Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A década ainda não termina aqui!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Não há ano 0 (zero).
    Isto não é uma suposição. É uma realidade. Consultem as enciclopédias que
    quiserem.

    Convencionou-se que o ano de nascimento de Jesus Cristo foi o ano 1. Ou seja,
    o PRIMEIRO ANO da era Cristã. É esse o calendário (anual) que usamos. O
    calendário mensal era o Juliano (romanos) e actualmente é o Gregoriano (papal).

    Calendar - Wikipedia, the free encyclopedia

    Julian calendar - Wikipedia, the free encyclopedia
    Gregorian calendar - Wikipedia, the free encyclopedia

    Millennium - Wikipedia, the free encyclopedia
    «(...) The common Western calendar, i.e. the Gregorian calendar, has been defined with counting origin 1. (...) the Gregorian Calendar has no year zero, the millennia should be counted from A.D. 1. (...)»

    Portanto, matematicamente, as décadas vão de x1 a y0 (y=x+1).

    Se querem ir pelo lado POPULAR da questão, em lugar de irem pelo lado
    MATEMÁTICO, então considerem também que estão no século XX. Afinal,
    estão nos anos 20xy, e não nos anos 21xy. Quando chegarem aos anos
    21xy podem considerar como sendo o século XXI (21xy).

    «(...)
    Stephen Jay Gould noted in his essay Dousing Diminutive Dennis' Debate (or DDDD = 2000) (Dinosaur in a Haystack) that celebrations and media announcements marked the turn into the twentieth century along the 1900–1901 border (citing, amongst other examples, the New York Times headline "Twentieth Century's Triumphant Entry"). He also included comments on adjustments to the calendar, such as those by Dionysius Exiguus (the eponymous Diminutive Dennis), the timing of celebrations over different transitional periods, and the "high" versus "pop" culture interpretation of the transition. Further of his essays on this topic are collected in Questioning the Millennium: A Rationalist's Guide to a Precisely Arbitrary Countdown.

    In the editorial to 2002's Best American Essays Gould highlights the use of historical events, rather than transitional dates, to delineate periods of history: "Many commentators have stated — quite correctly in my view — that the twentieth century did not truly begin in 1900 or 1901, by any standard of historical continuity, but rather at the end of World War I, the great shatterer of illusions about progress and human betterment... I suspect that future chroniclers will date the inception of the third millennium from September 11, 2001."

    Douglas Adams highlighted the sentiment that those in favour of a 2001 celebration were pedantic spoilsports in his short web-article Significant Events of the Millennium. This sentiment was also demonstrated when, in 1997, Australian Prime Minister John Howard made a point in favour of the 2001 celebration and was named "the party pooper of the century" by local newspapers.

    In an episode of the American sitcom Seinfeld entitled "The Millennium," Jerry states, "since there was no year zero, the millennium doesn't begin until the year two-thousand and one."[2]

    In TV show The X-Files episode called Millennium, continuing the TV series of the same name, Scully mentions that the new millennium doesn't start until January 1, 2001. She is made fun of, but not suggested to be incorrect, when Mulder responds, "No one likes a math geek, Scully."

    The Headless Bust: A Melancholy Meditation on the False Millennium by Edward Gorey takes place on December 31, 1999 and refers to the next coming year as the start of the new millennium, despite the fact that the title of the book calls it the "False Millennium."

    Jeopardy! game show host Alex Trebek proudly welcomed his guests and contestants to the "first day of the twenty-first century" on the January 1, 2001 episode. (...)
    »

    Decade - Wikipedia, the free encyclopedia
    «(...) Some writers like to point out that since the common calendar starts from the year 1, its first full decade contained the years from 1 to 10, the second decade from 11 to 20, and so on.[3] The interval from the year 2001 to 2010 could thus be called the 201st decade, using ordinal numbers. However, contrary to practices in referencing centuries, ordinal references to decades are quite uncommon. (...)»

    Century - Wikipedia, the free encyclopedia
    «(...) According to the Gregorian calendar, the 1st century AD started on January 1, 1 and ended on December 31, 100. The 2nd century started at year 101, the third at 201, etc. (...)»

