Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Negócio Próprio - Ajuda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    apagar
    Editado pela última vez por 36crazyfists; 03 March 2010, 10:49.

    Comentário


      #32
      Vê aqui: IAPMEI - Temas A-Z - Criar

      Comentário


        #33
        Porco e Fumega,

        Acho que têm uma visão errada, muitas vezes um negócio é copiado não por essa pessoa querer estragar o negócio alguém mas sim na tentativa de ganhar algum.

        Na parte que me toca, é um projecto que já tenho há algum tempo e agora surgiu a oportunidade de o concretizar sem ter que investir (é para a minha mãe, mas sou eu que vou gerir todo o processo e a ideia base vai ser a minha).

        kushinadaime, obrigado pelo comentário. A nível de orçamentos e fornecedores não vai haver grande dificuldade porque a minha mãe já trabalha na área há muito tempo. Além da questão do empresário em nome individual ou não, o que sabes sobre licenças? É que ando na fase de ver lojas e tal, nem todas podem ter licença para este tipo de estabelecimento, certo? Qual é a melhor forma de ver isso?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
          Porco e Fumega,

          Acho que têm uma visão errada, muitas vezes um negócio é copiado não por essa pessoa querer estragar o negócio alguém mas sim na tentativa de ganhar algum.

          Na parte que me toca, é um projecto que já tenho há algum tempo e agora surgiu a oportunidade de o concretizar sem ter que investir (é para a minha mãe, mas sou eu que vou gerir todo o processo e a ideia base vai ser a minha).

          kushinadaime, obrigado pelo comentário. A nível de orçamentos e fornecedores não vai haver grande dificuldade porque a minha mãe já trabalha na área há muito tempo. Além da questão do empresário em nome individual ou não, o que sabes sobre licenças? É que ando na fase de ver lojas e tal, nem todas podem ter licença para este tipo de estabelecimento, certo? Qual é a melhor forma de ver isso?
          Boas, nós não temos a visão errada, a maioria dos portugueses é que tem a visão errada e entram para mercados ultra-saturados como é o teu caso.
          Cumprimentos.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Fumega Ver Post
            Boas, nós não temos a visão errada, a maioria dos portugueses é que tem a visão errada e entram para mercados ultra-saturados como é o teu caso.
            Cumprimentos.
            Mas sabes lá tu para que mercado vou entrar ou deixar de entrar. Não me parece que a tua atitude neste tópico seja correcta, nem era esse o meu objectivo quando o abri, por isso agradeço-te que não continues a postar aqui, se mantiveres essa atitude.
            Editado pela última vez por ExpertBoy; 02 March 2010, 23:13.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por RMOS Ver Post
              no polo II da universidade do porto existe um espaço chamado E-learning cafe (da UP)
              tem um amplo espaço para estudo (ate com sofas e puffs) com bastantes pcs acessiveis a qualquer estudante. esta aberto quase 24h por dia
              e lembro-me que existia um barzito que fechou, com prato do dia e tudo, e pelo tempo que la passava via pouco movimento para o bar. havia muito mais pessoas a ir às maquinas automaticas


              mas de qualquer forma desejo-te sorte com isso
              Não percebi, que máquinas automáticas? Os pc's?

              Quando falei no local para estudo era meramente uma ideia, um complemento para o local, a ideia não era criar uma coisa meramente para fins de estudo, longe disso. A ideia era mais uma coisa com comidas rápidas, umas sopas, baguetes e saladas, acompanhadas de um espaço acolhedor onde se pudesse passar um bom bocado.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                Não percebi, que máquinas automáticas? Os pc's?

                Quando falei no local para estudo era meramente uma ideia, um complemento para o local, a ideia não era criar uma coisa meramente para fins de estudo, longe disso. A ideia era mais uma coisa com comidas rápidas, umas sopas, baguetes e saladas, acompanhadas de um espaço acolhedor onde se pudesse passar um bom bocado.
                Entendi que seriam máquinas de vending.

                Comentário


                  #38
                  A nível de licenças é obrigatório que o establecimento possua uma licença de utilização/alvará da câmara municipal. Podes confirmar isso junto dos serviços camarários.

                  Além disso é obrigatório o preenchimento da declaração prévia.
                  Este impresso deve ser entregue na câmara municipal e depois de carimbado deve ser remetido ao dgae.

