Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fernando Nobre anuncia candidatura à PR

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por JotaeMe Ver Post
    Permita-me discordar aqui. Este voluntariado é um voluntariado burocratizado. No fim de contas, estamos perante gente que ganha os seus vencimentos e se farta de viajar - e ainda tem tempo para escrever livros e aparecer na televisão.

    Diz-se que o cínico é aquele que diz a verdade bem alto. Talvez eu seja um cínico.
    Então deixa-me ser cínico e também falar bem alto.
    Só o facto de ter sido fundador da AMI já merece o respeito de qualquer um de nós. Antes da AMI o que havia? Quem trabalhou arduamente para a fazer nascer e crescer? E quem ganhou com isso? Estamos aqui a falar de projectos de casas assinados, Freeports, compra de TVIs, apartamentos suspeitos ou negócios empresariais para criar um império para si?
    Se se governou ou não com isso, ninguém sabe, mas o seu trabalho serviu para dar apoio humanitário a muita gente que estava em desespero e não foi qualquer um de nós aqui sentado que o fez.

    Nos primórdios também ele exerceu voluntariado e as tarefas que desempenhou ao longo dos anos foi em prol de quem mais precisava. É preciso alguém também para tratar da parte burocrática, recolha de fundos, contactos, parecerias, logística. Faz inúmeros simpósios e conferências a sensibilizar as pessoas para a problemática.
    Não conheço a figura senão daquilo que tenho acompanhado, mas não me parece que salientares que viajava muito e aparece na televisão seja aqui bem empregue. E para te demonstrar isso, pergunto-te que políticos portugueses foram ao Tahiti? Assim tantos? Mas ele esteve lá, como em tantos outros sítios onde não se faz turismo e abunda a fome, a doença, a morte e a destruição. São esses os seus passeios turísticos?

    Também eu não ponho a mão no fogo por ninguém, mas o que iremos assistir no futuro será ao denegrir da imagem da pessoa em si. E aqui neste tópico já se começa a ver isso.
    Por isso permite-me discordar, JotaeMe, mas como eu disse no post anterior, que atire a 1ª pedra quem fez melhor do que ele. Nós, mais facilmente criticamos aquilo que os outros fazem do que arregaçamos as mangas para fazer. Bem típico dos tais treinadores de bancada: fazem mil e uma coisas… sentados no sofá com uma cerveja na mão. Bem típico do nosso povo que só sabe criticar. Fizéssemos tanto como criticamos e país já tinha saído da crise.

    Exemplos:
    “O homem que já percorreu cerca de 150 países em voluntariado, sabe do que fala”.

    VI ciclo das Conferências de Abril sobre o tema Cidadania e Voluntariado
    http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=5a11c2f1-72be-4c33-9af2-7e04d19f44c3&edition=18

    Fernando Nobre parte quinta-feira para o Haiti
    Press Release

    O presidente da AMI, Fernando Nobre, parte esta quinta-feira de Lisboa rumo ao Haiti. O fundador da Assistência Médica Internacional faz questão de estar presente na entrega oficial por parte do Governo Português à AMI da gestão do campo de desalojados “Parc Colofer Delmas” na próxima sexta-feira.

    A ONG portuguesa terá a responsabilidade da assistência médica à população residente no campo, em colaboração, numa primeira fase e no que toca a abastecimento em água e alimentos, com a ONG Islamic Relief Service.
    Montado no passado fim-de-semana pela equipa portuguesa no Haiti (Protecção Civil Portuguesa, INEM, Força Especial de Bombeiros e Instituto de Medicina Legal e AMI), o campo tem capacidade para acolher 615 pessoas.

