Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das salamandras/lareiras/recuperadores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Existe algum tipo de salamandra ou recuperador que se possa instalar num apartamento sem ter saída (ex.: chaminé)? A minha ideia era por um na sala, se possível alimentado a madeira prensada ou algo do género que seja acessível, mas o único sítio de saída de fumos/gases que disponho é a lavandaria que não fica junto à sala (e não tem chaminé)...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por futsal Ver Post
      Boas!
      Alguém com recuperadores de calor a pellets?
      Compensa o investimento?

      Também gostaria de ter feed back de alguém que tenha.

      haja Paciência

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
        Existe algum tipo de salamandra ou recuperador que se possa instalar num apartamento sem ter saída (ex.: chaminé)? A minha ideia era por um na sala, se possível alimentado a madeira prensada ou algo do género que seja acessível, mas o único sítio de saída de fumos/gases que disponho é a lavandaria que não fica junto à sala (e não tem chaminé)...


        Acho que não. Se queima tem de ter tiragem de fumo.

        haja Paciência

        Comentário


          #64
          Devo instalar um recuperador de calor a lenha para aquecimento central e sanitário, a minha casa tem 53 elementos no total, aconselharam-me a comprar o Ecofogo da Solzaima. Alguem tem feedback? Durante o inverno não tenho de andar sempre a meter lenha para manter a casa quente?

          Comentário


            #65
            Vou desenterrar isto.. Preciso de aquecer a casa e este parece-me o tópico certo.

            Comprei recentemente um apartamento que possui lareira aberta, e uma pré instalação de aquecimento central.

            Para aquecimento da casa usar lenha tá fora de questão pois tenho garagem aberta e não vou lá colocar lenha, para concluir a instalação de aquecimento central parece-me que investimento é demasiado caro, (radiadores + aquecimento a gás natural), então apareceu a solução de recuperador de calor a pellets.

            Alguém com este sistema em casa que me possa dar feedback? Parece-me que os preços começam nos 1100€ até ao infinito... Algum local de confiança pela zona do Porto/Maia/Matosinhos? Dei uma vista de olhos ao programa do Fundo Ambiental e parece-me que incluiu este tipo de sistemas, era uma boa ajuda..

            Comentário


              #66
              Eu vou meter uma salamandra de pellets de ar canalizado da ecoforest, modelo Kiev insert na moradia que estou a construir. Deverá ser das melhores marcas em equipamentos de pellets. E é da Galiza.


              Os meus pais em Bragança retiraram o recuperador de lenha e meterem uma ecoforest insertável no buraco da lareira. Deveriam ter optado por uma idêntica de ar canalizável mas ficou normal. E tem sido impecável.


              Aqui no Grande Porto, a ecoforest deu-me um representante e instalador a firma Estrutura Eficaz, em Paredes. Para um buraco da lareira e querendo aproveitar para meter o aquecimento central nos radiadores, há este modelo

              https://ecoforest.com/pt/pellets/bio...dra/379-dublin

              Comentário


                #67
                E faz sentido nos dias de hoje ainda instalar algo que não passe por bomba de calor? Tirando as lareiras por uma questão de conforto, para aquecimento de AQS e radiadores, a bomba de calor ganha aos pontos. Juntando um sistema de painéis fotovoltaicos então...

                https://www.felixtermica.com/Informa...cos-da-Energia

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                  Vou desenterrar isto.. Preciso de aquecer a casa e este parece-me o tópico certo.

                  Comprei recentemente um apartamento que possui lareira aberta, e uma pré instalação de aquecimento central.

                  Para aquecimento da casa usar lenha tá fora de questão pois tenho garagem aberta e não vou lá colocar lenha, para concluir a instalação de aquecimento central parece-me que investimento é demasiado caro, (radiadores + aquecimento a gás natural), então apareceu a solução de recuperador de calor a pellets.

                  Alguém com este sistema em casa que me possa dar feedback? Parece-me que os preços começam nos 1100€ até ao infinito... Algum local de confiança pela zona do Porto/Maia/Matosinhos? Dei uma vista de olhos ao programa do Fundo Ambiental e parece-me que incluiu este tipo de sistemas, era uma boa ajuda..
                  Se aqui tiver o pretendido posso encaminhar.

                  https://www.faustocorreia.com/

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    E faz sentido nos dias de hoje ainda instalar algo que não passe por bomba de calor? Tirando as lareiras por uma questão de conforto, para aquecimento de AQS e radiadores, a bomba de calor ganha aos pontos. Juntando um sistema de painéis fotovoltaicos então...

                    https://www.felixtermica.com/Informa...cos-da-Energia
                    Lambonas de energia eléctrica. Muitas delas trifásicas.