                  Mais informação aqui: Portal da Empresa Documentos Legais » Licenças
                  Editado pela última vez por vsfce; 02 March 2010, 23:41.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                    Mas sabes lá tu para que mercado vou entrar ou deixar de entrar. Não me parece que a tua atitude neste tópico seja correcta, nem era esse o meu objectivo quando o abri, por isso agradeço-te que não continues a postar aqui, se mantiveres essa atitude.
                    A sério? Pensei que tivesses deixado bem claro isso nesta afirmação:

                    Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post

                    A minha ideia era abrir algo dentro do estilo de um café-pastelaria num local relativamente perto de um polo universitário, um espaço com alguns computadores e locais "calmos" para se conseguir estudar. O que acham desta ideia? (não é propriamente inovadora, eu sei, mas aqui na zona não há nada do estilo)
                    Sou livre de participar onde bem entender, desde que haja respeito mútuo, e eu não faltei ao respeito a ninguém.
                    Tens que perceber que num fórum tu ouves aquilo que queres e o que não queres. Ou pensas que abres uma thread a pedir opiniões e toda a gente vai concordar contigo?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Fumega Ver Post
                      Boas, nós não temos a visão errada, a maioria dos portugueses é que tem a visão errada e entram para mercados ultra-saturados como é o teu caso.
                      Cumprimentos.
                      Depende dos lugares, há lugares com muitos cafés e outros em que não há nada.
                      Editado pela última vez por ManuelBarbosa; 03 March 2010, 03:25.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Fumega Ver Post
                        Pois, dou-te um exemplo.
                        Cá em Vila do Conde não havia Spa's nem nada que se parecesse.
                        Abriu um, abriram logo 7 seguidos. Mete um nojo do caraças. Um gajo tem uma ideia e aparecem logo uns quantos a copiar só para estragar o negócio

                        Mas o problema é o crédito fácil e fuga aos impostos. Só na restauração é cerca de 90%, ninguém paga impostos mesmo. Porque se pagassem vias tudo a fechar como mosquinhas mesmo.

                        Café é porta com porta.
                        Mas no que pensam estas pessoas?
                        É assim em todo o lado, não é só em Portugal, quando aparece uma ideia original aparecem logo a seguir um montes de copias.

                        O que tu querias era que o teu negocio tivesse o monopólio da terra, assim era sempre lucro garantido.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          Ao fim-de-semana costumo ir a um café onde pára muita malta nova, para conviver, beber uns copos, etc.
                          Ali na zona tinha um "bom ambiente" comparado com os arredores.
                          Uma máquina que dá para uns jogos, 2 tv a passar qualquer coisa está feito.
                          Algum pessoal a estudar e com portáteis mas não está vocacionado para tal.

                          Tudo depende da zona e ambiente que se consiga criar, simpatia e relacionamento com o pessoal.
                          Se conseguires ter um espaço só para os portáteis, por exemplo colocando fichas numa zona específica para assim não teres tudo o ocupado só com isto, a chave para o wi-fi ser apenas para os habitués, pode nem ser muito prejudicial.
                          Quem lá está o dia todo acaba por comer e beber qualquer coisa...
                          Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                          Comentário ás respostas
                          Se vendem a 1 euro o que compraram a 0,40 a margem é 0,60 (150%), se venderem a 1,40 essa margem já é 1,00 (250%)
                          margem=resultado bruto das compras/valor das compras
                          Mas isso da margem tem muito que se lhe diga...
                          É que ter uma margem grande (e há negócios com margens de 5000% ou mais) não quer dizer que se vá ter resultado operacional positivo, e muito menos que se vá ter um resultado antes de imposto liquido positivo, e mesmo no final se tenha lucro não quer dizer que se tenham capitais de jeito.
                          Que o digam os donos dos cafés, tem todos margens fenomenais e não vejo os donos a andarem de Ferrari e vejo-os muitos a trabalhar como escravos sendo eles patrões e empregados ao mesmo tempo.
                          E depois se no final conseguires tirar um dinheirinho do café não te podes esquecer que não são todos os anos que vais ter lucro, e nem todos os anos vais ter uma tesouraria em condições, e que ocasionalmente tem que comprar máquinas novas que são muito caras.