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por blink Ver Post
      Só fizeste metade do trabalho. A explicação da "ordinalidade" das décadas. Está correcto.
      Agora tenta explicar o significado e a que se referem expressões como "os anos vinte", "década de oitenta", ou "época de quinhentos".
      Ou ainda mais curioso, a diferença entre "década vinte" e "década de vinte".
      Ordinalidade e Cardinalidade não diferem no valor, apenas na forma.
      Um (1) cardinal é primeiro (1º) ordinal.

      Cardinal number - Wikipedia, the free encyclopedia
      Ordinal number - Wikipedia, the free encyclopedia

      Ou seja, se tens X elementos (cardinal X), tens N ordinais que identificam
      cada elemento de 1 a X.
      Se tiveres cardinalidade de ZERO, não tens ORDINAL correspondente.

      Quanto à década de 20, refere-se aos anos 20, 21, 22, ..., 29. Ou seja, aos
      anos que tenham um 2 (dois) na posição das dezenas. Mas isso não é uma
      década de calendário (gregoriano no nosso caso), mas sim uma década
      popular. Por isso, não se vai iniciar nenhuma nova década de calendário em
      2010.
      Se acharem que se vai iniciar uma nova década em 2010, estão à vontade.
      É que TODOS OS ANOS são iniciadas novas décadas. Os períodos de 10 anos
      são válidos para contar a partir de qualquer ano que se queira. Não são é
      décadas de calendário.
      Apenas períodos de 10 anos (década simples).

      Tipo:
      «O meu carro vai fazer uma década no próximo ano.»
      Sim, é uma década. Não é, contudo, uma década do calendário gregoriano.
      É uma década do calendário ALFAROMENIANO.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
        Então para ti do ano 1 d.C ao ano 1a.C vai apenas um ano.

        Há um teorema da matemática que se aprende no 12º ano, que diz que para ires de -1 a 1 tens que passar pelo zero.
        Na escola não se aprende apenas Matemática.
        Também se aprende História.

        0 (number) - Wikipedia, the free encyclopedia

        Na data de nascimento de Jesus Cristo (calendário Juliano e posteriormente
        Gregoriano), não havia 0 (zero) nos numerais romanos.

        Não existe ano zero, tal como não existe dia 0 (zero) de Janeiro de 2010, nem
        dia zero de Fevereiro, nem dia zero de Março... Nem existe mês de ZEREIRO.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
          Mas que raio de contas voces fazem?


          Nunca houve ano zero? entao , eu qdo nasci tive de esperar 12 meses para ter 1 ano , se calhar a diferença é essa


          Entao se comprar agora um carro pela vossa conversa o carro novo tem já um ano, ou seja taria no ano um...O carro começa do ano ZERO COMO TUDO se eu o atirar pa sucata ao fim de 3 dias é um carro com 3 dias zeros mes e zero anos.

          Realmente acho piada como a pessoa ter um dia a se falar em ano,. e se a pessoa morrer na 1ª semana? e se o mundo só durasse 1 semana era ano 1?
          Ainda bem que não nasceste no dia 0 de Zereiro de 0...
          Ver post anterior...

          FELIZ NATAL A TODOS!

          Comentário


            #95
            Mr. Brown, eu sou de Letras, mas não quer dizer que em Matemática tenha de ser um zero à esquerda.
            Aliás, até pode vir o vencedor do Prémio Nobel da Matemática, que não é isso que me (nos) vai tirar a razão quando digo (dizemos):

            Partindo do princípio que a nossa era começou no ano 1 (e não houve cá ano 0 para ninguém) o séc. I terminou a 31 de Dezembro do ano 100, inciando-se o séc. II a 1 de Janeiro de 101. (A questão do ano 0 é uma falsa questão que não se coloca agora aqui, pois isso já entra no domínio da... História!)
            Por conseguinte, o séc. XXI começou a 1 de Janeiro de 2001, e, por conseguinte também, a 1.ª década do séc. XXI termina a 31 de Dezembro de 2010, inciando-se a 2.ª década em 1 de Janeiro de 2011.
            Aí podes vir tu ou até o Einstein pintados de ouro, que nenhum de vocês tem razão.
            Estou errado naquilo que disse?