                    As bombas de calor são muito bonitas, mas vais para o interior norte, onde muitas vezes no invernos o termómetro não passa dos 0ºC e a bomba de calor gera o calor onde? Na electricidade!!! E cara como está, a conta da luz upa upa.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                      Se aqui tiver o pretendido posso encaminhar.

                      https://www.faustocorreia.com/

                      Não são produtos só a lenha? O Colega do Forum pretende mudar de lenha para pellets.

                      Comentário


                        #71
                        Tenho ideia que também tem com pellets,mas com os contactos que estão no site é fácil confirmar.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                          Eu vou meter uma salamandra de pellets de ar canalizado da ecoforest, modelo Kiev insert na moradia que estou a construir. Deverá ser das melhores marcas em equipamentos de pellets. E é da Galiza.


                          Os meus pais em Bragança retiraram o recuperador de lenha e meterem uma ecoforest insertável no buraco da lareira. Deveriam ter optado por uma idêntica de ar canalizável mas ficou normal. E tem sido impecável.


                          Aqui no Grande Porto, a ecoforest deu-me um representante e instalador a firma Estrutura Eficaz, em Paredes. Para um buraco da lareira e querendo aproveitar para meter o aquecimento central nos radiadores, há este modelo

                          https://ecoforest.com/pt/pellets/bio...dra/379-dublin
                          O aquecimento central não está ligado à lareira, são sistemas independentes. A colocar é um normal. Vou entrar em contacto com essa empresa de Paredes, obrigado

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                            Lambonas de energia eléctrica. Muitas delas trifásicas.


                            As bombas de calor são muito bonitas, mas vais para o interior norte, onde muitas vezes no invernos o termómetro não passa dos 0ºC e a bomba de calor gera o calor onde? Na electricidade!!! E cara como está, a conta da luz upa upa.
                            O frio absoluto é de -273,15 graus pelo que tudo acima disso tem calor.

                            E a questão é do custo por kwh. Se está frio para a bomba de calor, também vai estar frio para as restantes formas de aquecimento.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                              Eu vou meter uma salamandra de pellets de ar canalizado da ecoforest, modelo Kiev insert na moradia que estou a construir. Deverá ser das melhores marcas em equipamentos de pellets. E é da Galiza.


                              Os meus pais em Bragança retiraram o recuperador de lenha e meterem uma ecoforest insertável no buraco da lareira. Deveriam ter optado por uma idêntica de ar canalizável mas ficou normal. E tem sido impecável.


                              Aqui no Grande Porto, a ecoforest deu-me um representante e instalador a firma Estrutura Eficaz, em Paredes. Para um buraco da lareira e querendo aproveitar para meter o aquecimento central nos radiadores, há este modelo

                              https://ecoforest.com/pt/pellets/bio...dra/379-dublin
                              Também ando com ideia de instalar uma coisa dessas.
                              Tenho ideia que vi uma que tinha uma saída de ar quente lateral mas agora não me recordo da marca.

                              Se não é indiscrição, ficou por quanto?
                              Tenho ideia que é sempre acima dos 1000€

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                Também ando com ideia de instalar uma coisa dessas.
                                Tenho ideia que vi uma que tinha uma saída de ar quente lateral mas agora não me recordo da marca.

                                Se não é indiscrição, ficou por quanto?
                                Tenho ideia que é sempre acima dos 1000€
                                Hoje vou dar uma volta nos locais referenciados por aqui, se quiseres posso passar os meus orçamentos. Mas pelo que já vi anda sempre acima dos 1000€

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                  Vou desenterrar isto.. Preciso de aquecer a casa e este parece-me o tópico certo.

                                  Comprei recentemente um apartamento que possui lareira aberta, e uma pré instalação de aquecimento central.

                                  Para aquecimento da casa usar lenha tá fora de questão pois tenho garagem aberta e não vou lá colocar lenha, para concluir a instalação de aquecimento central parece-me que investimento é demasiado caro, (radiadores + aquecimento a gás natural), então apareceu a solução de recuperador de calor a pellets.

                                  Alguém com este sistema em casa que me possa dar feedback? Parece-me que os preços começam nos 1100€ até ao infinito... Algum local de confiança pela zona do Porto/Maia/Matosinhos? Dei uma vista de olhos ao programa do Fundo Ambiental e parece-me que incluiu este tipo de sistemas, era uma boa ajuda..
                                  Gosto da solução dos pellets mas para um apartamento esquece. Não vais conseguir aquecer o apartamento todo (a não ser que seja um studio [emoji39]) com esse recuperador se não o vais ligar aos radiadores.

