Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chamada entre INEM e Bombeiros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por pensante Ver Post
    Até podiam ter uma auto-estrada, pouco adiantava já que ninguém saiu do telefone
    Sim, uma chamada de emergência que dura dez minutos.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Emanuelle Ver Post
      Uma família com óbvios problemas mentais e um operador de transmissões dos bombeiros que não lhes fica atrás.

      A operadora do INEM era a única que parecia estar acordada e funcional...
      Talvez até demasiado funcional...
      Há aqui uma pergunta que ela faz à médica que, a meu ver, é grave pois indicia manipulação de dados referentes à disponibilidade da viatura. Notem bem:

      (A operadora do CODU fala com uma médica que se encontra no CODU)

      O: – Doutora, a VMER demora três quartos de hora, mas também não tem coiso aberto...

      Médica (M): [imperceptível]

      O: – Mas que quer que ponha? VMER não disponível?

      M: [imperceptível]
      O negrito é meu.

      Grave, muito grave. "O que quer que ponha?..." A VERDADE, porra!
      Então ela está a falar com a médica, a viatura está disponível e sugere que pode pôr indisponível?

      Num país decente isto não ficava assim. Ou neste país há uns tempos atrás.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
        Antes de fecharem as unidades de saúde deveriam ter dado formação adequada aos bombeiros e, simultaneamente, fiscalizar o que se faz nas corporações. Não me levem a mal aqueles são ou que colaboram com os bombeiros, mas todos sabemos que, sobretudo nos pequenos municípios existe uma promiscuidade entre Câmaras e Bombeiros (sempre dão uns votitos). Alijó pode ser excepção. Falo no geral, obviamente, pois desconheço a relação do Cascarejo com os bombeiros.
        Eu pensava que para ser bombeiro implica ter-se formação...

        Comentário


          #34
          Ordens superiores, Manoel, ordens superiores!...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por narak Ver Post
            Fecharam o SAP e não garantiram outros meios de atendimento. Por acaso o acidentado já estava morto, mas se estivesse vivo o problema era o mesmo.
            Aliás os bombeiros não podem saír para socorro sem autorização do CODU, de outro modo não recebem o valor da chamada.
            Pois...a única preocupação de uns e outros foi o tal «número de registo»...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
              Talvez até demasiado funcional...
              Há aqui uma pergunta que ela faz à médica que, a meu ver, é grave pois indicia manipulação de dados referentes à disponibilidade da viatura. Notem bem:



              O negrito é meu.

              Grave, muito grave. "O que quer que ponha?..." A VERDADE, porra!
              Então ela está a falar com a médica, a viatura está disponível e sugere que pode pôr indisponível?

              Num país decente isto não ficava assim. Ou neste país há uns tempos atrás.
              A verdade é que a viatura NÃO estava disponível, porque uma ambulância não pode ser considerada operacional só com um tripulante!!

              Ainda há uns dias morreu uma criança numa ambulância, nos braços da mãe porque o transporte foi feito só com um tripulante contra todas as regras!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
                Talvez até demasiado funcional...
                Há aqui uma pergunta que ela faz à médica que, a meu ver, é grave pois indicia manipulação de dados referentes à disponibilidade da viatura. Notem bem:



                O negrito é meu.

                Grave, muito grave. "O que quer que ponha?..." A VERDADE, porra!
                Então ela está a falar com a médica, a viatura está disponível e sugere que pode pôr indisponível?

                Num país decente isto não ficava assim. Ou neste país há uns tempos atrás.
                Estás porventura consciente da quantidade de população abrangida por uma unidade VMER?

                Já pensaste que para a unidade se deslocar 45min para socorrer um morto podiam deixar dezenas de vítimas sem socorro?

                Tens alguma noção da função e diferença de uma ambulância de emergência e uma VMER?

                Sabes que, estando uma vítima em PCR a partir de 5min começam a surgir danos irreparáveis a nível cerebral?