    Por outro lado, e tendo em conta os donativos recebidos da sociedade civil portuguesa, a AMI deverá permanecer no Haiti no mínimo dois meses, sendo expectável alargar a presença e consequentes projectos de desenvolvimento local. Assim, durante a deslocação do Presidente da AMI ao Haiti, e depois de ouvida a equipa no terreno, deverão ser tomadas decisões quanto às futuras formas de auxílio que a ONG prestará no quadro da ajuda de emergência ao Haiti.
    Fonte: http://ami.blogs.sapo.pt/23460.html

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
      E já começou o "esgravatar" de que falei... pelos vistos, o nobre Nobre é um bocadinho "nobiliárquico" demais para algumas vozes republicanas:

      Esquerda Republicana: Um Presidente da República monárquico?
      Já estão a atirar areia...os aparelhos não podem mesmo com uma ameaça independente.

      Só para esclarecer, o Instituto de Democracia não tem fins monárquicos ou republicanos. Tem por finalidade defender a democracia e a soberania nacionais, contra a iberização ou federalismo europeu.
      Não me identifico totalmente porque sou a favor de um federalismo europeu - que se existisse formalmente, seria um forte obstáculo ou um bom amortecedor a ataques como os de Almunia ou o terrorismo das agências de rating internacional.
      Também porque serviria de tampão à desgovernação que grassa nos PIGS - as directivas europeias seriam muito mais concretas e interventivas. Mas isso são outros quinhentos...

      De qualquer forma, aqui fica a missão do tal instituto, para que não sejam engrupidos pela contra-informação xuxa:

      MISSÃO

      No artigo 1º dos Princípios Fundamentais do IDP, estatui-se que “Portugal é e deverá ser sempre um Estado independente”. E a sua 1ª Finalidade é “o aprofundamento da Democracia em Portugal como Estado independente no âmbito da União Europeia”.
      O IDP surge como organização da sociedade civil que congrega pessoas independentes e pessoas com filiação em partidos de todo o espectro político.
      Estão definidas as linhas da actuação inicial: o Debate Ibérico e como Portugal só tem vantagens em ser independente na Península; as condições de Segurança Humana, cada vez mais prementes num mundo em que globalização já ofereceu tudo o que tinha para oferecer; os interesses e os afectos comuns da Lusofonia; e o Ordenamento das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.
      O IDP promoverá eventos de várias ordens, numa tentativa de permitir que a sociedade tenha uma voz audível na resolução das grandes questões nacionais

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
        Só o facto de ter sido fundador da AMI já merece o respeito de qualquer um de nós.....
        Nos primórdios também ele exerceu voluntariado e as tarefas que desempenhou ao longo dos anos foi em prol de quem mais precisava. É preciso alguém também para tratar da parte burocrática, recolha de fundos, contactos, parecerias, logística. Faz inúmeros simpósios e conferências a sensibilizar as pessoas para a problemática........

        Também eu não ponho a mão no fogo por ninguém, mas o que iremos assistir no futuro será ao denegrir da imagem da pessoa em si. E aqui neste tópico já se começa a ver isso. ......
        Por isso permite-me discordar, JotaeMe, mas como eu disse no post anterior, que atire a 1ª pedra quem fez melhor do que ele. Nós, mais facilmente criticamos aquilo que os outros fazem do que arregaçamos as mangas para fazer. Bem típico dos tais treinadores de bancada: fazem mil e uma coisas… sentados no sofá com uma cerveja na mão. Bem típico do nosso povo que só sabe criticar. Fizéssemos tanto como criticamos e país já tinha saído da crise.

        Exemplos:
        Meu Caro

        Eu não estava a atacar a pessoa. Estava apenas a dizer que penso que a AMI é hoje em dia uma instituição extremamente burocratizada. Foi ao Haiti? Naturalmente. A AMI está presente onde há catástrofes. Qual o nível dos vencimentos que paga a AMI? Eu não sei. As sua gestão é transparente ou opaca? Eu não sei.

        Não é por a televisão dizer que alguém é formidável, que isso passa a ser obrigatoriamente verdade. Aliás a comunicação social engana-se muito - e isso acontece porque quase nada é escrutinado neste país.