                                  No meu apartamento tenho recuperador a lenha e caldeira a GN. Uso ambos... O recuperador pela questão de conforto visual e quando estou longos períodos em casa porque permite aquecer a sala (e bem, da para andar de t-shirt) e ao fim de algum tempo chega aos quartos, mas o meu apartamento não tem soleiras nas portas, ou seja o ar quente consegue viajar pela casa toda. Mesmo assim tenho sempre a caldeira como apoio nesses dias para manter os quartos quentes.

                                  Ou seja, as soluções que colocas não são comparáveis... Uma permite-te controlar o aquecimento de toda a casa, o outro não. Por isso é que fica mais barato. Se tivesses a pensar colocar o recuperador a pellets ligado ao circuito de aquecimento isso sim seria uma boa comparação.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                    Hoje vou dar uma volta nos locais referenciados por aqui, se quiseres posso passar os meus orçamentos. Mas pelo que já vi anda sempre acima dos 1000€

                                    Se puderes, agradeço.
                                    Vi o Bronpi Neva mas é caríssimo...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
                                      Gosto da solução dos pellets mas para um apartamento esquece. Não vais conseguir aquecer o apartamento todo (a não ser que seja um studio [emoji39]) com esse recuperador se não o vais ligar aos radiadores.

                                      No meu apartamento tenho recuperador a lenha e caldeira a GN. Uso ambos... O recuperador pela questão de conforto visual e quando estou longos períodos em casa porque permite aquecer a sala (e bem, da para andar de t-shirt) e ao fim de algum tempo chega aos quartos, mas o meu apartamento não tem soleiras nas portas, ou seja o ar quente consegue viajar pela casa toda. Mesmo assim tenho sempre a caldeira como apoio nesses dias para manter os quartos quentes.

                                      Ou seja, as soluções que colocas não são comparáveis... Uma permite-te controlar o aquecimento de toda a casa, o outro não. Por isso é que fica mais barato. Se tivesses a pensar colocar o recuperador a pellets ligado ao circuito de aquecimento isso sim seria uma boa comparação.
                                      Tens toda a razão, a comparação não é justa, mas para mim não considero importante aquecer o apartamento todo. É um T2 com 100m2, o apartamento não é muito frio por isso acho que é suficiente aquecer a sala, que é onde passo mais tempo de lazer.

                                      Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                      Se puderes, agradeço.
                                      Vi o Bronpi Neva mas é caríssimo...
                                      Já tenho 3 orçamentos e estão mais caros do que tencionava.. (não estou a dizer que não são justos)...

                                      Solzaima - 2500€ com montagem
                                      Fogo Montanha - 2650€ com montagem
                                      Ecoforest - ainda mais caro.

                                      Em Leroy's e afins tens preços bem mais em conta, mas como não percebo nada do assunto deixa-me um bocado desconfiado em relação à qualidade...

                                      Estes valores se der para aproveitar o Fundo Ambiental (70% até 1500€) já era a considerar.

                                      Comentário


                                        #79
                                        As bombas de calor / ar condicionados Inverter têm problemas em fazer grande calor quando a temperatura exterior desce abaixo dos 10º.

                                        Eu tenho em casa dois ac inverter de marcas diferentes e funciona mas não moro na serra da estrela.

                                        A diferença na conta da electricidade com o uso de umas 3h diárias é de apenas uns 30 a 40 euros para o que pago nos meses não frios.
                                        Por isso investir 4000€ para outros sistemas como alguns amigos fizeram não me parece boa ideia. Depois nem usam porque a conta veio alta demais.


                                        DIFFERENCES BETWEEN A HEAT PUMP AND AIR CONDITIONER

                                        While essentially identical in cooling mode, heating mode is a completely different story. Air conditioners do not provide heating, but heat pumps do. Thanks to a reversing valve in the outdoor unit, a heat pump can absorb heat energy from outside air, even in extremely cold temperatures, and transfer the heat inside the home, where it releases the heat into the air. A heat pump can heat and cool, but an air conditioner cannot.


                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        E faz sentido nos dias de hoje ainda instalar algo que não passe por bomba de calor? Tirando as lareiras por uma questão de conforto, para aquecimento de AQS e radiadores, a bomba de calor ganha aos pontos. Juntando um sistema de painéis fotovoltaicos então...

                                        https://www.felixtermica.com/Informa...cos-da-Energia
                                        Editado pela última vez por pgainf; 05 October 2020, 13:03.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                          Já tenho 3 orçamentos e estão mais caros do que tencionava.. (não estou a dizer que não são justos)...