                Eu fico mais descansado em saber que as pessoas no CODU são realistas e fazem BEM o seu trabalho! Fico feliz por saber que se um dia precisar posso ser assistido por uma VMER que não foi andar 45min em vão, de modo a cumprir um pró-forma. Quem devia estar pronto a ajudar a vítima devia ser uma equipa de primeiros socorros que conseguisse actuar nos primeiros minutos mas que infelizmente não existe e em seu lugar está UMA pessoa completamente incapaz.
                Ainda bem que o CODU reagiu perante a situação e não desperdiçou preciosos meios nessa situação.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por rpalma Ver Post
                  A verdade é que a viatura NÃO estava disponível, porque uma ambulância não pode ser considerada operacional só com um tripulante!!
                  ...
                  Lê lá isso melhor. Estou a falar da viatura da médica...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
                    Lê lá isso melhor. Estou a falar da viatura da médica...
                    OK, OK, já me apercebi!! è que esses termos fazem cá uma confusão!!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                      Estás porventura consciente da quantidade de população abrangida por uma unidade VMER?

                      Já pensaste que para a unidade se deslocar 45min para socorrer um morto podiam deixar dezenas de vítimas sem socorro?

                      Tens alguma noção da função e diferença de uma ambulância de emergência e uma VMER?

                      Sabes que, estando uma vítima em PCR a partir de 5min começam a surgir danos irreparáveis a nível cerebral?

                      Eu fico mais descansado em saber que as pessoas no CODU são realistas e fazem BEM o seu trabalho! Fico feliz por saber que se um dia precisar posso ser assistido por uma VMER que não foi andar 45min em vão, de modo a cumprir um pró-forma. Quem devia estar pronto a ajudar a vítima devia ser uma equipa de primeiros socorros que conseguisse actuar nos primeiros minutos mas que infelizmente não existe e em seu lugar está UMA pessoa completamente incapaz.
                      Ainda bem que o CODU reagiu perante a situação e não desperdiçou preciosos meios nessa situação.
                      Resposta às tuas perguntas: Estou. Já. Tenho. Sei (muito bem).
                      O que tu pensas é contigo. É um ponto de vista discutível mas não critivável.

                      Por mim mantenho o que disse.

                      O: – Doutora, a VMER demora três quartos de hora, mas também não tem coiso aberto...

                      Médica (M): [imperceptível]

                      O: – Mas que quer que ponha? VMER não disponível?
                      Traduzam lá o que é não ter o "coiso aberto..."

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
                        Resposta às tuas perguntas: Estou. Já. Tenho. Sei (muito bem).
                        O que tu pensas é contigo. É um ponto de vista discutível mas não critivável.

                        Por mim mantenho o que disse.



                        Traduzam lá o que é não ter o "coiso aberto..."
                        Eu vi a reportagem e a «assistente» do CODU, imediatamente a dizer «coiso» explicitou o que queria dizer.
                        Se não ouviram ...paciência...se ouviram e não transcrevem...lamento.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
                          Resposta às tuas perguntas: Estou. Já. Tenho. Sei (muito bem).
                          O que tu pensas é contigo. É um ponto de vista discutível mas não critivável.

                          Por mim mantenho o que disse.
                          Fico mais descansado se assim é.

                          Diz-me então se achas que, não havendo suporte básico de vida durante 45min é justificável desperdiçar (é essa a palavra adequada!) meios preciosos numa viagem de 1h30 (ida e volta) sabendo à partida que se iria encontrar um morto. Perante o qual o médico na VMER só pode declarar o óbito e voltar para casa.

                          Comentário


                            #43
                            O que mais foi evidente e lamentável foi a disfuncionalidade da família e um operador de transmissões dos bombeiros que parecia um misto de tolo e de embriagado...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                              Fico mais descansado se assim é.

                              Diz-me então se achas que, não havendo suporte básico de vida durante 45min é justificável desperdiçar (é essa a palavra adequada!) meios preciosos numa viagem de 1h30 (ida e volta) sabendo à partida que se iria encontrar um morto. Perante o qual o médico na VMER só pode declarar o óbito e voltar para casa.
                              A conversa telefónica não foi esclarecedora de que tinha havido um óbito. Francamente, não é uma pessoa impreparada que diz se está morto ou não, especialmente numa situação como a descrita: "caiu das escadas"...

                              Deviam ter mandado uma ambulância sim e o facto de ambos os corpos de bombeiros não terem INEM é também motivo de alarme. Agora a questão que se levanta: porque não têm eles INEM?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                                ...sabendo à partida que se iria encontrar um morto.
                                Sabendo, como?
                                Presumindo, quererás tu dizer. Na dúvida presume-se, isso sim, que há vida e que há possibilidades de ajudar.

