Anúncio

Collapse
No announcement yet.

«Casar e constituir família» é a fórmula de realização pessoal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Público? A última vez que vi era à porta fechada e o registo civil é privado.
    O casamento é um contrato registado e é público. Lá porque não convidam toda a gente para a boda não significa que seja privado.

    E deves saber que para ocorrer um casamento, é obrigatória a publicação prévia dessa intenção nos locais públicos habituais. Na linguagem popular creio que normalmente lhe chamam "correr águas"...

    Comentário


      Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
      Na linguagem popular creio que normalmente lhe chamam "correr águas"...
      Conheço como "publicar os banhos" (suponho que seja uma péssima "tradução" do francês "bans", que significa proclamação, e não banho).

      Comentário


        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Conheço como "publicar os banhos" (suponho que seja uma péssima "tradução" do francês "bans", que significa proclamação, e não banho).
        É isso mesmo... andei por lá perto

        Mas a base da questão está lá: o casamento é um acto público.

        Comentário


          Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
          É isso mesmo... andei por lá perto

          Mas a base da questão está lá: o casamento é um acto público.
          Por isso é que, apesar de a maior parte das pessoas pensar que o casamento é um assunto a dois, na realidade é a três. É entre uma pessoa, a outra pessoa e o Estado. O Estado é quem define deveres e direitos. É a esta parte intrusiva que não acho graça mas só também só casa quem quer.

          Comentário


            Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
            Por isso é que, apesar de a maior parte das pessoas pensar que o casamento é um assunto a dois, na realidade é a três. É entre uma pessoa, a outra pessoa e o Estado. O Estado é quem define deveres e direitos. É a esta parte intrusiva que não acho graça mas só também só casa quem quer.
            O Estado tb define deveres e direitos a solteiros!

            Comentário


              Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
              É isso mesmo... andei por lá perto

              Mas a base da questão está lá: o casamento é um acto público.
              Certo.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                O Estado tb define deveres e direitos a solteiros!
                Óbvio. Mas convém esclarecer que um casamento é um assunto definido entre 3 entidades e não duas como a maior parte está convencida.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                  Óbvio. Mas convém esclarecer que um casamento é um assunto definido entre 3 entidades e não duas como a maior parte está convencida.
                  Não.

                  O casamento é acertado entre duas entidades apenas. Os termos são definidos exteriormente por uma entidade abstracta chamada "estado" ou "sociedade" ou o que quiseres.

                  Ainda assim tens escolha (casar ou não casar). Noutras situações a tal entidade abstracta define-te obrigações e direitos sem qualquer voto na matéria teu (exemplo: nascimento ).

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Não.
                    Lamento, sim.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                      Lamento, sim.
                      lamenta à vontade.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        lamenta à vontade.
                        Não tenho nada a lamentar, não sou eu que estou com a cabeça na guilhotina como os casados.

                        Comentário


                          Eu iria mais longe... o casamento é um acto que implica todos os cidadãos, já que é público. Não é apenas o união de duas pessoas (que agora, estranhamente, nem sequer têm que ter sexo diferente )!

                          Todas as pessoas podem ter implicações com o casamento de terceiros - venda de bens, dívidas, etc... e como tal é muito mais público do que se poderia pensar.

                          Se já é absurdo um casamento de pessoas do mesmo sexo, é completamente disparatado um casamento com o próprio! É algo que não faz absolutamente sentido nenhum e só uma pessoa demente pode assumir tal situação como válida! Não é uma questão que se limite apenas e só à própria pessoa, pelo contrário, todos têm uma palavra a dizer.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                            Lamento, sim.
                            Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                            Não tenho nada a lamentar [...snip...]
                            Eh pá, tu decide-te lá: lamentas ou não lamentas?!?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
                              Eu iria mais longe... o casamento é um acto que implica todos os cidadãos, já que é público. Não é apenas o união de duas pessoas (que agora, estranhamente, nem sequer têm que ter sexo diferente )!

                              Todas as pessoas podem ter implicações com o casamento de terceiros - venda de bens, dívidas, etc... e como tal é muito mais público do que se poderia pensar.

                              Se já é absurdo um casamento de pessoas do mesmo sexo, é completamente disparatado um casamento com o próprio! É algo que não faz absolutamente sentido nenhum e só uma pessoa demente pode assumir tal situação como válida! Não é uma questão que se limite apenas e só à própria pessoa, pelo contrário, todos têm uma palavra a dizer.
                              Qual é exactamente o problema do casamento entre pessoas do mesmo sexo? A mim não faz qualquer diferença, são duas pessoas que partilham a vida social e financeira, não vejo problema em assinarem o mesmo "contrato" que os outros e definirem os mesmos deveres e direitos.
                              Apesar do casamento civil ter tido base numa tradição/ritual religioso, não deve ser confundido com as crenças de cada um.

