, mas também condeno, as fraudes que há nos grandes subsidios e das grandes idmnizações.

                                                            Mas já que estás tão interessado em quantificar, podemos fazer um pequenissimo exercicio:

                                                            Considerando que há 14% de fraudes (como têm dito aqui) dos 350.000 beneficiários, teriamos 49.000 RSIs dados indevidamente. Se multiplicarmos pelo valor máximo que são 187,17 euros temos uma fraude de mais de 9 milhões de euros.

                                                            Só o Jardim Gonçalves, terá recebido, segundo a revista Sábado, um valor aproximado a 30 milhões de euros em prémios e uma reforma vitalícia de 100 mil euros.

                                                            O ex-presidente da União de Cooperativas Agrícolas dos Produtores de Batata-semente do Norte, José Justo, está acusado pelo Ministério Público de fraude e desvio de subsídio. Em causa estão 1,3 milhões de euros referentes a um fundo do Estado destinado a subsidiar projectos para melhorar a produção e qualidade da batata-semente.
                                                            (in semanário transmontano).

                                                            Eu continuo a perguntar porque é que a politica populista não condena estes casos e nos obriga a discutir a pequena criminalidade???

                                                            P.S. usei a tua citação, mas a primeira parte da minha resposta é mais para o Israel cuja opinião sobre as outras fraudes que não tem nada a ver com o RSI também concordo. Mas há mais........


                                                            Mas o que recebeu o Jardim Gonçalves a mim não me chateia, foi o BCP que pagou(uma entidade privada),só me chatea não ter sido preso.

                                                            Quanto aos que são fraudulentos para com o estado já me chateia,porque me estão a roubar a mim.

                                                            Os politicos, como diz o george carlin, foram nascidos e criados cá, eles são provenientes da população portuguesa.Se temos uma má população, isto vai-se reflectir no panorama politico.

                                                            Oh Patricinha o Karma só pode estar a gozar contigo
                                                            Editado pela última vez por Israel; 16 November 2009, 00:10.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                                              Os Censos são estatísticas. Sim, a comunidade cigana é abrangida.

                                                              Onde queres chegar?
                                                              Havendo Censos feitos in loco onde os ciganos vivem é fácil de saber se um indivíduo vive em união de facto ou não. Especialmente se se "picar" com as tradições deles ( acho que a comunidade cigana não vê com bons olhos a mãe solteira). Entre outras medidas. Mas claro, falta a fiscalização.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X