                                A VMER não dispõe de suporte básico de vida?...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Emanuelle Ver Post
                                  O que mais foi evidente e lamentável foi a disfuncionalidade da família e um operador de transmissões dos bombeiros que parecia um misto de tolo e de embriagado...
                                  O que eu tb achei...

                                  Para que são precisos bombeiros cheios de carros se depois não há ninguém para pegar neles! E pior... nem sabem o que fazer!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Por acaso enquanto estava à espera do meu jantar (piza) estava a ver a noticia e tb fiquei boquiaberto... e o bombeiro ainda tem a lata de dizer que estava ao telemovel enquanto estava a falar com a operadora do inem, por isso nao ouviu nada do que ela disse e perderam-se ali a vontade 4 ou 5 min nesta estupidez.Dá vontade de rebentar-lhe a tromba toda, por muito incorrecto e "grunhesco" que isso possa parecer. É revoltante!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                      Deviam ter mandado uma ambulância sim e o facto de ambos os corpos de bombeiros não terem INEM é também motivo de alarme. Agora a questão que se levanta: porque não têm eles INEM?
                                      O que tu chamas INEM também inclui serviços de primeiros socorros prestados por Bombeiros... e realmente é grave a falha...

                                      Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
                                      Sabendo, como?
                                      Presumindo, quererás tu dizer. Na dúvida presume-se, isso sim, que há vida e que há possibilidades de ajudar.

                                      A VMER não dispõe de suporte básico de vida?...
                                      Presumindo sim, obrigado pela correcção. É função do CODU recolher o maior número de dados possível de modo a proceder da maneira mais correcta. Naquele caso e face à situação, queda de escadas em clara situação de traumatismo com sangue a sair da boca que poderá indicar graves hemorragias internas e uma possível entrada em estado de choque hipovolémico seria seguro assumir que em 45min a vítima estaria já morta.

                                      A VMER não dispõe de suporte básico de vida. A função da VMER, que disseste saber qual era, é de suporte avançado de vida. Uma unidade de SAV pouca utilidade tem se não tiver apoio de unidades de SBV.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                                        O que tu chamas INEM também inclui serviços de primeiros socorros prestados por Bombeiros... e realmente é grave a falha...



                                        Presumindo sim, obrigado pela correcção. É função do CODU recolher o maior número de dados possível de modo a proceder da maneira mais correcta. Naquele caso e face à situação, queda de escadas em clara situação de traumatismo com sangue a sair da boca que poderá indicar graves hemorragias internas e uma possível entrada em estado de choque hipovolémico seria seguro assumir que em 45min a vítima estaria já morta.

                                        A VMER não dispõe de suporte básico de vida. A função da VMER, que disseste saber qual era, é de suporte avançado de vida. Uma unidade de SAV pouca utilidade tem se não tiver apoio de unidades de SBV.
                                        Muito sinceramente... e sem querer criticar negativamente...

                                        Pensei que aquilo fosse para os apanhados!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                          Pensei que aquilo fosse para os apanhados!
                                          Olha, se calhar foi o que pensou o 'zé bombeiro', acordarem o gajo que tava a curar a ressaca e dizer que tem de pegar na ambulância... credo!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Não li os comentários de todos , mas o que mais me impressionou foi a frieza com que um irmão diz ao telefone que o outro está morto.

                                            "Caiu das escadas e morreu, deitou muito sangue pela boca"

                                            Fiquei mesmo sem palavras.

                                            Comentário


                                              #52
                                              agora pensando nisso, como ficou a privacidade da familia, sera que pediram autorizaçao para passar na tv?

                                              é que estao la os dados do homem e a morada, agora passa a ideia na aldeia que ele nao queria saber do irmao...

                                              nem toda a gente responde do mm modo ao stress

                                              Comentário


                                                #53
                                                Isto não é mais do que uma consequência das politicas prepotentes e inacreditáveis do Sr Sócrates e companhia Lda.

                                                O problema é que quando o PS largar o poleiro vai para lá o PSD que é a mesma bodega. Neste país vota-se sempre nos mesmos partidos ou PS ou PSD. Mesmo depois de ambos já terem dado provas por mais do que uma vez que são incompetentes, mentirosos e irresponsáveis.

                                                O CDS nunca governou sozinho, sempre que esteve no governo foi debaixo da alçada do PSD o que se tem mostrado desastroso para o CDS. Paulo Portas em meu entender sempre mostrou ser um politico serio, inteligente, coerente e sem assuntos tabu. Penso que já esta mais do que na altura de lhe dar-mos uma oportunidade e não andar-mos sempre todos a votar no mesmo lixo.