                              btw, para o ano será a minha vez e não, não somos do mesmo sexo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                Qual é exactamente o problema do casamento entre pessoas do mesmo sexo? A mim não faz qualquer diferença, são duas pessoas que partilham a vida social e financeira, não vejo problema em assinarem o mesmo "contrato" que os outros e definirem os mesmos deveres e direitos.
                                Apesar do casamento civil ter tido base numa tradição/ritual religioso, não deve ser confundido com as crenças de cada um.

                                btw, para o ano será a minha vez e não, não somos do mesmo sexo.
                                Deixa-me esclarecer, antes de mais, que cada um pode ter a sexualidade que bem entender, mas na intimidade e não em público.

                                A partir do momento em que:

                                1-O casamento é um acto público;
                                2-O casamento sempre assentou na união de duas pessoas de sexo diferente e até com objectivos familiares;
                                3-Não é natural a união de seres do mesmo sexo e tampouco deve ser incentivada. Concordaria se fossemos hermafroditas ou se dois seres do mesmo sexo pudessem engravidar de forma natural;
                                4-É contra o desenvolvimento da espécie humana;
                                5-O acto sexual pressupõe um homem e uma mulher;
                                6-Um casamento sem um relacionamento sexual até dá direito a anulação;
                                7-...

                                Repugna-me ver dois homossexuais aos beijos! Interfere na minha liberdade pessoal e incomoda-me que os meus filhos presenciem esse tipo de condutas. E este tipo de situação interfere com a minha liberdade e com a dos meus.

                                Que se juntem, que virem a casa do avesso, que façam o que bem entenderem mas em privado, nunca num acto público.

                                Comentário


                                  Estás a confundir um acto "público" (só vais lá se quiseres) com a "publicitação" da vida privada. Também não acho nada correcto ver um casal comer-se em público, como se vê muitas vezes com adolescentes.
                                  Os teus 6 argumentos não fundamentam grande coisa, só mostram as tuas convicções pessoais. Algumas delas até são bastante redutoras, ou também acreditas que uma pessoa estéril deveria ser proibida de casar e constituir família?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                    Estás a confundir um acto "público" (só vais lá se quiseres) com a "publicitação" da vida privada. Também não acho nada correcto ver um casal comer-se em público, como se vê muitas vezes com adolescentes.
                                    Os teus 6 argumentos não fundamentam grande coisa, só mostram as tuas convicções pessoais. Algumas delas até são bastante redutoras, ou também acreditas que uma pessoa estéril deveria ser proibida de casar e constituir família?
                                    O casamento pode ser (e é em muitos aspectos) um acto redutor.

                                    Também não concordo que se andem aí a "comer" na rua. Essa conduta até era proibida, mas com as pessoas confundem liberdade com libertinagem, temos o que temos, incluindo os gays a reclamarem o direito ao casamento

                                    E porque não o casamento entre homens e macacos, por exemplo? Para mim, se os gays têm esse direito, todos têm direitos equivalentes! Nada impede que haja taras desse calibre!

                                    O casamento assenta num homem e numa mulher com o objectivo de se constituir uma família. Se essa família é ou não alargada com filhos, essa é outra questão e do foro do casal.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
                                      O casamento pode ser (e é em muitos aspectos) um acto redutor.

                                      Também não concordo que se andem aí a "comer" na rua. Essa conduta até era proibida, mas com as pessoas confundem liberdade com libertinagem, temos o que temos, incluindo os gays a reclamarem o direito ao casamento

                                      E porque não o casamento entre homens e macacos, por exemplo? Para mim, se os gays têm esse direito, todos têm direitos equivalentes! Nada impede que haja taras desse calibre!

                                      O casamento assenta num homem e numa mulher com o objectivo de se constituir uma família. Se essa família é ou não alargada com filhos, essa é outra questão e do foro do casal.
                                      Pegando apenas na parte a bold, qual é a diferença do resto?
                                      O casamento legal entre pessoas do mesmo sexo apenas garante os mesmos deveres e direitos, principalmente no que toca à herança e sucessões. Abstraindo-se a parte de dois gajos a lamberem-se e outros pensamentos que só se tem porque se quer, faz todo o sentido no contexto actual.

                                      Ainda estamos a falar de relações entre pessoas, esquece essa cena do macaco que não tem nada a ver com a conversa... e não fales muito alto que ainda dás ideias a meia dúzia de gajos que iam logo transferir os bens todos para o cão ou as dívidas para o cavalo...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
                                        Deixa-me esclarecer, antes de mais, que cada um pode ter a sexualidade que bem entender, mas na intimidade e não em público.

                                        A partir do momento em que:

                                        1-O casamento é um acto público;
                                        2-O casamento sempre assentou na união de duas pessoas de sexo diferente e até com objectivos familiares;
                                        3-Não é natural a união de seres do mesmo sexo e tampouco deve ser incentivada. Concordaria se fossemos hermafroditas ou se dois seres do mesmo sexo pudessem engravidar de forma natural;
                                        4-É contra o desenvolvimento da espécie humana;
                                        5-O acto sexual pressupõe um homem e uma mulher;
                                        6-Um casamento sem um relacionamento sexual até dá direito a anulação;
                                        7-...

