Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida (Matemática)?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Tecauto Ver Post
    desde o 9.º ano que escolhi humanidades, nunca mais tive de me preocupar com a matemática gastar em explicadores,etc. muita da matemática é palha e nunca terá aplicação prática nos respectivos empregos.
    agora sou um 0 a matemática mas "there are people thinking for us"why worry?

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
      Boas. Não me consegues ajudar?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por MaximusDecimus Ver Post
        "Uma população de aves distribui-se por duas regiões, uma região húmida e uma região seca e, semestralmente, as aves migram de uma região para a outra, sendo que metade das aves que se encontra na região húmida migra para a região seca. O processo migratório constitui uma cadeia de Markov com matriz de transição
        T
        = 1/2 1/4
        1/2 3/4

        a) Se, inicialmente, as aves estiverem todas na região seca, qual é a probabilidade de, meio ano depois, uma ave estar na região húmida?
        b) A longo prazo, como se irão distribuir as aves pelas duas regiões?"

        No meu exame sairá um exercício como este, pelo que se eu conseguir compreender a resolução deste, serei provavelmente capaz de fazer o que sair no exame.
        Obrigado
        Maximus, não garanto com certeza o que te vou explicar, mas à falta de melhor, vou tentar ajudar.

        A matriz de transição indica a probabilidade de uma ave estar numa região e manter-se nessa, ou de estar numa região e migrar para outra.

        T =
        [A B]
        [C D]

        A -> probabilidade de uma ave manter-se numa região húmida, sabendo que estava numa região húmida: P(RH|RH)
        B -> probabilidade de uma ave migrar para uma região seca, sabendo que estava numa região húmida: P(RS|RH)
        C -> probabilidade de uma ave migrar para uma numa região húmida, sabendo que estava numa região seca: P(RH|RS)
        D -> probabilidade de uma ave manter-se numa região seca, sabendo que estava numa região seca: P(RS|RS)

        A) Neste caso queres a probabilidade de uma ave migrar para numa região húmida, sabendo que antes estava numa região seca. Ou seja: P(RH|RS)

        Isto corresponde à probabilidade C, ou seja 1/2.

        B)

        i) P(RH|RH) * P(RH|RS) = A*C = 1/2 * 1/2 = 1/4 (probabilidade de as aves estarem numa região húmida)

        ii) P(RS|RH) * P(RS|RS) = B*D = 1/4 * 3/4 = 3/16 (probabilidade de as aves estarem numa região seca)

        Se possível, confirma com alguém.

        Comentário


          #64
          Antes de mais, MUITO OBRIGADO Fluke!
          Estou agora a tentar perceber os passos.

          Comentário


            #65


            Penso que a alínea (A) está correcta.

            Em relação à (B) não tenho a certeza, pois apesar do raciocínio fazer algum sentido, parece-me que seria mais lógico se a soma das probabilidades fosse 1, visto as aves só poderem estar num sítio ou noutro.

            Pode ser que alguém dê umas luzes.

            Boa sorte para o exame.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por fluke Ver Post


              Penso que a alínea (A) está correcta.

              Em relação à (B) não tenho a certeza, pois apesar do raciocínio fazer algum sentido, parece-me que seria mais lógico se a soma das probabilidades fosse 1, visto as aves só poderem estar num sítio ou noutro.

              Pode ser que alguém dê umas luzes.

              Boa sorte para o exame.
              Ok. Mais uma vez, obrigado!

              Comentário


                #67
                Boas
                Aproveitando este tópico, vou tirar uma duvida que não duvido que seja considerada estupida por alguns, mas que neste momento não estou mesmo a ver como se faz.

                Tenho A 222.61 e tenho B 316.44, quero dizer que B é x% maior que A como faço isso?
                Neste caso preciso de dizer que houve um aumento de produçao porque de um ano para outro.
                Obrigado

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por dkc Ver Post
                  Boas
                  Aproveitando este tópico, vou tirar uma duvida que não duvido que seja considerada estupida por alguns, mas que neste momento não estou mesmo a ver como se faz.

