Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugal e seus problemas estruturais:Educação dos pais condiciona futuro dos filhos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
    O Ministério tem realizado estatísticas onde procura demonstrar as taxas de sucesso dos exames nacionais e, todos os anos, as escolas privadas dominam quer em termos de aprovações, quer em termos de notas. Portanto as escolas privadas preparam melhor os alunos para os exames.

    Diz-me se isso nao é factor de diferenciação.
    Não existe factor de diferenciação. Existe um factor de selecção de alunos, afinal são privados portanto podem definir regras como o sucesso escolar ou as médias para manter ou dispensar alunos. Penso que os Pupilos do Exércitos têm um regulamento assim parecido.


    Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
    Vai a uma faculdade de medicina e vê o nível social dos alunos que a frequenta. Compara agora com uma universidade como a Autonoma ou a Lusófona onde a maioria dos alunos trabalha aos fins de semana em centros comerciais para pagar propinas.
    Os alunos de pais com maior formação talvez estejam mais cientes de que um bom registo escolar pode ser significante para o seu futuro. Os restantes pensam: "Para que é que eu vou para um curso? Para ir para o desemprego?".


    Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
    Um dia, no meu ensino secundário, estava com dúvidas e fui esclarecê-las no final com a professora. Ela respondeu-me com maus modos que a aula tinha terminado e que já nao tinha que explicar mais nada. Mas tratou de dar-me um cartaozinho de um amigo dela que vendia explicações por fora para ajudar alunos com dificuldades.
    Tens toda a razão, mas essas situações deviam acabar.

    Comentário


      #32
      Quando se diz que a Educação é importante, é-o pois tem o poder de alterar não o presente mas o futuro.. Na escola trabalha-se para o futuro. Ou melhor constrói-se o futuro.

      Esta é a minha visão utópica da escola. Não porque isso não aconteça mas porque vejo como o futuro poderia ser mas vejo, também, o quão distante fica a cada dia que passa.

      Vejo o meu esforço em preparar aulas interessantes e coloco-me constantemente no lugar de quando era aluno e como tornar algo interessante naquilo que é "chato" para mim. Vejo também o interesse dos alunos em olhar para o tlm, em olhar para o relógio à espera de ir para a rua, para casa.. Enfim, para um lugar onde sei que é despido de crescimento, despido do futuro que eu o vejo cada vez mais longe.

      Vejo também que quem menos pode, menos quer... Vejo o coração do nosso Porto tornar-se num pântano de gente pobre. Pobre de ideias, de ambições, de educação, de gentilidade, etc.. Vejo pais jovens que a única ambição é o subsidio do estado, o tlm, as sapatilhas e um Honda xuningado.. Ahh e ir ver o FCP ao domingo..

      Acredito por isso nas elites. Na elite que ainda ambiciona algo para si. Na elite que pelo menos ainda ajuda a Baviera, a SIVA, a Soares da Costa ou agora a Sonae na Tróia... E acredito pois pelo menos criam riqueza... Fazem receita.

      Acredito também que no futuro Portugal não acabará, mas continuará a ser o país nivelado por baixo... Pelo menos para aqueles que não vão à escola...

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X