Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Metropolitano de superfície de Coimbra

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Sou um bocadinho fundamentalista do antigo e adoro as ruelas de Coimbra que palmilhei mil vezes. No entanto concordo que é necessário um meio de transporte rápido que ligue a zona do rio/estações CP com a alta, os pólos universitários e os hospitais.

    Mas sempre que penso na ideia de um comboio de superfície em Coimbra, o que me vem à cabeça é um elefante numa loja de porcelana.

    Comentário


      #32
      Concordo com todos os projectos de transportes urbanos que sirvam para retirar viaturas do centro das cidades e representem uma efectiva opção para que as pessoas possam deixar a viatura em casa e usar o transporte publico.

      Acontece que este projecto enferma de problemas graves logo de inicio, aquando da sua definição politica do que os tecnicos iam projectar, este projecto liga a principal freguesia de Coimbra, Santo Antonio dos Olivais (a maior em densidade populacional) à Lousã, vai prestar um bom serviço para quem vive ao longo da actual linha da CP, mas um serviço muito limitado para os habitantes de Coimbra.
      Vamos lá analisar: St. Ant. dos Olivais é a primeira freguesia em numero de habitantes, correcto está servida pelo "metro", 2ª freguesia em numero de habitantes S.Martinho do Bispo, não é servida, nem tem possibilidade com este traçado de ser servida, primeiro erro grave para um transporte publico, 3ª freguesia Eiras, não é servida e não tem possibilidade de vir a ser, 2º erro grave mais uma vez esquece os utentes e a pouca industria de Coimbra, poderiamos continuar a coleccionar erros porque não serve as outras freguesias da cidade, obrigando as pessoas a utilizar na mesma viatura propria.

      Este projecto para além de só servir uma freguesia da cidade, enferma de um snobismo e autismo impressionante, porque na zona de habitação mais cara da cidade, Solum, tem 5 paragens num curto espaço, até parece que os Srs Vereadores e familia vão utilizar muito o "metro" e prescindir do Mercedes, se calhar só no dia da inauguração, o resto dos dias serve para os cidadãos que vaem da Lousã e Miranda do Corvo, para isso "bastava" electrificar a actual linha da CP e colocar composições condignas.

      Efectivamente a viabilidade economica deste projecto, pelo ponto de vista dos cidadãos de Coimbra é um buracão enorme, porque um transporte publico não se pode divorciar da grande maioria dos cidadãos e possiveis utentes.

      Não sendo alternativa para 70% dos cidadãos de Coimbra, só prova que quem definiu os objectivos deste projecto tem horizontes muito limitados, diria mesmo mentalidade retrogada com 50 anos de atraso, e não teve em conta o principal objectivo de qualquer transporte publico que é aproximar os cidadãos da sua cidade.

      Comentário


        #33
        Que grande confusão.
        Mas a ideia passa por fechar a rua da Sofia e, pelo q vejo, a parte da Fernão de Magalhães ao redor da loja do cidadão?

        Isso ainda vai levar uma grande volta, espero eu
        E a reabilitação provocada pelo metro vai levar anos e anos, iludem as pessoas com esses renders e toda a gente pensa q fica logo assim mal é construído.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
          Não conheço o projecto de Coimbra. Mas o "supra-sumo" de Almada não é com toda a certeza um "metropolitano" porque a circulação não é independente do resto do tráfego em todo o percurso. Pelo menos no bairro junto ao tribunal circula-se (não é cruzar, é circular mesmo) por cima da linha.

          A definição formal de metropolitano está uns posts acima. A definição política já depende de outras coisas.
          Junto a que Tribunal? Só se for na entrada para a 25 de Abril

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
            O Metro de Lisboa, tal como é actualmente, é muito bom, e sem dúvida melhor que o de muitas cidades europeias. A sua rede pode não ser tão extensa como em alguns sítios, mas dificilmente viajas em melhores condições que cá. Olha, em Paris, Londres, Barcelona, não viajas de certeza.
            Fui há uns tempos a Berlim e.. o de Lisboa nem tem hipótese para esse..