            (Eu agora também poderia argumentar que se vê logo que vocês são de Ciências, pois não sabem interpretar correctamente um texto, argumento ou afirmação em Língua Portuguesa, mas não o vou fazer! )

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Mr. Brown, eu sou de Letras, mas não quer dizer que em Matemática tenha de ser um zero à esquerda.
              Aliás, até pode vir o vencedor do Prémio Nobel da Matemática, que não é isso que me (nos) vai tirar a razão quando digo (dizemos):

              Partindo do princípio que a nossa era começou no ano 1 (e não houve cá ano 0 para ninguém)o séc. I terminou a 31 de Dezembro do ano 100, inciando-se o séc. II a 1 de Janeiro de 101.
              Por conseguinte, o séc. XXI começou a 1 de Janeiro de 2001, e, por conseguinte também, a 1.ª década do séc. XXI termina a 31 de Dezembro de 2010, inciando-se a 2.ª década em 1 de Janeiro de 2011.
              Aí podes vir tu ou até o Einstein pintados de ouro, que nenhum de vocês tem razão.
              Estou errado naquilo que disse?

              (Eu agora também poderia argumentar que se vê logo que vocês são de Ciências, pois não sabem interpretar correctamente um texto, argumento ou afirmação em Língua Portuguesa, mas não o vou fazer! )
              E aproveito este post para complementar o que me faltou numa das respostas:

              Não existe ano 0, nem existe ano -1. Existe ano 1 d.C. e ano 1 a.C., e este
              último não é ano -1. Não existem anos negativos. Nem zero.
              Ano 1 d.C. é o ano de nascimento de Jesus Cristo, e ano 1 a.C. é o ano
              anterior ao nascimento.

              Gregorian calendar - Wikipedia, the free encyclopedia

              Em particular:
              Anno Domini - Wikipedia, the free encyclopedia

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                Por acaso o meu prof. de Matemática Discreta na faculdade tinha uma opinião contrária a essa.

                Segundo ele, como o mundo não começou no ano 1, como é do conhecimento geral, apesar do calendário ter de facto no ano 1, conta-se um ano para trás para contabilizar o ano 0.

                E mais uma acha para a fogueira: a mim ensinaram-me que o 9 pertence às unidades e o 10 às dezenas... ninguém diz que o 10 pertence às unidades...
                Por acaso (ou não), também tive professores idiotas na universidade. E não
                eram só de Matemática. De Estatística e de Informática também.

                Comentário


                  #98
                  É isso que os nossos "cientistas" não estão a querer aceitar: que efectivamente se passou do -1 para o, digamos, + 1.
                  O 0 em que tanto insistem pode então ser, digamos, o micro-nano-segundo da passagem de ano entre o suposto ano -1 e o ano 1. É como disse uma vez um professor meu de Física (e olhem que eu tinha excelentes notas a Física, apesar de depois ter enveredado por Letras ): O presente, de facto, praticamente não existe. Tudo o que aconteceu há 1 segundo é passado, e tudo o que acontece daqui a 1 segundo é futuro. O presente é como que a "nave espacial" em que nos deslocamos através do tempo.
                  Quando os nossos colegas cientistas forem capazes de compreender que o 0, numa "barra de números" imaginária, é apenas o "traço" que separa os números positivos dos negativos, então talvez percebam que afinal sempre estão errados.

                  Comentário


                    #99
                    oK, interpreta da tua maneira que eu fico com a minha. Pouco me importa. O que me importa é que o ano tem 365.26 dias e cada dia solar médio tem 24h. O resto é história.

                    Bom Natal

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                      oK, interpreta da tua maneira que eu fico com a minha. Pouco me importa. O que me importa é que o ano tem 365.26 dias e cada dia solar médio tem 24h. O resto é história.

                      Bom Natal
                      Eheheheh! E nem isso é exacto!