        Não me interpretem mal; eu não estou a dizer que o candidato não é honesto. Só acho que devemos sempre moderar os nossos optimismos. Há muito tempo pela frente, os candidatos ainda não apareceram todos, vai haver pré-campanha, vai haver campanha e nós vamos reflectir e, por fim, escolher.

        Comentário


          #94
          Não penses que também eu não tenho dúvidas quanto a algum «podre» que possa surgir.

          Mas no meio da podridão em que está mergulhada a nossa classe política, só o facto de este ser um independente (até ao momento) já é bom sinal.

          Claro que durante 1 ano ainda muita água irá passar por baixo do moinho, mas uma escolha que não se resuma a partidos (novamente PS/PSD) é sempre salutar e bem-vinda.

          Também não descoro que a figura tem um currículo muito bom o que ajuda a que a maioria dos comentários por aqui sejam positivos.

          Mas não te preocupes, pois a comunicação social irá facilmente marginalizá-lo, pois ele não move lobbies nem poder sobre os media, além de que os partidos logo tratarão de o colocar de parte.

          Talvez, sabendo bem do que a casa gasta, a maioria de nós esteja a torcer para que ele tenha sucesso. Se nos vamos arrepender ou não, como disseste (e bem), só o tempo o dirá.

          Comentário


            #95
            Andam para aí uns zunzuns que o PS vai apoiar esta candidatura

            God...please don't!

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
              Andam para aí uns zunzuns que o PS vai apoiar esta candidatura

              God...please don't!
              Acho muito pouco improvável, muito pouco mesmo. Creio mesmo que não terão outra hipótese a não ser engolir o sapo Manuel Alegre.

              Comentário


                #97
                (Peço que seja apagado)
                Editado pela última vez por JotaeMe; 21 February 2010, 20:37.

                Comentário


                  #98
                  Um golpe de mestre do Socrates para garantir a vitoria nas eleições Presidenciais é apoiar a candidatura de Cavaco Silva, não sei é se o eleitorado Socialista lhe perdoaria, mas como ele nunca mais vai ser candidato pelo PS, podia ser um vitoriosa e derradeira jogada.

                  Comentário


                    #99
                    O Sócrates tem muita coisa com que se preocupar. Acredita: as presidenciais são a menor das preocupações dele.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                      E já começou o "esgravatar" de que falei... pelos vistos, o nobre Nobre é um bocadinho "nobiliárquico" demais para algumas vozes republicanas:

                      Esquerda Republicana: Um Presidente da República monárquico?

                      Parece que a candidatura do Nobre já começa a fazer comichão a algumas pessoas... O Fernando Nobre é amigo pessoal do D.Duarte, muito pelas raízes que tem em África, mas isso não faz dele um monárquico.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                        Acho muito pouco improvável, muito pouco mesmo. Creio mesmo que não terão outra hipótese a não ser engolir o sapo Manuel Alegre.
                        muito pouco improvável = provável, certo?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                          Um golpe de mestre do Socrates para garantir a vitoria nas eleições Presidenciais é apoiar a candidatura de Cavaco Silva, não sei é se o eleitorado Socialista lhe perdoaria, mas como ele nunca mais vai ser candidato pelo PS, podia ser um vitoriosa e derradeira jogada.
                          O mais certo é o PS não apoiar nenhum candidato e dar livre opção aos seus seguidores. É a única forma de o PS sair bem desta eleição.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            O mais certo é o PS não apoiar nenhum candidato e dar livre opção aos seus seguidores. É a única forma de o PS sair bem desta eleição.
                            Curiosa (ou não) escolha de palavra

                            Isso seria a opção racional e realmente com menos estragos.

                            Mas um partido com ela dimensão tem que apoiar alguém.

                            Nem que seja um adversário político, veja-se o que o PSD fez na 2ª eleição presidencial do Soares.

                            Comentário


                              Estou aqui farto de pensar uma coisa: quem estará por detrás desta candidatura? Gente que quer prejudicar Manuel Alegre? Provavelmente. Quem irá financiar? O PSD? Provavelmente. O CDS? Provavelmente. A Opus Dei? Sem dúvida. A Igreja? Também meterá algum.