            Comentário


              #36
              Esta é uma obra essencial para a cidade que peca já pelo atraso na sua concretização devido às politiquices da Camâra Municipal (o projecto esteve em banho-maria meses e meses a fio devido à falta de consenso quanto ao traçado final). É verdade que ao tomarmos conta do traçado nota-se que será um transporte público que servirá especialmente o nucleo central da cidade, fazendo uma triangulação entre a Baixa, Celas e a Solum.

              O que vemos nesses renders da zona da baixa estão muito interessantes de facto e compatíveis com as zonas que actualmente estão já vedadas entre a Loja do Cidadão e a Rua da Sofia. Aqui será uma zona em que basicamente o problema maior está em deitar abaixo todos os edificíos necessários à passagem do Metro pois a nívelde geografia esta é das zonas mais fáceis visto ser a baixa mais ou menos plana. Mais interessante seria ver renders da zona entre a Estação da CP até à zona de Celas(Hospitais da Universidade) ou mesmo o suposto túnel que atravessará o Jardim da Sereia...

              Ainda relativamente à discussão do nome correcto dever ser Metro ou Eléctrico é curioso lembrar que a cidade de Coimbra teve eléctricos sobre carris desde 1911 até ao inicío dos anos 80 e que foi abolido em detrimento dos autocarros e do crescente aumento do parque automóvel depois do 25 de Abril.

              Aqui deixo umas fotos de outros tempos:


              Comentário


                #37
                Ainda sou do tempo de andar em trolleys pela baixa...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                  Ainda sou do tempo de andar em trolleys pela baixa...

                  Os trolleys ainda existem, já foram considerados antiquados, e agora com as questões ambientais voltaram a estar na moda e a ter defensores por todo o pais.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                    Esta é uma obra essencial para a cidade que peca já pelo atraso na sua concretização devido às politiquices da Camâra Municipal (o projecto esteve em banho-maria meses e meses a fio devido à falta de consenso quanto ao traçado final). É verdade que ao tomarmos conta do traçado nota-se que será um transporte público que servirá especialmente o nucleo central da cidade, fazendo uma triangulação entre a Baixa, Celas e a Solum.


                    O traçado escolhido para este transporte publico é ridiculamente mediocre, a exclusão de 70% dos habitantes da cidade, só prova a politiquice mediocre e a falta de visão de quem interferiu no processo e manipolou em seu suposto interesse próprio.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                      O traçado escolhido para este transporte publico é ridiculamente mediocre, a exclusão de 70% dos habitantes da cidade, só prova a politiquice mediocre e a falta de visão de quem interferiu no processo e manipolou em seu suposto interesse próprio.
                      Está tudo dito quando em 2008 o traçado previsto para a zona envolvente ao estádio foi parado por um "suposto" grupo de pais(lógicamente gente de poder e influência) visto que a linha prevista passava mesmo ao lado da escola dos filhinhos...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                        Está tudo dito quando em 2008 o traçado previsto para a zona envolvente ao estádio foi parado por um "suposto" grupo de pais(lógicamente gente de poder e influência) visto que a linha prevista passava mesmo ao lado da escola dos filhinhos...

                        Tudo começou muito antes, aquela do Manuel Machado querer um estação subterranea por baixo da loja do cidadão, a um cota inferior ao rio que todos os pareceres tecnicos classificaram de obra perigosa e muito onerosa.

                        Com alguma visão até conseguiam fazer mais ou menos o traçado como queriam e deixavam uma possibilidade de no futuro a linha continuar para o lado norte ou seja Eiras, não falo em S.Martinho do Bispo porque isso envolve ponte sobre o rio, embora não seja nada de mais fazer uma ponte é caro.

                        Aliás por falar em pontes ferroviárias para além da ponte rodoviaria entre o acude e a actual ferroviaria, já se falou noutra ferroviaria em cima do Choupal quando fizessem a nova estação ferroviaria e interface de camionagem, se fizerem isso tudo ali naquele pedaçinho vai ser lindo.

                        Comentário


                          #42
                          Conheço mal Coimbra, mas imagino que, com estes planeadores, a cidade venha a ficar muito pior e os seus pobres habitantes venham a ter a vida dificultada.

