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    Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
    A presidente da comissao, a Sra. Partidário... sabem se este rapaz é seu filho?

    nomeação de 09.2013
    "designa Miguel Luz Belmonte Travassos Partidário para exercer funções de técnico especialista do Gabinete"


    Despacho n.º 9401/2023 | DR (diariodarepublica.pt)


    Órgãos Nacionais da Juventude Socialista (2022-2024) - Jovem Socialista (ojovem.pt)


    Pedro Nuno Santos compra monte a 80km de Alcochete meses antes de anunciar aí o novo aeroporto - Folha Nacional


    Bom, Montemor a Alcochete, também é esticar um pouco a corda... Eu não gosto do PNS e não tenho dúvidas que ele não é flor que se cheire, mas não é por aqui...

    Comentário


      Não há necessidade de um novo aeroporto. Façam obras no existente, retirem a carga e algumas lowcost para figo maduro e está feito.

      Comentário


        Originalmente Colocado por orion Ver Post
        Não há necessidade de um novo aeroporto. Façam obras no existente, retirem a carga e algumas lowcost para figo maduro e está feito.
        ????

        Figo Maduro é a Portela!

        Comentário


          Originalmente Colocado por orion Ver Post
          Não há necessidade de um novo aeroporto. Façam obras no existente, retirem a carga e algumas lowcost para figo maduro e está feito.
          O aeroporto tem que sair do meio da cidade a médio/longo prazo.
          A poluição ambiental/sonora não é aceitável. Além da possibilidade de expandir a cidade para essa zona.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

            ????

            Figo Maduro é a Portela!
            Queria referir-me ao aeródromo de cascais. Tem terrenos à volta por onde expandir o necessário para carga e lowcost.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
              O aeroporto tem que sair do meio da cidade a médio/longo prazo.
              A poluição ambiental/sonora não é aceitável. Além da possibilidade de expandir a cidade para essa zona.
              Pois, já estão os promotores imobiliários a esfregar as mãos.
              Ainda gostava de ver a morada dos elementos da cti.

              Comentário


                Originalmente Colocado por orion Ver Post

                Pois, já estão os promotores imobiliários a esfregar as mãos.
                Ainda gostava de ver a morada dos elementos da cti.
                Terrenos avaliados em mais de 500milhões... mas o custo de demolir o aeroporto são 370milhões!!

                https://www.noticiasaominuto.com/eco...os-reconversao

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
                  O aeroporto tem que sair do meio da cidade a médio/longo prazo.
                  A poluição ambiental/sonora não é aceitável. Além da possibilidade de expandir a cidade para essa zona.
                  E quando construírem à volta de Alcochete vão fazer o quê? Leva-lo para a lua?
                  Lisboa não precisa de crescer, precisa é de diminuir, já tem gente a mais.

                  quanto ao aeroporto em si, se retirarem todos os voos para Madrid e Porto (pelo menos) é bem capaz de ficar ali uma margem de crescimento.

                  Comentário


                    Palpita-me que vêm aí portagens para a AE do Baixo Tejo... ​

                    Comentário


                      Uma coisa acho que é clara.

                      A escolha vai recair sempre na opção mais cara para maximizar as comissões.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

                        E quando construírem à volta de Alcochete vão fazer o quê? Leva-lo para a lua?
                        Lisboa não precisa de crescer, precisa é de diminuir, já tem gente a mais.

                        quanto ao aeroporto em si, se retirarem todos os voos para Madrid e Porto (pelo menos) é bem capaz de ficar ali uma margem de crescimento.
                        Mas há alguma capital que diminua?

                        Comentário


                          O plano original de 2007 salvo erro, não era mau, Gare do Oriente era o centro, com TGV para o Porto e Madrid regulares, com check-in avancado, onde podíamos deixar as malas, controlo de segurança e um comboio direto à zona restrita do aeroporto. Para quem vivia em Lisboa o Aeroporto era na gare do oriente para todos os efeitos.