                                          Solzaima - 2500€ com montagem
                                          Fogo Montanha - 2650€ com montagem
                                          Ecoforest - ainda mais caro.

                                          Em Leroy's e afins tens preços bem mais em conta, mas como não percebo nada do assunto deixa-me um bocado desconfiado em relação à qualidade...

                                          Estes valores se der para aproveitar o Fundo Ambiental (70% até 1500€) já era a considerar.
                                          Obrigado.
                                          Já me apercebi que essas "coisas" são mais caras do que pensava.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                            Lambonas de energia eléctrica. Muitas delas trifásicas.


                                            As bombas de calor são muito bonitas, mas vais para o interior norte, onde muitas vezes no invernos o termómetro não passa dos 0ºC e a bomba de calor gera o calor onde? Na electricidade!!! E cara como está, a conta da luz upa upa.
                                            Já me deram uma explicação que os equipamentos trifásicos acabariam por consumir menos por serem mais eficientes! Isto relativamente a bombas de piscina e de captações de agua de poços. Será possível?

                                            Eu sou fã da lenha. Conheço um tipo que comprou a caldeira dele na Russia (20k) e a cada 4 dias mete-lhe 400kg de lenha (tem produção florestal como negócio paralelo), a maquina faz a gestão sozinha e avisa o prop quando tem de recarregar. São 3000m2 de casa e nunca lá passei frio, aquece uma piscina de 110m3 também.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Com sistema fotovoltaico o consumo deverá ser irrelevante. Importa apenas ter grande depósito para inércia térmica durante a noite. Ou juntar um misto de fotovoltaico com eólica.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Com sistema fotovoltaico o consumo deverá ser irrelevante. Importa apenas ter grande depósito para inércia térmica durante a noite. Ou juntar um misto de fotovoltaico com eólica.
                                                eolica só da no litoral mm. Em braga não consigo. Eu gostava era de ter um ribeiro com bom caudal a passar perto! Isso é que era!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                  O frio absoluto é de -273,15 graus pelo que tudo acima disso tem calor.

                                                  E a questão é do custo por kwh. Se está frio para a bomba de calor, também vai estar frio para as restantes formas de aquecimento.

                                                  O custo das pellets é muito inferior ao da electricidade. Até Caldeiras de condensação, a gás natural, certamente são mais baratas no uso do que a bomba de calor.

                                                  A bomba de calor é versátil porque se tiveres radiadores convetores ou no pavimento radiante, no verão faz frio.



                                                  Para informação, uma salamandra de distribuição de ar quente (ecoforest Kiev Insert, 16KW, com 2 saidas de ar quente até 7 ou 8mts) custa o valor de 3800€.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                    O custo das pellets é muito inferior ao da electricidade. Até Caldeiras de condensação, a gás natural, certamente são mais baratas no uso do que a bomba de calor.

                                                    A bomba de calor é versátil porque se tiveres radiadores convetores ou no pavimento radiante, no verão faz frio.



                                                    Para informação, uma salamandra de distribuição de ar quente (ecoforest Kiev Insert, 16KW, com 2 saidas de ar quente até 7 ou 8mts) custa o valor de 3800€.
                                                    No link que coloquei atrás tem um comparativo onde coloca o custo por kwh bastante inferior, para um mesmo consumo comparativo de aquecimento.

                                                    Mas nem é só isso, é que instalando painéis fotovoltaicos não só elimina qualquer logística de abastecimento, como deixa mesmo de existir custo com a energia. E mesmo que se use pontualmente à noite, dá para usar bi-horário.

                                                    Acresce isso mesmo que dizes, servir para aquecimento e arrefecimento, o que associado a um bom depósito de reserva, dá bastante inércia térmica, minimizando o uso de energia eléctrica fora dos períodos de uso dos fotovoltaicos. Isto é, me vez de andar a investir rios de dinheiro em baterias, e tendo em conta que o aquecimento é que gasta a fatia de leão, durante o dia direcciona-se a produção dos fotovoltaicos para consumo interno da casa e tudo o que "sobre" para aquecimento da água, que depois à noite servirá para aquecimento da casa.

                                                    É que não esquecer que uma boma de calor com COP 4, por exemplo, significa que com apenas 1 kwh de consumo, está a produzir calor de 4kwh. Isto significa quase 1 kg de pellets. Quanto custa um kg de pellets e quantos custa 1 kwh de energia da rede? E se essa energia for a metade do preço (bi-horário) ou grátis (fotovoltaicos)?

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X