                                        Repugna-me ver dois homossexuais aos beijos! Interfere na minha liberdade pessoal e incomoda-me que os meus filhos presenciem esse tipo de condutas. E este tipo de situação interfere com a minha liberdade e com a dos meus.

                                        Que se juntem, que virem a casa do avesso, que façam o que bem entenderem mas em privado, nunca num acto público.
                                        São opiniões.

                                        A mim repugna-me ver casais heteros a tratar pior as crianças que muitos casais homo. E que tenham a mania só porque supostamente são "normais". E casais que se andam a trair um ao outro e ainda se acham no direito de falar na santidade do casamento e dizer que o casamento gay destrói o casamento tradicional (you're kidding right?)
                                        E se não gostas desvia o olhar, simples. Se gostas de te manifestar com a pessoa que amas não impeças os que querem fazer o mesmo. Os hetero geralmente é que abusam nessas manifestações porque afinal sabem que não irão provocar nada...

                                        Nunca conheceste nenhum gay ou lésbica na tua vida pois não? Então mais vale não falares do que não sabes.
                                        Editado pela última vez por DarkRose; 15 October 2014, 17:48.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post

                                          btw, para o ano será a minha vez e não, não somos do mesmo sexo.

                                          dizes tu.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por skeeper Ver Post
                                            O casamento pode ser (e é em muitos aspectos) um acto redutor.

                                            Também não concordo que se andem aí a "comer" na rua. Essa conduta até era proibida, mas com as pessoas confundem liberdade com libertinagem, temos o que temos, incluindo os gays a reclamarem o direito ao casamento

                                            E porque não o casamento entre homens e macacos, por exemplo? Para mim, se os gays têm esse direito, todos têm direitos equivalentes! Nada impede que haja taras desse calibre!

                                            O casamento assenta num homem e numa mulher com o objectivo de se constituir uma família. Se essa família é ou não alargada com filhos, essa é outra questão e do foro do casal.
                                            Objectivo de constituir família? Lol

                                            É só ver a taxa de natalidade portuguesa. e conheço casais que não querem qualquer filho. Nesse aspecto poderiam ser homossexuais.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Objectivo de constituir família? Lol

                                              É só ver a taxa de natalidade portuguesa. e conheço casais que não querem qualquer filho. Nesse aspecto poderiam ser homossexuais.
                                              LOL diz que o objectivo é constituir família e depois que podem ou não ter filhos. Agora por dar razão ao casamento homossexual sem se aperceber.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                LOL diz que o objectivo é constituir família e depois que podem ou não ter filhos. Agora por dar razão ao casamento homossexual sem se aperceber.
                                                O casamento homossexual, antes de tudo, é pecado.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                                                  O casamento homossexual, antes de tudo, é pecado.
                                                  Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amén.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                    Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amén.
                                                    Eh lá, além de homossexuais, agora é a três??

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Eh lá, além de homossexuais, agora é a três??
                                                      Não gozes, o Espírito Santo foi o que te pôs na barriga da tua mãe.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                        dizes tu.
                                                        epá, aquilo é suposto funcionar tipo Lego, certo? até agora bate tudo certo...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                          Pegando apenas na parte a bold, qual é a diferença do resto?
                                                          O casamento legal entre pessoas do mesmo sexo apenas garante os mesmos deveres e direitos, principalmente no que toca à herança e sucessões. Abstraindo-se a parte de dois gajos a lamberem-se e outros pensamentos que só se tem porque se quer, faz todo o sentido no contexto actual.

                                                          Ainda estamos a falar de relações entre pessoas, esquece essa cena do macaco que não tem nada a ver com a conversa... e não fales muito alto que ainda dás ideias a meia dúzia de gajos que iam logo transferir os bens todos para o cão ou as dívidas para o cavalo...
                                                          Queres então justificar uma aberração (casamento gay) com uma questão do foro administrativo-fiscal!!! Essa é muito boa

                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Eh lá, além de homossexuais, agora é a três??
                                                          Veria isso de forma bem mais linear do que o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

                                                          Comentário


                                                            [QUOTE=skeeper;1068181047]Queres então justificar uma aberração (casamento gay) com uma questão do foro administrativo-fiscal!!! Essa é muito boa



                                                            Aberração?

                                                            Só se for na tua cabeça.

                                                            Aberração é exercer violência sobre inocentes.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                                                              Aberração?

                                                              Só se for na tua cabeça.

                                                              Aberração é exercer violência sobre inocentes.
                                                              E isso enquadra-se em que ponto?? Passando o testemunho, só tem enquadramento na tua cabeça!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X