                      Bom Natal!

                      Comentário




                        Santas Festas a todos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                          Isto por incrível que parece aprende-se na escola, para os mais esquecidos:

                          o século 19 vai do dia 1 de Janeiro às 00.00h do ano de 1800 ao dia 31 de Dezembro às 24h do ano 1899.

                          o século 20 vai do dia 1 de Janeiro às 00.00h do ano de 1900 ao dia 31 de Dezembro às 24h do ano 1999.

                          o século 21 vai do dia 1 de Janeiro às 00.00h do ano de 2000 ao dia 31 de Dezembro às 24h do ano 2099.

                          ou seja o novo milénio começou no dia 1 de Janeiro às 00.00h do ano 2000


                          Quando se fala em décadas vão por exemplo do dia 1 de Janeiro às 00.00h do ano de 2000 ao dia 31 de Dezembro às 24h do ano 2009, ou seja, neste fim de ano viramos uma década.

                          Isto para dizer que o Nuno156 não podia estar mais errado, pois a origem do "referencial" neste caso é o zero. Quando dizemos que passou um 4 segundos estamos a considerar que o zero é o instante em que começamos a contar, se fosse o 1 apenas teriam passado 3 segundos.
                          Só se for na tua escola. Eu aprendi como o PeLeve, Lino, Mrs.X e o Nuno estão a explicar.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                            Isto por incrível que parece aprende-se na escola, para os mais esquecidos:

                            o século 19 vai do dia 1 de Janeiro às 00.00h do ano de 1800 ao dia 31 de Dezembro às 24h do ano 1899.

                            o século 20 vai do dia 1 de Janeiro às 00.00h do ano de 1900 ao dia 31 de Dezembro às 24h do ano 1999.

                            o século 21 vai do dia 1 de Janeiro às 00.00h do ano de 2000 ao dia 31 de Dezembro às 24h do ano 2099.

                            ou seja o novo milénio começou no dia 1 de Janeiro às 00.00h do ano 2000

                            Então e o século I vai de 1 de Janeiro às 00.00h do ano 0 ao dia 31 de Dezembro às 24h do ano 99?

                            Nunca houve um ano 0, o primeiro ano do calendário gregoriano foi designado como ano 1.

                            Comentário


                              Para encerrar...

                              Cardinais vs Ordinais

                              Isto é Matemática.

                              Notações:
                              - Vou usar [] para indicar parte inteira... séculos são números naturais.
                              - O "ano-1" é precisamente por não existir ano 0 (zero).

                              Em que século estamos?...
                              século = [(ano-1)/100]+1
                              Exemplo: [(2009-1)/100]+1 = [2008/100]+1 = [20.08]+1 = 20+1 = 21

                              Em que milénio estamos?...
                              século = [(ano-1)/1000]+1
                              Exemplo: [(2009-1)/1000]+1 = [2008/1000]+1 = [2.008]+1 = 2+1 = 3

                              Em que década estamos?...
                              século = [(ano-1)/10]+1
                              Exemplo: [(2009-1)/10]+1 = [2008/10]+1 = [200.8]+1 = 200+1 = 201

                              Estamos no século 21 (vinte e um, por extenso - cardinal), ou no século XXI
                              (21º século, vigésimo primeiro, por extenso - ordinal).
                              Estamos no milénio 3 (três - cardinal), ou no milénio III (3º, terceiro milénio
                              - ordinal).
                              Estamos na década 201 (duzentos e um - cardinal), ou na década CCI
                              (201ª, duocentésima primeira - ordinal).

                              Quanto ao nascimento... o ano em que nasci foi o PRIMEIRO ano da minha
                              vida (ordinal), ou o ano número UM (1) da minha vida (cardinal). Durante
                              esse ano, tive segundos, minutos, horas, dias e meses de vida; mas apenas
                              completar 12 meses de vida passei a ter 1 ano COMPLETO. Ainda assim, não
                              deixou de ser o meu PRIMEIRO ano de vida. Nunca tive um ZEREIRO ano de
                              vida, nem o meu primeiro ano foi o ano ZERO.
                              Tenho agora 41 anos... COMPLETOS (e mais uns meses, dias, horas, minutos
                              e segundos), e estou no meu QUADRAGÉSIMO SEGUNDO ano de vida (que
                              ainda não completei).
                              Ou seja, embora só tenha 41 anos completos de vida, estou a viver o meu
                              42º ano (período de 12 meses, dos quais já vivi 10 deste 42º ano).