                                                Se votarmos sempre na mesma porcaria e não dermos a oportunidade a mais ninguém, nunca mais saímos desta calamidade e cada vez vai ser pior. Os PSs e PSDs já sabem de antemão que se perderem estas eleições as vão ganhar na vez seguinte e assim sucessivamente.
                                                Esta é só a minha opinião.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Acabei de ver essa reportagem.


                                                  Nem acredito que estamos em Portugal e no que vi nessa reportagem.

                                                  Impressionante ver uma coisa destas

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Essa reportagem por um lado fez-me rir.. por outro fez-me chorar.. nao acredito que é Portugal!!! O nosso país!!!

                                                    Ainda mais engraçado é que os Srs. convidados para debater/esclarecer a questão não disseram nada de jeito! Então o Preseidente do Inem ou que raio era só apetecia era dar chapada..

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      A verdadeira questão quer queiramos quer não, é se fechando-se os SAP's que o governo achou por bem fechar as coisas vão funcionar como funcionavam. Ora na minha opinião a resposta é simples e única: Não! A única razão que levou à criação dos SAP's foi a de satisfazer necessidades de populações de determinadas zonas. Eu pergunto se essas necessidades acabaram? Concerteza que não.
                                                      Mais tarde ou mais cedo vai morrer alguém que pelo status quo anterior não teria morrido, julgo que ninguém dúvida disso, porque como já disse se os serviços de urgências foram criados ao longo dos anos foi para responder a necessidades que existiam e existem. Nesta altura os srs. ministros e respectivo governo terão que estar à altura de assumir os erros. Como o vão fazer não sei, mas o mais certo é mentirem como de costume.
                                                      Pelo que me apercebo a SIC anda a investir forte neste acontecimento. Parece-me que quando morrer alguém pelo facto de se terem fechado os serviços eles vão lá estar para confrontar os iluminados desta grande ideia que tiveram, que mais uma vez, trouxe qualidade de vida ao seu povo.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        http://videos.sapo.pt/roUEkknRTgsTAlmzSu5O

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          A ambulância que não tinha pessoal suficiente seria a mesma que teria que levar o Sr. desde o SAP até ao hospital.
                                                          Numa coisa tão grave como esta, axam mesmo que o SAP tinha meios?!
                                                          Já mete um bocado de fastio todo esta demagogia pelo fecho dos SAP.
                                                          Sempre que fui a um SAP de noite tive que esperar que o Sr. Dr. se dignasse de acordar para me vir ver, tive que gramar com a má disposição do Sr., apenas para ele chamar uma ambulancia e me mandar para o Hospital mais perto.
                                                          Ainda noutro dia vi uma pessoa a ser atropelada ao lado do Hospital de S. João e o INEM (que saiu do S. João) só chegou passado mais de meia hora. E olhem que ainda vigorava o "sistema antigo".

                                                          Isto parece-me claramente um caso de incompetência e falta de organização, e não uma coisa relacionada com o fecho dos SAP.

                                                          Relativamente ao tópico, é inacreditável a calma que ia naquela casa, a conversa do funcionário dos bombeiro, os bombeiros estarem sem pessoal, a malta a rir-se (se bem que a cena se não fosse trágica era realmente anedótica) e o facto de tudo se passar em "slow motion". Toda a cena é rídicula, tamanha é a incompetência.
                                                          Editado pela última vez por rjtd21; 25 January 2008, 00:35.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Fica a nota para a descrição dada pela SIC a esta notícia.

                                                            "Debate sobre dificuldades dos bombeiros em INEM nos locais onde foram encerradas urgências"

                                                            Jornalismo de referência, sem qualquer dúvida.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Vi a reportagem, e achei aquilo totalmente lastimável, até meteu nojo.

                                                              E o gajo dos Bombeiros, era atrasado mental, estava bêbado ou que raio o gajo estava?? Parecia que estava a gozar.

                                                              Que país de "maravilhas"!

                                                              E mais, eles defendem-se todos a dizer que o homem já estava morto. Mas que raio penso eu, que conhecimentos temos nós, comuns mortais sem conhecimentos de medicina, para dizer que alguém está morto?? As argumentações daqueles gajos ainda são piores....
                                                              Editado pela última vez por ; 25 January 2008, 00:30.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X