                          Resposta ao tópico
                          Para abrir um negócio começas por fazer um plano de negócios extra básico e extra-amador, basicamente vais definir o que vais vender e o que vais dar aos clientes (anda pelas zonas candidatas a receber o café a diferentes horas e frequenta a concorrência da zona a diferentes horas para ver o tipo de pessoas que vão ser tuas clientes e quais as opções que deves tomar, abrir mais cedo, fechar mais tarde, ter refeições...).
                          Segue-se fazer os orçamentos, fazes o orçamento inicial com o que necessitas para abrir o café, e orçamento do funcionamento do dia a dia, se em alguns casos podes consultar preços (por exemplo nos fornecedores), com certas coisas tens que adivinhar (como as vendas por exemplo).
                          Olha a diversas opções, e estuda a possibilidade de tirar coisas do orçamento inicial para investir mais tarde quando já tiver a entrar dinheiro, basicamente faz variar os orçamentos de modo a ver diversos cenários.
                          Não contes com lucro nos primeiros 2 anos +/-
                          Depois escolhes a forma do negócio, ou fica como empresário em nome individual, tens menos despesas, alguns procedimentos são mais simples mas se o negócio correr mal podem vir atrás de ti a título pessoal, por firma ficas protegido, só em casos especiais podem vir atrás de ti (por exemplo nos casos em que o banco tenha pedido um aval pessoal).
                          Depois é iniciar a actividade conforme a forma escolhida
                          Os dois posts com mais sentido neste tópico. Tem-os em conta que já é um bom começo.

                          A tua ideia não é má se souberes aproveita-la bem. Quando entrei na universidade, um emigrante decidiu abrir um café nas redondezas da univ (onde já havia uns poucos). No principio tinha só a família a trabalhar com ele (quatro pessoas, mulher e 2 filhas,uma das filhas era boa). Tinha tv com tvcabo, sporttv, o dono era simpático e tal, pachorrento com ar de "pai" se me faço entender. O pessoal começou a gostar do ambiente, ia lá ver os joguinhos de futebol, beber uns copos para destressar, etc. Ele foi aumentando o tasco. Contratou umas quantas empregadas part-time (estudantes), a maioria moças também jeitosas. Depois decidiu aumentar um pouco o café com esplanada coberta (prepara-te para o fazeres e não te admires de se chegar a altura e quereres legalizar esse aumento, não conseguires), conseguiu mais aquele espaço para o cliente consumir. Pouco tempo depois pos uma tela e arranjou um retroprojector para transmitir os jogos na tela e na tv. Há alturas que ele até põe dois jogos diferentes. Quase todos os anos muda de loiças e muda um cadinho a ementa. Em tempos de mundiais e europeus, o gajo fazia tipo concursos, o pessoal dava x dinheiro (20 euros?), tiravam um nome dum chapeu e se a equipa que lhes saisse ganhasse a competição, ganhava um prémio no final...Wi-fi não tem (pelo menos que eu saiba). E o café vai aumentando de ano para ano, isto de há uns 6 anos para cá, já acabei a licenciatura e o tasco sempre aberto. Os outros cafés tão sempre a abrir e a fechar, mudando de donos. E ainda nenhum lhe conseguiu roubar a clientela.

                          Resumindo é o café mais concorrido das redondezas.

                          A tua ideia dum espaço para estudar, na minha opinião, é um fail. Tenta conjugar baixos custos do teu lado, com utilidade para o cliente e com inovação e de preferência alta rotatividade de clientes . Sê sempre simpático e prestável. Resumindo, tenta ser diferente, destacando-te dos outros cafés, mas sem entrares em loucuras em despesas e sendo-lhes útil ao mesmo tempo.

                          Se tiveres uns trocos e não te importas de ler, recomendo o livro "Estratégia Oceano Azul" ou Blue Ocean Strategy (título em inglês) de Chan Kim. Aí podes ganhar uma outra visão das coisas. Mas nunca descures planos de negócios nem nada disso, como já foi aqui dito.

                          Boa Sorte aí com o negócio se for para a frente.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                            Os dois posts com mais sentido neste tópico. Tem-os em conta que já é um bom começo.