                          Comentário


                            #43
                            Passou ainda outro eléctrico por Coimbra, do melhor

                            YouTube - Um Eléctrico Chamado Raúl



                            Ui alho, de frente ao mercado, aquilo vai ter somente um sentido?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                              Está tudo dito quando em 2008 o traçado previsto para a zona envolvente ao estádio foi parado por um "suposto" grupo de pais(lógicamente gente de poder e influência) visto que a linha prevista passava mesmo ao lado da escola dos filhinhos...
                              O projecto nunca parou.

                              E ora vamos lá ver se nos entendemos.

                              Se passa pela solum é porque passa, se não passa é porque não passa

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                Concordo com todos os projectos de transportes urbanos que sirvam para retirar viaturas do centro das cidades e representem uma efectiva opção para que as pessoas possam deixar a viatura em casa e usar o transporte publico.

                                Acontece que este projecto enferma de problemas graves logo de inicio, aquando da sua definição politica do que os tecnicos iam projectar, este projecto liga a principal freguesia de Coimbra, Santo Antonio dos Olivais (a maior em densidade populacional) à Lousã, vai prestar um bom serviço para quem vive ao longo da actual linha da CP, mas um serviço muito limitado para os habitantes de Coimbra.
                                Vamos lá analisar: St. Ant. dos Olivais é a primeira freguesia em numero de habitantes, correcto está servida pelo "metro", 2ª freguesia em numero de habitantes S.Martinho do Bispo, não é servida, nem tem possibilidade com este traçado de ser servida, primeiro erro grave para um transporte publico, 3ª freguesia Eiras, não é servida e não tem possibilidade de vir a ser, 2º erro grave mais uma vez esquece os utentes e a pouca industria de Coimbra, poderiamos continuar a coleccionar erros porque não serve as outras freguesias da cidade, obrigando as pessoas a utilizar na mesma viatura propria.

                                Este projecto para além de só servir uma freguesia da cidade, enferma de um snobismo e autismo impressionante, porque na zona de habitação mais cara da cidade, Solum, tem 5 paragens num curto espaço, até parece que os Srs Vereadores e familia vão utilizar muito o "metro" e prescindir do Mercedes, se calhar só no dia da inauguração, o resto dos dias serve para os cidadãos que vaem da Lousã e Miranda do Corvo, para isso "bastava" electrificar a actual linha da CP e colocar composições condignas.

                                Efectivamente a viabilidade economica deste projecto, pelo ponto de vista dos cidadãos de Coimbra é um buracão enorme, porque um transporte publico não se pode divorciar da grande maioria dos cidadãos e possiveis utentes.

                                Não sendo alternativa para 70% dos cidadãos de Coimbra, só prova que quem definiu os objectivos deste projecto tem horizontes muito limitados, diria mesmo mentalidade retrogada com 50 anos de atraso, e não teve em conta o principal objectivo de qualquer transporte publico que é aproximar os cidadãos da sua cidade.

                                Diz-me lá que freguesias é que serve?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                  O projecto nunca parou.

                                  E ora vamos lá ver se nos entendemos.

                                  Se passa pela solum é porque passa, se não passa é porque não passa

                                  Para mim o passar na Solum até acho bem, sempre passou em frente ao Estadio por isso nada novo, agora 5 paragens é ridiculo, é correcto ir até à baixa, o que não é correcto é não ter sido pensada uma forma decente de continuação da linha para a zona Norte da cidade, e não me venhas falar do "metro" passar na Fernão Magalhães no meio das faixas rodoviarias porque isso era acabar com a Avenida, mal por mal o que vai ter de acontecer è continuar pelo traçado da linha da CP, ou seja as soluções são sempre de remedeio e seguindo directivas com mais de 100anos.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                    Não conheço o projecto de Coimbra. Mas o "supra-sumo" de Almada não é com toda a certeza um "metropolitano" porque a circulação não é independente do resto do tráfego em todo o percurso. Pelo menos no bairro junto ao tribunal circula-se (não é cruzar, é circular mesmo) por cima da linha.

                                    A definição formal de metropolitano está uns posts acima. A definição política já depende de outras coisas.
                                    Gostava de saber onde carros e metro circulam na mesma via em Almada sem ser em cruzamentos

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      É bom saber que o interior do país tambem quer evoluir e copiar os transportes modernos usados nas grandes metrópoles
                                      Tal como fez almada. No entanto há diferenças significativas.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Resta dizer que em Coimbra existem de facto trolleys incluindo alguns modelos novos da Solaris (que usam motores Skoda que muito devem agradar ao VAGistas do forum)..