                          Entretanto estamos em 2023, a ideia de ter uma super gare do oriente (TGV, Check-in aeroporto, controlo segurança para entrar no aeroporto, regionais, etc) saiu de cena, e vamos ter Alcochete mas sem o oriente como check-in avancado, ou seja, tudo a pagar travessias de ponte ou bilhetes de comboio para ajudar.

                          Mas na boa tradição portuguesa, mais uma vez, uma decisão final novamente à beira de eleições, para o proximo governo voltar a reabrir o progresso.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                            O plano original de 2007 salvo erro, não era mau, Gare do Oriente era o centro, com TGV para o Porto e Madrid regulares, com check-in avancado, onde podíamos deixar as malas, controlo de segurança e um comboio direto à zona restrita do aeroporto. Para quem vivia em Lisboa o Aeroporto era na gare do oriente para todos os efeitos.

                            Entretanto estamos em 2023, a ideia de ter uma super gare do oriente (TGV, Check-in aeroporto, controlo segurança para entrar no aeroporto, regionais, etc) saiu de cena, e vamos ter Alcochete mas sem o oriente como check-in avancado, ou seja, tudo a pagar travessias de ponte ou bilhetes de comboio para ajudar.

                            Mas na boa tradição portuguesa, mais uma vez, uma decisão final novamente à beira de eleições, para o proximo governo voltar a reabrir o progresso.
                            Tudo muito bonito mas inviável ter check in e largar malas 20 kms antes do aeroporto.
                            A segurança aeroportuária é algo de outro nível, e por isso terias obrigatoriamente que fazer novo controle de segurança e as bagagens passarem por screening no local do aeroporto.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

                              E quando construírem à volta de Alcochete vão fazer o quê? Leva-lo para a lua?
                              Lisboa não precisa de crescer, precisa é de diminuir, já tem gente a mais.

                              quanto ao aeroporto em si, se retirarem todos os voos para Madrid e Porto (pelo menos) é bem capaz de ficar ali uma margem de crescimento.
                              Muito bonito dizer que precisa diminuir, mas estás disposto a ser tu um dos que sai?
                              Ou então a reduzir salario devido à redução de actividade?
                              Pois.... Cidades não reduzem a não ser que estejam a morrer...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post

                                E que relevância tem a opinião desse indíviduo, quando comparada com a dos "experts" do motorguia?

                                Os famosos jack of all trades, but king of none.


                                Eu como já referi preferia que não se fizesse mais nenhum aeroporto. A fazer-se, que o sítio seja escolhido por quem percebe. Não faz sentido nenhum ir dar voz à populaça, que mete o bedelho em tudo sem conhecimento nenhum de causa.
                                Há problemas na Ota, por causa da segurança.....como há em Lisboa...palavras do comandante....mas quantos acidentes houve já em Lisboa???o homem deveria querer um aeroporto no deserto, se calhar....

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
                                  O aeroporto tem que sair do meio da cidade a médio/longo prazo.
                                  A poluição ambiental/sonora não é aceitável. Além da possibilidade de expandir a cidade para essa zona.
                                  Alguém havia de explicar isso aos italianos (Milão Linate), ingleses (London City) e alemães (Berlim Tempelhof até 2008).

                                  Linate é semelhante à Portela, e continua a funcionar com número reduzido de voos, sobretudo internos.

                                  Os franceses mantiveram Orly (14 km do centro) depois de fazerem o CDG.

                                  Mas nós precisamos mesmo de ir fazer mais uns prédios na Portela de Sacavém. Já à pala da mesma ganância Lisboa ficou uma geração inteira sem Feira Popular

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                                    Muito bonito dizer que precisa diminuir, mas estás disposto a ser tu um dos que sai?
                                    Ou então a reduzir salario devido à redução de actividade?
                                    Pois.... Cidades não reduzem a não ser que estejam a morrer...
                                    Não precisam sair, basta deixar mais ou menos como está, a população vai diminuir de forma natural que mais não seja devido à natalidade. (a não ser que daqui por 20 ou 30 anos a maioria dos Lisboetas seja indianos ou coisa do género).
                                    Basta que o Estado não seja tão centralizador.
                                    Agora se tiram o aeroporto e metem lá mais umas dezenas de milhares de pessoas, claro que cresce.