                              Minha gente: esta candidatura é uma candidatura pela negativa, criada para escangalhar e assegurar a reeleição do Tio Aníbal. E vai consegui-lo, muito provavelmente. Nestas coisas não há inocentes. (Se calhar há um: o próprio candidato, que pensa que é mesmo candidato).

                              Comentário


                                Quando muito quem vai financiar a candidatura serão os soaristas...

                                A vingança é um prato que não se serve frio.

                                É mesmo GELADO

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JotaeMe Ver Post
                                  Estou aqui farto de pensar uma coisa: quem estará por detrás desta candidatura? Gente que quer prejudicar Manuel Alegre? Provavelmente. Quem irá financiar? O PSD? Provavelmente. O CDS? Provavelmente. A Opus Dei? Sem dúvida. A Igreja? Também meterá algum.

                                  Minha gente: esta candidatura é uma candidatura pela negativa, criada para escangalhar e assegurar a reeleição do Tio Aníbal. E vai consegui-lo, muito provavelmente. Nestas coisas não há inocentes. (Se calhar há um: o próprio candidato, que pensa que é mesmo candidato).
                                  Bem, que belo atestado de estupidez que estás a passar ao Fernando Nobre...

                                  Logo ele, que não me parece nada estúpido, tem obra feita que poucos poderão denegrir e que vive de acordo com o seu conceito de cidadania. Exemplo, aliás, que poderíamos seguir pois às criticas que fazemos, raramente associamos uma real participação cívica, para além do voto que depositamos na urna.

                                  Agora esta tua intervenção é que me parece, no mínimo, descabida. Toda a tua argumentação neste tópico tem sido no sentido de rebaixar, desvalorizar e enxovalhar uma candidatura que tem todo o direito de aparecer e merece o respeito que o candidato tem feito por merecer também. Pedia-te, afinal, que explicasses porque razão tens tido esta atitude. O que te move para fazeres estes comentários? A quem os lê, parece que algo pessoal os contamina e, se assim for, seria de bom tom explicitar isso mesmo.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JotaeMe Ver Post
                                    Estou aqui farto de pensar uma coisa: quem estará por detrás desta candidatura? Gente que quer prejudicar Manuel Alegre? Provavelmente. Quem irá financiar? O PSD? Provavelmente. O CDS? Provavelmente. A Opus Dei? Sem dúvida. A Igreja? Também meterá algum.

                                    Minha gente: esta candidatura é uma candidatura pela negativa, criada para escangalhar e assegurar a reeleição do Tio Aníbal. E vai consegui-lo, muito provavelmente. Nestas coisas não há inocentes. (Se calhar há um: o próprio candidato, que pensa que é mesmo candidato).
                                    Parece que o Alegre e o PS ficam muito incomodados quando alguém faz algo de livre vontade e á sua revelia. As ultimas semanas tem demonstrado isso.

                                    Se calhar quem quiser se candidatar a PR tem de pedir uma autorização a Sua Excelência o Sr Manuel Alegre e ao PS

                                    Isto só visto.

                                    Alem dos média, também querem controlar as candidaturas á presidência da Republica

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JotaeMe Ver Post
                                      Estou aqui farto de pensar uma coisa: quem estará por detrás desta candidatura? Gente que quer prejudicar Manuel Alegre? Provavelmente. Quem irá financiar? O PSD? Provavelmente. O CDS? Provavelmente. A Opus Dei? Sem dúvida. A Igreja? Também meterá algum.

                                      Minha gente: esta candidatura é uma candidatura pela negativa, criada para escangalhar e assegurar a reeleição do Tio Aníbal. E vai consegui-lo, muito provavelmente. Nestas coisas não há inocentes. (Se calhar há um: o próprio candidato, que pensa que é mesmo candidato).
                                      Este pessoal dos clubes partidários nem sabe para onde se virar.