                  Tenho A 222.61 e tenho B 316.44, quero dizer que B é x% maior que A como faço isso?
                  Neste caso preciso de dizer que houve um aumento de produçao porque de um ano para outro.
                  Obrigado
                  316.44/222.61=1.42

                  A produção aumentou 42 %

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                    316.44/222.61=1.42

                    A produção aumentou 42 %
                    de facto deveria fazer
                    (316.44-222.61)/222.61=0.42
                    a diferença indica o quanto aumentou.

                    Comentário


                      #70
                      Muito obrigado.
                      Bom dia para todos.

                      Comentário


                        #71
                        Malta, aproveito este tópico para esclarecer uma dúvida de bioestatística...

                        Para o cálculo da mediana de dados agrupados em classes, utiliza-se a seguinte fórmula:

                        Med = Linf +h x ((0,5- F(Md -1)/2)

                        Ora o F(Md-1) corresponde à frequência absoluta acumulada da classe anterior, ou à frequência relativa acumulada da classe anterior?

                        É que todos os vídeos que vejo a explicar, diz referir-se à frequência absoluta, mas nos apontamentos da prof, diz corresponder à frequência relativa.

                        Afinal em que ficamos?

                        Comentário


                          #72
                          É a frequência absoluta acumulada. Se usarmos a frequência relativa também retiramos daí um resultado com significado, mas não lhe chamaria propriamente uma mediana.

                          Comentário


                            #73
                            Pois, foi o que vi também em vários vídeos. Mas nos apontamentos que tenho, fala na frequência relativa acumulada.

                            De qualquer forma, já tentei de todas as formas e feitos, e continuo a ter um valor diferente do que é apresentado nas soluções.

                            Comentário


                              #74
                              Uma questão, mais uma vez relativamente à porcaria da mediana de classes, que não consigo encarreirar com esta treta nem à lei da bala

                              Md = Linf + h x ((0,5 -F ant)/F classe modal))

                              Se temos L inf= 162
                              H = 8
                              F ant = 0,367
                              F classe modal = 0,333

                              Md = 162+8 x ((0,5-0,367)/0,333) <=> Md = 170 x ((0,133/0,333)) <=> Md = 170 x 0,399 <=> Md = 67,90

                              Como raio é que a mim dá 67,9 e, nas soluções, está 165,2??????

                              Nota: Nas soluções a equação está "montada" da mesma maneira que eu a "montei".

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                Uma questão, mais uma vez relativamente à porcaria da mediana de classes, que não consigo encarreirar com esta treta nem à lei da bala

                                Md = Linf + h x ((0,5 -F ant)/F classe modal))

                                Se temos L inf= 162
                                H = 8
                                F ant = 0,367
                                F classe modal = 0,333

                                Md = 162+8 x ((0,5-0,367)/0,333) <=> Md = 170 x ((0,133/0,333)) <=> Md = 170 x 0,399 <=> Md = 67,90

                                Como raio é que a mim dá 67,9 e, nas soluções, está 165,2??????

                                Nota: Nas soluções a equação está "montada" da mesma maneira que eu a "montei".
                                Fazes primeiro o 162 + 8???

                                Era só à chapada!!!



                                EDIT: Deu-me isto: 165,195195195

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                  Fazes primeiro o 162 + 8???

                                  Era só à chapada!!!



                                  EDIT: Deu-me isto: 165,195195195


                                  Pronto, agora estou-me a sentir ainda mais burro .

                                  Já percebi, obrigado.

                                  Mas continuo sem perceber porque raio a prof continua a utilizar a frequência relativa acumulada, em vez da freq absoluta acumulada...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post


                                    Pronto, agora estou-me a sentir ainda mais burro .

                                    Já percebi, obrigado.

                                    Mas continuo sem perceber porque raio a prof continua a utilizar a frequência relativa acumulada, em vez da freq absoluta acumulada...
                                    Já não me recordo nada disso

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X