                                    Em todo o caso nos 2 últimos Censos Lisboa concelho perdeu população, à volta de 3% de população, (e perdeu também Amadora por exemplo) o que contraria a teoria de que não diminuem.
                                    Embora tenha crescido a área metropolitana, mas ainda assim nada de extraordinário.
                                    Editado pela última vez por paulofer; 07 December 2023, 00:50.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

                                      Não precisam sair, basta deixar mais ou menos como está, a população vai diminuir de forma natural que mais não seja devido à natalidade. (a não ser que daqui por 20 ou 30 anos a maioria dos Lisboetas seja indianos ou coisa do género).
                                      Basta que o Estado não seja tão centralizador.
                                      Agora se tiram o aeroporto e metem lá mais umas dezenas de milhares de pessoas, claro que cresce.

                                      Em todo o caso nos 2 últimos Censos Lisboa concelho perdeu população, à volta de 3% de população, (e perdeu também Amadora por exemplo) o que contraria a teoria de que não diminuem.
                                      Embora tenha crescido a área metropolitana, mas ainda assim nada de extraordinário.
                                      Diminuir a população residente não significa diminuír o número de residentes dos concelhos da área metropolitana de Lisboa que entram em Lisboa todos os dias e que são quase 400 mil, segundo a Pordata. Recordo que a população residente na área metropolitana de Lisboa continua a aumentar. Nós últimos censos quase 50 mil almas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                        Uma coisa acho que é clara.

                                        A escolha vai recair sempre na opção mais cara para maximizar as comissões.
                                        O que não justifica a opção Montijo, pela singela razão de ser a mais "barata"!...

                                        Comentário


                                          A comissão escolhe alcochete, os estudos antigos ainda andam ai pela net basta pesquisar NAER.

                                          Porém se o aeroporto for para alcochete há um gajo que já está a roer as unhas....onde é que o vilas boas vai enfiar a academia? até pode lá ficar mas quando o aeroporto estiver a bombar lá se vai a calmaria e o descanso...

                                          Ainda falta um novo governo, e como a população eleitoral ainda é muita base PS...o PNS depois decide.

                                          Se a ANA não quer investir mais que o que ia investir no Montijo, se formos para Alcochas já estou mesmo a ver quem vai pagar a fatia maior...

                                          Comentário


                                            Estudo que suporta e decisão aponta para mais de 80 milhoes de passageiros e 4 pistas !!!
                                            esta gente não tem noção?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                              Estudo que suporta e decisão aponta para mais de 80 milhoes de passageiros e 4 pistas !!!
                                              esta gente não tem noção?
                                              Esse seria na fase final se se justificasse...eu que não percebo nada disto vejo a portela a manter-se e alcochete numa primeira fase ser tipo montijo ia ser...se o trafago o justificar é que alcochete crescerá mais...mas 4 pistas...só se fosse para partilhar com os voos militares e mesmo assim, de que serve ter espaço em terra se o céu estiver apinhado?

                                              Mas um gajo fazer tempo em frança na pista porque com o atraso perdeu o slot de aterragem em portugal é obra...

                                              Porém também que comissão da treta que não pondera os gastos todos...

                                              https://cnnportugal.iol.pt/videos/ae...f265bc968cd3d5
                                              Editado pela última vez por midnightblack; 10 December 2023, 19:15.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post

                                                Esse seria na fase final se se justificasse...eu que não percebo nada disto vejo a portela a manter-se e alcochete numa primeira fase ser tipo montijo ia ser...se o trafago o justificar é que alcochete crescerá mais...mas 4 pistas...só se fosse para partilhar com os voos militares e mesmo assim, de que serve ter espaço em terra se o céu estiver apinhado?

