Anúncio

Collapse
No announcement yet.

As propostas de Paulo Portas: RSI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Se existe fraude no RSI é necessário arranjarem formas de a combater.
    Até prova em contrário esta parece uma boa medida.

    P.S. Sou "apartdário". Apenas me interessam as boas medidas, venham elas de onde vierem.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Nero Ver Post
      Pessoalmente estaria disposto a ver um ligeiro agravamento das despesas com a distribuição do RIS, se isso significasse maior justiça social na sua atribuição.
      De acordo. Só estava a ressalvar que convém é adequar os custos da solução aos custos do problema.

      Comentário


        #33
        Em vez de senhas fazem como em Cuba, lá têm uma caderneta que é carimbada, e por mês têm direito a determinada quantidade de comida, que varia dependendo de vários factores, se têm ou filhos ou não por exemplo. A caderneta teria um único titular e para a utilizar mostrava a identificação, acho que assim era mais complicada a fraude. É uma medida que sempre defendi, acho errado dar o dinheiro todo, para bens essenciais deveria ser uma caderneta e o resto em dinheiro, mas pouco.

        Comentário


          #34
          Parece-me uma excelente medida.
          Actualmente, grande parte de quem recebe RSI ou são os melhores clientes dos cafés locais ou então têm trabalhos não declarados e ganham de dois lados. A fraude no RSI é enorme! Tinha ideia que era superior a aos 25% que aqui se falam (que já é uma enormidade!!!)
          A das senhas era boa... mas só se fosse para utilizar em Modelos e Pingos Doce... porque nas mercearias da esquina não me parece que resulte


          Para aqueles que em vez de olharem para a proposta olham para o que Paulo Portas fez/faz, no caso Moderna penso que não foi condenado e no caso dos submarinos, acredito que houve gente a ganhar dinheiro, mas não me parece que tenha sido ele (até porque parece que faz parte do funcionamento da empresa dos submarinos)

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
            Actualmente, grande parte de quem recebe RSI ou são os melhores clientes dos cafés locais ou então têm trabalhos não declarados e ganham de dois lados.
            há números sobre isto?
            É que se há façasse algo sobre isto

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              há números sobre isto?
              É que se há façasse algo sobre isto
              Numeros não sei, mas o meu pai tem um café, e os seus habitantes diarios até correm atras do carteiro nos dias em que este traz os cheques.

              Comentário


                #37
                E frentes de trabalho?
                Porque não dar trabalho ao invés de muletas?
                Aposto que mais da metade das pessoas abriam mão disso e acabavam por procurar trabalho.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                  há números sobre isto?
                  É que se há façasse algo sobre isto

                  Claro que há e é de conhecimento público. Todos os políticos, sem excepção, afirmam que há > 25% de RSI fraudulento.

                  E mesmo do que não é fraudulento, existe boa parte dos fundos que são mal gastos por quem recebe (pobre de espírito)

                  Comentário


                    #39
                    Acima de tudo é necessários fiscalização, bons sistemas informáticos e com um eficaz cruzamento de dados.
                    Se as entidades empregadoras deixarem igualmente de aceitarem trabalhadores sem descontar e melhorar o controlo sobre as prestações de serviço, creio que o RSI diminuía.

                    A medida teoricamente poderá ser boa, dando menos €€€ para a mão, muitos haverão que não lhes interessa.
                    Agora para dar para medicamentos terá que comprovar os gastos e alguém controlar, o mesmo para a renda, etc., o que provavelmente irá aumentar custos.
                    Para os aumentarem, que aumentem na fiscalização.

                    Esta ideia parece-me melhor e se juntar a isto serem os serviços de distribuição de comida controlados pelo Estado, melhor.


                    Originalmente Colocado por 36crazyfists Ver Post
                    Em vez de senhas fazem como em Cuba, lá têm uma caderneta que é carimbada, e por mês têm direito a determinada quantidade de comida, que varia dependendo de vários factores, se têm ou filhos ou não por exemplo. A caderneta teria um único titular e para a utilizar mostrava a identificação, acho que assim era mais complicada a fraude. É uma medida que sempre defendi, acho errado dar o dinheiro todo, para bens essenciais deveria ser uma caderneta e o resto em dinheiro, mas pouco.

                    Comentário


                      #40
                      O RSI deveria ser substituído (salvo raras excepções como doenças graves) pelo TMG: trabalho mínimo garantido.

                      Comentário


                        #41
                        Acho bem, pena é que seja apenas sound bites.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          O RSI deveria ser substituído (salvo raras excepções como doenças graves) pelo TMG: trabalho mínimo garantido.
                          Tal como o Estado antes de contratar "fora", devia correr as listagens do Fundo de Desemprego e ver potenciais candidatos.

                          Comentário


                            #43
                            Isto do RSI/Rendimento Mínimo é muito mais difícil do que pode parecer à primeira vista.

                            Por um lado alimenta-se um exército de inadaptados crónicos criando uma classe social que vive, de geração em geração deste rendimento (e isso está estatisticamente provado em todos os países onde este tipo de apoios sociais existe), e que é um ultraje a quem trabalha, particularmente aos trabalhadores de baixos rendimentos que ganham muitas vezes, menos a trabalhar.

                            Por outro também é verdade que funciona como um preço que a sociedade paga para manter um indigência que, de outra forma, aumentaria os números da criminalidade em muitos casos e decadência/mendigagem nas ruas.