                                        Comentário


                                          #50
                                          Aqui está ele Cahib, costuma fazer a linha 4, vejo-o muitas vezes em frente à FEUC.




                                          Os velhinhos Trolley já precisam de reforma, estão mesmo muito degradados.





                                          Quanto ao metropolitano, já falam dele à tantos anos, vamos lá ver se é desta que avança realmente e não apenas a conta gotas

                                          Comentário


                                            #51
                                            Aqui está o mapa da rede.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por JotaeMe Ver Post
                                              Maravilha: mais um metro de superfície, mais um sorvedouro de dinheiro. Portugal não aprende.

                                              Porque razão não usamos nós eléctricos, como os alemães ou os austríacos (e muitos outros povos)?
                                              Qual é a diferença entre um eléctrico e um metro?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                Qual é a diferença entre um eléctrico e um metro?
                                                Está explicado mais para trás.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                  O projecto nunca parou.

                                                  E ora vamos lá ver se nos entendemos.

                                                  Se passa pela solum é porque passa, se não passa é porque não passa
                                                  Parar talvez não mas estagnar estagnou...

                                                  E poracaso eu levantei aqui alguma objecção contra ou a favor de passar na Solum?

                                                  Eu até sou dos grandes beneficiados deste traçado visto morar a poucos metros de uma das estações da Solum...

                                                  cpiadecoimbra0519lc.jpg

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                                    Parar talvez não mas estagnar estagnou...

                                                    E poracaso eu levantei aqui alguma objecção contra ou a favor de passar na Solum?

                                                    Eu até sou dos grandes beneficiados deste traçado visto morar a poucos metros de uma das estações da Solum...

                                                    [ATTACH]73069[/ATTACH]

                                                    A parte da objecção não era para ti


                                                    Estagnar também não estagnou. O percurso urbano ainda vai demorar a começar a ser feito, ainda dá tempo para se irem fazendo alterações de pormenor.

                                                    A parte não urbana, pelos vistos está a andar a bom ritmo.

                                                    Quanto a ser beneficiado ou não, não sei, só vendo. Também moro na Solum e vou ficar à espera de ver se a coisa é boa:

                                                    Obras; mais passagens de nível/semáforos/confusão por causa do trânsito.

                                                    Já não chega a porcaria dos semáforos que espetaram à volta do estádio e o sentido que o trânsito tem de fluir que vai dar tudo à rotunda das palmeiras, ainda podemos vir a ter mais uma coisa para encravar mais o trânsito.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Sim a verdade é que com esta empreitada toda que se avizinha para os próximos 5 anos vamos ver se o trânsito vai fluir melhor ou se vem infernizar ainda mais a circulação automóvel...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        Gostava de saber onde carros e metro circulam na mesma via em Almada sem ser em cruzamentos
                                                        Está no post que citaste...

                                                        Mas que não seja por isso, segundo o google maps estou a falar de:
                                                        - Rua de Alvalade (grande parte da rua)
                                                        - Rua José Justino Lopes (uns ~200 metros)

                                                        Pelo menos nestas ruas a circulação é (ou era há uns meses atrás) partilhada entre veículos e metro.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                          Está no post que citaste...

                                                          Mas que não seja por isso, segundo o google maps estou a falar de:
                                                          - Rua de Alvalade (grande parte da rua)
                                                          - Rua José Justino Lopes (uns ~200 metros)

                                                          Pelo menos nestas ruas a circulação é (ou era há uns meses atrás) partilhada entre veículos e metro.
                                                          São vias separadas em ambos os casos!



                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                                            São vias separadas em ambos os casos!
                                                            São em alguns locais, não em toda a rua! Não estou a falar de core, tenho amigos que moram nesse bairro e já passei aí algumas vezes...

                                                            De qualquer forma tens aqui o astra do Google a circular exactamente em cima da linha (na rua josé justino lopes) e a cruzar-se com outro "metro"...


                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              De facto aí está mesmo em cima da linha, em todo o caso passo aí 2 vezes por dia e nunca vi nenhum carro na linha

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X