                            A tua ideia não é má se souberes aproveita-la bem. Quando entrei na universidade, um emigrante decidiu abrir um café nas redondezas da univ (onde já havia uns poucos). No principio tinha só a família a trabalhar com ele (quatro pessoas, mulher e 2 filhas,uma das filhas era boa). Tinha tv com tvcabo, sporttv, o dono era simpático e tal, pachorrento com ar de "pai" se me faço entender. O pessoal começou a gostar do ambiente, ia lá ver os joguinhos de futebol, beber uns copos para destressar, etc. Ele foi aumentando o tasco. Contratou umas quantas empregadas part-time (estudantes), a maioria moças também jeitosas. Depois decidiu aumentar um pouco o café com esplanada coberta (prepara-te para o fazeres e não te admires de se chegar a altura e quereres legalizar esse aumento, não conseguires), conseguiu mais aquele espaço para o cliente consumir. Pouco tempo depois pos uma tela e arranjou um retroprojector para transmitir os jogos na tela e na tv. Há alturas que ele até põe dois jogos diferentes. Quase todos os anos muda de loiças e muda um cadinho a ementa. Em tempos de mundiais e europeus, o gajo fazia tipo concursos, o pessoal dava x dinheiro (20 euros?), tiravam um nome dum chapeu e se a equipa que lhes saisse ganhasse a competição, ganhava um prémio no final...Wi-fi não tem (pelo menos que eu saiba). E o café vai aumentando de ano para ano, isto de há uns 6 anos para cá, já acabei a licenciatura e o tasco sempre aberto. Os outros cafés tão sempre a abrir e a fechar, mudando de donos. E ainda nenhum lhe conseguiu roubar a clientela.

                            Resumindo é o café mais concorrido das redondezas.

                            A tua ideia dum espaço para estudar, na minha opinião, é um fail. Tenta conjugar baixos custos do teu lado, com utilidade para o cliente e com inovação e de preferência alta rotatividade de clientes . Sê sempre simpático e prestável. Resumindo, tenta ser diferente, destacando-te dos outros cafés, mas sem entrares em loucuras em despesas e sendo-lhes útil ao mesmo tempo.

                            Se tiveres uns trocos e não te importas de ler, recomendo o livro "Estratégia Oceano Azul" ou Blue Ocean Strategy (título em inglês) de Chan Kim. Aí podes ganhar uma outra visão das coisas. Mas nunca descures planos de negócios nem nada disso, como já foi aqui dito.

                            Boa Sorte aí com o negócio se for para a frente.
                            Pois é, hoje em dia negócios completamente inovadores é difícil, acho que se tem é de tentar primar pela diferença em pequenos factores, como o atendimento por exemplo (a ideia das moças jeitosas também pode ajudar ).

                            vsfce,

                            Obrigado pelas dicas, são muito úteis.

                            Podem continuar com os comentários/sugestões, sempre que houver novidades eu actualizo o tópico.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                              Porco e Fumega,

                              Acho que têm uma visão errada, muitas vezes um negócio é copiado não por essa pessoa querer estragar o negócio alguém mas sim na tentativa de ganhar algum.

                              Acho que fazes bem, merece mais respeito quem arrisca e investe o dinheiro para gerar algo de produtivo do que quem guarda o dinheiro no banco a render juros. Eu apenas disse que o fenómeno dos cafés / pastelarias / restaurantes em Portugal é algo curioso, já que há um efeito "íman" nos estabelecimentos, ou seja, ninguém se lembra de abrir um café num determinado sítio, mas quando abre o primeiro aparecem logo 2 ou 3 de seguida quase ao lado.
                              Eu apenas espero que não seja esse o teu caso, e que te lembres de fazer algo original, tanto em termos de localização como em termos de serviço prestado.
                              Boa sorte.

                              Comentário


                                #45
                                isso do abrir ao lado faz-me lembrar uma situação aqui em sheffield.
                                numa das zonas da cidade, mais habitacional, havia um supermercado na rua principal. pois bem, abriu outro supermercado... no edifício ao LADO, literalmente a 2 metros de distância um do outro. o resultado? vão dividir a clientela existente entre si.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                  isso do abrir ao lado faz-me lembrar uma situação aqui em sheffield.
                                  numa das zonas da cidade, mais habitacional, havia um supermercado na rua principal. pois bem, abriu outro supermercado... no edifício ao LADO, literalmente a 2 metros de distância um do outro. o resultado? vão dividir a clientela existente entre si.

                                  é a estupidez levada ao extremo. É estragar o negócio ao vizinho e diminuir os clientes pela metade logo de início. E depois ainda há o fenómeno "concorrência estúpida", que se passa por exemplo em muitas padarias aqui do Porto. O vizinho mete o pão a 0.10, eu meto a 0.09, o outro a 0.08, depois o que tinha a 0.10 resolve arrasar com tudo e meter a 0.07... tudo isto em um raio de 1 Km... Para além da clientela reduzida, ainda têm de trabalhar com margens reduzidas.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                    Não percebi, que máquinas automáticas? Os pc's?