                            Depois, nesta questão da substituição do cheque/dinheiro vivo por senhas/vales, nem tudo é mesmo simples como muitos querem fazer parecer.

                            Ninguém gostaria de pagar algumas das suas despesas na base de vales deste género. Sentiriam vergonha, logo para começar.

                            E isso tem 2 efeitos, um bom e um mau.

                            Bom porque é dissuasor e obriga a pessoa a procurar mais activamente o regresso ao mercado de trabalho.

                            Mau porque humilha os pobres coitados que não têm outra hipótese que se não viver de um subsídio do Estado (porque os há!). Não humilha apenas quem prevarica. É discricionário nesse aspecto e há que ter essa noção.

                            Analisando pragmaticamente o objectivo desta medida, ele acaba por ser positivo no global para a sociedade, logo até poderei ser a favor APESAR de não ser algo que me deixe confortável Aliás, não deveria deixar quem tem o mínimo contacto com a desgraça que existe por aí...

                            Portanto, o objectivo é simples: diminuir o RSI prático dos que aldrabam o sistema prejudicando-se pelo caminho o direito à privacidade desse rendimento.

                            Ao retirar dinheiro vivo do bolo, substituindo por dinheiro que só pode ser dirigido a determinadas despesas, diminui obviamente o rendimento final de quem chula o sistema...não muito, mas alguma coisa.

                            A questão final é que -e isto em Portugal não tem tradição alguma- o dinheiro público para estes fins exige, por definição, a perca dessa privacidade, pois é dinheiro de todos. É chato, mas é o justo.
                            Editado pela última vez por Andre; 20 April 2010, 21:33.

                            Comentário


                              #44
                              Tudo o que seja feito para pôr a trabalhar parasitas da sociedade, desonerando o encargo público, devia ser para ontem...

                              Comentário


                                #45
                                Só peca por tardia a medida...

                                O que não falta aí é mafiosos a mamar a teta do estado! Isso tem de acabar, trabalhem como os outros!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por ffg Ver Post
                                  o que eu pretendo apenas dizer é que esse Paulo Portas não é nenhum anjinho... é um falso moralista... só isso
                                  Originalmente Colocado por LCTN Ver Post
                                  Há quem diga que estas medidas propostas pelo CDS são populistas. Eu, ao contrário, acho que quem propôs subsídios sem contrapartidas e "grátis" é que foi populista. Todos sabemos que o dinheiro não nasce do ar, no entanto ao propor-se dar subsídios sem contrapartidas está-se a dar essa ideia.

                                  O RSI deve ser a excepção e não a regra. Deve-se receber esse subsídio apenas e só em casos particulares, só assim entendo a ideia da sua existência.

                                  Quanto as medidas em si, acho correctas, mas já estou a ver o Louçã e seus amigos na AR a reclamar que é injusto e coitadinhos e bla bla bla whiskas saquetas
                                  Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                  Há 15 a 25% de fraude. Segundo a notícia. Vai sempre haver fraude. Em qq esquema.
                                  E tb deve haver 15 a 25% de fraude em fundos atribuidos a empresas.
                                  Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                  Em última instância - e se tal fosse possível - o ideal era que o RSI fosse todo em senhas: renda, saúde, alimentação, etc.

                                  Ao Estado só cabe garantir as condições essenciais de dignidade a qualquer cidadão. O RSI não foi pensado para andar a pagar as cervejas no café e coisas afins, mas infelizmente muito do "nosso" dinheiro é utilizado para esse fim.
                                  Antes de mais eu gostaria de dizer que nunca tive destes problemas nem tive necessidade de RSI.

                                  Os meus Pais vivem (e eu vivi muitos anos) perto de dois bairros sociais problemáticos. Daí que eu tenha já tido algum contacto com essa realidade dos RSI.

                                  O problema do RSI consiste na generalização. Apesar de haver muita fraude e gente que, de facto, não vai trabalhar para auferir o RSI, só com uma grande hipocrisia é que se pode negar que há gente que, de facto, precisa daquilo. A pobreza extrema deve ser erradicada da nossa sociedade.

                                  O sistema dos vales pode ser uma belíssima forma de combinar o melhor de dois mundos: ajudar quem verdadeiramente precisa e, simultaneamente, combater a fraude pois as quantias não poderão ser gastas em mais nada.

                                  Comentário


                                    #47
                                    ta lixado, ja vai haver menos pessoal a votar nele

                                    Comentário


                                      #48
                                      Ele esqueceu-se dos chequesinhos para as jantes e os auto-rádios de topo de gama, entre outras coisas...

                                      Não sei se alguém aqui no Fórum trabalha, acredito que muito boa gente, mas a mim sempre que tenho de pagar impostos custa-me muito fazer isso, isto porque quando passo em esplanadas, vejo na estrada certas coisas, entre outras coisas... vejo pessoas de boa saúde a gozar a vida, vejo outros com algumas limitações a trabalhar (aqui de certo modo pode-se incluir a mim) para essa gente, eh pá... a mim custa ver isso...

                                      Quando alguém aparece para cortar um pouco as asas a essa gente, que de um modo geral estão a contribuir para a degradação do pais, cada vez mais..., têm o dom de criticar.

                                      Não tomo nenhum partido, nem tenciono fazer na minha vida, mas temos de ser coerentes e ver o que é correcto e o que não é.

                                      Abraços

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X