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Para encerrar...

                                Cardinais vs Ordinais

                                Isto é Matemática.

                                Notações:
                                - Vou usar [] para indicar parte inteira... séculos são números naturais.
                                - O "ano-1" é precisamente por não existir ano 0 (zero).

                                Em que século estamos?...
                                século = [(ano-1)/100]+1
                                Exemplo: [(2009-1)/100]+1 = [2008/100]+1 = [20.08]+1 = 20+1 = 21

                                Em que milénio estamos?...
                                século = [(ano-1)/1000]+1
                                Exemplo: [(2009-1)/1000]+1 = [2008/1000]+1 = [2.008]+1 = 2+1 = 3

                                Em que década estamos?...
                                século = [(ano-1)/10]+1
                                Exemplo: [(2009-1)/10]+1 = [2008/10]+1 = [200.8]+1 = 200+1 = 201

                                Estamos no século 21 (vinte e um, por extenso - cardinal), ou no século XXI
                                (21º século, vigésimo primeiro, por extenso - ordinal).
                                Estamos no milénio 3 (três - cardinal), ou no milénio III (3º, terceiro milénio
                                - ordinal).
                                Estamos na década 201 (duzentos e um - cardinal), ou na década CCI
                                (201ª, duocentésima primeira - ordinal).

                                Quanto ao nascimento... o ano em que nasci foi o PRIMEIRO ano da minha
                                vida (ordinal), ou o ano número UM (1) da minha vida (cardinal). Durante
                                esse ano, tive segundos, minutos, horas, dias e meses de vida; mas apenas
                                completar 12 meses de vida passei a ter 1 ano COMPLETO. Ainda assim, não
                                deixou de ser o meu PRIMEIRO ano de vida. Nunca tive um ZEREIRO ano de
                                vida, nem o meu primeiro ano foi o ano ZERO.
                                Tenho agora 41 anos... COMPLETOS (e mais uns meses, dias, horas, minutos
                                e segundos), e estou no meu QUADRAGÉSIMO SEGUNDO ano de vida (que
                                ainda não completei).
                                Ou seja, embora só tenha 41 anos completos de vida, estou a viver o meu
                                42º ano (período de 12 meses, dos quais já vivi 10 deste 42º ano).
                                E qual foi o logaritmo aplicado no cálculo derivado da potência da década? Eu acho que se elevarmos à potência da década uma terça parte do infinito, achando depois a sua respectiva raiz quadrada, estaremos no caminho correcto para calcular o final dessa mesma década.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                  E qual foi o logaritmo aplicado no cálculo derivado da potência da década? Eu acho que se elevarmos à potência da década uma terça parte do infinito, achando depois a sua respectiva raiz quadrada, estaremos no caminho correcto para calcular o final dessa mesma década.
                                  Gostei da resposta.
                                  Normalmente a falta de argumentos degenera em ataques pessoais, pelo
                                  que esta resposta constitui uma variação salutar.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Gostei da resposta.
                                    Normalmente a falta de argumentos degenera em ataques pessoais, pelo
                                    que esta resposta constitui uma variação salutar.
                                    olha, agora falando a sério, não é por ter ou não argumentos, é que na minha opinião, isto é um assunto cuja discussão não leva a lado nenhum, uns vêem a coisa duma maneira e outros doutra e não será com cálculos, esquemas e demonstrções de como se calcula, que as pessoas mudarão de opinião. mas admiro que haja quem se preocupe muito com isto.
                                    de resto, essa dos ataques pessoais não se aplica a mim.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                      Só se for na tua escola. Eu aprendi como o PeLeve, Lino, Mrs.X e o Nuno estão a explicar.
                                      E isto já foi matéria da antiga primária.