                                                Mas um gajo fazer tempo em frança na pista porque com o atraso perdeu o slot de aterragem em portugal é obra...

                                                Porém também que comissão da treta que não pondera os gastos todos...

                                                https://cnnportugal.iol.pt/videos/ae...f265bc968cd3d5
                                                Mas pode um pais de 10M suportar um trafego de 80M ?
                                                existe algum aeroporto na europa com mais de 2 pistas? E mais de 3 pistas ?

                                                E a linha tgv vai passar por onde ?
                                                E a UE não proibiu voos com menos de 300 (ou 500km) de distancia ?
                                                Vamos ter um pais / economia assente no turismo , hotelaria e tvde ?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post

                                                  Mas pode um pais de 10M suportar um trafego de 80M ?
                                                  existe algum aeroporto na europa com mais de 2 pistas? E mais de 3 pistas ?

                                                  E a linha tgv vai passar por onde ?
                                                  E a UE não proibiu voos com menos de 300 (ou 500km) de distancia ?
                                                  Vamos ter um pais / economia assente no turismo , hotelaria e tvde ?
                                                  Pode. A maior parte do trafego não é relacionado com os habitantes...

                                                  Frankfurt tem 4 pistas, Madrid também
                                                  Roma tem 3
                                                  E todos os outros com alguma importância têm pelo menos 2.
                                                  Portugal é o único país da zona euro que não possui algum aeroporto civil com mais de 1 pista.

                                                  De repente ligou se o TGV ao aeroporto e eu sinceramente não vejo ligação entre uma coisa e outra. O comboio que fará shuttle entre Lisboa e o Aeroporto tem que ser convencional. TGV é tornar os bilhetes muito caros ou entao fazer da operação deficitária (seria o mesmo que usar um porsche para trajectos citadinos a 50 km/h).

                                                  A UE não proibiu nada e duvido que proíba. Mesmo que proíba Portugal ao ser periférico não será afectado (a partir de Lisboa só afectará Porto e Faro)

                                                  Já não temos uma economia de turismo? Melhor isso do que não ter nada e sermos uma Albânia da europa....

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                                                    Pode. A maior parte do trafego não é relacionado com os habitantes...

                                                    Frankfurt tem 4 pistas, Madrid também
                                                    Roma tem 3
                                                    E todos os outros com alguma importância têm pelo menos 2.
                                                    Portugal é o único país da zona euro que não possui algum aeroporto civil com mais de 1 pista.

                                                    De repente ligou se o TGV ao aeroporto e eu sinceramente não vejo ligação entre uma coisa e outra. O comboio que fará shuttle entre Lisboa e o Aeroporto tem que ser convencional. TGV é tornar os bilhetes muito caros ou entao fazer da operação deficitária (seria o mesmo que usar um porsche para trajectos citadinos a 50 km/h).

                                                    A UE não proibiu nada e duvido que proíba. Mesmo que proíba Portugal ao ser periférico não será afectado (a partir de Lisboa só afectará Porto e Faro)

                                                    Já não temos uma economia de turismo? Melhor isso do que não ter nada e sermos uma Albânia da europa....
                                                    O aeroporto HD até tem 2 pistas, mas uma foi encerrada para servir de estacionamento.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                                                      Pode. A maior parte do trafego não é relacionado com os habitantes...

                                                      Frankfurt tem 4 pistas, Madrid também
                                                      Roma tem 3
                                                      E todos os outros com alguma importância têm pelo menos 2.
                                                      Portugal é o único país da zona euro que não possui algum aeroporto civil com mais de 1 pista.

                                                      De repente ligou se o TGV ao aeroporto e eu sinceramente não vejo ligação entre uma coisa e outra. O comboio que fará shuttle entre Lisboa e o Aeroporto tem que ser convencional. TGV é tornar os bilhetes muito caros ou entao fazer da operação deficitária (seria o mesmo que usar um porsche para trajectos citadinos a 50 km/h).