                                      Só neste tópico o homem já foi catalogado de comuna, janado do bloco, moço de fretes do PS, monárquico e até de beata católica apostólica romana nas mãos PSD e CDS.

                                      Já agora, e para ficar o ramalhete completo eu acrescento:

                                      "Mais um Maioista do PCTPMRPP, quando for eleito vai logo vender Portugal ao Chavez!"

                                      "Mais um skin do PNR que de mansinho vai enxutar os emigrantes todos daqui para fora, ou vocês pensam que o homem andou pelo mundo a tratar dos doentes? Andou foi no "networking" a arranjar contactos para os repatriamentos! Já tem os números e moradas de quase todos."

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                        Curiosa (ou não) escolha de palavra

                                        Isso seria a opção racional e realmente com menos estragos.

                                        Mas um partido com ela dimensão tem que apoiar alguém.

                                        Nem que seja um adversário político, veja-se o que o PSD fez na 2ª eleição presidencial do Soares.

                                        Colocando de parte as conotações de Esquerda e direita, alguém se lembra de um periodo de tempo tão grande, como aconteceu no inicio da actual presidência em que PR e PM se dessem tão bem, sempre em sintonia?

                                        Acho que Cavaco PR foi tudo menos incomodo para o Socrates, até tenho duvidas se tem sido eleito o Manuel Alegre se não teria havido mais trocas de palavras, para o M.A. se evidenciar um pouco.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                          A vingança é um prato que não se serve frio.
                                          O Manuel é que não ficou lá muito Alegre

                                          Comentário


                                            Já ouvi dizer que o Fernando Nobre é o Barack Obama português. Inicialmente achei engraçada a comparação por não ter nada a ver, mas depois, pensando um pouco, até se percebe.
                                            As pessoas no geral estão fartas de terem sempre mais do mesmo. Vejam bem, desde o Cavaco Silva nunca mais este país teve estabilidade governativa, foram os políticos que desde então com o seu desleixo e incompetência nos fizeram abrandar e perder ritmo relativamente ao resto da Europa.
                                            Esta candidatura do Fernando Nobre bem montada com uma boa equipa e recorrendo a uma politica de marketing do género do "yes we can" do Obama teria grandes possibilidades de vencer. Se ele vencesse como independente seria algo muito positivo para o país.
                                            Isto é muito simples, enquanto as pessoas não disseram nas urnas que não querem mais do mesmo, terão sempre mais do mesmo. É pena que as pessoas neste país não vejam as candidaturas independentes como uma saída para a crise politica em que vive o nosso país.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              O Manuel é que não ficou lá muito Alegre
                                              Como alguém disse, o Nobre é...

                                              ...o Alegre do Alegre

                                              Comentário


                                                Eu tanto me faz que o PR seja verde como vermelho como azul às riscas. Aquilo que eu quis dizer acima, e que levou tanta gente a citar-me, é que a realidade nunca é simples e raramente tem lógica - porque o argumento é escrito em tempo real e por muitos e fracos escribas.

                                                No fundo, bem no fundo, quem ganha com esta candidatura é o Tio Aníbal, que está desde já eleito, porque é o que mais se parece com um polícia e, além disso, "é o presidente". Portanto, meus amigos, acho que estamos conversados e nem valeria a pena fazer eleições.

                                                De qualquer forma, estejam à vontade para se entusiasmarem e vir a este tópico escrever coisas mirabolantes. Não esqueçam é que a uma ilusão se segue (quase) sempre uma desilusão. E, como diria a Margarida Rebelo Pinto, que não sabe escrever mas é boa, "não há coincidências".

                                                Comentário


                                                  eu fiquei muito contente com esta candidatura

                                                  porque deixou o algre lixado

                                                  e se há coisa que eu gosto é de ver o alegre triste (bonito trocadilho)

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JotaeMe Ver Post
                                                    Eu tanto me faz que o PR seja verde como vermelho como azul às riscas. Aquilo que eu quis dizer acima, e que levou tanta gente a citar-me, é que a realidade nunca é simples e raramente tem lógica - porque o argumento é escrito em tempo real e por muitos e fracos escribas.