                                      O grande erro é quando se vai pela lógica sequencial dos numeros, esquecendo-se que não houve o ano zero, tal como explicado pelo Nuno.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                        E começa, quando o ano "0" se "completa"! Após 365 dias faz, completa, um ... ano!

                                        Quando uma criança nasce quando é que completa um ano? Claro, 365 dias depois de nascer. Aí faz, completa, um ano de vida e começa o seu segundo ano de existência à face da Terra!

                                        Quando faz, completa, dez anos é exactamente quando terminou a sua primeira década, completa, de vida e começa, no segundo seguinte, a sua segunda década (ainda com dez anos)!
                                        A questão é que quando a criança nasce, nasce com ZERO anos... Mas no calendário que nós usamos, que inicia supostamente no ano em que Cristo nasceu, não temos o ano zero.. Começamos com o ano 1 D.C. Portanto... Cristo completou a primeira decada de existencia no inicio do ano 11.




                                        De qualquer forma, no caso dos milénios e dos séculos faz todo o sentido usar essa terminologia, porque nós contamos os milénios e os séculos desde o ano 1.

                                        No entanto nas décadas não se usa geralmente essa contagem, Ninguém diz que vamos entrar na década duzentos e tal.. O normal é uma década referir-se a 10 anos seguidos, independentemente de quando começam e quando acabam. E como tal, o inicio e o fim da década depende do contexto da conversa.. Quando se fala na década de 60 ou na década de 70, não é errado assumir que se fala dos anos de 60-69 e 70-79 respectivamente, se eu disser "aconteceu X ou Y na ultima década de futebol, ninguém assume que eu me refiro aos anos 1991-2000, mas sim efectivamente aos últimos dez anos, independentemente de quando começaram... Assim como não é de forma alguma errado dizer que nesta passagem de ano vamos entrar na década dos anos 10s.. Se disserem que passa mais uma década desde que Cristo nasceu, ai sim, já é errado, e isso não é uma questão de argumentos, é uma questão de usar os dedinhos e contar.
                                        Editado pela última vez por mundano; 25 December 2009, 11:20.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
                                          A dúvida é que para alguns esta década começou a 1-1-2001 (usando um pouco o teu exemplo), ou seja, só no final de 2010 é que termina a década.

                                          É como já disseram, são convenções. Não são regras matemáticas universais e inalteráveis.
                                          Este post diz tudo.

                                          Pessoal, mesmo estando correcto a questão de só no final de 2010 acabar a primeira década do século XXI a maior parte das pessoas considera as décadas da seguinte forma:

                                          1900-1909 = princípio do século XX
                                          1910-1919 = segundo decénio do século XX
                                          1950-1959 = anos 50
                                          1960-1969 = anos 60
                                          1970-1979 = anos 70
                                          1980-1989 = anos 80
                                          1990-1999 = anos 90
                                          2000-2009 = princípio do século XXI
                                          2010-2019 = segundo decénio do século XXI
                                          2020-2029 = anos 20...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                            Este post diz tudo.

                                            Pessoal, mesmo estando correcto a questão de só no final de 2010 acabar a primeira década do século XXI a maior parte das pessoas considera as décadas da seguinte forma:

                                            1900-1909 = princípio do século XX
                                            1910-1919 = segundo decénio do século XX
                                            1950-1959 = anos 50
                                            1960-1969 = anos 60
                                            1970-1979 = anos 70
                                            1980-1989 = anos 80
                                            1990-1999 = anos 90
                                            2000-2009 = princípio do século XXI
                                            2010-2019 = segundo decénio do século XXI
                                            2020-2029 = anos 20...
                                            Correcção:

                                            1901-1910 = princípio do século XX
                                            1911-1920 = segundo decénio do século XX
                                            1950-1959 = anos 50
                                            1960-1969 = anos 60
                                            1970-1979 = anos 70
                                            1980-1989 = anos 80
                                            1990-1999 = anos 90
                                            2001-2010 = princípio do século XXI
                                            2011-2020 = segundo decénio do século XXI
                                            2020-2029 = anos 20...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                              Correcção:

                                              1901-1910 = princípio do século XX
                                              1911-1920 = segundo decénio do século XX
                                              1950-1959 = anos 50
                                              1960-1969 = anos 60
                                              1970-1979 = anos 70
                                              1980-1989 = anos 80
                                              1990-1999 = anos 90
                                              2001-2010 = princípio do século XXI
                                              2011-2020 = segundo decénio do século XXI
                                              2020-2029 = anos 20...
                                              Sim, eu sei Nuno. Apenas escrevi o que penso ser o modo como a generalidade das pessoas consideram a mudança de século e de década.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                                A questão é que quando a criança nasce, nasce com ZERO anos... (...)
                                                Nasce com ZERO anos FEITOS (completados). Mas nasce no seu PRIMEIRO
                                                ano de vida. Ou seja, nasce no ano 1 da sua vida.
                                                Não há ano zero. O ano de início é sempre o primeiro (1).

                                                Zero é um ponto (instante), e não um período.
                                                E nós estamos a falar de PERÍODOS.

                                                ANO é um período.
                                                MÊS é um período.
                                                MILÉNIO é um período.
                                                DÉCADA é um período.
                                                HORA é um período.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                                  Sim, eu sei Nuno. Apenas escrevi o que penso ser o modo como a generalidade das pessoas consideram a mudança de século e de década.
                                                  Eu tinha entendido.
                                                  Só estava a dizer que a terminologia "anos XX" não é incompatível com a
                                                  realidade da mudança de década, século e/ou milénio.

                                                  Comentário


                                                    As explicações do Nuno continuam muito correctas e claras.

                                                    Se virmos um ano como um balde, em que precisamos de 365 gotas de líquido para o encher (correspondente aos 365 dias do ano), no momento em que começamos a encher o balde com a 1.ª gota, obviamente ainda temos 0 (vírgula qualquer coisa) baldes, mas o facto é: a partir da 1.ª gota, estaremos a encher o 1.º baldo, ou seja o balde n.º 1. Alguém contesta isto, também?
                                                    Não se trata de convenções, mas de Matemática pura, em que não há volta a dar-lhe.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      As explicações do Nuno continuam muito correctas e claras.

                                                      Se virmos um ano como um balde, em que precisamos de 365 gotas de líquido para o encher (correspondente aos 365 dias do ano), no momento em que começamos a encher o balde com a 1.ª gota, obviamente ainda temos 0 (vírgula qualquer coisa) baldes, mas o facto é: a partir da 1.ª gota, estaremos a encher o 1.º baldo, ou seja o balde n.º 1. Alguém contesta isto, também?
                                                      Não se trata de convenções, mas de Matemática pura, em que não há volta a dar-lhe.
                                                      Certo, quando uma criança nasce só completa um ano após passarem doze meses, por isso dizemos que o bebé tem um mês, dois meses, três etc; até podermos dizer que tem um aninho.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                                        Certo, quando uma criança nasce só completa um ano após passarem doze meses, por isso dizemos que o bebé tem um mês, dois meses, três etc; até podermos dizer que tem um aninho.
                                                        Nunca ouviste as velhotas da tua terra dizer: "Ah, já fez 20 anos, então já vai nos 21!"?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Nunca ouviste as velhotas da tua terra dizer: "Ah, já fez 20 anos, então já vai nos 21!"?
                                                          Quase de certeza: "on jest już dwadzieścia, tak więc on jest dwadzieścia jed"

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                            Quase de certeza: "on jest już dwadzieścia, tak więc on jest dwadzieścia jed"
                                                            ehehe

                                                            Na minha terra dizem assim:

                                                            O cué? Tens binte ianos muoço? Ó quaralho home! Tás a ficar belho!!!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                              Quase de certeza: "on jest już dwadzieścia, tak więc on jest dwadzieścia jed"

                                                              dwadziescia jeden! :D Agora também já posso mandar umas postas em polaco! Mas não percebi metade da frase

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X