                                    Quando falei no local para estudo era meramente uma ideia, um complemento para o local, a ideia não era criar uma coisa meramente para fins de estudo, longe disso. A ideia era mais uma coisa com comidas rápidas, umas sopas, baguetes e saladas, acompanhadas de um espaço acolhedor onde se pudesse passar um bom bocado.

                                    Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                    Entendi que seriam máquinas de vending.

                                    exacto, maquinas de venda automatica
                                    sendo que os preços praticados eram semelhantes

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Fumega Ver Post
                                      Boas, nós não temos a visão errada, a maioria dos portugueses é que tem a visão errada e entram para mercados ultra-saturados como é o teu caso.
                                      Cumprimentos.
                                      Onde vivo, numa rua com uns 200 metros +-, existem 3 cafés alguns com refeições, 1 pastelaria (que não sei se inda servem refeições) e um pequeno restaurante. Ficam perto de uma Universidade e do Norteshoping, nenhum deles fechou ou está para fechar. Falei de uma rua especifica, não muito longe existem muitos cafés e restaurantes e são as únicas coisas que não fecham. Matosinhos é porta sim, porta sim, cabeleireiros, spas e cafés, ainda estão todos abertos.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                        é a estupidez levada ao extremo. É estragar o negócio ao vizinho e diminuir os clientes pela metade logo de início. E depois ainda há o fenómeno "concorrência estúpida", que se passa por exemplo em muitas padarias aqui do Porto. O vizinho mete o pão a 0.10, eu meto a 0.09, o outro a 0.08, depois o que tinha a 0.10 resolve arrasar com tudo e meter a 0.07... tudo isto em um raio de 1 Km... Para além da clientela reduzida, ainda têm de trabalhar com margens reduzidas.
                                        As vezes depende da qualidade do produto, se for algo banal possível de comprar em qualquer lado, então irá sofrer as consequencias da concorrência.

                                        Sempre que passo por Belem trago sempre lá uns pasteis porque só eles o sabem fazer( receita secreta) bem podiam abrir dezenas de pastelarias ao lado a fazer concorrência, que não lhes fazia mossa.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                          é a estupidez levada ao extremo. É estragar o negócio ao vizinho e diminuir os clientes pela metade logo de início. E depois ainda há o fenómeno "concorrência estúpida", que se passa por exemplo em muitas padarias aqui do Porto. O vizinho mete o pão a 0.10, eu meto a 0.09, o outro a 0.08, depois o que tinha a 0.10 resolve arrasar com tudo e meter a 0.07... tudo isto em um raio de 1 Km... Para além da clientela reduzida, ainda têm de trabalhar com margens reduzidas.
                                          O livro "Estratégias Oceano Azul" pretende dar a volta a isso mesmo. Essas empresas tão a praticar uma estratégia "oceano vermelho", concorrência desmesurada em que provavelmente no longo prazo apenas uma padaria ficará vencedora (provavelmente aquela que tem mais recursos financeiros). Os outros se não saírem desse joguinho de baixar preços, acabarão todos por fechar.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                            Pois é, hoje em dia negócios completamente inovadores é difícil, acho que se tem é de tentar primar pela diferença em pequenos factores, como o atendimento por exemplo (a ideia das moças jeitosas também pode ajudar ).

                                            vsfce,

                                            Obrigado pelas dicas, são muito úteis.

                                            Podem continuar com os comentários/sugestões, sempre que houver novidades eu actualizo o tópico.
                                            O engraçado é que ele agora nem tem lá nenhuma moça a trabalhar! Já nem a filha boa tá lá! Tem dois moços a part-time, estudantes que moram lá perto. A qualidade do espaço continua o mesmo, o serviço de atendimento é que pode ser um cadinho mais demorado, por ter menos empregados. Mas quase sempre cheio. O nome já tá feito, logo já não precisa de empregadas jeitosas. Outra sugestão e se der para fazer, dar o nome da localidade onde o café vai abrir. Foi o que fizeram e com sucesso.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Eu tambem gostava muito de ter um negocio, mas não tenho capital para fazer um investimento

                                              Boa Sorte...

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X