                                                      A UE não proibiu nada e duvido que proíba. Mesmo que proíba Portugal ao ser periférico não será afectado (a partir de Lisboa só afectará Porto e Faro)

                                                      Já não temos uma economia de turismo? Melhor isso do que não ter nada e sermos uma Albânia da europa....
                                                      O TGV está ligado ao aeroporto porque é a nova estratégia de mobilidade da UE baseada em comboios e não aviões, Também por isso é que acredito que o aeroporto vai mesmo avançar senão acaba a ajuda da UE para aeroportos no proximo quadro comunitário.

                                                      Apanhar shuttle entre o aeroporto e a cidade é uma treta, que só consume tempo e tira conveniência. Na europa por exemplo Viena e Frankfurt são 2 aeroportos com comboio de alta velocidade, e é super conivente chegares a Frankfurt e teres um comboio logo direto para o destino final, o mesmo para Viena.

                                                      Também permite por exemplo vender bilhetes de avião com comboio incluindo, poderias comprar um bilhete para o Rio de Janeiro a partir de Evora, em que a parte Evora - Aeroporto será por TGV, isto além de ser muito mais confortável, também dá garantias ao consumidor, se o comboio se atrasar e perderes a ligação como estava incluido é problema da operadora te dar outra ligação sem custos para o consumidor.

                                                      Era muito importante e em linha com a estratégia europeia de mobilidade integrada o aeroporto de Lisboa ter ligação de comboio com as principais cidade de Portugal e Madrid.

                                                      Já que só vamos fazer em 2025 um aeroporto que devia ter sido feito em 2000 ao menos que se faça bem.

                                                      Comentário


                                                        Não vamos fazer...tendencialmente queremos iniciar c construção...porém por cá é o que é...tirando as jornadas da juventude...e mesmo aí tiveram de acelerar.

                                                        Se for onde estão a prever vão ter de desbravar muito mato e 2500 sobreiros, mais outros terrenos...

                                                        Comentário


                                                          Só uma pergunta se fizerem o Aeroporto no CT de Alcochete, em que a maior parte não é Alcochete (como diria ontem o RAP) onde é que se vai fazer outro CT, que só por acaso é dos melhores da Europa, lá treina o exército a força aérea em cenário quase real de guerra, e neste espaço também há exercícios militares da NATO, numa altura que se vai ter de investir militarmente e aumentar os recursos materais e humanos nós vamos fazer precisamente fazer o contrário.

                                                          Muito sinceramente como é que o estudo do aeroporto não tem conta os custos com as acessibilidades, que sendo na Margem Sul, irá implicar uma nova ponte ferroviária e rodoviária, o TGV se o fizerem não me parece haver fundos para tal fica no outro lado do rio.

                                                          Começo a pensar que o Mario Lino (e eu achava ele muito fraco como ministro) é que tinha razão em ser na OTA ou como foi pensado ha pouco tempo ali para Santarém. Ter um rio a separar o aeroporto da cidade de Lisboa parece-me a mim ser um erro. Alverca, é outra localização que podia ser interessante, aliás foi prontamente rejeitada pela CTI, que me parece que claramente influenciou a decisão para Alcochete.

                                                          Tive um prof na faculdade que também esteve nos estudos do aeroporto isto em 2008 mais ou menos, ele só dizia o país está falido portanto aeroporto é no Montijo porque é o mais barato, sem dinheiro não há aeroporto portanto atendendo à situação do país é o mais barato possível

                                                          Comentário


                                                            Eu sei que sou chato, mas alguém tem aí à mão quais os custos directos e indirectos desta comissão de estudo ?

                                                            no fundo, quando é que nos isto custou, para agora ficarmos na mesma?

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                                                              Alguém me explique porquê Alcochete necessita uma terceira travessia sobre o Tejo e o Montijo.... não

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