                                                    No fundo, bem no fundo, quem ganha com esta candidatura é o Tio Aníbal, que está desde já eleito, porque é o que mais se parece com um polícia e, além disso, "é o presidente". Portanto, meus amigos, acho que estamos conversados e nem valeria a pena fazer eleições.

                                                    De qualquer forma, estejam à vontade para se entusiasmarem e vir a este tópico escrever coisas mirabolantes. Não esqueçam é que a uma ilusão se segue (quase) sempre uma desilusão. E, como diria a Margarida Rebelo Pinto, que não sabe escrever mas é boa, "não há coincidências".
                                                    Confesso que não fui ver o que escreveste antes, mas este post parece de um apoiante cavaquista com medo.
                                                    Óptimo!

                                                    Eu já fui cavaquista, mas entretanto vi a luz: o homem é mesmo um eucalipto, seca tudo à sua volta.
                                                    Por isso, agora quero é que vá secar a Cavaca para o Algarve e nos deixe em paz.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                      Confesso que não fui ver o que escreveste antes, mas este post parece de um apoiante cavaquista com medo.
                                                      Óptimo!

                                                      Eu já fui cavaquista, mas entretanto vi a luz: o homem é mesmo um eucalipto, seca tudo à sua volta.
                                                      Por isso, agora quero é que vá secar a Cavaca para o Algarve e nos deixe em paz.

                                                      já foste cavaquista?

                                                      já sei

                                                      eras jovem, não sabias o que fazias e tal...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                        já foste cavaquista?

                                                        já sei

                                                        eras jovem, não sabias o que fazias e tal...

                                                        Tás a ver um estudante de Gestão nos inicios da década de 90, a ver o muro de Berlim a cair, a liberalização do mercado europeu a acontecer e a rejubilar com toda a tralha yuppie que a tecnocracia trouxe para a tugalândia?
                                                        Sou eu!

                                                        O problema, é que à medida que amadureço fico mais esquerdalha.
                                                        Fui conservador aos 18 e pelo caminho que isto leva, serei um guerrilheiro cubano aos 50...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
                                                          Tás a ver um estudante de Gestão nos inicios da década de 90, a ver o muro de Berlim a cair, a liberalização do mercado europeu a acontecer e a rejubilar com toda a tralha yuppie que a tecnocracia trouxe para a tugalândia?
                                                          Sou eu!

                                                          O problema, é que à medida que amadureço fico mais esquerdalha.
                                                          Fui conservador aos 18 e pelo caminho que isto leva, serei um guerrilheiro cubano aos 50...

                                                          nada mau

                                                          tipicamente os estudantes de gestão, aos 50 de cubanos só os charutos


                                                          mas é compreensivel, foi uma fase em que acreditamos colectivamente que podiamos ser um país da 1ª linha da europa

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                            nada mau

                                                            tipicamente os estudantes de gestão, aos 50 de cubanos só os charutos


                                                            mas é compreensivel, foi uma fase em que acreditamos colectivamente que podiamos ser um país da 1ª linha da europa


                                                            Falando mais a sério: fui um crente no início do movimento neo-liberal que nos assolou nessa altura. Acreditava nas teorias do desenvolvimento e pleno emprego que nessa altura grassavam, envoltas em notas de ecus e muito subsidio.
                                                            Depois comecei a perceber mais de governação politica e empresarial e abri os olhos.

                                                            Concordo que foi uma ilusão colectiva.
                                                            E é precisamente por isso que hoje não dou o crédito comunmente atribuído ao período cavaquista. Olhando em perspectiva, o bom senso do rato Mickey permitir-lhe-ia fazer o que ele fez.
                                                            O que não quer dizer que um bem-intencionado Goofy socialista não pudesse mesmo assim deitar tudo a perder.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                              Como alguém disse, o Nobre é...

                                                              ...o Alegre do Alegre
                                                              Muito bem visto

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X